Tudo sobre o curso de Ciências Contábeis

mãos e análises representando ciências contábeis

Por fazer parte de uma das áreas mais importantes do mundo corporativo, o profissional em ciências contábeis está no dia a dia de diversas empresas do setor privado e do setor público. Sem esse especialista, a tarefa de controlar as finanças de um negócio se torna ainda mais difícil. Por isso, quem tem interesse na área pode ser bem-sucedido na profissão, que apresenta diversas possibilidades no mercado de trabalho. 

Para isso, claro, é necessário buscar formação. O Bacharelado em Ciências Contábeis é um curso de graduação bastante comum e muito procurado no Brasil. Existem diferentes modalidades do curso (inclusive a distância), e o valor da mensalidade do curso também varia bastante. 

Por isso, elaboramos este guia para você descobrir tudo o que precisa saber sobre o curso e a profissão! Vamos lá?

A profissão do contador

Antes de conhecer melhor o curso, você precisa entender o que é essa profissão. Afinal, o que um profissional de Ciências Contábeis faz, na prática? Popularmente chamado de contador, ele é responsável por cuidar de uma das partes mais importantes de uma empresa: a financeira.

Esse especialista é o responsável por organizar e processar toda a parte burocrática relacionada ao dinheiro de um negócio — seja ele público ou privado, grande ou pequeno. 

Entre as atividades que o profissional desenvolve em seu dia a dia, podemos citar:

  • abertura e fechamento de empresas: nesses dois processos, o contador é o profissional mais importante para a organização de pagamentos de tributos, por exemplo;
  • balanços mensais: é de responsabilidade do contador apresentar o balanço mensal da empresa, acompanhando as oscilações de renda e reunindo as informações;
  • controle financeiro: organizar as finanças tanto para balanço quanto para projetos futuros, planejando gastos, investimentos, retornos e lucros; 
  • fluxo de caixa: controlar o que entra e o que sai de uma empresa de forma organizada; 
  • notas fiscais: preencher ou processar as notas de produto ou serviços;
  • orçamentos: fazer pesquisa de custos para projetos da empresa; 
  • prestação de contas: organizar e reunir a documentação para prestação de contas, seja para a empresa em si, para uma sede (casa exista) ou para a tributação; 
  • Recursos Humanos: o contador também pode fazer parte do setor de RH de uma empresa, trabalhando com a organização financeira de salários e benefícios de funcionários;
  • tributação: preparar toda a documentação relacionada ao pagamento de impostos da empresa.

Ou seja, a função de um bacharel em Ciências Contábeis envolve diversas atividades relacionadas ao financeiro de uma empresa. Como esse setor é um dos mais importantes para a sobrevivência de um negócio, é de se imaginar que o trabalho desse profissional também seja muito valorizado.

Sem ele, a organização financeira de uma empresa pode se tornar praticamente impossível, principalmente em momentos de crescimento ou crise. Por isso, essa área é bastante reconhecida no mundo corporativo — além de ter uma boa remuneração, dependendo das funções do profissional dentro a empresa. 

Agora você já entendeu melhor o que faz um profissional de ciências contábeis e as tarefas exigidas dele, assim como sua importância para a área a administrativa, certo? Se essa atividade despertou interesse em você, este pode ser o momento de escolher sua carreira e pensar em ingressar na área! 

Siga acompanhando para entender como é a graduação em Ciências Contábeis!

Como é a graduação

Ter um diploma de nível superior é um dos requisitos para atuar em uma área tão importante quanto essa. Por isso, é essencial encontrar um curso de qualidade, que prepare o estudante para os desafios do mercado de trabalho. Afinal, ao escolher uma profissão, ter suporte acadêmico e prático traz muito mais segurança, certo?

Como é o curso

Durante a faculdade de ciências contábeis, o aluno vai aprender como realizar todas as tarefas que são esperadas do profissional da área, de forma abrangente. 

O curso de Ciências Contábeis da Unopar, por exemplo, apresenta abordagens teóricas e práticas. Ou seja, ele reúne todas as informações que o contador precisa para desenvolver seu trabalho, além de oferecer atividades mais práticas ao aluno — o que faz com que ele chegue preparado ao mercado

Duração

O curso de Ciências Contábeis tem 4 anos de duração, independentemente da modalidade de ensino escolhida pelo aluno (presencial, semipresencial ou EAD). Isso porque as disciplinas são divididas pelos semestres de forma a abordar todo o conteúdo necessário. 

Vale ressaltar que as disciplinas não sofrem alteração por conta da modalidade, e têm a mesma quantidade de carga horária do curso tradicional. Isso quer dizer que fazer Ciências Contábeis a distância não significa aprender menos do que um aluno da modalidade regular. 

Grade curricular

Com o curso dividido em oito semestres, a grade curricular do futuro contador apresenta disciplinas diversificadas. Algumas variam entre as instituições de ensino. Mas as matérias fundamentais, exigidas pelo Ministério da Educação, devem estar presentes sempre. 

Entre as principais áreas da grade curricular do curso de Ciências Contábeis, podemos destacar: 

  • Estrutura das Demonstrações Contábeis;
  • Fundamentos de Administração e Economia;
  • Gestão de Custos; 
  • Gestão Financeira;
  • Princípios Básicos da Contabilidade.

Além dessas disciplinas principais, o curso também apresenta matérias relacionadas a Matemática Financeira, Tributação, Legislação, Contabilidade, Mercado Financeiro, Auditoria e muito mais.

Como é possível observar, as matérias mesclam a teoria com a prática, o que é necessário para construir um entendimento global das Ciências Contábeis. Muitas dessas temáticas são divididas por mais de um ou dois semestres, para trazer profundidade para o estudo do futuro contador. 

Modalidades

Atualmente, a graduação de Ciências Contábeis no Brasil é oferecida em diferentes modalidades. Antigamente existiam apenas as faculdades de ensino presencial, mas a tecnologia veio para mudar essa visão. O ensino a distância e o semipresencial já enfrentaram críticas, mas são muito bem-vistos pelos empregadores hoje em dia.

Na modalidade presencial, a mais tradicional, o aluno deve estar presente em todas as aulas do curso, durante toda a semana. O cumprimento da grade horária é calculado a partir da presença do aluno. Esse tipo de ensino, claro, apresenta diversos pontos positivos, como a convivência com outros estudantes e com os professores. 

Mas nem todo mundo tem tempo suficiente para frequentar o ensino presencial. Algumas pessoas não querem abrir mão de ter um diploma de nível superior, mas não podem fazer a modalidade presencial ou semipresencial — seja por falta de tempo ou porque precisam de mais flexibilidade nos horários. Para elas, existem as faculdades online. É o seu caso?

Ensino a distância

Fazer um curso de Ciências Contábeis a distância é a melhor opção se você não tem tempo para ir até a faculdade todos os dias. 

Nessa modalidade, o estudante assiste a todas as aulas gravadas e cumpre com suas atividades em casa. Além dessa praticidade, ele conta com o suporte dos professores e dos tutores para solucionar possíveis dúvidas. 

Os pontos positivos são inúmeros: 

  • há contato com os estudantes;
  • o custo é mais barato, por não depender de infraestrutura física;
  • é possível estudar de onde quiser e quando quiser, com seu próprio plano de estudos;
  • não é necessário morar na mesma cidade da faculdade;
  • não prejudica o horário de trabalho;
  • há suporte dos tutores de forma sistematizada.

O curso de Ciências Contábeis EAD na Unopar apresenta todos esses benefícios de fazer uma faculdade a distância. Além disso, o conteúdo é o mesmo de um curso presencial, e o diploma tem tanto valor quanto o de quem precisa frequentar as aulas todos os dias.

Avaliando também quanto custa a faculdade de Ciências Contábeis, é possível observar que o investimento vale muito a pena. Ou seja, é uma opção para aqueles que querem terminar os estudos e impulsionar a carreira na área. 

Ciências Contábeis é para você?

O curso de Ciências Contábeis, independentemente da modalidade, é feito para quem se vê trabalhando no ramo administrativo e burocrático, lidando com finanças e documentos. É o seu caso?

Assim como em todas as áreas do mercado, também existe um perfil ideal para trabalhar no setor financeiro e de Ciências Contábeis. Se optar por essa carreira, você será responsável por uma das partes mais importantes da organização de uma empresa. Por isso, é necessário estar alinhado com as funções que devem ser desenvolvidas. 

Continue lendo para descobrir se o seu perfil combina com a profissão!

Interesses do estudante

Avaliar seus interesses é uma das primeiras formas de decidir se a área tem a ver com a sua personalidade ou não. Se você quer exercer a profissão de contador, saiba que algumas das afinidades mais importantes são:

  • Administração: ter interesse em entender melhor sobre a história da área, sua evolução e como é entendida atualmente; 
  • Auditoria: gostar de examinar, estudar e analisar documentos e números a fim de apontar erros ou discordâncias; 
  • Cálculo: gostar de fazer contas e entender a teoria por trás dos números ajuda no desenvolvimento do raciocínio do contador;  
  • Consultoria fiscal: ter interesse em ensinar e acompanhar empresas, clientes e instituições para melhoria da organização das finanças; 
  • Economia brasileira e mundial: buscar entender como funciona a economia; 
  • Estudo Teórico: gostar de estudar a teoria por trás das ações que envolvem a economia e as finanças; 
  • Gestão de Pessoas: ter interesse em lidar com pessoas tanto na faculdade quanto no mercado de trabalho; 
  • Legislação Tributária: aprender como funciona a tributação brasileira e ter noções de legislação empresarial; 
  • Língua Portuguesa: é necessário compreender as regras da língua para a redação de documentos; 
  • Logística: ter interesse em aprender sobre logística a fim de melhorar o trabalho como contador.

E aí, você tem interesse nessas atividades? A seguir, vamos falar das características necessárias ao estudante. 

Perfil do estudante 

É importante salientar que os interesses citamos acima são apenas alguns dos diversos ramos das Ciências Contábeis. Para aprender todos os conteúdos exigidos de forma ampla, o estudante deve ter aptidão tanto para disciplinas práticas quanto para teóricas

Alguns pontos são levados em consideração nesse momento:

  • estar aberto para fazer atividades práticas;
  • gostar de aprender sobre a teoria da Administração e das Finanças;
  • gostar de Matemática;
  • ser uma pessoa organizada com tarefas, planilhas e documentos;
  • ter aptidão para o Cálculo;
  • ter ética profissional;
  • ter interesse em aprender mais sobre legislação;
  • ter senso de responsabilidade.

Se esse perfil está alinhado aos seus interesses, você tem altas chances de se dar bem na faculdade de Ciências Contábeis. Além dessas características, muitas outras também são bem-vindas para o exercício desse trabalho. 

Você tem bom raciocínio lógico e aptidão para lidar com planilhas? Sabe trabalhar em equipe e é uma pessoa calma? Se sim, você tem competências muito valorizadas no mercado, especialmente para o ramo de Ciências Contábeis.

Habilidades desenvolvidas 

Ao observar a lista de interesses e de perfil, você teve dúvidas se essa área é mesmo para você? Tenha calma. Você também pode desenvolver essas características com o tempo. 

É durante a faculdade que conseguimos desenvolver e aprimorar muitas dessas aptidões. Tudo isso, claro, com o suporte da faculdade e de seus professores, preparados para tirar dúvidas e incentivar os alunos a focar, também, as suas dificuldades.

Na Unopar, por exemplo, as atividades práticas exercem esse papel no desenvolvimento do profissional. Assim, mesmo que você tenha dificuldade em alguma área das Ciências Contábeis, vai se tornar apto a exercer a atividade a partir da prática desenvolvida durante as aulas e os trabalhos executados

O mercado atual de Ciências Contábeis

Ao escolher um curso de ensino superior fazer, uma preocupação comum é a sua aceitação pelo mercado de trabalho. Por isso, se você está interessado em fazer Ciências Contábeis, pode respirar mais tranquilo. 

O profissional graduado em Ciências Contábeis encontra diversas opções de emprego no mercado de trabalho. Isso porque, como falado anteriormente, esse setor é um dos mais importantes de qualquer empresa ou instituição. Praticamente todo negócio oferece cargos para contadores em seu setor financeiro, ou contrata esse profissional. 

Se você está se perguntando quanto ganha um profissional de Ciências Contábeis, saiba que o salário de um contador varia muito, exatamente por conta da diversidade de atividades que pode desenvolver. As remunerações variam, também, de acordo com o tamanho do empreendimento. 

A média salarial de um contador em 2020 é de R$ 4.528,19. Esse valor tende a subir se você fizer especializações, ganhar experiência no mercado e buscar as melhores empresas para trabalhar. Além disso, contadores especializados ou que têm seu próprio escritório podem faturar ainda mais.  

As áreas de atuação

Com o diploma de graduação em Ciências Contábeis, você vai ter inúmeras opções de áreas de atuação. Na Unopar, as disciplinas são voltadas para conhecimentos amplos do profissional, preparando o aluno para se inserir em qualquer atividade do ramo das finanças.

Vale a pena ressaltar novamente que o diploma de ensino a distância tem o mesmo valor ao olhos dos empregadores, sem deixar o aluno em defasagem em comparação com os alunos da modalidade tradicional.

Empresa privada

No ramo das Ciências Contábeis, um dos setores que mais emprega é o privado — já que todas as empresas precisam controlar suas finanças, planejar o futuro e pagar seus impostos. 

O trabalho do contador, nesse caso, pode variar de acordo com o setor da economia no qual a empresa se encaixa. Além disso, é importante lembrar que cada companhia apresenta uma atmosfera única quando se trata de finanças. Por isso, você vai ter um leque de opções quando entrar no mercado. 

Setor público

Trabalhar em instituições públicas também é um caminho bastante comum entre os graduados em Ciências Contábeis. Isso porque o profissional é essencial em praticamente toda repartição.

O gerenciamento de contas do dinheiro público é um dos setores mais importantes da sociedade, o que aumenta a responsabilidade da profissão. Os salários do setor público e os benefícios oferecidos tendem a ser maiores também. 

Para entrar no setor público, o profissional precisa prestar um concurso. Depois, o contador público ganha segurança e estabilidade no emprego, além de participar ativamente em áreas que movimentam a sociedade. 

Auditoria

Uma das áreas de atuação mais conhecidas do setor de Ciências Contábeis, a Auditoria é bastante abrangente e está presente tanto no setor público quanto no privado. Se você optar por seguir nesse ramo, será o responsável pela verificação de dados, basicamente. 

Se for contratado por uma empresa ou se resolver atuar como autônomo, você vai precisar analisar documentação, planilhas, números e cálculos do setor financeiro para apontar possíveis erros e discordâncias

Nessa área, existe tanto a Auditoria Contábil quanto a Financeira. Em um primeiro momento, podem parecer a mesma coisa, mas apresentam algumas diferenças na prática. A primeira tem a função de verificar se as demonstrações estão de acordo com os dados econômicos da empresa. O objetivo da segunda é verificar se os dados registrados foram lançados corretamente, de acordo com os extratos e os boletins de caixa. 

Controladoria

O profissional que exerce seu cargo no ramo da Controladoria é responsável pelo controle financeiro, orçamentário e administrativo de uma instituição ou empresa. Ou seja, participa de toda a organização e todo o planejamento que envolve gastos e finanças. 

Esse profissional também pode ser responsável por indicar possíveis caminhos que uma empresa precisa seguir para melhorar seu fluxo financeiro, aumentar lucros ou enfrentar uma crise. 

Na Controladoria, o contador tem contato com trâmites burocráticos de outros setores administrativos da empresa. Por isso, se você quiser trabalhar nessa área, precisa ter afinidade ou interesse por outros setores da organização de uma companhia. 

Empreendimento próprio

Por ter o conhecimento aprofundado de um dos setores vitais de uma empresa, o profissional das Ciências Contábeis também está mais do que apto a abrir seu próprio negócio, independentemente do setor. 

Seja no comércio, na produção ou nos serviços, o contador é a pessoa mais indicada para o controle financeiro, o que é uma ótima vantagem na hora de abrir uma nova empresa. Afinal, todas as práticas de controle e organização do dinheiro já são velhas conhecidas do profissional.

Escritório de contabilidade

Abordando ainda a fundação de um negócio próprio, abrir um escritório de contabilidade é bastante comum e pode trazer diversos benefícios para a carreira do contador. Nessa área de atuação, além de ser dono de sua própria empresa, o profissional ainda oferece o serviço de contador para outras instituições do setor privado.

Dessa forma, você pode ser contratado para realizar alguns serviços ou para ser o responsável por todo o setor financeiro de uma empresa, mas sem ser funcionário dela.

As vantagens de ter o próprio escritório de contabilidade são inúmeras, como a liberdade de ter sua própria empresa e poder diversificar suas atividades, sem depender de apenas um cliente.

Finanças e investimento

O profissional de Ciências Contábeis também pode trabalhar como consultor de finanças e investimentos. Ou seja, pode auxiliar uma empresa ou Pessoas Física a realizar investimentos, seja na área pública ou na privada. 

Muitos profissionais optam por fazer uma especialização no setor de investimentos a fim de aprimorar seus conhecimentos e conseguir aplicá-los da forma mais segura. O ramo de legislação tributária dentro de investimentos também é um campo de trabalho bastante procurado. 

Fusões e aquisições

Em trâmites de compra e venda de empresas, assim como em fusões entre diferentes empreendimentos, é essencial que o trabalho de contabilidade seja feito com cuidado, para evitar prejuízos para ambas as partes.

Esse tipo de trabalho é tão importante que muitos contadores são especializados apenas em realizar consultoria e auditorias ou em verificar a legislação tributária para esse tipo de transação. 

Nesse caso, o profissional pode ser contratado das empresas ou oferecer o serviço de forma externa. É um cargo de alta responsabilidade e com bom retorno financeiro, já que muitas vezes o contador pode negociar os valores de acordo com a importância de seu serviço para a transação em questão. 

Perícia contábil

Como o próprio nome sugere, o profissional é responsável por realizar perícia de registros financeiros. O contador que trabalha como perito precisa analisar documentos, dados e números a fim de mostrar erros ou discordâncias entre dados para que sejam corrigidos ou até punidos com multa. 

É uma das atividades que um contador público pode exercer, dependendo do setor em que trabalha. É preciso ter afinidade com auditoria e análises, além de conhecer a tributação e a legislação. 

Se você não sabia por que escolher Ciências Contábeis e tinha dúvidas sobre a faculdade a distância, agora você pode concluir essa é uma ótima escolha de carreira — principalmente para quem não tem tempo para se dedicar somente aos estudos.

O curso de Ciências Contábeis na Unopar é oferecido na modalidade a distância (EAD), apresenta grade curricular igual à do presencial e tem a mesma qualidade. O ingresso para Ciências Contábeis também é facilitado, já que disponibilizamos o vestibular online

Ficou empolgado com as possibilidades de atuação profissional? Então, inscreva-se já no vestibular Unopar e garanta a sua vaga para o sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.