O universo do trabalho não é mais como costumava ser. Hoje, com mais acesso às informações, à educação e ao conhecimento, os profissionais estão cada vez mais bem-preparados e capacitados para concorrer aos cargos. Ao mesmo tempo, vivemos uma era em que a tecnologia no mercado de trabalho é muito presente.
Diante desse novo cenário, é importante estar preparado para responder às principais demandas empresariais e acompanhar o ritmo das mudanças. As carreiras se tornaram muito mais dinâmicas, e as oportunidades de emprego, também. Quer saber mais? Então, continue a leitura!
O que a tecnologia mudou no mercado de trabalho?
A tecnologia mudou profundamente a maneira como nos relacionamos com o trabalho. Isso vale tanto para as questões práticas e rotineiras, como a comunicação empresarial ou os ambientes corporativos híbridos, até a forma como nos qualificamos e participamos de processos seletivos.
Se antes eram comuns as reuniões e as trocas de e-mail nos escritórios, hoje, com os aplicativos de mensagens e as videoconferências, a presença física já não é mais indispensável na maioria dos casos.
Aliás, os empregos híbridos também são uma novidade que veio para ficar. Desde a pandemia, muitas empresas se adaptaram às novas necessidades permitindo que seus colaboradores trabalhassem de casa (ou de outros lugares), e esse comportamento promete durar.
Isso também vem permitindo que os profissionais se candidatem a vagas para cidades diferentes daquelas onde moram. E a praticidade maior é que todo o processo seletivo pode acontecer à distância, por videochamada, por exemplo.
Qual é a mudança mais marcante das profissões com a tecnologia?
A mudança mais marcante das profissões com a tecnologia é a maneira como os novos profissionais têm se formado. O ensino a distância e o híbrido têm ganhado maior relevância e credibilidade, especialmente quando proporcionados por instituições de ensino com expertise de longa data nesse mercado.
O ensino híbrido e a distância permitem democratizar o acesso ao ensino superior, por exemplo, fundamental para qualificar os estudantes em qualquer lugar do país. Então, mesmo que o curso que você deseja não esteja disponível na sua região, ele pode ser uma possibilidade.
E isso não vale apenas para a graduação, mas também para a participação em eventos online, para a realização de pós-graduações, mestrados, cursos livres e assim por diante. Isso tudo sem falar na experiência tecnológica superimersiva que esse recurso proporciona.
As perspectivas para o futuro incluem recursos cada vez mais completos no que diz respeito ao uso de:
- jogos digitais;
- inteligência artificial;
- internet das coisas;
- assistentes virtuais, etc.
E a vivência com esses recursos é relevante não apenas para a formação em si, mas também para a ambientação do profissional que vai trabalhar diretamente com essas tecnologias no dia a dia em uma empresa, por exemplo. Aliás, essa é outra tendência muito forte: que mesmo quem não é da área da TI precisará desenvolver habilidades com tecnologia.
Quais áreas estão mudando e gerando mais oportunidades?
Diante de tudo isso, as profissões mais promissoras nesse contexto são aquelas diretamente relacionadas com a tecnologia. Então, se quiser aproveitar as melhores oportunidades, é melhor ficar de olho nessa lista aqui embaixo!
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Esse é um curso interessante para quem quer trabalhar com o desenvolvimento e a manutenção dos sistemas informatizados dos mais diversos tipos de empresa. Nesse caso, você pode desenvolver recursos para vendas, logística, contabilidade ou até mesmo jogos e aplicativos que o negócio oferta para os seus clientes.
O curso é um Tecnólogo, ou seja, tem duração mais rápida, e prepara o estudante para trabalhar com toda a arquitetura computacional, desenvolvimento mobile, interface, usabilidade e assim por diante. Como a demanda por esse tipo de serviço tende a crescer, essa é uma ótima carreira a seguir.
Ciência da Computação
Ciência da Computação é uma área um pouco mais abrangente e com mais possibilidades, por ser um Bacharelado. Ela faz de você um profissional mais completo no que diz respeito à variedade de ferramentas de desenvolvimento de soluções disponíveis no dia a dia.
Nesse caso, você vai estudar desde algoritmos de programação e cálculos matemáticos, até a inteligência artificial, por exemplo. Seu papel será trabalhar e coordenar equipes de suporte à inteligência dos negócios, principalmente por meio de dados.
Engenharia da Computação
Engenharia da Computação também está entre as áreas mais promissoras, visto que prepara o profissional para programar computadores inteiros, com todos os seus componentes. Além disso, os engenheiros mais experientes conseguem desenvolver os próprios produtos a partir desse conhecimento.
Além de estudar hardware e software, o engenheiro da computação precisa dominar a computação gráfica, a inteligência artificial, programação e a lógica computacional. É assim que esses profissionais se tornam aptos para os trabalhos mais avançados na área.
Como se preparar para esse futuro?
A melhor maneira de se preparar para esse futuro é se ambientar, o quanto antes, às ferramentas digitais e tecnológicas disponíveis hoje. As novas gerações já estão completamente “em casa” com os dispositivos eletrônicos, e é importante que você também se disponha a isso.
O ensino a distância, por exemplo, ajuda a ter mais autonomia online, a explorar mais recursos tecnológicos e a se acostumar com a ideia de usar as máquinas a seu favor. Além disso, ainda é possível recorrer a formações específicas da área da tecnologia, que preparam tecnicamente para atuar nesse mercado.
É claro que, para isso, é preciso afinidade com os temas e curiosidade por assuntos relacionados. Então, se esse for o seu caso, pode ser a hora de começar a considerar uma graduação na área de tecnologia. Aqui, conte com a Unopar: uma instituição de ensino superior de referência no ensino a distância!
Prepara-se para o futuro da tecnologia no mercado de trabalho!
Para finalizar, anote mais uma dica bacana: participe com dada frequência de eventos online e sobre tecnologia, experimentar recursos e aplicativos que otimizam a rotina e apostar em dispositivos eletrônicos que deixem você mais familiarizados. Quanto mais a tecnologia fizer parte da sua vida, mais essas mudanças parecerão naturais. Assim, você aproveita o melhor da tecnologia e fica preparado para o mercado de trabalho atual!
Então, agora que já está por dentro das tendências de tecnologia no mercado de trabalho, dê o primeiro passo: inscreva-se no vestibular online da Unopar!