O que faz um profissional de Artes Visuais? Conheça as principais funções!

estudante de artes visuais ead

Desconto nota do Enem

Hoje, o profissional de Artes Visuais pode atuar em várias áreas e transmitir mensagens com inovação e criatividade. Então, se você gosta de inventar coisas novas e tem uma visão diferente de como fazer isso, esse curso é o ideal para construir sua carreira.

O que faz um profissional de Artes Visuais em diferentes ramos?

Este perito atua tanto no mercado da educação, quanto no meio da indústria criativa com vários tipos de linguagens artísticas como:

  • Desenho;
  • Pintura;
  • Escultura;
  • Fotografia;
  • Cinema, entre outros.

O artista visual pode ser autônomo, abrir seu próprio negócio ou até mesmo trabalhar em museus, galerias de arte, teatros, agências de marketing e muitos outros locais com diversas funções. Enfim, há um mundo de possibilidades para os peritos no ramo.

Na educação ele pode dar aulas no Ensino Básico, ser educador em museus ou galerias, bem como centros culturais. Em resumo, todo e qualquer lugar que trabalhe com originalidade, criação e novidade de forma geral.

Como é o curso de Artes Visuais?

A graduação tem duração de quatro anos e prepara para o mercado peritos com a capacidade de produzir, criticar, pesquisar ou até mesmo ensinar sobre Artes Visuais. Então, durante o curso o aluno desenvolve seu potencial criativo e aprende a lidar com diversos materiais.

Você verá em seguida quais os principais ramos de atuação desse profissional, bem como suas atribuições para te auxiliar na escolha ao concluir o curso. Vale ressaltar que suas habilidades influenciam no ato de decidir.

Principais matérias do curso de Artes Visuais

Há várias matérias essenciais para a formação desse profissional como Ilustração, Mercado de Artes Visuais, Criatividade, Comunicação Visual, entre outras. Além disso, o estágio supervisionado de 400 horas e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

O que faz um profissional de Artes Visuais na área do Ensino?

Com a Licenciatura o profissional de Artes Visuais pode dar aulas na Educação Básica. Mas, com mestrado ou doutorado também pode atuar no Ensino Superior. Assim, ele desenvolve no aluno suas potências ligadas à imaginação e expressão por meio da arte.

O que faz um profissional de Artes Visuais na área de Curadoria?

Um perito com cargo de curador seleciona, prepara e organiza obras de artistas e acervos para exposições. Portanto, ele tem chances de emprego principalmente em museus, galerias e eventos de arte em geral.

O que faz um profissional de Artes Visuais na Indústria Têxtil?

É o responsável pela criação de estampas, novas coleções, bem como serão as tendências do mercado. Isso porque na maioria das vezes as marcas querem a criação de peças exclusivas tanto no modelo, quanto nas estruturas, cores e tipos de tecido.

O que faz um profissional de Artes Visuais no setor de Avaliação?

Diferente do curador, o avaliador tem como objetivo estimar o valor de obras de arte de todo tipo. Assim, tem que ter pleno conhecimento sobre pinturas, esculturas, fotografias, bem como, estruturas criadas com fins relacionados à expressão artística.

Tour pela prova do Enem

O que faz um profissional de Artes Visuais na área dos Games?

As plataformas de jogos como videogames, jogos online e aplicativos crescem e são criadas todos os dias. Por isso, o profissional de Artes Visuais é muito requisitado no meio. Assim, sua principal função é criar conteúdo para esses jogos.

O que faz um profissional de Artes Visuais na área de Críticas?

É o artista visual que atua nos canais de comunicação com críticas a obras, exposições e eventos ligados à arte. Com isso, prepara um conteúdo escrito ou visual explicando o conceito e suas percepções sobre esses elementos, bem como seus criadores.

O que faz um profissional de Artes Visuais no setor Multimídia?

Responsável pela criação de materiais multimídia como desenhos animados, vinhetas e ilustrações. Assim como, a criação e planejamento de exposições interativas. Por isso, nessa profissão ele deve estar conectado com todo tipo de tecnologia disponível.

A Unopar te ajuda a realizar o sonho de cursar uma Faculdade com peso no mercado!

Com mais de 50 anos de mercado, a Unopar é uma das melhores instituições de Ensino Superior do país. Isso porque conta com os cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado para todos os gostos.

A instituição tem vários modelos de ensino para você começar hoje mesmo a se tornar um profissional de Artes Visuais. Há uma lista com esses tipos de ensino:

  • Presencial;
  • Semipresencial;
  • EAD e EAD Premium.

O que diferencia os tipos de ensino a distância é a frequência de visitas à sua unidade. Portanto, no EAD tradicional o aluno precisa comparecer apenas para realizar a prova. Já o Premium é mais indicado para quem faz questão do convívio com visitas semanais.

Diferenciais da Unopar

As formas diferenciadas de estudo proporcionam a flexibilidade para acompanhar o conteúdo onde e quando quiser. Além disso, há outros fatores que tornam a Unopar a sua melhor opção:

  • Apoio personalizado;
  • Canal Conecta;
  • Avaliação Continuada;
  • Sistema de ensino interativo e dinâmico.

Outros pontos que são importantes para a sua graduação é a quantidade de unidades e polos de ensino distribuídos em todo o país. Ainda, a gama de parcerias e convênios que a Unopar oferece aos alunos é enorme

Formas de ingresso da Unopar

Você pode escolher uma das formas de ingresso que melhor te atende para começar sua graduação. Portanto, as opções são as descritas abaixo:

  • Vestibular tradicional ou online;
  • Nota do Enem;
  • Transferência externa;
  • Segunda graduação;
  • PROUNI ou FIES.

No vestibular presencial você faz a prova em uma das unidades ou polos. Já no online é 100% digital. Com a nota do Enem você também garante a sua vaga, além de eliminar matérias na segunda graduação ou transferência.

Com os financiamentos do PROUNI e FIES você também tem a sua chance. Assim, além dessas diversas opções, o aluno conta também com descontos e bolsas exclusivas. Por fim, para mais informações basta contatar a secretaria da instituição.

Comece hoje a construir o futuro da sua carreira!

Agora você sabe como funciona o curso, como atua esse profissional de Artes Visuais, bem como os principais ramos de trabalho no mercado. Então, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados