Quantos anos dura a Faculdade de Fisioterapia? Confira a duração média desse curso!

valor de fisioterapia

Desconto nota do Enem

Meta: Seu sonho é ser fisioterapeuta? O curso da Unopar leva em média cinco anos e prepara profissionais competentes para o mercado

O curso de Fisioterapia tem sido um dos mais procurados no ensino superior por ter ampliado e diversificado seu campo de atuação. Ao terminar essa graduação, o estudante estará apto para atuar na prevenção, promoção, proteção e reabilitação, individual e coletiva. 

A duração do curso de Fisioterapia é, em média, de cinco anos. Ao longo desse período, o acadêmico irá cursar matérias das áreas das Ciências da Saúde e, principalmente, das Ciências Biológicas. Além dessas, algumas disciplinas de Ciências Humanas. Somadas, essa carga horária fornecerá conhecimento e conteúdo necessários para a formação do fisioterapeuta.

A duração do curso de Fisioterapia é, em média, 5 anos

O curso de Fisioterapia da Unopar, como já falamos, tem a duração média de cinco anos, separados em 10 semestres. Na sua grade curricular, estão previstas disciplinas teóricas e práticas, estágio obrigatório e ainda um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Enquanto durar o curso de Fisioterapia, o aluno se preparará para exercer sua profissão em diferentes áreas de atuação. Para isso, está programado um total de 4 mil horas, divididas da seguinte forma: 

  • atividades acadêmicas regulares: 3.020 horas;
  • estágio curricular obrigatório: 800 horas;
  • trabalho de conclusão de curso: 80 horas;
  • atividades complementares: 50 horas;
  • estudo dirigido: 50 horas.

Veja a carga horária do curso de Fisioterapia por semestre na  Unopar!

O curso de Fisioterapia tem a duração, em média, de 10 semestres e cada um deles tem uma carga horária, de acordo com soma das disciplinas no período:

  • 1º semestre: 290 horas
  • 2º semestre: 320 horas
  • 3º semestre: 370 horas
  • 4º semestre: 370 horas
  • 5º semestre: 380 horas
  • 6º semestre: 350 horas
  • 7º semestre: 390 horas
  • 8º semestre: 350 horas
  • 9º semestre: 580 horas
  • 10º semestre: 510 horas

Veja como funciona a duração de um curso superior

O Ministério da Educação (MEC) determina a duração mínima dos cursos superiores no Brasil. No caso do curso de Fisioterapia, são em média cinco anos que precisam ser cursados. Esses anos são divididos em semestres pelas instituições de ensino superior para organização da sua grade curricular. Dessa forma,  serão 10 semestres necessários para finalização da formação do fisioterapeuta. 

Os semestres são formados por disciplinas que, de acordo com seu planejamento, somam um determinado número de créditos, que depois poderão ser utilizados em outras atividades após a conclusão do curso. Podemos dizer que os créditos são pontos que você adquire ao longo dos anos de formação. Esses pontos são oriundos das disciplinas ou atividades paralelas, como pesquisa, trabalho voluntário, por exemplo. 

Tour pela prova do Enem

Essa carga horária corresponde a um determinado número de créditos acadêmicos, e esses contam pontos para outras atividades acadêmicas posteriores. Os créditos são como pontos atribuídos ao longo do curso. Você pode somar mais créditos fazendo atividades paralelas, como o caso das pesquisas, por exemplo.

O que são DPs?

As Dependências, mais conhecidas como DPs, são as disciplinas nas quais o aluno não conseguiu obter aprovação em um determinado semestre e, por isso, precisará refazê-las em outro semestre. Mas, cuidado! O graduando não pode acumular muitas DPs, pois isso interfere na duração do curso. Algumas delas inviabilizam cursar a disciplina sequente, por exemplo. Além disso, o estudante tem um limite de DPs que podem ser cursadas simultaneamente ao semestre vigente.

Ambos são cursos superiores. No entanto, o tecnólogo é de duração mais curta e oferece uma formação mais específica e prática. Já os bacharelados têm uma formação mais generalista e sua duração é mais extensa. Há profissões que exigem a formação de bacharel, como advogado ou contador. A Unopar oferece cursos tecnológicos e bacharelados nas suas unidades. O curso de Fisioterapia, por exemplo, é um bacharelado. Por isso, sua duração é mais longa (cinco anos).

Segunda faculdade elimina disciplinas da primeira?

Isso dependerá do segundo curso escolhido. Se forem de áreas semelhantes, o estudante poderá usar os créditos de disciplinas da primeira faculdade. Dessa forma, o aluno poderá reduzir o tempo de formação do segundo curso.

A Unopar te ajuda a realizar o sonho do curso de Fisioterapia

A Unopar tem a infraestrutura ideal para fazer de você um fisioterapeuta de sucesso. Ao finalizar sua graduação, você poderá atuar em diversas áreas, pois terá amplo conhecimento em áreas como Fisioterapia em Disfunções Musculoesqueléticas, Fisioterapia em Disfunções Neurológicas, Fisioterapia em Disfunções Cardiorrespiratórias, Fisioterapia em Saúde da Mulher e da Criança, Fisioterapia na Saúde do Trabalhador, Fisioterapia em Geriatria, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia Dermato-funcional, Fisioterapia Hospitalar, Fisioterapia Oncológica, Fisioterapia Reumatológica, Fisioterapia na Saúde do Escolar, Fisioterapia em Saúde Coletiva e Fisioterapia Forense. 

O Curso de Fisioterapia da Unopar, por meio do seu Modelo Acadêmico KLS (Kroton Learning System), tem a preocupação de formar o  profissional-cidadão competente e capacitado a ingressar, manter-se e ascender no mercado de trabalho.

Além disso, você conta com uma equipe de profissionais especializados, organizados em um time multidisciplinar capacitado e qualificado que promovem, acompanham e orientam você em seu percurso acadêmico. Dentre esses profissionais, docentes titulados com formação na área do curso e em áreas afins de acordo com as disciplinas que compõem a matriz curricular, com titulação que privilegia mestres e doutores.

A Unopar privilegia sua preparação de uma forma mais dinâmica e interativa. Possui uma avaliação continuada, pois esforço e desempenho são avaliados em cada atividade desenvolvida. A Unopar mantém, ainda, o Canal Conecta, um portal gratuito e exclusivo de vagas de estágio e emprego.

Gostou? Então conheça mais de perto a Faculdade de Fisioterapia, nossa política de preços e nosso vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados