O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação bem importante para o aluno que deseja conquistar uma vaga no ensino superior. A pontuação do Enem pode ser utilizada para o ingresso direto na graduação, sem a necessidade de prestar o vestibular.
A realização do exame ainda permite o acesso a programas governamentais importantes para conseguir o diploma. Mas, afinal, como é calculada a média do Enem? E em que ela se diferencia da nota conquistada nas provas objetivas? Pensando nessas dúvidas frequentes que você também pode ter, separamos alguns detalhes sobre o assunto. Confira!
O que é a média do Enem?
A prova do Enem é divida em 2 tipos principais de avaliação: o exame objetivo e a redação. O caderno de questões, por sua vez, se subdivide em 4 grandes áreas do conhecimento, entre elas:
- Matemática e suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Para cada uma dessas cinco provas, incluindo a redação, você receberá uma nota, que é a pontuação atribuída às questões.
Já a média do Enem é a soma de todas essas pontuações dividido pelo número de avaliações. Esse cálculo é feito de modo a alcançar uma única nota, que demonstra o desempenho geral do candidato.
Para que serve a média do Enem?
Agora que você sabe o que é média do Enem, já pode entender a sua importância na vida do estudante. Afinal, é ela quem revela o desempenho obtido por você considerando todas as etapas de avaliação do exame.
Sendo assim, pode ser utilizada para diversos processos seletivos, visto que uma faculdade reconhecida pelo MEC conseguirá avaliar o rendimento dos candidatos por meio dessa média.
A partir desse cálculo, você pode, por exemplo, tentar bolsas de 50% a 100% pelo Prouni. Caso tenha alcançado mais que 450 pontos, é possível buscar financiamento da graduação pelo FIES.
Como calcular a média do Enem?
Fazer o cálculo da média do Enem é bastante simples. Veja o passo a passo e aprenda a chegar no resultado!
- Confira as cinco notas das provas do Enem (4 objetivas e a redação);
- Some as notas alcançadas;
- Divida o resultado da soma por 5.
Para que você não tenha dúvidas sobre o cálculo, suponha que alguém tenha alcançado as seguintes notas no Enem:
- 600 pontos na prova de Matemática e suas Tecnologias;
- 650 pontos na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- 500 pontos na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- 550 pontos na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- 700 pontos na redação.
Assim, deve-se somar: 600 + 650 + 500 + 550 + 700. Depois, divide-se o resultado, que é 3 mil pontos, por 5 ( 3.000/5 = 600). Nessa hipótese, a média do Enem será 600 pontos.
Vale lembrar da importância de cultivar uma rotina de estudos para ter a melhor média possível.
Como usar a nota obtida na faculdade?
A nota e a média de desempenho permitem que as instituições avaliem o conhecimento dos alunos e possam fazer a seleção para programas governamentais voltados ao ensino superior.
Além de bolsas e financiamentos, as pontuações também podem ser aproveitadas para ingresso em instituições públicas e particulares. A Unopar permite que você utilize sua nota do Enem para conseguir uma vaga no curso desejado, sem a necessidade de passar por qualquer outro processo seletivo.
Agora é com você!
A média do Enem é de extrema importância para conquistar uma vaga na graduação. Por meio dela, é possível ingressar aqui na Unopar e ainda ter acesso a benefícios financeiros importantes. Sendo assim, é fundamental se preparar com antecedência para o exame, conferindo o portal Trilha do Enem e criando um plano de estudos organizado e eficaz.
Gostou do nosso artigo? Que tal completar a sua leitura? Saiba agora mesmo como usar a nota do Enem para entrar na Unopar!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 42
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?