Tudo sobre o curso de Administração

administradora

Você está em busca de uma formação superior de qualidade para ter uma carreira de sucesso? O curso de Administração é uma excelente opção! Sua grade curricular diversificada abre um leque bastante variado de setores a seguir e permite que você seja inserido em qualquer tipo de empresa do mercado. Ou, caso deseje, que abra o seu próprio negócio e aplique os conhecimentos adquiridos em sua gestão.

Neste post, vamos abordar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre o Bacharelado em Administração. Vamos lá? 

Como é a graduação

O curso de Administração traz um misto de disciplinas das Ciências Humanas com algumas da área das Ciências Exatas, voltadas para a gestão dos recursos materiais, tais como Estatística e Matemática Financeira. 

Com toda essa variedade e amplitude de conteúdo, a formação em Administração prepara os futuros profissionais para enfrentar diferentes desafios do dia a dia das organizações, que vão desde a elaboração de estratégias de mercado até a gestão de conflitos internos em times. Conheça um pouco mais sobre o curso nos tópicos abaixo!

O que faz um profissional de Administração

O profissional de Administração é responsável por gerenciar recursos (sejam eles internos ou externos), e pessoas —, que podem ser pequenas equipes ou grandes conglomerados. Para isso, as disciplinas oferecidas na grade curricular têm o intuito de formar gestores para lidarem, entre outras coisas, com:

  • uso de novas tecnologias;
  • empreendedorismo;
  • aplicação eficaz de técnicas de negociação;
  • articulação de pessoas;
  • cumprimento de metas.

O Bacharelado em Administração é uma graduação que possibilita a abertura de muitas portas aos seus alunos. A união harmônica entre as disciplinas das Ciências Humanas com as de Ciências Exatas proporciona uma formação única, que é abrangente o suficiente para atender às demandas do mercado e para permitir que cada profissional foque na trilha que mais se encaixar em seu perfil.

Vantagens de cursar Administração EAD 

A opção pelo curso de Administração EAD proporciona algumas vantagens bastante interessantes para os alunos. A primeira delas está na aproximação dos profissionais com a tecnologia, que passa a fazer parte do seu cotidiano ao longo de toda a graduação.

Outro benefício importante é a flexibilidade de horários e a autonomia desenvolvida pela modalidade. O aluno tem mais abertura para escolher os melhores momentos do seu dia para estudar e precisa desenvolver mais responsabilidade e compromisso com a realização das atividades, o que proporciona um grande aprendizado prático sobre gestão.

Por fim, cabe ressaltar que o ensino a distância tem um custo-benefício mais atrativo que as demais opções. Por utilizar uma estrutura física mais enxuta, o valor da mensalidade é menor e mais fácil de ajustar ao orçamento mensal do estudante.

Modalidades disponíveis

O Bacharelado em Administração de Empresas pode ser realizado em três modalidades de ensino distintas: presencial, semipresencial ou EAD. 

Confira, a seguir, como funciona cada uma dessas opções!

Presencial

A modalidade presencial é a mais tradicional de todas, na qual os alunos recebem todo o conteúdo em sala de aula, na unidade onde se matricularam. Em geral, as aulas acontecem ao longo de toda a semana e, no caso de cursos noturnos, podem ter algumas disciplinas aos sábados. 

As atividades envolvem formatos multimídia, trabalhos individuais e em grupo, além de avaliações no decorrer dos períodos. É o formato mais indicado para quem faz questão de ir até a faculdade e de ter contato diário com os colegas de turma e com os professores. 

Semipresencial

No formato semipresencial, uma parte do conteúdo é oferecida no formato presencial e outra no formato a distância. Atualmente, muitos cursos de graduação presenciais migraram para esse modelo, oferecendo até 20% das disciplinas online em sua grade curricular

Isso permite que as pessoas que preferem as aulas in loco, mas que desejam ter um pouco mais de flexibilidade em sua grade de horários, possam aproveitar um pouco de cada cenário de forma equilibrada.

EAD

O EAD — ensino a distância — é a modalidade mais virtual de todas. O conteúdo é predominantemente entregue no formato virtual utilizando recursos como aulas gravadas, transmissões ao vivo e plataforma de ensino completa para o acompanhamento das atividades. 

O Brasil já contabiliza mais de 9 milhões de estudantes no EAD, o que mostra a grande aceitação da modalidade no mercado. Nos polos, os alunos podem assistir às transmissões com o acompanhamento de tutores e em companhia de sua turma, uma ou duas vezes na semana. 

A realização de trabalhos e avaliações é feita com o mesmo rigor que existe no formato presencial.

Administração é para você

A faculdade de Administração presencial ou a distância oferece muitas oportunidades, mas nem todo mundo se encaixa nessa carreira. Por isso, neste tópico vamos destacar qual é o perfil do estudante de Administração e quais são as habilidades que o mercado mais exige dos egressos do curso.

Como deve ser o estudante de Administração 

Veia empreendedora

Você é um empreendedor e seu sonho é montar o seu próprio negócio? O Bacharelado em Administração de empresas é o curso ideal!

A grade curricular traz disciplinas que ajudam a ter uma visão da gestão de uma empresa desde a sua abertura até sua fase de expansão. O aluno sai da graduação preparado para enfrentar desafios como captação de recursos, gerenciamento financeiro, gestão de pessoas e de recursos da cadeia de suprimentos. Tudo para garantir um negócio forte e próspero.

Gosto por liderança

Já se imaginou gerenciando pessoas? A graduação em Administração aqui da Unopar prepara você para isso. Nos conteúdos voltados para a Gestão de RH, temáticas como liderança e gestão de conflitos são oferecidos de forma prática, utilizando situações reais trazidas pelos professores, a partir de suas experiências no mercado.

Multidisciplinar

A faculdade de Administração abrange diferentes vertentes, visando a entrega e de conteúdos relevantes para a rotina de quem vai atuar de organizações de todos os tipos e tamanhos. Por isso, o estudante precisa lidar bem com essa multidisciplinaridade

Se o seu objetivo é se tornar um profissional de cargo mais elevado, será preciso ter essa visão mais ampla da empresa em relação ao mercado. É importante enxergar os pontos de interferência interna e externa e, acima disso, conseguir gerenciar todas essas questões de forma benéfica para a organização.

Visionário

O bacharel em Administração é um profissional visionário, à frente do seu tempo. O curso prepara o aluno para antever cenários, simulando as possibilidades do mercado futuro com mais precisão e segurança.

Tudo isso é adquirido com o auxílio de ferramentas tecnológicas e processuais, que permitem a aplicação das metodologias certas para cada tipo de situação. Os administradores, por formação, têm a capacidade de analisar as informações adequadas e utilizá-las para obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes levando a empresa à evolução constante.

Quais são as habilidades mais valorizadas na profissão

Visão estratégica

A Administração é muito mais do que uma disciplina, um cargo ou uma profissão. Ela engloba tudo isso e pode ser aplicada em diferentes momentos e setores de uma organização. Para isso, é fundamental que o profissional tenha uma visão mais estratégica acerca das decisões que precisa tomar à frente de equipes e empresas.

A resolução de problemas deve contemplar uma análise ampla da situação, considerando todos os agentes envolvidos. Ao mesmo tempo, é preciso ter foco no que mais importa no momento, mitigando e assumindo determinados riscos

A formação teórica e prática entrega as ferramentas e ensina como utilizá-las da melhor forma. Contudo, cada indivíduo carrega consigo as habilidades necessárias para aplicar tudo o que aprende em seu cotidiano.

Prontidão para tomadas de decisões

O bacharel em Administração deve ser um profissional assertivo. Suas decisões devem ser firmes e seguras, para gerar mais confiança em líderes, liderados e agentes externos. Parte disso são características pessoais de coragem e determinação. Contudo, ao longo da graduação, tais aspectos podem — e devem — ser desenvolvidos.

O mercado espera que o administrador saiba o que está fazendo e que o faça com qualidade e segurança. Isso só será possível se ele tiver uma formação adequada, que ensine teorias e práticas condizentes com a realidade que será enfrentada no decorrer da carreira.

Liderança 

Liderança é uma habilidade que não é exclusiva de quem está à frente de um time. Ela tem forte influência no cotidiano empresarial, no qual muitas decisões precisam ser tomadas a todo momento e, em determinadas situações, alguém precisará tomar as rédeas para que o desafio seja vencido.

Pessoas com a liderança bem-desenvolvida são mais autônomas e conseguem entender bem a necessidade de delegar e distribuir tarefas. Também tendem a trabalhar melhor em grupo, utilizando as forças de cada integrante em prol do crescimento e desenvolvimento de todos e do negócio.

Inovação

A inovação deve ser parte da essência do profissional de Administração de Empresas. Ela é uma das principais forças que levam sua carreira adiante e que promovem a evolução da organização. Em uma era na qual as transformações estão cada vez mais velozes, é preciso pensar e agir de forma inovadora a todo instante.

O mercado atual da fisioterapia

O Bacharelado em Administração de Empresas permite uma ampla gama de possibilidades profissionais. Nos tópicos a seguir, veja alguns exemplos dos campos no mercado de trabalho e as principais áreas de atuação nas quais esse profissional se encaixa.

Vasto campo no mercado de trabalho

O mercado de trabalho é bastante amplo para quem se forma em neste curso. A seguir, listamos as principais carreiras que o egresso pode trilhar após receber seu diploma de Administração. Acompanhe!

Administração Geral

A Administração Geral envolve a gestão de uma empresa de uma forma geral. Ela pode ser utilizada em micro e pequenas empresas, onde o profissional se torna responsável por todo o negócio, ou em empresas de maior porte, que possibilitam que essa gestão seja realizada de forma mais focada, em setores ou filiais. Outra vertente com boa empregabilidade é na área de Administração Pública.

Gestão Mercadológica

A Gestão Mercadológica está relacionada à visão externa à empresa. O administrador que escolhe essa vertente analisa os impactos positivos e negativos dos agentes externos, além de lidar com a gestão de diferentes tipos de stakeholders, como clientes, fornecedores e parceiros de negócio. Outro ponto importante, é que se trata de uma posição que demanda muita avaliação da concorrência e das tendências do mercado.

Negócios Internacionais

A área de Negócios Internacionais é ideal para quem tem grandes ambições. Esse profissional deve estar disposto a trabalhar em grandes organizações e a enfrentar desafios maiores e mais complexos.

Por envolver diferentes países, as práticas comuns ao cenário brasileiro nem sempre poderão ser aplicadas. Por esse motivo, essa é uma trilha mais específica da carreira em Administração. Envolve mais estudo de mercado e domínio de outros idiomas, em especial o inglês e o espanhol.

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Analisando a cadeia de suprimento — supply chain — de qualquer tipo de empresa de ponta a ponta, é fácil perceber o quanto ela pode ser bastante longa. Independentemente de qual seja o ponto da cadeia em que a organização esteja, ela é apenas parte de um conjunto muito maior que precisa estar em sintonia.

Os administradores têm uma visão mais ampla dos processos no supply chain, o que garante uma gestão mais eficiente que começa na gestão de compras e vai até a outra ponta, na entrega dos produtos e serviços aos clientes.

Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoas é um dos vieses essenciais da formação em Administração, já que todo profissional precisa lidar com pessoas em sua rotina. Quando o assunto é liderança, isso se torna ainda mais importante.

A faculdade de Administração contempla disciplinas focadas na gestão de equipes, tanto as mais específicas e menores quanto as maiores e multidisciplinares. Além disso, são ensinadas diversas técnicas de RH para a contratação, o desenvolvimento e a retenção dos melhores talentos do mercado.

Gestão Financeira 

Pensar em gestão sem pensar em finanças é bem difícil. Afinal, o dinheiro é o elemento que acaba determinando muitas coisas dentro de uma organização. Os administradores são habilitados para lidar com tais questões com máxima eficiência, desde a elaboração do plano orçamentário até as iniciativas para a redução de custos em tempos de necessidade e investimentos adequados em tempos de crescimento e expansão do negócio.

Ensino e Pesquisa

Além da atuação no mercado de trabalho, quem se forma no curso de Administração de empresas pode se dedicar à docência, em período integral ou parcial. Aqui na Unopar, os professores são profissionais atuantes no mercado, que vivem a rotina da profissão em seu cotidiano e trazem suas experiências para a sala de aula. 

Quem quer seguir por esse caminho precisa realizar uma especialização na área escolhida para aprofundar seus conhecimentos teóricos, além de ter a habilidade de ensinar. É uma carreira que ajuda a aprimorar a qualidade das atividades realizadas na empresa e a fortalecer a docência em visão mercadológica.

Possibilidades de atuação multidisciplinar

Uma das principais vantagens do Bacharelado em Administração está na multidisciplinaridade do curso. O profissional pode optar por carreiras mais específicas ou mais generalizadas, aplicando os diversos conhecimentos adquiridos no decorrer dos estudos. Entre as tantas posições que um administrador pode ocupar, destacamos as mais habituais, a seguir. 

Gestor de área

O gestor de área é uma das ocupações mais frequentes em uma carreira de Administração de Empresas. O cargo pode ser ocupado pelo recém-formado que já esteja inserido no mercado e detenha uma boa base de conhecimento na empresa na qual está alocado. A obtenção do diploma de bacharel em Administração é um excelente argumento para quem deseja pleitear um posto de liderança.

Os gestores de área devem dominar a parte operacional do setor, bem como saber lidar com questões financeiras e estratégicas. Outro ponto importante é demonstrar habilidades para lidar com pessoas, tais como a resiliência e a comunicação eficiente.  

Diretor de Recursos Humanos

Na trilha de gestão de pessoas, o Administrador pode começar pelo cargo de analista e seguir evoluindo até se tornar Diretor de RH. O caminho a ser percorrido demanda muito estudo e trabalho, desde questões operacionais até a parte mais estratégica da área. É essencial que quem opte por essa estrada tenha em mente o desenvolvimento constante e o cuidado com a parte humana das relações.

Um bom Diretor de Recursos Humanos promove o bem-estar físico e mental de seus colaboradores, transforma a organização em uma empresa desejada pelos melhores talentos do mercado e, ainda, entrega resultados financeiros de excelência para o negócio como um todo.

CMO

O CMO (Chief Marketing Officer, ou Diretor de Marketing) é a posição máxima da carreira de Marketing de uma empresa. A graduação em Administração de Empresas oferece os fundamentos teóricos e práticos necessários para que o profissional siga por essa trilha e tenha a capacidade de ir em busca de conhecimentos complementares que ajudarão na qualificação específica demandada pelo mercado no qual está inserido.

O ponto de diferenciação de um CMO que se forma administrador está na grade curricular do curso, que permite que ele siga pelo Marketing ou Administração, tendo uma visão mais ampla e gerencial para como profissional. Assim, ele tem mais embasamento para tomar as melhores decisões exigidas pelo cargo.

CFO

O CFO (Chief Financial Officer, ou Diretor Financeiro) é o cargo concedido a quem está à frente das finanças da organização. Para alcançar esse cargo, é imprescindível gostar de números e ter um excelente domínio de matérias como Matemática Financeira, Estatística e Mercado Financeiro e de Investimentos.

O CFO é a pessoa que define o direcionamento que a empresa deve adotar em relação à parte financeira do negócio, tais como onde investir, quais os montantes precisam ser faturados para o cumprimento das metas definidas no planejamento estratégico, quais são as limitações orçamentárias que cada time terá anualmente e como lidar com as mudanças de cenários frequentemente impostas pelo mercado.

CEO

O CEO (Chief Executive Officer, ou Diretor Executivo) é a principal posição a ser ocupada uma empresa. Ele é o responsável por todas as decisões finais da organização e isso implica em levá-la para um grande momento de crescimento e expansão ou pode culminar em grandes problemas, prejudicando-a fortemente.

Frente a tanta responsabilidade, é um cargo que exige muito esforço e dedicação ao estudo do mercado e do negócio. Esse profissional precisa conhecer bem um pouco de cada área e estabelecer um bom relacionamento com todas as lideranças para que se consiga o alinhamento ideal nas decisões a serem tomadas. 

Empresário

O empresário (ou profissional autônomo) é aquela pessoa que monta o seu próprio negócio. Muitas vezes, ele precisa exercer várias funções simultaneamente, principalmente no período inicial da empresa. O que representa um importante desafio. Cabe ressaltar que os primeiros meses de operação são os mais críticos e determinantes para o seu fracasso ou para o seu sucesso.

Com o conhecimento adquirido na faculdade de Administração, a gestão dessa nova empresa se torna muito mais eficaz, o que possibilita o crescimento do negócio. Novas contratações ajudam na distribuição das tarefas e as chances de expansão são bem maiores.

Fundador de startup

As startups são empresas que enfrentam alguns desafios a mais no mercado até se estabelecerem. Por definição, elas devem apresentar duas características marcantes:

  • trazer uma solução inovadora;
  • ser escalável.

A geração mais recente de profissionais a ingressar no mercado é formada por jovens que já nasceram na era digital. Isso faz com que eles tenham mais facilidade em desenvolver em soluções tecnológicas de melhor aceitação no mercado. Essa geração enxerga oportunidades de novas soluções em dores atuais da população, além de maneiras inovadoras de atender às novas demandas que surgem a cada dia.

O curso de Administração EAD ou presencial oferece um excelente o suporte teórico que ajudam os estudantes a colocarem todas essas ideias em prática. Por meio de ferramentas e metodologias em desenvolvimento e já consagradas no mercado, eles são aptos a desenvolver produtos e serviços inovadores, sustentáveis e altamente rentáveis.

Agora que você aprendeu todas essas informações sobre o curso, que tal começar uma nova fase em sua vida? Aqui na Unopar você pode fazer a sua graduação em Administração nas modalidades presencial e EAD, além de contar com polos educacionais em todo o país.

Então, não perca mais o seu tempo e inscreva-se já no vestibular de Administração da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.