Conheça 5 áreas da tecnologia que estão em alta

Dev Back-end salário

Desconto nota do Enem

Ter cursos de pós-graduação no currículo se tornou um ponto fundamental para uma melhor colocação no mercado de trabalho. Mais do que apenas um diferencial competitivo em processos seletivos, investir em uma especialização vai além de se destacar entre candidatos a uma vaga, mas também um ponto fundamental para conseguir avançar na carreira, conquistando posições cada vez maiores, e salários mais atraentes.

Isso vale para qualquer área de atuação, mas ganha um peso ainda maior quando entramos em setores com alta competitividade no mercado, e que buscam profissionais com maior capacidade para as seletas vagas disponíveis. É assim, por exemplo, com a área de tecnologia. Com o crescente desenvolvimento de diversas formas de tecnologias e demandas do setor nas últimas décadas, as profissões na área estão se reconfigurando cada vez mais, com um dinamismo impressionante. 

Hoje, praticamente, não existem atividades que não envolvam o uso de computadores, aparelhos ou ferramentas digitais. E tais inovações têm feito surgir novas áreas e demandas por profissionais, o que deixa certas lacunas nesse mercado. As organizações estão procurando maneiras de preencher essa lacuna, e quanto mais preparado estiver o candidato, mais chances ele terá de ser a peça necessária nesse quebra-cabeças.

5 áreas de tecnologia que estão em alta

O setor de tecnologia como um todo está em constante crescimento, mas algumas áreas possuem uma demanda e importância ainda maior. Profissionais de tecnologia devem procurar aprender novas habilidades em áreas que estão com maior demanda no mercado, se qualificando em setores que possam abrir o maior número de portas, e trazer as carreiras mais sólidas e com maiores chances de sucesso. Listamos aqui cinco exemplos de áreas da tecnologia que estão em alta:

Blockchain

Certamente uma das carreiras em tecnologia mais valorizadas nos dias de hoje, e com uma das maiores demandas por profissionais qualificados. É um nicho bem específico, que pede profissionais que trabalham com registros e transações de criptomoedas, deixando todo o processo mais seguro e sempre confiável, em todas as suas várias portas. Como o investimento em criptomoedas cresce a cada instante, a área segue o mesmo ritmo, e há uma enorme carência de pessoal capacitado para as funções.

Segurança na nuvem 

O trabalho em cloud computing é o que permite a uma empresa a deixar de lado um pesado investimento em infraestrutura e fazer todo o armazenamento de seus dados e informações em drives virtuais. É difícil encontrar hoje em dia uma grande empresa que não tenha migrado para esse modelo de armazenamento.

Tour pela prova do Enem

E com o grande fluxo de informações circulando na nuvem, é preciso cada vez mais que isso ocorra de forma segura. É aí que entra o profissional de segurança na nuvem, para garantir que todo esse processo e armazenamento seja feito com toda a segurança possível, livre de invasões externas e perda de dados importantes. Hoje, as empresas estão cada vez mais dependentes dos serviços em nuvem, e essa é uma tendência de necessidade que certamente irá continuar por muito tempo.

Experiência e Interface do Usuário (UX) 

Mais uma área em constante crescimento, o especialista em UX (sigla em inglês para User Experience) tem seu trabalho voltado para as plataformas digitais. Além das empresas estarem cada vez mais confiando e investindo em canais e plataformas de mídias digitais, o usuário e cliente final estão cada vez mais exigentes em relação a isso. O canal de comunicação com esse cliente deve ser o mais certeiro e preciso possível, e um profissional da área pode se destacar por pensar em toda a jornada de uso de uma aplicação, e como melhorá-la cada vez mais. É um segmento de tecnologia em constante mutação, e em franco crescimento.

Especialista DevOps 

Um profissional que atua ao lado do time de desenvolvimento de software, ampliando o conhecimento dos desenvolvedores sobre infraestrutura, e contribuindo para aumentar a velocidade e qualidade nas entregas. Deve estar imerso nas atividades de desenvolvimento, pensando em formas de simplificar processos, aumentar eficiência do uso de infraestrutura, alcançar maior qualidade nas entregas e reduzir o tempo de resposta das aplicações para o cliente. 

Com os cargos de TI cada vez mais ganhando importância dentro das empresas, e com o aumento do interesse das corporações em otimizar seus processos para alcançar melhores resultados, essa é mais uma área que só cresce em demanda por pessoal especializado.

Engenheiro de software 

É o profissional responsável pelo desenvolvimento e arquitetura de software, web e mobile. Em muitas empresas, o engenheiro de software também é o responsável pelo desenho da arquitetura e da definição das tecnologias a serem utilizadas. Em um mercado em constante mudança, com o surgimento de startups e novas pequenas empresas acontecendo de forma regular, o espaço para um profissional criador de softwares e soluções digitais só aumenta. São vários setores diferentes com demanda para profissionais com tais habilidades e estudos.

Para se preparar melhor para essas oportunidades no mercado, existem uma série de cursos de tecnologia EAD de pós-graduação que podem auxiliar o profissional de tecnologia nessa jornada. Uma pós-graduação em Engenharia de Dados, por exemplo, vai qualificar o profissional para fazer coleta de dados em aplicativos, programas e plataformas, além de buscar tendências em conjuntos de dados e no desenvolvimento de algoritmos que ajudam a transformar dados brutos em informações úteis e fundamentais para uma empresa. Opções não faltam para quem estiver disposto a investir em uma carreira em tecnologia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados