Guia completo do calendário ENEM 2024: inscrições, dicas e preparação

Estudantes se preparando para o ENEM 2023 em ambiente de estudo intenso.

Desconto nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 é um marco importante para os estudantes visando o ingresso no ensino superior. Criado em 1998, o ENEM serve não apenas para avaliar o desempenho dos alunos ao fim da educação básica, mas também como critério de seleção para universidades e programas governamentais como SISU, Prouni, e FIES​​.

Para participar do ENEM 2024, qualquer pessoa que possua documento de identidade e CPF pode se inscrever, desde que tenha concluído ou esteja concluindo a educação básica no ano do exame. Candidatos de outras faixas etárias podem fazer o exame como “treineiros”, visando avaliar seus conhecimentos e preparação​​.

Datas de 2024

Embora as datas específicas do calendário ENEM 2024 não tenham sido divulgadas até o momento, com base nos padrões dos anos anteriores, as inscrições devem abrir em meados de maio, com as provas ocorrendo entre outubro e novembro, abrangendo dois domingos consecutivos. Estas datas servem como uma orientação geral e devem ser confirmadas com o lançamento oficial do edital​​​​.

Tour pela prova do Enem

As provas do ENEM são compostas por 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro áreas do conhecimento, além de uma redação. O conteúdo das provas abrange as disciplinas ensinadas durante o Ensino Médio. Para saber o local de prova, os candidatos devem acessar a Página do Participante após a divulgação oficial pelo INEP​​.

Processo de inscrição

Para a inscrição, os candidatos devem acessar a página oficial do ENEM no portal do INEP, preencher os dados solicitados, escolher a língua estrangeira da prova, responder ao Questionário Socioeconômico, e realizar o pagamento da taxa de inscrição para confirmar a participação​​.

É crucial portar documento de identificação válido e caneta esferográfica de tinta preta em material transparente no dia da prova. Lanches e água são permitidos, considerando a duração do exame​​.

Para mais detalhes sobre o ENEM 2024, acompanhe as atualizações no site oficial do INEP e em veículos confiáveis de informação, preparando-se adequadamente para essa importante etapa acadêmica.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados