
O setor agropecuário vem conquistando cada vez mais espaço e importância no mercado, sendo uma área bastante convidativa para quem deseja o sucesso na carreira. Quem se forma no curso de Bacharelado em Agronomia pode aproveitar as inúmeras oportunidades de desenvolvimento profissional que o segmento oferece.
A graduação conta com uma grade curricular multidisciplinar, que prepara os futuros agrônomos para atender às demandas dos empregadores. A depender da área, é possível desempenhar diferentes funções, como de gestão rural, vigilância sanitária, pesquisa e ensino.
Acompanhe a seguir e confira quais são as principais áreas da Agronomia e as possibilidades que elas oferecem aos profissionais.
- 1 Quais são as áreas de atuação da Agronomia?
- 2 Desenvolvimento de defensivos agrícolas
- 3 Gestão da propriedade rural
- 4 Viabilização da melhoria na nutrição animal
- 5 Otimização e manejo do solo
- 6 Atividades na área acadêmica
- 7 Defesa sanitária
- 8 Aplicação de estratégias de fitotecnia
- 9 Produção agroindustrial
- 10 Qual é a importância de escolher uma boa faculdade para os estudos?
Quais são as áreas de atuação da Agronomia?
Quem deseja aprender tudo sobre Agronomia, entendendo quais são as áreas de atuação mais promissoras e as especialidades da carreira, deve cursar uma graduação de qualidade. Assim, dá para ficar por dentro das técnicas e conhecimentos relacionados com o setor agropecuário.
Para além de trabalhar com animais e cultivo de alimentos, quem se dedica às Ciências Agrárias pode desempenhar uma série de funções em diferentes postos de emprego. Na faculdade, o futuro agrônomo aprende sobre gestão, planejamento, coordenação, dentre outras etapas que fazem parte do processo de produção agrícola.
Após a formação acadêmica, o profissional pode optar por um dos diversos segmentos que a profissão oferece. Confira, a seguir, quais são as principais áreas de atuação em Agronomia e como é a rotina de trabalho em cada cargo.
Desenvolvimento de defensivos agrícolas
Atualmente, o processo de regulamentação e aprovação de defensivos agrícolas é bastante rígido e complexo em todo o mercado mundial. Isso porque existem diversos tratados internacionais que regulam o processo de desenvolvimento, produção e comercialização desse tipo de produto.
Tendo conhecimento da legislação e da política agropecuária, o agrônomo é um dos profissionais mais requisitados para atuar no cargo. Ele realiza simulações, testes e registro dos defensivos agrícolas para que sejam avaliados e validados por auditorias e órgãos governamentais oficiais. O objetivo é garantir segurança, controle e qualidade.
Gestão da propriedade rural
Outra possibilidade é atuar na administração de propriedades rurais. Essa tarefa exige profissionais aptos para realizar planejamentos e desenvolver estratégias de gestão que aumentam a produtividade da unidade.
Nessa área, o agrônomo pode trabalhar com supervisão, coordenação, organização e controle de todos os aspectos relacionados com o gerenciamento e a administração da propriedade rural. Esse é, sem dúvidas, um dos segmentos da Agronomia que mais empregam –– em consequência, oferece bons rendimentos para quem conquista qualificação e diferencial. A média salarial aqui é superior a R$ 7 mil*.
Viabilização da melhoria na nutrição animal
Na lista de o que faz o agrônomo, também se encontra viabilizar a melhoria da nutrição de animais no campo e nos centros de criação. O profissional zela pela qualidade da alimentação e da ração animal. Com isso, evita patologias e doenças que possam acometer os seres vivos.
Além disso, o agrônomo da área pode contribuir para o desenvolvimento de produções mais sustentáveis nos rebanhos, permitindo o aumento da qualidade dos nutrientes para os animais.
Otimização e manejo do solo
Nesse segmento, o agrônomo atua com a recuperação de matas devastadas e cuida do plantio e manejo de áreas de reflorestamento. A otimização e manejo do solo é um fator essencial para a qualidade da produção agrícola, sendo uma das áreas que mais empregam profissionais qualificados.
O profissional ainda pode ter como função a preservação de biomas e o aproveitamento mais sustentável das florestas e dos ambientes reservados aos cultivos agropecuários.
Atividades na área acadêmica
Outra área promissora é a da pesquisa, que tem exigido cada vez mais profissionais para o desenvolvimento e descoberta de novos produtos para a produção animal e vegetal. O agrônomo pode atuar com ensino em faculdades ou, até mesmo, ministrando cursos livres e palestras.
Esse é um interessante segmento para quem deseja ter uma carreira dinâmica e diversificada, ampliando as possibilidades de empregabilidade na profissão.
Defesa sanitária
Na área de defesa sanitária, o agrônomo deve lidar com a qualidade dos alimentos de origem vegetal ou animal. Sua função é atuar junto a profissionais de outros setores, como médicos veterinários e biólogos. Com isso, garante que os produtos alimentícios sejam produzidos e comercializados com qualidade e segurança.
Quem se especializa no setor pode se candidatar a concursos públicos para atuar em órgãos de vigilância sanitária, tendo mais chances de alcançar bons rendimentos e estabilidade financeira e profissional.
Aplicação de estratégias de fitotecnia
A fitotecnia tem objetivo de otimizar os sistemas produtivos, considerando o melhoramento genético e a produção de sementes e mudas para plantio, irrigação e colheita. O foco é, justamente, atingir maior produtividade nas plantações, auxiliando os produtores a estabelecerem um melhor posicionamento no mercado.
Nesse sentido, o agrônomo deve contar com amplo conhecimento e técnicas específicas relacionadas com a anatomia vegetal, para desenvolver e aprimorar os sistemas de produção de culturas.
Produção agroindustrial
Nesse setor, o profissional atua diretamente com o gerenciamento da industrialização de produtos agrícolas. A agroindústria considera a sazonalidade, a perecibilidade e a heterogeneidade de cada matéria-prima. Por isso, a área é ainda mais complexa do que outras atividades agropecuárias.
Para atuar no segmento, o agrônomo precisa estar atualizado em relação aos avanços tecnológicos que agregam valor ao processo produtivo, como agricultura de precisão e geoprocessamento.
Qual é a importância de escolher uma boa faculdade para os estudos?
Para adquirir diferencial entre os concorrentes, é fundamental optar por uma boa instituição de ensino superior para a formação acadêmica. Esse é um requisito básico para muitos empregadores do setor. Portanto, é essencial escolher uma faculdade reconhecida pelo MEC para ter uma boa impressão no mercado de trabalho.
Aqui na Unopar, nossos estudantes são qualificados para atuarem diretamente com a produção agropecuária e agrícola, buscando atender às atuais demandas do agronegócio. A grade curricular conta com disciplinas específicas e eletivas da Agronomia, formando profissionais que consigam desenvolver novas técnicas e conhecimentos visando a sustentabilidade, a produtividade e a qualidade das produções.
Isso sem falar nos benefícios exclusivos para o desenvolvimento do profissional e de seu currículo. Um deles é o Canal Conecta, que oferece as melhores vagas de emprego e estágio aos nossos estudantes.
Agora é com você!
Ao conhecer as diferentes áreas da Agronomia, o aluno pode optar por um segmento que seja mais adequado para o seu perfil profissional. Existem oportunidades em inúmeros cargos e funções –– por isso, é fundamental se preparar bem no período da faculdade para aproveitar as possibilidades de crescimento e desenvolvimento acadêmico.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e se inscreva no vestibular da Unopar para garantir agora mesmo a sua vaga no ensino superior!
*Sujeito a alterações