Conheça as principais áreas da Agronomia para atuar

áreas da agronomia

Desconto nota do Enem

O setor agropecuário vem conquistando cada vez mais espaço e importância no mercado, sendo uma área bastante convidativa para quem deseja o sucesso na carreira. Quem se forma no curso de Bacharelado em Agronomia pode aproveitar as inúmeras oportunidades de desenvolvimento profissional que o segmento oferece.

A graduação conta com uma grade curricular multidisciplinar, que prepara os futuros agrônomos para atender às demandas dos empregadores. A depender da área, é possível desempenhar diferentes funções, como de gestão rural, vigilância sanitária, pesquisa e ensino.

Acompanhe a seguir e confira quais são as principais áreas da Agronomia e as possibilidades que elas oferecem aos profissionais.

Quais são as áreas de atuação da Agronomia?

Quem deseja aprender tudo sobre Agronomia, entendendo quais são as áreas de atuação mais promissoras e as especialidades da carreira, deve cursar uma graduação de qualidade. Assim, dá para ficar por dentro das técnicas e conhecimentos relacionados com o setor agropecuário.

Para além de trabalhar com animais e cultivo de alimentos, quem se dedica às Ciências Agrárias pode desempenhar uma série de funções em diferentes postos de emprego. Na faculdade, o futuro agrônomo aprende sobre gestão, planejamento, coordenação, dentre outras etapas que fazem parte do processo de produção agrícola.

Após a formação acadêmica, o profissional pode optar por um dos diversos segmentos que a profissão oferece. Confira, a seguir, quais são as principais áreas de atuação em Agronomia e como é a rotina de trabalho em cada cargo.

Desenvolvimento de defensivos agrícolas

Atualmente, o processo de regulamentação e aprovação de defensivos agrícolas é bastante rígido e complexo em todo o mercado mundial. Isso porque existem diversos tratados internacionais que regulam o processo de desenvolvimento, produção e comercialização desse tipo de produto.

Tendo conhecimento da legislação e da política agropecuária, o agrônomo é um dos profissionais mais requisitados para atuar no cargo. Ele realiza simulações, testes e registro dos defensivos agrícolas para que sejam avaliados e validados por auditorias e órgãos governamentais oficiais. O objetivo é garantir segurança, controle e qualidade.

Gestão da propriedade rural

Outra possibilidade é atuar na administração de propriedades rurais. Essa tarefa exige profissionais aptos para realizar planejamentos e desenvolver estratégias de gestão que aumentam a produtividade da unidade.

Nessa área, o agrônomo pode trabalhar com supervisão, coordenação, organização e controle de todos os aspectos relacionados com o gerenciamento e a administração da propriedade rural. Esse é, sem dúvidas, um dos segmentos da Agronomia que mais empregam –– em consequência, oferece bons rendimentos para quem conquista qualificação e diferencial. A média salarial aqui é superior a R$ 7 mil*.

Viabilização da melhoria na nutrição animal

Na lista de o que faz o agrônomo, também se encontra viabilizar a melhoria da nutrição de animais no campo e nos centros de criação. O profissional zela pela qualidade da alimentação e da ração animal. Com isso, evita patologias e doenças que possam acometer os seres vivos.

Além disso, o agrônomo da área pode contribuir para o desenvolvimento de produções mais sustentáveis nos rebanhos, permitindo o aumento da qualidade dos nutrientes para os animais.

Otimização e manejo do solo

Nesse segmento, o agrônomo atua com a recuperação de matas devastadas e cuida do plantio e manejo de áreas de reflorestamento. A otimização e manejo do solo é um fator essencial para a qualidade da produção agrícola, sendo uma das áreas que mais empregam profissionais qualificados.

O profissional ainda pode ter como função a preservação de biomas e o aproveitamento mais sustentável das florestas e dos ambientes reservados aos cultivos agropecuários.

Tour pela prova do Enem

Atividades na área acadêmica

Outra área promissora é a da pesquisa, que tem exigido cada vez mais profissionais para o desenvolvimento e descoberta de novos produtos para a produção animal e vegetal. O agrônomo pode atuar com ensino em faculdades ou, até mesmo, ministrando cursos livres e palestras.

Esse é um interessante segmento para quem deseja ter uma carreira dinâmica e diversificada, ampliando as possibilidades de empregabilidade na profissão.

Defesa sanitária

Na área de defesa sanitária, o agrônomo deve lidar com a qualidade dos alimentos de origem vegetal ou animal. Sua função é atuar junto a profissionais de outros setores, como médicos veterinários e biólogos. Com isso, garante que os produtos alimentícios sejam produzidos e comercializados com qualidade e segurança.

Quem se especializa no setor pode se candidatar a concursos públicos para atuar em órgãos de vigilância sanitária, tendo mais chances de alcançar bons rendimentos e estabilidade financeira e profissional.

Aplicação de estratégias de fitotecnia

A fitotecnia tem objetivo de otimizar os sistemas produtivos, considerando o melhoramento genético e a produção de sementes e mudas para plantio, irrigação e colheita. O foco é, justamente, atingir maior produtividade nas plantações, auxiliando os produtores a estabelecerem um melhor posicionamento no mercado.

Nesse sentido, o agrônomo deve contar com amplo conhecimento e técnicas específicas relacionadas com a anatomia vegetal, para desenvolver e aprimorar os sistemas de produção de culturas.

Produção agroindustrial

Nesse setor, o profissional atua diretamente com o gerenciamento da industrialização de produtos agrícolas. A agroindústria considera a sazonalidade, a perecibilidade e a heterogeneidade de cada matéria-prima. Por isso, a área é ainda mais complexa do que outras atividades agropecuárias.

Para atuar no segmento, o agrônomo precisa estar atualizado em relação aos avanços tecnológicos que agregam valor ao processo produtivo, como agricultura de precisão e geoprocessamento.

Qual é a importância de escolher uma boa faculdade para os estudos?

Para adquirir diferencial entre os concorrentes, é fundamental optar por uma boa instituição de ensino superior para a formação acadêmica. Esse é um requisito básico para muitos empregadores do setor. Portanto, é essencial escolher uma faculdade reconhecida pelo MEC para ter uma boa impressão no mercado de trabalho.

Aqui na Unopar, nossos estudantes são qualificados para atuarem diretamente com a produção agropecuária e agrícola, buscando atender às atuais demandas do agronegócio. A grade curricular conta com disciplinas específicas e eletivas da Agronomia, formando profissionais que consigam desenvolver novas técnicas e conhecimentos visando a sustentabilidade, a produtividade e a qualidade das produções.

Isso sem falar nos benefícios exclusivos para o desenvolvimento do profissional e de seu currículo. Um deles é o Canal Conecta, que oferece as melhores vagas de emprego e estágio aos nossos estudantes.

Agora é com você!

Ao conhecer as diferentes áreas da Agronomia, o aluno pode optar por um segmento que seja mais adequado para o seu perfil profissional. Existem oportunidades em inúmeros cargos e funções –– por isso, é fundamental se preparar bem no período da faculdade para aproveitar as possibilidades de crescimento e desenvolvimento acadêmico.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e se inscreva no vestibular da Unopar para garantir agora mesmo a sua vaga no ensino superior!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados