Quer uma bolsa do Prouni para Agronomia? Veja como conseguir

agronomia prouni

Desconto nota do Enem

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma porta de entrada para brasileiros que desejam entrar no curso superior. Só em 2020, segundo dados do MEC, foram mais de 1,5 milhão de inscrições. Para quem se interessa pelas ciências agrárias, existe a oportunidade de conquistar uma bolsa em Agronomia pelo Prouni.

Se você quiser conquistar uma vaga, não basta se encaixar nos requisitos. É preciso conhecer bem como funciona a seleção do Prouni e, com as novas informações, usar estratégias inteligentes.

Para facilitar sua vida, aqui nó separamos tudo que você precisa para conquistar uma das vagas de Agronomia no Prouni, uma área cada vez mais promissora nas regiões do Brasil. Fique conosco até o final do post e aproveite as dicas!

Confira os requisitos do Prouni

O candidato do Prouni deve ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alcançado a pontuação mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Na seleção para o curso escolhido, quanto maior for a nota do Enem, maior é a chance de conquistar uma vaga.

Para participar do Prouni, também é preciso atender, ao menos, a um dos seguintes requisitos:

  • ter cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino (ou na rede particular com bolsa de estudo integral);
  • ter completado o ensino médio parcialmente na rede pública e parcialmente na rede particular com bolsa integral;
  • ser uma pessoa com deficiência;
  • integrar o quadro permanente de professores da rede pública de ensino básico e concorrer a uma vaga em Pedagogia ou um curso superior de licenciatura — o candidato que atende a esse requisito não precisa comprovar sua renda.

Para concorrer a uma bolsa parcial (50%), é preciso comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Já para a integral (100%), esse valor pode chegar até 1,5 salário mínimo.

Faça a inscrição no site oficial

O processo de inscrição no Prouni é aberto duas vezes ao ano, no site oficial do programa. Veja o passo a passo para fazer sua inscrição:

Login

Quando estiver aberto o período para participar do Prouni, o candidato deve acessar o site do programa para inserir seu número de inscrição e sua senha da última edição do Enem.

Se você perdeu ou não se lembra desses dados, é possível recuperar o número da inscrição ou a senha no site oficial do Enem.

Dados do Candidato

Feito o login no sistema do Prouni, será preciso confirmar os seus dados do Enem na parte “Dados do candidato”. Antes de clicar em “Salvar e prosseguir”, veja se está tudo ok e corrija informações erradas ou desatualizadas.

Questionário

O próximo passo é preencher um rápido questionário sobre informações pessoais. O sistema do Prouni faz perguntas sobre a escola onde você cursou o ensino médio (rede pública ou particular), sua cor/raça, se você é um candidato com deficiência, se é um professor da rede pública de ensino, entre outras questões bem simples.

Grupo Familiar

Em seguida, é preciso responder algumas questões sobre a sua renda familiar. Depois de preencher as respostas, o próprio sistema faz o cálculo para indicar o resultado dos valores por pessoa.

É importante tomar cuidado para não errar nesse momento, pois o sistema do Prouni pede para que os candidatos comprovem cada informação preenchida.

Escolher as opções de curso

O último passo é escolher duas opções de curso superior para disputar uma vaga. Você pode, se quiser, escolher a mesma graduação nas duas alternativas, em faculdades ou unidades diferentes da mesma instituição.

Tour pela prova do Enem

Só lembrando que a concorrência no Prouni acontece entre candidatos que escolheram as mesmas opções de curso, faculdade, unidade e turno (matinal, vespertino ou noturno).

Pesquise pela nota de corte

Para aumentar suas chances de aprovação, pesquise com antecedência a nota de corte para a vaga que você quer disputar no Prouni. Isso vai dar uma noção de quanto precisa tirar no Enem para brigar pela oportunidade.

Só lembrando que a nota de corte é a pontuação do último candidato aprovado dentro do número de vagas. Para cada opção de curso, faculdade, unidade e turno, existe uma pontuação.

Veja, a seguir, a maior e a menor nota de corte para Agronomia no Prouni 2020. Assim, você consegue visualizar melhor a pontuação que precisa para ser um dos classificados:

  • maior nota de corte para Agronomia: 651.06 pontos
  • menor nota de corte para Agronomia: 552.72 pontos

Considerando a maior e a menor pontuação, temos a média de 603.56 pontos para o curso de Agronomia no Prouni.

Pontuações acima dessa média não garantem que você tenha uma bolsa! As notas de corte mudam com o passar do tempo, porque os candidatos nunca são os mesmos a cada edição do Prouni. A nota serve para você ter um parâmetro de quanto precisa para ser aprovado.

Considere outras as opções de ingresso

Caso você não se encaixe nos requisitos para participar do Prouni, pode ficar tranquilo! Aqui na Unopar, os estudantes podem usar a nota do Enem para entrar em Agronomia e em qualquer outro curso superior. Dessa forma, você não precisa fazer a prova de vestibular e ainda concorre a uma bolsa de estudo de até 100% da mensalidade.

Outras formas de ingresso são o vestibular online e o vestibular tradicional da Unopar. Fazendo sua inscrição, você também pode conseguir descontos na mensalidade –– ou seja, é uma ótima maneira de economizar no valor da faculdade de Agronomia.

Conheça os diferenciais da Unopar

Se você ainda busca uma faculdade para cursar Agronomia, conheça os diferenciais da Unopar. Nossas opções de bolsas de estudo e descontos na mensalidade tornam a graduação ainda mais acessível, sem a necessidade de participar do Prouni.

A grade curricular do curso está voltada para os desafios do profissional no que se refere às técnicas de agricultura e ciências do solo, princípios sobre as plantas, vida animal e tudo mais o que se estuda em Agronomia.

A Unopar ainda oferece exclusivamente aos seus alunos a Aula Destaque, com toda a experiência de profissionais que já trilharam o caminho em diferentes áreas de atuação.

Além disso, o aluno da Unopar tem acesso ao Canal Conecta, um portal online de empregos em diferentes regiões do país. Os alunos aprendem tudo sobre Agronomia em sala de aula e conseguem ver, na prática, o que estudaram desde cedo no mercado de trabalho.

Inscreva-se no vestibular!

Agora você já sabe como concorrer a uma vaga em Agronomia no Prouni. Esse pode ser o primeiro passo para trabalhar com o manejo de recursos naturais, ciências do solo e desenvolvimento de produtos agrícolas. Se você não se encaixa nos critérios do programa governamental, não se desespere, pois essa não é a única forma de ingressar no curso.

Chegou a hora de ampliar sua chance de garantir uma vaga em Agronomia. Não perca mais tempo e inscreva-se agora no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados