O que é a Administração Pública e como ingressar na área?

estudante de administração pública

Desconto nota do Enem

Você está familiarizado com o jogo Sim City? Esse é um simulador de vidas no qual você atua como o gestor de uma cidade. Nele, é preciso começar um município totalmente do zero e deixá-lo “redondinho”, com tudo funcionando como deveria. Esse é, de certa forma, um dos papeis do profissional da Administração Pública.

O administrador público, evidentemente, não lida com todas as questões relacionadas a uma cidade, tampouco resolve todos os seus problemas com apenas um clique. A analogia, no entanto, funciona bem para nos mostrar o tamanho da responsabilidade e do trabalho associados a essa carreira.

Gosta de desafios? Acha que tem boa capacidade de comunicação e de negociação? Considera-se uma pessoa organizada e focada? Então, talvez, essa seja a área certa para você. Quer saber mais sobre ela? Continue a leitura!

O que faz um profissional de Administração Pública?

O profissional responsável pela Administração Pública lidará com várias questões no âmbito social. Ele poderá, por exemplo, especializar-se na organização e na gestão de setores ligados à saúde ou à educação, além de muitos outros.

Em síntese, a Administração Pública é responsável pela criação, pela fiscalização e pela implementação de políticas públicas que viabilizem o bem-estar e a qualidade de vida da população, sempre respeitando a Constituição do Brasil (e buscando, é claro, fazê-la valer da melhor forma possível para todos).

Sendo assim, esse profissional da área precisa buscar o equilíbrio e garantir os interesses da coletividade por inteiro. Esse é um trabalho bastante árduo e que requer muito jogo de cintura, empatia e, claro, capacidade de mediar conflitos. O gestor público também lidará com orçamentos, contratos e vários outros aspectos “burocráticos”. Nesse sentido, a sua atuação tem muito a ver com a de um administrador de empresas.

Quais são as possibilidades de atuação do administrador público?

A área de Administração Pública é muito ampla. Esse profissional pode atuar em várias frentes e locais diferentes, além de poder também desempenhar uma série de papeis fundamentais para a sociedade.

Alguns dos locais nos quais esse profissional pode atuar incluem:

  • órgãos públicos (nas esferas municipais, estaduais e federal);
  • organizações não governamentais;
  • organizações no exterior;
  • empresas;
  • consultoria;
  • área acadêmica.

Basicamente, o administrador público será necessário em todos os órgãos que tomam decisões em prol da sociedade. Por isso, não é incomum que esses profissionais acabem se envolvendo com a política, seja direta ou indiretamente.

Ou seja: mesmo não atuando de forma direta no corpo político do município, estado ou país, o administrador público estará relacionado a esse meio, atuando em conjunto com os governantes em busca das melhores estratégias para garantir o bem-estar da população.

Qual é o perfil desse profissional?

A seguir, veremos algumas das características que um profissional da área de Administração deve ter para se tornar cada vez mais capacitado em sua função. Confira:

Tour pela prova do Enem
  • apresentar boa capacidade de observação;
  • ser bom em negociações e em mediações;
  • ter habilidade de resolução de problemas;
  • ter boa comunicação;
  • seguir as normas éticas;
  • ter facilidade para o trabalho em equipe;
  • desenvolver bastante a criatividade;
  • ter empatia;
  • saber liderar;
  • conseguir delegar tarefas;
  • ser bem organizado;
  • ter muita disciplina.

Essas habilidades podem ser trabalhadas ao longo da graduação. Quando ela é feita a distância, então, melhor ainda! Os cursos EAD da Unopar são conhecidos por desenvolverem uma série de características fundamentais em seus estudantes. Bons exemplos disso são: o autoconhecimento, a disciplina, a organização e muitas outras, todas essenciais para o profissional da Administração Pública.

Como trabalhar com Administração Pública?

O ingresso na área de Administração Pública pode ser feito de várias maneiras. O gestor público pode, por exemplo, candidatar-se às vagas disponíveis no setor privado ou aos processos seletivos de organizações não governamentais.

No entanto, um dos caminhos mais interessantes é, sem dúvidas, o âmbito público. Para fazer parte disso, o candidato precisa prestar concursos públicos, que são processos bastante concorridos. Por isso, a preparação em uma boa faculdade é fundamental para que você possa passar na frente da concorrência!

Qual é a faixa salarial desse profissional?

Outro ponto bastante interessante dessa profissão é a remuneração. Conhecer esses aspectos antes de mergulhar em uma carreira é muito importante. Por isso, a seguir, mostraremos qual é a média salarial de um gestor público!

A média de remuneração para esse profissional é de R$ 4.500,00, de acordo com levantamentos feitos pelo site Salário.com.br. Já o teto salarial da profissão, alcançado com experiência e especializações, gira em torno de R$ 12.700,00.

Para essa carreira, é necessário ter faculdade de Administração?

Não necessariamente. Os concursos para Administração Pública são abertos para pessoas com nível superior. Por isso, teoricamente, qualquer indivíduo graduado pode fazer parte do processo seletivo e, claro, ser muito bom em seu trabalho.

No entanto, é notável que certas faculdades preparam muito mais uma pessoa para esse tipo de profissão. O bacharelado em Administração é, sem dúvida, um bom exemplo. Nesse curso, o estudante entrará em contato com vários aspectos da gestão, incluindo alguns pontos importantes sobre a área pública.

Outra faculdade que pode fazer toda a diferença na preparação para os concursos (e, claro, para o dia a dia da profissão) é o tecnólogo em Gestão Pública. Aqui, as matérias são ainda mais direcionadas a esse fim, fazendo com que o aluno se prepare realmente para o que verá em seu cotidiano no trabalho.

Os dois cursos mencionados acima são oferecidos pela Unopar, faculdade reconhecida nacionalmente por sua excelência no ramo de graduações a distância, incluindo as 100% online e semipresenciais. Ao estudar aqui, o aluno também conta com o apoio do Canal Conecta, que reúne as melhores vagas de estágio do mercado e capacita ainda mais o futuro profissional.

Gostou de saber mais sobre a área de Administração Pública? Esse é um campo essencial para o funcionamento dos órgãos que permitem à sociedade viver com qualidade de vida e de acordo com tudo que está previsto em nossa Constituição. E aí, está pronto para encarar esse desafio? Então, prepare-se para começar uma graduação ou até obter o seu novo título quanto antes!

Para saber ainda mais esse assunto, que tal descobrir as vantagens de cursar Administração a distância? Confira o nosso post sobre o tema e tire as suas principais dúvidas com relação à modalidade e muito mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados