Tudo sobre o curso de Odontologia

dentista

A preocupação com a saúde bucal — ou pelo menos, com o conforto trazido pela sensação de dentes limpos — não é recente na história da humanidade. Você sabia que há evidências que demonstram cuidados com a higiene da boca em fósseis de mais de 1,5 milhão de anos? Os dados são da pesquisadora Leslea Hlusko, da Universidade de Illinois (EUA).

Hoje em dia nós conhecemos e praticamos mais do que nunca a máxima de que “a saúde começa pela boca”. Com isso, há um foco e uma valorização muito grandes no dentista, profissional graduado em Odontologia e responsável pela prevenção, pelo diagnóstico e pelo tratamento de problemas que acontecem na região oral.

Neste conteúdo, vamos falar sobre assuntos que vão muito além da mensalidade do curso de Odontologia e das características desse tipo de graduação. Você vai conhecer com detalhes como é a faculdade de Odontologia na Unopar e ficar por dentro de vários outros pontos importantes sobre a profissão.

Tudo pronto para saber tudo sobre o curso de Odontologia? Então, boa leitura!

Como é a graduação? 

O curso de Odontologia da Unopar tem como principal objetivo a capacitação de profissionais dedicados, deixando-os prontos para ingressar em um mercado de trabalho altamente competitivo e, claro, obter destaque nesse meio. Afinal, estamos nos referindo a uma área muito competitiva que demanda pessoas com diferenciais.

Isso é feito por meio de uma mescla entre disciplinas práticas e teóricas, sempre com embasamento científico atualizado e com muito uso de tecnologia e tendências para o setor. Além disso, o profissional graduado na Unopar vai ter um amplo preparo para o atendimento humanizado, com o auxílio de disciplinas das Ciências Humanas.

Por fim, o curso de Odontologia na Unopar conta com estágios e oportunidades ao longo da graduação, que preparam o aluno para o dia a dia da profissão e, também, para o contato direto com os pacientes. Isso faz com que, após a diplomação, ele esteja apto a lidar com os desafios e os obstáculos que vai encontrar em seu cotidiano profissional.

A importância da Odontologia

O cirurgião-dentista é, sem dúvidas, um profissional essencial para a qualidade de vida da população. A região bucal é a porta de entrada para diversas patologias em nosso organismo. Problemas nessas estruturas podem causar, além de dor, consequências sistêmicas para um paciente.

Sendo assim, investir na prevenção odontológica e no tratamento precoce de problemas relativamente simples — como cáries ou gengivites — pode resultar na diminuição de doenças como a periodontite, a perda dentária e muitas outras. Isso se reflete em mais autoestima, qualidade de vida e produtividade para a população em geral.

Sendo assim, você pode encontrar o seu emprego dos sonhos na área da Odontologia. Há muitas oportunidades de atuação (sobre as quais vamos falar mais à frente), de crescimento profissional e de desenvolvimento pessoal a partir do contato diário com pessoas e da atitude de fazer o bem à sociedade.

Como funciona o curso de Odontologia na Unopar

O Bacharelado em Odontologia na Unopar tem duração de 5 anos, nas modalidades de ensino presencial e semipresencial. Nos próximos tópicos, vamos discutir a diferença entre essas duas metodologias de ensino. Agora, vamos falar de um fato importante: os diferenciais dessa instituição em relação às outras do mercado.

Na Unopar, desde o início de sua formação, você vai contar com aulas práticas e estágios que contribuem para a sua formação de maneira bastante positiva. O foco aqui é sempre preparar o graduando para o mercado de trabalho. É preciso fazer com que ele fique habituado ao dia a dia de sua futura profissão, e entenda as diversas áreas de atuação do dentista.

Além disso, essa faculdade conta com um corpo docente altamente qualificado e toda a infraestrutura necessária para a realização de disciplinas presenciais (sejam elas práticas ou teóricas) e online. Há, ainda, atividades que visam facilitar a vida do estudante, trazendo muitas oportunidades para que ele possa complementar o seu aprendizado por meio de experiências diversas.

A grade curricular

Agora, é o momento de falar sobre a grade curricular de Odontologia da Unopar, que é sempre atualizada de acordo com as tendências, inovações e demandas do mercado. De modo simplificado, ela é dividida em três grandes partes: as disciplinas práticas, as teóricas e os estágios supervisionados.

A teoria (vista no semipresencial por meio de aulas online) se divide em conteúdos das Ciências Biológicas (como Anatomia, Fisiologia e outros) e das Ciências Humanas (como Ética, Conceitos de Psicologia e muito mais). A prática, por sua vez, é feita em laboratórios, com modelos físicos e tecnológicos que visam preparar o aluno para o seu dia a dia no consultório.

Já os estágios supervisionados são oferecidos ao longo da graduação e consistem na observação e na prática em pacientes reais, sempre com a supervisão de um profissional já graduado. Assim, o aluno tem o gostinho do cotidiano no trabalho e pode aperfeiçoar suas habilidades, além de ter a chance de conhecer diversas áreas de atuação antes de decidir qual caminho seguir profissionalmente.

Escolhendo a modalidade ideal

Agora que já conhecemos os principais detalhes sobre o curso de Odontologia na Unopar, chegou o momento de falarmos sobre um ponto muito importante: a modalidade escolhida. Nessa instituição, esse curso é oferecido de duas maneiras: no ensino presencial e no ensino semipresencial.

Conhecer bem as diferenças entre essas modalidades e as características de cada uma delas é essencial para que você faça uma escolha realmente acertada e adequada à sua rotina. Cada um dos tipos de curso contempla perfis e objetivos distintos, fazendo com que pessoas diversas tenham o mesmo acesso a uma educação de qualidade.

Mas não se preocupe: a qualidade do ensino em ambos os casos é a mesma. A Unopar é uma instituição referência no ensino a distância, mas também se destaca em suas graduações presenciais. As duas alternativas vão proporcionar uma educação de primeira, sem deixar a desejar em nenhum ponto. Confira, a seguir, mais informações.

Presencial

A modalidade do curso de Odontologia presencial é indicada para aqueles alunos que podem se comprometer integralmente com os seus estudos. Aqui, as aulas são ministradas exclusivamente no polo presencial da instituição. Sendo assim, tanto as disciplinas teóricas quanto as práticas são vistas em salas de aula, laboratórios e outros ambientes dentro da faculdade.

Semipresencial

Outra opção de modalidade de ensino — agora, para as pessoas que buscam conciliar os estudos a outras esferas de sua vida (como trabalho ou vida familiar) — é o curso de Odontologia semipresencial. Aqui, disciplinas teóricas são ministradas online, por meio da Sala de Aula Virtual e outros métodos tecnológicos. As práticas, por sua vez, acontecem no polo presencial.

Afinal: por que não fazer Odontologia EAD?

O curso de Odontologia da Unopar segue todas as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para graduações dessa área, estando, também, de acordo com as principais tendências educacionais do Brasil e do mundo. A Unopar é, inclusive, a principal referência em educação a distância em todo o país.

Sendo assim, há um grande investimento em tecnologia e inovações para tornar a educação cada vez mais acessível, democrática (com foco em todos os tipos de inteligência) e interessante, promovendo o engajamento de toda a classe. Nesse contexto, o EAD é uma ótima alternativa para muitos cursos, mas não para um curso de Odontologia a distância.

Sendo assim, o ensino a distância, ainda que seja muito vantajoso, não funciona quando nos referimos à graduação em Odontologia. Isso acontece porque esse curso demanda muitas aulas práticas e contato direto com os pacientes, o que torna inviável a modalidade 100% online.

Odontologia é para você?

Agora que você já viu como é a graduação, que tal entender se o curso realmente tem a ver com o seu perfil? 

Se você gosta muito de estudar e tem sede de conhecimento, já é meio caminho andado! O curso de Odontologia se destina a quem sabe que nunca deve parar de aprender e se aprimorar. A necessidade de atualização, nesse caso, é constante e deve ser sempre levada em consideração no momento de escolha de uma carreira.

Na faculdade de Odontologia, você vai entrar em contato com atividades teóricas e práticas para desenvolver ao longo do curso. Entre elas, podemos destacar disciplinas que observam o funcionamento do sistema dentário humano, conceitos de ética, métodos científicos, palestras para conhecer os avanços tecnológicos e muito mais.

Que tal então descobrir um pouco mais sobre a dinâmica dessa graduação? Você vai conhecer os interesses essenciais do graduando em Odontologia, as características exigidas desse estudante e as habilidades que vão ser desenvolvidas ao longo dos 5 anos de estudos nessa área. Continue acompanhando e confira!

Interesses essenciais do aluno de Odontologia

O aluno de Odontologia deve estar interessado não apenas em obter boas notas e conseguir o seu diploma, mas também em desenvolver habilidades que favoreçam o seu dia a dia profissional. Por isso, é preciso olhar para as possibilidades de carreira e levar a graduação muito a sério.

O desenvolvimento do potencial de um aluno começa desde o primeiro dia de aula. Por isso, organização é a chave para o sucesso. Um bom relacionamento com os professores também é algo que pode melhorar, e muito, a qualidade de seu aprendizado durante o curso de Odontologia.

Além disso, é interessante focar desde já em sua apresentação profissional. Para isso, o ideal é que você se envolva em projetos, interaja com seus colegas e crie uma boa rede de contatos. Quando feita durante a faculdade, esse tipo de estratégia rende ótimos frutos no desenvolvimento de uma carreira de sucesso um pouco mais à frente.

Características exigidas do estudante

Agora, vamos falar sobre as principais características exigidas de um estudante de Odontologia durante a sua graduação e, claro, depois da sua formação. 

Se possível, essas habilidades devem ser trabalhadas desde o primeiro período, favorecendo não apenas o estudo, mas também o sucesso profissional do recém-formado.

Trabalhar essas questões vai fazer com que a rotina seja muito mais produtiva, tanto na faculdade quanto em estágios e atividades variadas. Isso otimiza a aquisição e a fixação de conhecimento.

As principais características de um estudante de Odontologia são:

  • disciplina;
  • organização;
  • empatia;
  • trabalho em equipe;
  • foco;
  • concentração;
  • observação;
  • comunicação;
  • raciocínio lógico;
  • desenvolvimento de estratégias;
  • paciência;
  • perseverança;
  • resiliência;
  • autoconhecimento;
  • inteligência emocional.

E aí, você se identificou com algumas? Vale a pena ressaltar que todas essas características também vão ser trabalhadas ao longo da graduação em Odontologia na Unopar. Mas é importante mantê-las sempre em mente para reconhecer seus pontos fortes e fracos e focar, assim, no desenvolvimento dessas habilidades.

Habilidades desenvolvidas ao longo do curso

Ao longo do curso de Odontologia da Unopar, você vai entrar em contato com diversas disciplinas práticas e teóricas. Cada uma delas desenvolve habilidades variadas, que preparam você para o mercado de trabalho, lapidando seu conhecimento e suas estratégias de relacionamento com os pacientes.

Entre as habilidades que vão ser trabalhadas na graduação, podemos citar, por exemplo:

  • habilidades digitais;
  • competências de comunicação (oratória, empatia, trabalho em equipe…);
  • conhecimento técnico e científico sobre o funcionamento da anatomia humana.

É importante conhecer bem as ementas das disciplinas antes de cursá-las. Observar seus objetivos e focar em atendê-los durante a realização daquela matéria é uma boa estratégia para se desenvolver o máximo possível, levando seus conhecimentos para o âmbito prático e melhorando o seu atendimento no futuro.

Se você acha que Odontologia é a sua cara, que tal entender como o mercado de trabalho funciona? Assim, você vai saber quais são as suas possibilidades de carreira. Continue acompanhando!

Mercado de trabalho para Odontologia

Para fechar esse tópico, não podemos deixar de falar sobre o mercado de trabalho para essa profissão. O curso de Odontologia é extremamente valorizado no Brasil, gerando uma série de oportunidades nos âmbitos privado e público.

O cirurgião-dentista pode atuar em clínicas e hospitais, além de ter espaço na criação de políticas públicas e na área de educação. Opções não vão faltar para aquele que se formar em Odontologia na Unopar.

Uma das grandes vantagens de fazer a graduação em Odontologia nessa instituição está na parceria da Unopar com o Canal Conecta, uma plataforma que possibilita o acesso exclusivo do estudante às melhores vagas de emprego e estágio disponíveis. Essa estratégia é crucial para o treinamento e aplicação dos conhecimentos teóricos vistos em sala.

Outro parceiro da Unopar é a LFG, cujos professores renomados do cursinho preparatório para concursos públicos ministram algumas disciplinas da graduação.

Possibilidades de carreira

No tópico anterior, falamos brevemente sobre as possíveis áreas de atuação do cirurgião-dentista, mas, agora, chegou a hora de aprofundarmos essa discussão. Em primeiro lugar, devemos ressaltar uma grande vantagem para os formados nesse curso: a possibilidade de se tornar um empreendedor individual e ser dono do próprio negócio.

Uma das principais áreas de atuação desse profissional é a prática clínica e cirúrgica. Aqui, há inúmeras especialidades que podem ser escolhidas, assim como acontece em outros cursos (como Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária etc.).

Além disso, há a possibilidade de atuar como pesquisador e educador (a carreira acadêmica é uma oportunidade muito interessante em termos de remuneração) e no desenvolvimento de políticas públicas, além de outros segmentos que vão ser devidamente apresentados ao estudante ao longo da graduação.

A seguir, veja algumas das principais áreas da Odontologia.

Clínica odontológica geral

O profissional especializado em clínica geral é o dentista encarregado nos atendimentos generalistas da profissão. Ou seja, ele é o responsável pela prevenção, pelo diagnóstico e pelo tratamento de problemas como as cáries e a gengivite, além de promover a informação da população acerca dos cuidados com a higiene bucal.

A média salarial para esse profissional é de R$ 4.352,85. Mas isso depende de uma série de fatores, incluindo a experiência de trabalho e a área escolhida para a atuação desse dentista. É sempre necessário levar esse tipo de informação em consideração na hora de decidir a sua carreira.

Cirurgia geral

O cirurgião-dentista generalista é o profissional que lida com cirurgias simples, como a extração de dentes. Muitas vezes, o clínico geral da Odontologia também se especializa nessa área, já que elas se complementam de forma bastante clara no dia a dia dos consultórios.

O cirurgião-dentista, em média, ganha R$ 3.920,38 para uma jornada de 32 horas de trabalho. Esse valor pode subir consideravelmente com a prática profissional e com o âmbito escolhido para a atuação. Há, ainda, a possibilidade de mesclar especialidades e se tornar um profissional mais completo.

Odontopediatria

Lidar com crianças no consultório odontológico não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, o medo e a inquietação podem prejudicar os atendimentos. Além disso, a anatomia dentária dos pequenos é bastante diferente. Por isso, nada mais natural do que existir um profissional especializado nesse público-alvo.

Esse dentista também pode atuar na educação e na conscientização infantil sobre a saúde bucal. O odontopediatra ganha, em média, R$ 4.276,71. Vale lembrar que ele pode atuar tanto na área clínica quanto na cirúrgica, fatores que também vão influenciar o salário e a disponibilidade de vagas em cada região.

Dentística

O sorriso é o nosso cartão de visitas, e é imprescindível cuidar também de seu aspecto estético. O profissional especializado em dentística é o encarregado em lidar com essas questões, fazendo restaurações e procedimentos cosméticos que tenham relação com a parte que visualizamos ao sorrir.

Essa é uma área imprescindível para a população, já que a autoestima é um ponto que deve ser sempre trabalhado. A faixa salarial para um especialista em dentística é de R$ 3.920,38, mas o teto de salário para esse profissional passa dos R$ 7 mil, a depender da região e da experiência do indivíduo.

Ortodontia

Dentes tortos podem gerar problemas na autoestima, mas também uma série de consequências negativas para a saúde daqueles que sofrem com esse problema. É aí que entra o profissional especializado na ortodontia, área da odontologia responsável pelo desenvolvimento e aplicação de aparelhos ortodônticos, sejam eles fixos ou móveis.

O ortodontista pode ganhar, em média, R$ 3.713,36 logo após a obtenção de seu diploma. Novamente, há inúmeras variáveis que influenciam a faixa salarial desse profissional, assim como acontece com as demais especialidades mencionadas.

Implantologia

Muitas vezes, por diversas razões, os pacientes apresentam perda de um ou mais dentes. Em longo prazo, a ausência dessas estruturas pode trazer uma série de prejuízos para a saúde, como a movimentação da arcada, dores de cabeça e muito mais. Por isso, há a indicação frequente da realização de implantes ou próteses, cuja responsabilidade é do implantodontista.

O implantodontista tem uma média salarial de R$ 4.509,63. Mas o teto salarial para esse profissional beira os R$ 10 mil, sendo uma remuneração bastante interessante em uma área também fundamental para a saúde da população.

Cirurgia bucomaxilofacial

Por fim, vamos falar sobre o especialista da área de cirurgia bucomaxilofacial. Nesse campo, são realizados procedimentos mais complexos, como a cirurgia ortognática, um tratamento para disfunções de origem óssea na face. Questões como os problemas com a ATM (articulação temporomandibular) também são de responsabilidade desse profissional.

O cirurgião bucomaxilofacial estuda muito, mas é recompensado com salários, em média, de R$ 4.619,55, que podem chegar ao teto de R$ 10 mil mensais. Essa é uma especialidade muito desafiadora e que tem tudo para crescer bastante nos próximos anos, com o avanço da conscientização da população sobre problemas dessa natureza.

Radiologia

A obtenção e a interpretação adequada de imagens é fundamental para a odontologia. Ela permite uma visualização mais profunda dos problemas e é parte essencial da elaboração de bons planos de tratamento personalizados para cada caso. Além disso, é necessário dispor do conhecimento necessário para obter as imagens da maneira mais clara possível.

Não há, enfim, uma faixa salarial determinada para essa especialidade. Mas podemos esperar remunerações próximas a das demais áreas de atuação, com uma grande possibilidade de crescimento devido ao avanço da tecnologia e da importância das imagens nos diagnósticos e nos planos de tratamento.

Gostou de conhecer mais sobre o curso de Odontologia na Faculdade Unopar, a rotina dessa profissão e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho? Decidiu-se por cursar essa graduação? Então, não pare por aqui! Conheça, agora, todas as formas de ingresso no curso e dê o primeiro passo rumo à conquista do seu sonho de carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.