Conheça tudo sobre a Faculdade de Artes Visuais!

estudante Vestibular Artes Visuais EAD

Desconto nota do Enem

A faculdade de Artes Visuais é uma das opções de curso para quem é criativo e gosta de buscar novas formas de se expressar. Assim, ela abrange a representação visual de cor e forma, por isso envolve diferentes áreas como cinema, teatro e música.

Como funciona o curso de artes visuais?

Quem deseja se formar nessa área tem duas opções para conseguir o diploma. Portanto, isso pode ocorrer por meio de um tecnólogo ou de um curso de graduação. Os dois oferecem as mesmas bases de conteúdo, mas com tempos distintos.   

É possível optar também pelo tipo de modalidade como a presencial, semipresencial ou EAD. Com isso, basta escolher o estilo que se encaixa melhor a sua rotina e fazer a sua inscrição.

Como é a faculdade de Artes Visuais?

Este é um curso superior do tipo bacharelado ou licenciatura que dura cerca de quatro anos. Dessa forma, ao longo de boa parte da sua carga horária as aulas são práticas com a presença de pinturas, desenhos e imagens digitais.

Os dois modelos visam formar profissionais com senso crítico sobre arte, história e filosofia. Por isso, são ideais para quem deseja se desenvolver como artista.

Na graduação os alunos aprendem a desenvolver a percepção, reflexão, produção e crítica. Então, para entrar no ambiente é preciso que o aluno passe por uma prova de aptidão ou de Habilidades Específicas. 

Para pegar o diploma é necessário que o estudante apresente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Como funciona o bacharelado?

Essa modalidade é mais prática e prepara o estudante para se tornar um artista bacharel. Assim, ele aprende os fundamentos de diversas frentes relacionadas com a arte como:

  • Pintura;
  • Gravura;
  • Escultura;
  • Mídias Digitais.

Como funciona a licenciatura?

Esse estilo da faculdade de Artes Visuais prepara novos professores para ensinar a matéria para alunos do ensino fundamental e médio. Ou seja, além dos conceitos artísticos você também aprende um pouco sobre pedagogia. 

Como é a grade curricular?

A grade curricular varia de acordo com o tipo de graduação e com a instituição escolhida. Mas, no geral sempre há algumas matérias em comum, como as que estão apresentadas abaixo:

  • Plástica;
  • Linguagem do Desenho;
  • Fotografia;
  • Arte;
  • Filosofia;
  • Estética.

Qual a formação de um Tecnólogo em Artes Visuais?

O tecnólogo tem uma duração menor do que a faculdade, assim, dura apenas dois anos para pegar o diploma. Portanto, ele forma profissionais de forma rápida, para encontrar as chances no mercado de trabalho o quanto antes.

A sua formação envolve muito a inclusão digital que é um dos principais aspectos do curso. Dessa forma, se formar é o ponto de partida para começar a construir uma carreira de sucesso no mundo da arte.

Pessoas que se formam nesse estilo podem atuar em galerias, museus e institutos de artes. Assim, o ambiente escolar é menos comum, devido a formação não estar associada a pedagogia. 

Tour pela prova do Enem

Qual o mercado de trabalho do formando?

A pessoa que conclui a faculdade de Artes Visuais precisa dominar as mídias digitais no cenário atual. Isso porque hoje em dia boa parte dos trabalhos passam pela etapa virtual, seja para a produção ou divulgação.

Diante disso, o profissional precisa ser criativo e produtivo para conseguir seu espaço de forma individual ou mesmo para trabalhar em empresas. Dessa forma, há grandes expectativas de oportunidades de trabalho como:

  • Indústria Têxtil – Criar novas estampas ou linhas de produtos;
  • Multimídia – Elaborar conteúdos digitais; 
  • Eventos Culturais – Selecionar a classificação de obras e organizar exposições;
  • Restauração – Fazer a obra retornar às suas características originais;
  • Escolas – Formados podem ser professores do ensino fundamental ou médio.

Várias oportunidades

Quem se forma ainda pode trabalhar em agências de comunicação, galerias, museus, teatros e produtoras de vídeo. Assim, os espaços culturais são tomados por quem se especializa nessa área e gosta de lidar com o público em geral.

Como é a faculdade de Artes Visuais a distância?

A Faculdade de Artes Visuais pode acontecer também a distância na modalidade semipresencial ou EAD. Dessa forma, é uma oferta interessante para quem quer estudar mas precisa ter uma rotina mais flexível, porquê:

  • Oferece aulas didáticas e bem produzidas;
  • Você pode estudar o tempo que quiser;
  • Tem todo conteúdo disponível online.

O curso funciona todo de forma digital e ao se matricular no curso, os alunos recebem acesso a uma plataforma digital. Com isso, os estudantes têm acesso a todo conteúdo nesse site e podem acompanhar as disciplinas do semestre de forma organizada.

Todas as aulas ficam disponíveis por meio de vídeos e além disso há livros digitais e muitos conteúdos importantes. Assim, mesmo a distância você terá contato com professores para tirar as suas dúvidas e todo o suporte que a faculdade puder oferecer.

Qual a principal modalidade EAD?

O estilo que mais é ofertado no EAD é a licenciatura. Isso porque o estilo de ensino possui mais aulas teóricas, por isso é mais fácil desenvolver os alunos para aprender o conteúdo.

Quanto custa a Faculdade de Artes Visuais?

O curso tem valores variados de acordo com a modalidade que o aluno escolher. Dessa forma, os preços vão de R$ 250 até R$ 1200 por mês, mas depende muito da instituição que você escolher.

É preciso selecionar uma universidade que ofereça professores e uma boa estrutura. Então, escolha uma que possa se adequar a sua rotina e te oferecer a melhor faixa de preço entre todas as que existem.

Onde fazer a Faculdade de Artes Visuais?

A Unopar é uma das melhores oportunidades para quem quer ter várias opções de formação. Assim, ela oferece inúmeras facilidades como o ProUni, FIES e até mesmo bolsas de descontos.

Conta com a Faculdade de Artes Visuais, reconhecida pelo MEC e planejada para atender quem gosta da área e deseja se especializar. Por isso, é uma instituição renomada no mercado por diversos anos de atuação.

É possível ingressar nela por meio de vestibular tradicional, online, nota do Enem, transferência ou segunda graduação. 

Com isso, basta selecionar a melhor opção para você e começar agora a correr atrás da sua carreira. Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados