Entenda a diferença entre os tipos de ensino híbrido

Desconto nota do Enem

Se você pretende fazer uma faculdade, precisa conhecer os tipos de ensino híbrido ― abordagem que mistura atividades analógicas e digitais para que você aprenda mais e melhor, vendo resultados rapidamente.

O ensino híbrido é um reflexo das mudanças na educação para acompanhar as transformações do mundo. Por isso, aquele ensino tradicional, com carteiras enfileiradas e um professor falando o tempo todo, para render provas e trabalhos como únicas formas de avaliação, não faz mais sentido. 

Graças à transformação digital, hoje temos todas as informações de que precisamos na palma das mãos. Então, essa tecnologia precisa ser usada para potencializar o aprendizado, não é mesmo? Para que você entenda o que é ensino híbrido, suas diferenças e tipos, fique com a gente na leitura deste post!

O que é o ensino híbrido?

O ensino híbrido é um método de aprendizagem que combina atividades offline (presencial, tradicional) e a aprendizagem online (com recursos digitais) de uma forma que uma complementa a outra.

Ensino híbrido e EAD têm tudo a ver um com o outro, já que essa metodologia oferece ao estudante a oportunidade de desfrutar o melhor dos dois mundos. Para ficar mais fácil de entender, você pode assistir a aulas em uma sala de aula “do mundo real”, e, depois, completar o curso com materiais digitais, usando, por exemplo, uma plataforma de estudos online. 

Assim, você tem de comparecer às aulas “fisicamente” umas poucas vezes por semana. No restante do tempo, está livre para seguir no seu próprio ritmo de estudos, tendo que se preocupar apenas com as metas e as tarefas a cumprir.

Em outra forma, o ensino híbrido pode acontecer no próprio ambiente acadêmico, mesclando diferentes propostas, mas todas levando o aluno a estar no centro da aprendizagem.

Quais são as características do ensino híbrido?

Veja algumas das principais características do ensino híbrido e entenda por que esse tipo de ensino é tão valorizado:

  • o método combina aprendizagem online e offline;
  • há vários tipos de ensino híbrido, e as escolas e os professores têm flexibilidade para escolher os programas e os métodos mais adequados à sua realidade;
  • o professor deixa de ser um transmissor de informação para se tornar um tutor na aprendizagem;
  • os alunos passam a ter participação ativa;
  • a aprendizagem se torna independente do professor;
  • pode aumentar as formas de interação entre os alunos;
  • o professor consegue apoiar melhor os alunos;
  • o ensino fica mais personalizado;
  • a avaliação não é mais focada em uma ou duas formas;
  • é possível estudar de onde estiver e usando diferentes dispositivos;
  • as aulas se tornam mais divertidas e engajadoras.

Quais são os tipos de ensino híbrido?

Agora que você já conhece o conceito e suas características, vamos mostrar alguns tipos de ensino híbrido e suas diferenças. Dê uma olhada!

Sala de aula invertida

Na sala de aula invertida, o conteúdo é apresentado a você fora do ambiente presencial, por meio de métodos como videoaulas, livros, textos, minidocumentários, pequenas palestras e até jogos. 

O conteúdo é estudado previamente e, na hora do encontro presencial, há uma série de discussões, debates, explicações e atividades relacionadas ao que foi aprendido.

A ideia é que você tenha um primeiro contato com o assunto a ser estudado antes da aula propriamente dita. 

Com isso, em vez de trabalhar algum conteúdo do zero, já chega com uma ideia bem clara. Isso otimiza o tempo de aula, que pode ser focado em atividades práticas e compartilhamento de informações.

Flex

Esse método é excelente porque possibilita a escolha de diferentes caminhos para seu aprendizado. Nele, é possível que um curso seja feito por meio de módulos, cuja ordem você escolhe como cumprir, ou que sejam oferecidas algumas opções de estudo dentro de um formato de aprendizado.

Tour pela prova do Enem

Isso torna o ensino mais personalizado, pois dá aos alunos a liberdade de explorar diferentes ambientes de aprendizagem e de descobrir o que funciona melhor para eles.

No caso da faculdade, o ensino flex dá a oportunidade de decidir o que aprender conforme suas prioridades, incluindo a rotina de vida, evitando, por exemplo, sobrecarrega.

Laboratório rotacional

Esse método acontece presencialmente, e a classe é dividida em dois grupos, que realizarão atividades diferentes de maneira simultânea, segundo a orientação do professor. 

Por exemplo, enquanto um grupo fica na sala de aula debatendo um tema ou pesquisando em materiais didáticos, o outro vai para a sala de informática trabalhar com algum aplicativo, site ou ferramenta de pesquisa, individualmente. Num segundo momento, ambos os grupos trocam os afazeres. Mais tarde, todos se juntam para a conclusão do conteúdo e a apresentação de resultados.

À la carte 

Aqui, você pode escolher o que deseja estudar no ambiente digital. A faculdade pode oferecer matérias 100% EAD e, dentre aquelas opções, você cursa as que mais fazem sentido em sua formação. 

Em algumas versões do ensino híbrido à la carte, os alunos têm a flexibilidade de participar de cursos online com a presença de um professor exclusivo. Sabe as chamadas disciplinas optativas do ensino tradicional? É mais ou menos a mesma coisa, só que no ambiente digital, e você é inteiramente responsável pelo gerenciamento do seu estudo e pela conclusão das etapas.

Rotação por estações

Esse modelo de aprendizagem prevê a criação de um circuito em sala de aula com estações de atividades, sendo que, pelo menos, uma delas é online. Os alunos se dividem em grupos de 4 ou 5 e vão circulando por cada uma das estações até completarem o circuito todo. O tempo é estipulado pelo professor.

Essas atividades devem ser diferentes, girando em torno do tema central, com o objetivo de uma complementar a outra. Ao longo da aula, o professor assume o papel de orientador e vai circulando pelos grupos ajudando os estudantes em suas dúvidas e dificuldades.

Um dos pontos mais interessantes da rotação por estações é a variedade de atividades e dos recursos utilizados em sala de aula, os quais colocam você no centro da aprendizagem.

Ensino com tecnologia é na Unopar!

Já que falamos tanto sobre ensino híbrido, EAD e tecnologias, saiba que a Unopar é uma das mais importantes faculdades do país! A instituição é líder em EAD no Brasil, com 750 polos e mais de 420 mil alunos

Além da mensalidade ser uma das mais acessíveis para seus alunos, quem deseja estudar nas modalidades semipresencial e 100% EAD encontra inúmeros diferenciais. Veja:

  • quase uma centena de cursos atualizados com as necessidades do mercado;
  • projeto pedagógico focado na prática e no protagonismo do aluno;
  • plataforma digital de estudos exclusiva, com espaço do aluno e serviços;
  • corpo docente composto por especialistas atuantes no mercado;
  • processo de avaliação continuada;
  • serviço de apoio à carreira do aluno;
  • atividades complementares para desenvolvimento de carreira, como Aula Destaque e Trilhas de Carreira;
  • acesso ao Canal Conecta, maior portal de vagas do país vinculado a uma instituição universitária;
  • bolsas de estudo e crédito estudantil.

Estude na Unopar!

Achou interessante conhecer os tipos de ensino híbrido? Pois é, essa é apenas uma amostra do que você vai ver no ambiente universitário.

Então, se deseja dar um pontapé inicial rumo a uma carreira de sucesso, comece agora! Confira aqui os cursos da Unopar e inscreva-se!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados