Carga horária de Fisioterapia: entenda como funciona

carga horária fisioterapeuta

Você sabe como funciona a carga horária de Fisioterapia? Esse é um curso amplo da área da saúde e atrai pessoas com interesse em estudar os movimentos do corpo humano e aplicar os conhecimentos adquiridos na promoção da saúde de diversos públicos.

O Bacharelado em Fisioterapia prepara o futuro profissional para o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de lesões, além de patologias ligadas ao sistema músculo-esquelético. Essa também é uma área que demanda dedicação e empatia, já que o contato com as pessoas é primordial.

Para saber como é o funcionamento desse Bacharelado, continue com a gente! Nós, da Unopar, preparamos este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas quanto a carga horária do curso.

Qual é a carga horária do curso de Fisioterapia?

Esse curso da área da saúde exige uma carga horária de aulas práticas, por isso, ele é oferecido em duas modalidades: a presencial e a Fisioterapia EAD, no semipresencial. A principal diferença entre elas é a redução de vezes que você vai precisar ir até o polo da faculdade.

O Bacharelado tem a duração média de 5 anos, separados em 10 semestres. Durante esse período, o estudante também precisa fazer estágio obrigatório e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Veja a carga horária de cada tarefa a ser cumprida para se chegar ao diploma:

  • atividades acadêmicas regulares: 3.020 horas;
  • estágio curricular obrigatório: 800 horas;
  • trabalho de conclusão de curso: 80 horas;
  • atividades complementares: 50 horas;
  • estudo dirigido: 50 horas.

O total da carga horária de Fisioterapia é de 4.000 horas, em que você vai adquirir e aprofundar conhecimentos com base nas Ciências da Saúde e, principalmente, nas Ciências Biológicas. Algumas noções de Ciências Humanas também são importantes para a formação desse profissional.

Para os cursos semipresenciais, algumas aulas acontecem de maneira online, com vídeos que podem ser assistidas de casa. Nas presenciais, chamadas também de aulas-atividades, o foco estará na prática, promovendo experiências relacionadas com o dia a dia do fisioterapeuta.

Como são divididos os ciclos dessa graduação?

Aqui na Unopar, as matérias do curso de Fisioterapia são divididas em dois eixos: Bases para Fisioterapia e Preparando para o Futuro.

Confira alguns exemplos de disciplinas em cada eixo:

  • Bases para Fisioterapia: Ciências Moleculares e Celulares, Genética, Primeiros Socorros, Metodologia Científica etc.;
  • Preparando para o Futuro: Ciências Morfofuncionais, Fisioterapia em Unidade Hospitalar, Práticas Terapêuticas na Atenção Secundária e Terciária etc.

Podemos perceber que as disciplinas da primeira base citada são mais voltadas para o aprendizado conceitual e teórico, que servirão de base para as matérias de Fisioterapia mais funcionais do segundo eixo.

Como a profissão tem uma amplitude de setores para a atuação no mercado de trabalho, os ciclos da graduação são divididos pensando nisso. Nas aulas de Fisioterapia, os professores compartilham experiências e preparam os estudantes para buscarem vagas seja no âmbito privado, seja no público.

Nós da Unopar fazemos questão de ajudar a abrir as portas para o mercado. Por isso, em parceria com o Canal Conecta, vagas de estágio e emprego são disponibilizadas exclusivamente para nossos alunos. Algumas dos principais locais de atuação são:

  • consultórios;
  • clínicas de saúde e estética;
  • hospitais;
  • unidades de pronto atendimento;
  • estúdio de Pilates etc.

Como é organizado o estágio da Fisioterapia?

Quanto ao estágio, ele também é separado em diferentes etapas, que são cumpridas no último ano de faculdade. No penúltimo período do curso, 400 horas da carga horária é dividida em:

  • 200 horas de Estágio Curricular Supervisionado Ambulatorial I;
  • 200 horas para o Estágio Curricular Supervisionado na Atenção Básica.

Já no último período, as horas são organizadas em 200 para o Estágio Curricular Supervisionado Hospitalar e a segunda etapa do estágio ambulatorial. Essas são tarefas obrigatórias nesse Bacharelado, e o estudante aqui da Unopar conta com total apoio para cumpri-las de maneira proveitosa e eficiente.

Vamos detalhar mais um pouco de cada um desses estágios? O foco deles está direcionado para a produção de relatórios, além da participação e intervenção na prática ambulatorial, na atenção básica e no ambiente hospitalar. O acompanhamento dessas tarefas é realizado pelo tutor presencial, que deve motivar a realização das atividades, além de orientá-las.

O objetivo da carga horária de estágio é a imersão do aluno na prática diária da profissão, podendo ser realizado em diversos espaços em que a saúde é a principal preocupação.

Mas será que é possível fazer isso antes do último ano de faculdade? Sim, você pode buscar por estágio não obrigatório e as horas cumpridas nesse período serão contabilizadas nas Atividades Complementares do curso.

Qual é a grade curricular dessa graduação?

Agora que você já sabe quase tudo sobre Fisioterapia e como funciona a carga horária, chegou o momento de apresentarmos outras disciplinas fundamentais para a formação na área, são elas:

  • Saúde Coletiva: área interdisciplinar, preocupa com a questão sanitária, na pesquisa de patologias e assistência a saúde do todo comum;
  • Ética e Deontologia: abordagem das diferentes concepções de ética no ocidente, base para uma carreira íntegra;
  • Psicologia Aplicada à Saúde: as aulas são voltadas para o desenvolvimento profissional no ambiente de trabalho;
  • Diagnóstico Cinético-Funcional e Imaginologia: duas disciplinas estão diretamente ligadas à avaliação de imagens, uma centrada nos membros inferiores e coluna vertebral, a outra nos membros superiores, cabeça e tronco.
  • Recursos Terapêuticos: as disciplinas desse campo de saber são separadas em Recursos Terapêuticos Bioelétricos/Térmicos/Mecânicos, Recursos Terapêuticos Biohídricos e Recursos Terapêuticos Manuais;
  • Fisioterapia na Saúde do Atleta: abordagem da fisiologia humana com base na prática esportiva, considerando recuperação e prevenção de lesões;
  • Fisioterapia na Saúde do Idoso: o objetivo é apontar como o fisioterapeuta tem uma participação fundamental na promoção da saúde do idoso.

Escolha bem a faculdade!

Assim como em outras áreas das quais a prática é parte essencial da grade curricular, na Fisioterapia, a infraestrutura da instituição conta muito. Por isso, nós acompanhamos as inovações tecnológicas na aplicação dos conceitos e laboratórios devidamente equipados para uma experiência completa.

A carga horária de Fisioterapia da Unopar funciona de maneira que o estudante tenha uma visão micro e macro da profissão, aprofundando em assuntos necessários e atuais.

Agora que você já sabe de tudo isso, não perca mais tempo: inscreva-se no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.