O que faz um médico veterinário? Conheça as funções em diferentes cargos!

veterinário

Desconto nota do Enem

Quem tem interesse na profissão deve procurar saber o que faz um médico veterinário. Afinal, é preciso conhecer o trabalho antes de decidir se essa é a carreira certa para você. Por isso, é importante pesquisar muito e saber quais são os cargos possíveis.

Ver os detalhes de cada uma das atribuições também ajuda a construir o seu futuro. Desse jeito, você já sabe qual rumo seguir. Então, saiba o que o profissional faz e quais são suas funções. 

Saiba o que faz um veterinário em diferentes cargos e setores! 

Um médico veterinário preza pelo bem-estar dos animais. Mas, eles não precisam ficar apenas em clínicas veterinárias. Existem muitos cargos e funções diferentes para quem se formar.

É possível trabalhar em empresas, zoológicos ou ONGs. Além disso, obter um cargo no Agronegócio também é comum. Veja quais são as funções que existem em diversos postos.

O que faz um veterinário clínico?

Esse é o cargo mais comum, profissionais que ficam em clínicas. Aqui, o veterinário trabalha como, de fato, um médico. Ele deve dar vacinas, identificar doenças e buscar a cura para os problemas dos animais.

Importante dizer que, apesar de cães e gatos serem mais comuns, é essencial saber trabalhar com todo tipo de animal, seja doméstico, silvestre ou selvagem. Porém, existem veterinários que buscam se especializar em espécies mais exóticas.

O que faz um veterinário na saúde pública?

Um dos cargos mais buscados é na Saúde Pública. Mas, muitos não sabem o que faz um médico veterinário nesse setor. É simples, suas atribuições ajudam tanto os animais quanto a saúde dos seres humanos.

Ele evita que as doenças de animais cheguem até os humanos. Além disso, fazem inspeção de locais como clínicas, pet shops e fiscalizam o setor da agropecuária.Tudo para evitar maiores problemas na saúde do povo.

O que faz o médico veterinário sanitarista?

As atribuições desse cargo também incluem a saúde do povo. O profissional, júnior, pleno ou sênior, deve avaliar a qualidade dos produtos de origem animal. Além disso, deve saber sobre a legislação para fazer o manejo e transporte dos mesmos.

Isso também afeta as relações com outros países, o que torna o cargo mais importante ainda. Afinal, o veterinário também cuida de produtos para a exportação. Caso haja algum problema, o país pode cortar a compra e afetar a economia do Brasil.

O que faz um médico veterinário laboratorial?

Profissionais dessa área trabalham em laboratório. São eles que fazem exames e operam análises dos resultados. Além disso, esse cargo costuma trabalhar com os veterinários clínicos.

Ele pode identificar doenças de animais que chegam nas clínicas, seja por exame de sangue ou urina. Outras funções podem incluir a pesquisa para remédios e tratamentos.

O que faz um médico veterinário anestesista?

Assim como seres humanos, os animais também podem precisar de anestesia. Então, é isso o que faz um médico veterinário anestesista. Mas, nesse caso, a aplicação pode ser para que os bichos fiquem calmos, além do uso em cirurgias.

Um anestesista sabe a quantidade de dose que deve dar ao animal. Além disso, deve acompanhar no pós-cirúrgico até o bicho voltar ao normal. Assim ele garante sua boa recuperação.

Tour pela prova do Enem

O que faz um médico veterinário oftalmologista?

Mais uma profissão que não é apenas para os seres humanos. Os animais também possuem oftalmos próprios para eles. Ou seja, essa é a função que cuida da saúde ocular das espécies.

O veterinário deve achar o problema na região, tratar e prevenir. Ainda mais, ele também pode entrar para o ramo da cirurgia. Afinal, os animais possuem doenças oculares como catarata, igual aos seres humanos.

O que faz um médico veterinário farmacêutico?

No ramo da Farmácia, o veterinário é quem deve fazer a produção dos medicamentos para animais. Então, ele analisa, avalia e trabalha na pesquisa e distribuição dos produtos. No fim, ajuda na cura das doenças dos bichos.

Como as farmácias para animais ganham cada vez mais espaço, a demanda para contratar é maior. Agora, todos os cosméticos e remédios para os pets devem ter a assinatura do veterinário responsável pela produção.

O que faz um médico veterinário fisioterapeuta?

Muitas pessoas não sabem o que faz um médico veterinário fisioterapeuta. Na verdade, suas atribuições são as mesmas dos profissionais para seres humanos. No entanto, é preciso entender como tratar os animais e sempre prezar pelo seu bem-estar.

O veterinário pode diminuir as inflamações que ocorrem por causa de doenças. Por exemplo, em casos de hérnia de disco ou luxações de patela. Ou seja, mais um trabalho que ajuda a melhorar a vida dos pets.

Responsável técnico em zoológico

É claro que um dos locais mais conhecidos para trabalhar com Medicina Veterinária é o Zoológico. Aqui, a atribuição principal do veterinário é o cuidado com os animais, na qual a saúde é o mais importante.

Uma das tarefas do profissional está ligada à alimentação. Então, é preciso fazer uma dieta que seja parecida com o que vem da natureza. No caso de maus-tratos, o veterinário deve fazer os devidos cuidados, além de ajudar o animal caso ele possa voltar para seu habitat natural.

O perfil do profissional

Além de entender o que cada função deve fazer, saber qual é o perfil dos veterinários é essencial. No fim, com as habilidades certas, fazer as tarefas que a área demanda fica mais fácil. Diante disso, quem deseja seguir essa carreira precisa ter:

  • Empatia;
  • Saber tomar boas decisões;
  • Dedicação;
  • Controle emocional.

Gostar de animais não é o bastante!

Lembre-se que, na área, você vai se deparar com muitas situações. Gostar de animais é importante, mas nem sempre eles vão estar bem e saudáveis. É preciso cuidar deles doentes e até mesmo nos últimos minutos de vida.

Também será essencial saber lidar com os tutores, algo que nem sempre é fácil. É como trabalhar em um hospital. Porém, você vai lidar com os donos dos animais, e não com os parentes e amigos.

Aprenda as atribuições do médico veterinário na Unopar!

Para ter acesso a cada atribuição do veterinário, é preciso escolher uma boa instituição de ensino. Afinal, é por meio das aulas que o aluno tem contato com várias funções da profissão. Além disso, bons ambientes de prática são essenciais.

Um lugar com tudo o que o estudante precisa

Você tem tudo isso na Unopar. A faculdade possui locais de estudo e laboratórios para aproveitar ao máximo a formação. Ainda, o corpo docente possui os professores mais qualificados do ramo.

As coisas não param por aí, já que a Unopar tem muitas vantagens. Também há a parceria com o Canal Conecta, com vagas para os estudantes. Ou seja, você pode obter vagas de emprego e saber o que faz um médico veterinário na prática.

Você não pode deixar a chance de fazer o curso na melhor instituição passar. Aqui, o bem-estar do aluno é o que mais conta. Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.