Áreas do Marketing Digital: Saiba o que está em alta!

marketing salário

As áreas do Marketing Digital são muitas, no entanto, existem aquelas que se destacam por estarem em alta e por pagarem mais. Assim, conheça sete opções bem relevantes e competitivas no mercado atual. Logo, veja qual combina mais com o seu perfil profissional.

Quais são as áreas de atuação em Marketing Digital?

Esse setor tem como objetivo usar estratégias e ferramentas, a fim de divulgar marcas, produtos e serviços. Para isso, utilizam o ambiente virtual e as mídias sociais.

Não há dúvidas de que esse ramo é um dos que estão em crescimento constante. Dessa forma, o número de profissionais interessados nela é cada vez maior. 

Diante disso, é essencial conhecer quais são as áreas do Marketing Digital que mais estão em alta no mercado. Logo, assim são elas:

  1. Analista de Inbound Marketing;
  2. Produtor de conteúdo;
  3. Analista de SEO;
  4. Design;
  5. Analista de e-commerce;
  6. Consultoria;
  7. Social Media.

1 – Analista de Inbound Marketing

O que esse profissional faz aqui é desenvolver formas de gerar tráfego em um blog e até mesmo leads, de acordo com um funil de vendas. Além disso, promove a relação entre fornecedores, parceiros, bem como clientes. O dia a dia desse profissional envolve:

  • Criação de conteúdo para landing pages;
  • Mandar newsletter para novos consumidores;
  • Automatizar estratégias de marketing.

Este é um dos setores mais em alta no país, entretanto, também é um dos mais recentes. Assim, para seguir nessa área, é só se formar em Marketing Digital, Comunicação ou Publicidade.

2 – Produtor de conteúdo é uma das áreas do Marketing Digital

Uma das funções mais valorizadas no mercado hoje em dia é essa. Dessa forma, o profissional tem que ser criativo e desenvolver por meio da língua portuguesa, um conteúdo de qualidade capaz de atrair um determinado público.

Por meio desse material, o usuário conhece a empresa por trás disso, bem como o seu produto ou serviço. Então, faz parte do dia a dia de um produtor de mídia:

  • Elaborar estratégias de Inbound Marketing;
  • Desenvolver conteúdos para as redes sociais para obter engajamento;
  • Gerar mais tráfego em um blog ou site;
  • Realizar podcasts;
  • Desenvolver novas ideias para a marca;
  • Criar conteúdo para e-books ou roteiro para vídeos.

As graduações necessárias para atuar como produtor de conteúdo

Para trabalhar nessa que é uma das áreas em alta, é essencial se formar em Marketing Digital, Publicidade ou Letras. Assim, o profissional pode ser contratado por uma agência ou atuar como autônomo.

3 – Analista de SEO

Uma das áreas do Marketing Digital que toda empresa que possui um blog necessita. Isso porque, uma das funções do profissional é otimizar os mecanismos de buscas e assim, melhorar o ranqueamento de um site na web.

O SEO é uma das estratégias de marketing mais eficientes e uma das principais formas de elevar um blog para a primeira página de resultados do Google. O que, sem dúvida, gera mais audiência e atrai novos clientes.

4 – Uma das áreas do Marketing Digital é o de design

Um dos setores que tem grande relevância para o Marketing, já que é o responsável por transmitir mensagens ao público, porém, por meio de imagens. 

A função desse especialista é estudar as cores, além de diferentes formatos e texturas. Assim, é fundamental que esse profissional tenha muita criatividade e se mantenha bem atualizado na área de tecnologia. 

Dito isso, ter profundo conhecimento sobre Photoshop, Illustrator e CorelDraw faz parte do seu dia a dia. Também é importante ser observador e focado. Pois é necessário que cada detalhe do seu trabalho esteja de acordo com a mensagem que deseja transmitir. 

O design, como uma das áreas do Marketing Digital mais em alta, abrange atividades como:

  • Criação de sites;
  • Desenvolver logos e branding;
  • Fazer a diagramação de ebooks e revistas digitais;
  • Realizar trabalhos de ilustração;
  • Editar vídeos;
  • Criar mídia nas redes sociais;
  • Desenvolver peças de animação digital.

Uma das áreas mais bem pagas

É possível trabalhar em uma grande empresa, agência de publicidade ou ainda seguir como profissional freelancer.

5 – Analista de e-commerce

Desde o início da pandemia de Covid-19, às compras virtuais têm caído no gosto dos consumidores e assim, estão se tornando cada vez mais populares. 

Para migrar para esse ambiente digital, empresas e comércios precisam da ajuda de alguém especializado, o analista de e-commerce. Dessa forma, é esse profissional que lida com:

  • Estratégias de conversão de clientes;
  • Precificação;
  • Análise das métricas e dados;
  • Logística.

O perfil do analista de e-commerce requer o gosto por planejamento e ser bom nisso, a fim de criar maneiras de atrair cada vez mais consumidores e como resultado, gerar mais vendas.

6 – Consultoria é uma das áreas do Marketing Digital

Um dos destaques nesse segmento, sem dúvida. Dessa maneira, esse profissional trabalha na execução de projetos e também ajuda equipes no desenvolvimento de ideias.

Essa é uma das áreas mais bem pagas deste ramo e é uma das que mais exige que o formando tenha total conhecimento sobre Marketing, incluindo suas estratégias e principais ferramentas.

O consultor age de modo independente, faz os próprios horários. Assim, a sua função é orientar pessoas sobre esse que é um dos setores de maior crescimento no mercado.

7 – Social Media

Aqui, a função do profissional é cuidar das redes sociais do cliente, seja profissional ou de uma empresa. Então, ao contrário do que muitos acreditam, esse trabalho exige muito estudo e atualização constante.

Essa é uma das áreas em alta hoje em dia, afinal, os usuários estão cada vez mais presentes nos ambientes digitais. Dessa maneira, é papel do social media:

  • Elaborar um cronograma de posts;
  • Criar relatórios;
  • Desenvolver conteúdo para as redes sociais;
  • Gerenciar os comentários e interações do público.

O perfil desse profissional requer um olhar mais analítico, criatividade, persuasão e comunicação assertiva. A fim de se conectar com os usuários e atrair bons resultados para a empresa.

Aqueles que se formam em Letras, Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade podem atuar nesse setor. Assim, é uma das principais áreas do Marketing Digital atualmente.

Garanta a sua graduação na Unopar

Uma das faculdades de maior prestígio no país e de fato, oferece grandes vantagens aos seus alunos. Afinal, a instituição conta com diferenciais que agregam mais qualidade ao aprendizado de seus estudantes. Dentre eles:

  • Ensino que te prepara para o mercado de trabalho;
  • Professores de excelência;
  • Ótima infraestrutura;
  • Canal exclusivo para vagas de estágio e emprego.

Dê início a sua carreira de sucesso em uma das áreas de Marketing Digital. Por isso, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.