Conheça a história da faculdade Unopar

Unopar história

Tradição é algo muito importante para a marca, pois confirma seu esforço ao longo do tempo de ser reconhecida e fazer um bom trabalho. A história da Unopar é exatamente assim, cheia de conquistas e de pessoas que fizeram a diferença.

Que tal conhecer um pouco do que aconteceu durante todo esse tempo? São mais de 40 anos no mercado da educação e milhares de alunos! Acompanhe este post para descobrir algumas curiosidades e ficar por dentro de toda a história.

Há quantos anos a Unopar está no mercado?

Tudo começou no ano de 1972, quando um grupo de pessoas se reuniu para criar o Centro de Estudos de Londrina (PR). Além da visão de negócio, a ideia era ter uma instituição de ensino superior de alta qualidade na região, até porque a equipe também era formada por professores.

Alguns anos depois, o governo federal reconheceu os primeiros cursos do que tinha se tornado o Centro de Estudos do Norte do Paraná. As primeiras formações foram: Educação Física, Educação Artística (com habilitação em Artes Plásticas e Desenho) e Desenho Industrial.

O interesse em diversificar as áreas de estudo coincidia com a procura dos estudantes por outras qualificações. Assim, no final dos anos 1980, foram agregados os cursos de Fonoaudiologia, Odontologia, Dança e Tecnologia em Processamento de Dados. Era o começo de uma instituição que já conseguia abranger as Ciências Humanas, Exatas e Biológicas.

Como a Unopar surgiu?

Até então, as faculdades funcionavam em uma dinâmica mais isolada. A primeira tentativa de unificar tudo em uma só instituição aconteceu em 1990. Porém, somente em 1992 surgiu o nome Unopar – Faculdades Integradas do Norte do Paraná.

Em 1997, finalmente veio o reconhecimento como universidade. A trajetória de crescimento não parou por aí, contando inclusive com a absorção de mais cursos em municípios distintos. As expansões dos campus no começo dos anos 2000 foram fundamentais para acomodar tantos alunos e firmar o nome da Unopar como uma referência no ensino superior nacional.

Atualmente, a Unopar está presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel e Ponta Grossa, além dos polos EAD distribuídos por todos os estados brasileiros.

Por que a Unopar é considerada uma instituição de ensino referência?

O principal motivo são os diferenciais que destacaram a Unopar no mercado de educação. Na verdade, ela deixou de ser apenas uma referência regional e passou a ser reconhecida em todo o cenário brasileiro.

E que diferenciais são esses? Desde o início dessa história, o foco era oferecer um sistema de ensino que priorizasse não só o desenvolvimento intelectual como a parte humana da comunidade acadêmica.

Ou seja, é claro que existe a preocupação de formar profissionais competentes e bem preparados para o mercado de trabalho. Mas, ao mesmo tempo, há o intuito de buscar o crescimento pessoal e social. Por isso, as metodologias de aprendizado são dinâmicas, interativas e personalizadas.

Outro fato que chamou a atenção para o nome da Unopar foi a oferta de cursos de graduação EAD ainda em 1997. A internet era uma novidade no universo educacional, sendo uma aposta inovadora da instituição pioneira em educação digital no Brasil.

Durante esse tempo foi possível consolidar e aprimorar todos os métodos de ensino a distância, resultando em uma universidade com abrangência nacional. Hoje, são mais de 700 polos de apoio de estudo a distância em todas as regiões do país.

Não por acaso, tantas outras faculdades já se inspiraram e continuam se inspirando no modelo da Unopar. A tecnologia foi capaz de levar a educação superior para milhões de pessoas que talvez não tivessem outra oportunidade de estudar –– inclusive porque a EAD tende a apresentar preços mais acessíveis.

Vale lembrar que isso não interfere de forma alguma na qualidade do ensino. Ao contrário, é necessário acompanhar as tendências e fazer atualizações constantes para oferecer sempre a melhor experiência de aprendizado possível para os estudantes, que acontece por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O que a Unopar oferece de diferencial aos alunos?

O foco na excelência é a principal motivação para a busca constante de diferenciais para oferecer aos alunos –– como podemos ver com os depoimentos da Máquina de Histórias Unopar. Os principais pontos que podemos destacar nesse sentido são:

  • apoio personalizado para os estudantes durante todo o processo de aprendizagem;
  • sistema de avaliação continuada para valorizar todo o empenho ao longo do semestre;
  • Aula Destaque com profissionais reconhecidos no mercado e corpo docente altamente qualificado;
  • Trilhas de Carreira com conhecimentos complementares para a vida profissional;
  • acesso ao Canal Conecta, um portal exclusivo com as melhores vagas de emprego e estágio;
  • ótima infraestrutura física e tecnológica.

Outro traço do DNA da Unopar é a preocupação em compartilhar conhecimento com a sociedade por meio de projetos e ações sociais. Um exemplo disso é a prestação de serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de saúde e dos Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas.

Essas iniciativas permitem que os acadêmicos desenvolvam os estudos práticos, aplicando o conhecimento que é adquirido ao longo dos cursos. Além disso, essa é uma grande oportunidade de ajudar as pessoas e conquistar experiência para a vida profissional.

Para completar essa série de diferenciais, não podemos esquecer das facilidades de ingresso. Sabendo que as pessoas conseguem realizar o sonho de entrar na faculdade em momentos distintos, a proposta da Unopar é flexibilizar as formas de ingresso para atender às necessidades dos estudantes.

A nota do Enem pode ser utilizada como substituta do processo seletivo, mas o vestibular tradicional continua acontecendo — na data definida pela instituição ou agendada previamente de acordo com a disponibilidade do aluno.

Sendo uma referência no mercado EAD, o vestibular online foi lançado em 2018 para os cursos a distância e agora já é uma possibilidade estendida para todos (incluindo as formações presenciais e semipresenciais). É possível ainda solicitar uma transferência externa ou começar uma segunda Licenciatura sem ter que passar pelo processo de seleção novamente.

Só falta dar o próximo passo!

Gostou de conhecer mais sobre a história da Unopar? Não tenha dúvidas de que ter uma boa parceria faz toda a diferença para o seu sucesso.

Faça sua inscrição no vestibular e venha fazer parte da nossa comunidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content