Tudo sobre o curso de Engenharia Civil

estudantes de engenharia civil

Sabia que as contratações na Engenharia Civil subiram 300% em 2019 em comparação com o ano anterior? Essa área, conhecida como o termômetro da economia, vem retomando seu crescimento nos últimos anos e despertando o interesse de quem está escolhendo em qual formação investir já de olho no mercado de trabalho.

Por isso, neste guia vamos abordar tudo sobre o curso de Engenharia Civil da Unopar e as possibilidades da profissão. Continue acompanhando para ver os detalhes e descobrir se essa profissão combina com o seu perfil!

Como é a graduação

O curso de Engenharia Civil vai preparar você para planejar, projetar, implementar, conduzir e fiscalizar com excelência as obras tanto no âmbito público quanto no privado. Estamos falando de atividades na construção civil, com sistemas estruturais, geotecnia, transportes e hidrotecnia.

Entram nas categorias projetos envolvendo: casas, condomínios verticais e horizontais, galerias, fábricas, edificações comerciais, estradas, aeroportos, pontes, usinas, barragens, hidrovias, viadutos e outros tipos de infraestrutura.

De forma geral, a faculdade de Engenharia Civil vai ensinar você a analisar, calcular e escolher materiais, avaliar sistemas sanitários, hidráulicos e elétricos e entender sobre solo e topografia para construção, proteção, manutenção ou reforma de projetos.

Objetivos do curso

A Unopar se preocupa com a formação completa de seus discentes, razão pela qual ensinamos sobre produtividade, segurança do trabalho, preservação do meio ambiente, compreensão dos problemas administrativos, econômicos, políticos e sociais. Portanto, você conclui a graduação preparado para se destacar no mercado de trabalho.

O curso de Engenharia Civil na Unopar é do tipo Bacharelado e oferecido nas modalidades de ensino presencial ou semipresencial. Nesta última, durante os 5 anos de formação você tem a flexibilidade do ensino a distância somada à oportunidade de suporte pedagógico nos encontros no polo presencial da faculdade.

Dessa forma, o objetivo da graduação é formar um engenheiro civil completo, com todas as habilidades e competências profissionais que o mercado de trabalho exige e valoriza.

Grade curricular

As melhores faculdades do país contemplam essencialmente disciplinas ligadas à área das Exatas, desde as básicas como Química, Física e Matemática Experimental até as mais complexas — Geometria Analítica, Álgebra Vetorial e Cálculo Diferencial e Integral, imprescindíveis ao profissional do ramo.

Confira o rol de algumas matérias da graduação em Engenharia Civil na Unopar:

  • Probabilidade e Estatística;
  • Química Geral e Experimental;
  • Ciências dos Materiais;
  • Física Geral e Experimental;
  • Desenho Técnico;
  • Instalações Elétricas;
  • Materiais de Construção Civil;
  • Resistência dos Materiais;
  • Topografia e Georreferenciamento;
  • Mecânica dos solos;
  • Hidráulica e Hidrometria;
  • Gestão de Projetos;
  • Fundações;
  • Fenômenos de transportes.

Matérias como Ética, Legislação e Segurança do Trabalho também compõem a grade curricular, exaltando a importância da atuação do aluno conforme os preceitos morais e as previsões encontradas no ordenamento jurídico. A questão da segurança não é apenas para o profissional, mas também para ele gerir bem sua equipe, evitando acidentes.

Ainda, o bacharel em Engenharia Civil também tem formação com aula de Gestão Ambiental e outras disciplinas ligadas à sustentabilidade, evidenciando a importância de estudar métodos, processos e sistemas relacionados a recursos naturais para minimizar os danos ao meio ambiente.

Tecnologia e a grade curricular

As disciplinas de Programação e Desenho Auxiliado por Computador são contemplados na grade curricular do curso de Engenharia Civil oferecido pela Unopar, pois o aluno deve ser capaz de desenvolver projetos em softwares tecnológicos, como o Ftool, e amplamente utilizados no mercado, a exemplo do CAD e do BIM.

Entender a linguagem, como fazer a inserção de dados e operar vetores e matrizes aumenta a capacidade de gerenciar a informação, o que é sinônimo de poder na era digital. Ainda, as habilidades construídas em tais disciplinas permitem que o projeto saia do mundo das ideias para tomar formato e se fazer visível com formas, projeções, dimensionamentos e camadas.

A rotina da Engenharia Civil na Unopar

Além das matérias teóricas, o aluno Unopar conta com aulas práticas em laboratório especialmente desenvolvidas para a sua capacitação. Investimos em infraestrutura e ensino de alta qualidade com a finalidade de formar bons profissionais e os preparar para um lugar de destaque no mercado de trabalho.

A formação em ambas as esferas é fundamental pela natureza do curso de Engenharia Civil, afinal, a experiência sensorial do discente é imprescindível para a atuação técnica com excelência na área. Assim é possível ver e entender a composição de materiais e o seu comportamento em estruturas, por exemplo.

O aluno pode esperar uma metodologia didática, dinâmica e abrangente, inclusive, com os seminários interdisciplinares que compõem a grade curricular ao final de cada um dos 10 semestres, tempo de duração do curso de Engenharia Civil. É uma forma efetiva de estimular a capacidade analítica.

Temos um corpo docente altamente gabaritado que aborda tópicos elementares desse tradicional curso de ensino superior sem deixar de lado os avanços do setor em tecnologia e ciência. De tal forma, o discente segue constantemente atualizado sobre as melhores práticas no ramo e vai atuar profissionalmente com maior conhecimento técnico e segurança.

Modalidades oferecidas 

O curso de Engenharia Civil da Unopar pode ser feito nas modalidades presencial ou semipresencial

O 100% EAD não é uma opção aqui, pois a parte prática é imprescindível à boa formação do aluno. É preciso ter experiências in loco a fim de garantir sua completa capacitação para atuar com excelência no mercado de trabalho.

As matérias teóricas podem ser conferidas na plataforma virtual de fácil acesso e navegação, se o discente preferir, sem prejuízo ao aprendizado. No entanto, disciplinas como Materiais de Construção Civil, Química e Mecânica dos Solos, por exemplo, só são inteiramente aproveitadas com ensaios em laboratório.

Assim o conhecimento técnico do discente é completo, criando uma base sólida para aprendizados que virão nos semestres posteriores e sua ampla e especializada atuação no mercado de trabalho quando se formar.

A carga horária dessa graduação é de 4 mil horas, atendendo os requisitos do MEC e correspondendo ao valor do curso de Engenharia Civil na Unopar — prova de que é possível obter ensino de alta qualidade em uma boa faculdade sem precisar investir um valor exorbitante.

Engenharia Civil é para você?

O que achou dos objetivos e da grade curricular do curso de Engenharia Civil da Unopar? Se você se identificou com as disciplinas, confira agora algumas características típicas de quem segue carreira no ramo. Talvez seja exatamente o que você precisa para ter certeza de que a formação na área é realmente para você. Vamos lá?

Perfil exigido para o futuro Engenheiro Civil

Gostar de raciocínio lógico é uma afinidade comum entre os engenheiros civis. Afinal, eles são desafiados a resolver problemas de cálculo desde a faculdade e a pensar no dia a dia do trabalho quais materiais são melhores para determinadas estruturas, por exemplo.

Você gosta de trabalhar em equipe? Essa é uma boa qualidade para o futuro profissional do ramo. Seja em um projeto ou no canteiro de obras, ele nunca está sozinho. Sua atuação está atrelada ao trabalho de arquitetos, mestres de obras, fornecedores, clientes, pedreiros, serventes, encanadores e eletricistas, entre tantos outros colaboradores.

A aptidão com a área de Exatas também se faz necessária. É preciso conhecer fatores químicos e físicos dos solos, estruturas e materiais para manter o time em segurança durante a execução do projeto e o entregar com máxima qualidade. Números e análises fazem parte da rotina do engenheiro civil, exigindo que ele seja bom em cálculos.

Por fim, vale ressaltar que o aluno que se destaca no mercado e no curso superior de Engenharia Civil tem preocupações sociais além de conhecimento técnico e capacidade analítica. Você entende a importância de atuar pensando em sustentabilidade, respeitando a legislação e promovendo a segurança laboral no ambiente de trabalho? Então já tem meio caminho andado.

A boa notícia é que você não precisa ter nascido com todas as características ideais de um engenheiro. Durante a graduação, podemos te ajudar a desenvolver várias das habilidades necessárias à profissão. 

Ficou curioso? Continue acompanhando! 

Características a serem desenvolvidas ao longo do curso

Aqui na Unopar, nós nos preocupamos tanto com a formação profissional quanto pessoal do aluno. Por isso, a grade curricular é montada e as aulas são ministradas com um objetivo claro: estimular certas qualidades fundamentais para uma carreira de sucesso na Engenharia Civil. Confira a seguir!

Empreendedorismo

Você pensa em empreender? Saiba então que o curso de Engenharia Civil da Unopar tem as matérias de Administração e Gestão de Projetos na grade curricular. A finalidade é ensinar você a atuar profissionalmente com autonomia. 

O empreendedorismo é estimulado a fim de engajar o discente em funções inerentes à profissão, desenvolvendo suas habilidades antes mesmo de começar em um estágio ou emprego — o que dá a ele diferencial competitivo no mercado de trabalho. Tal atributo é desenvolvido, inclusive, no curso de Engenharia Civil semipresencial.

Empreender é a prática de implementar processos, projetos e mudanças. Por isso, a graduação na Unopar estimula o aluno a apresentar suas ideias, ser proativo, trabalhar suas habilidades e buscar aperfeiçoamento constante de suas capacidades para transformar potencialidades em resultados concretos.

Liderança

Lembra quando falamos da necessidade do trabalho em equipe? Então, a atuação de arquitetos, pedreiros e outros colaboradores no canteiro de obras é orientada pelo engenheiro civil, afinal, é ele quem analisa o solo, define fundações, materiais, estrutura e faz os cálculos para concretizar os desejos do cliente.

O encanador, por exemplo, tem que fazer a instalação hidráulica conforme o planejamento do engenheiro civil. Afinal, foi ele quem definiu o plano para atender às normas exigidas em lei e ao design do arquiteto de forma segura e condizente com as especificações das tubulações compradas para essa reforma em específico.

A liderança pressupõe a habilidade de organizar, orientar e engajar a equipe para a execução correta do projeto. Por isso, a Engenharia Civil Unopar promove a interdisciplinaridade estimulando a capacidade criativa, de gerenciar equipes e se comunicar bem, fatores imprescindíveis ao líder.

Disciplina e organização

O trabalho do engenheiro civil também envolve burocracias como a produção e o gerenciamento de documentos necessários no canteiro de obras. Entram na categoria: licenciamentos ambientais, ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica), alvarás de construção dos bombeiros, registro de imóvel e fichas de EPI.

Podemos citar, também, o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). Portanto, disciplina e organização são características desenvolvidas na Engenharia Civil semipresencial da Unopar.

Repare que a documentação se refere a assuntos sérios, como segurança laboral, e envolvem a atuação com órgãos públicos para a regularidade das obras. Você vai aprender, durante toda a graduação, atributos imprescindíveis à sua atuação profissional.

E então, você se identificou com esse perfil? Para ter certeza de que vai se dar bem na profissão, que tal dar uma olhada nas possibilidades de atuação que o mercado da Engenharia Civil pode trazer? Descubra a seguir!

O mercado atual da Engenharia Civil

Afinal, o que faz um profissional de Engenharia Civil? Seja no setor público ou no privado, existe um amplo campo para ele no mercado de trabalho. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), trata-se de uma das áreas com os melhores salários para quem tem ensino superior e com a maior busca por profissionais no Brasil.

Isso acontece por se tratar de um ramo que funciona como termômetro da economia nacional em uma nação que está, cada vez mais, deixando o rol das subdesenvolvidas para apontar como a 9ª maior economia mundial em um futuro próximo, segundo estimativas do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Esse avanço está relacionado à melhoria no poder aquisitivo do brasileiro e à consequente necessidade de investir na infraestrutura do país para que as atividades comerciais possam progredir cada vez mais, acompanhando a demanda. Por tais razões, são inúmeras as áreas de atuação do engenheiro civil. Confira!

Atividades principais do Engenheiro

O contato com o mercado de trabalho é promovido pela Unopar através do Canal Conecta, plataforma exclusiva para nossos alunos que coloca você em contato com as melhores oportunidades no ramo da Engenharia Civil. As vagas são disponibilizadas de acordo com o perfil, possibilitando que o discente se desenvolva conforme as habilidades e as competências valorizadas no setor.

Vale ressaltar que o aluno não sai do curso habilitado a atuar como engenheiro civil, pois é preciso aguardar o processamento do seu registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para poder desenvolver suas funções na área.

A solicitação só pode ser feita depois da conclusão do curso de Engenharia Civil, pois requer, entre outros documentos, a apresentação do diploma. O profissional paga uma taxa de registro (diferente para quem tem ensino médio ou superior) e, devidamente inscrito, deve arcar com a anuidade. Confira, na sequência, as principais atividades do engenheiro civil.

Autônomo ou empresário

A Pessoa Física cadastrada no CREA está apta a oferecer seus serviços sem ser funcionária de uma empresa. O autônomo pode tanto planejar quanto implementar projetos, sendo a implementação realizada in loco, onde a obra será feita. Entre suas funções, estão:

  • analisar mapas, relatórios e terrenos;
  • testar solos e materiais;
  • estimar custos e fazer orçamentos;
  • determinar a viabilidade econômica do projeto;
  • considerar possíveis riscos ambientais e regulamentos vigentes para obras;
  • inspecionar ou supervisionar inspeções a fim de verificar pontos de referência capazes de orientar a construção.

A Pessoa Física devidamente inscrita no CREA também pode abrir CNPJ e atuar como empresária. Para isso, é preciso começar definindo seu enquadramento na CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) — “serviços de engenharia” e “atividades de consultoria em gestão empresarial” são algumas das opções.

Na sequência, é necessário eleger o regime jurídico do empreendimento (EIRELI, sociedade limitada, empresário individual etc.), o porte (microempresa ou empresa de pequeno porte), elaborar o contrato social (se for o caso), fazer registro na junta comercial e na prefeitura e determinar o regime de tributação para cumprir as obrigações com o Fisco.

Então, para o empresário em engenharia civil executar regularmente as atividades enquanto pessoa jurídica, ele deve efetuar o registro junto ao CREA, conforme a Lei nº 5.194 de 1966. Assim como acontece com a Pessoa Física, também há pagamento de taxa de registro e anuidade definida de acordo com o capital social da empresa.

Perícia

Que tal prestar seus serviços para o Poder Judiciário? Os magistrados têm conhecimento da lei em seu aspecto material e processual, mas muitas vezes os casos requerem a produção de provas por um especialista técnico, como o engenheiro civil.

Imagine, por exemplo, a necessidade de determinar se uma incorporadora deve ou não indenizar o proprietário de uma das suas unidades em condomínio fechado por causa de danos na estrutura da edificação. A decisão do juiz precisa ser pautada em aspectos técnicos que ele desconhece.

O engenheiro civil pode atuar como perito ou assistente da perícia. No primeiro caso, ele é indicado pelo magistrado para conduzir os trabalhos. No segundo, uma das partes (autora ou ré) o contrata com a finalidade de produzir provas ou acompanhar a produção delas.

O laudo técnico emitido orienta as argumentações dos advogados, inclusive, e o engenheiro pode ser chamado a apresentar esclarecimentos por escrito além de precisar depor em audiência em alguns casos.

Se você está se perguntando quanto ganha um profissional de Engenharia Civil na perícia, o pagamento mínimo por hora de trabalho em São Paulo é de R$ 430, segundo a Ibape/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia).

Consultoria

Essa é uma ótima alternativa, principalmente se você tem conhecimento técnico em uma área específica, como Geotecnia e Saneamento Básico, ou pós-graduação em Engenharia de Estruturas ou de Segurança do Trabalho.

A Engenharia Civil é matéria abrangente com tópicos que não são contemplados com profundidade durante o curso de graduação. Por isso, certos serviços e profissionais (talvez, até mesmo, seus colegas de profissão) requerem a contratação do consultor para emitir laudos e pareceres técnicos.

A expertise pode ser utilizada, por exemplo, com um profissional em Engenharia de Infraestrutura e Transporte Rodoviário dando consultoria para concessionárias de rodovias, afinal, ele tem alto conhecimento técnico por ter estudado profundamente o assunto.

Atuação no setor público

Prefeituras, Departamento de Estradas de Rodagem, companhias de água e esgoto, Petrobras, Marinha, Exército e Aeronáutica abrem periodicamente concursos públicos para engenheiros civis. Podemos citar, também, a possibilidade de atuar como especialista no assunto na qualidade de analista judiciário, auxiliando o trabalho nos tribunais.

Estão, entre as atribuições do servidor público estão:

  • o estudo da viabilidade técnica e econômica de projetos envolvendo construção, reforma ou ampliação de prédios;
  • a execução de vistorias técnicas (como em unidades do Poder Judiciário);
  • a fiscalização dos contratos administrativos para cumprimento de aspectos técnicos da construção civil;
  • inspeção de obras e execução de serviços técnicos.

A remuneração do engenheiro civil concursado é atraente e muitos servidores públicos têm estabilidade, dependendo da instituição ou do órgão em que atuam. O salário varia conforme o local de trabalho (tribunais federais, por exemplo, podem pagar mais que os estaduais. De qualquer forma, a média salarial gira em torno de R$ 6.324,35*, além dos benefícios.

A Unopar tem parceria com a LFG, especialista em cursos preparatórios para quem ambiciona a aprovação em certames públicos. Assim, os alunos que buscam atuar nessa esfera conseguem descontos exclusivos para o objetivo ser conquistado, capacitação que envolve ensino de boa qualidade e corpo docente com alto conhecimento em concursos.

Carreira acadêmica

O Engenheiro Civil também pode optar por atuar com ensino, pesquisa e extensão integrando o quadro de funcionários das instituições de ensino superior do país. Por vezes, a docência é paixão despertada logo nos primeiros anos da graduação, abrindo uma possibilidade atraente para a vida profissional.

A carreira acadêmica também envolve a atuação na qualidade de pesquisador, conduzindo estudos sobre georreferenciamento, estruturas, fundações, materiais e outros assuntos inerentes à área em questão. Produção científica, publicações e participação em eventos (como congressos e simpósios) vão fazer parte da sua rotina se você optar por essa vertente.

Possibilidades de atuação para o futuro

O advento da era digital dinamizou a vida das pessoas, e o ramo corporativo engloba, cada vez mais, ciência e tecnologia em aspectos cotidianos. Business Intelligence, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Data Analytics são apenas algumas áreas de conhecimento que vêm dinamizando a oferta de produtos e serviços no mercado global.

Conforme o cenário fica mais tecnológico e aumenta a interação entre indivíduos e nações, o investimento em infraestrutura é uma demanda crescente para manter o mundo conectado e em constante avanço, acompanhando as necessidades sociais, políticas e econômicas.

Para entender melhor os impactos do cenário atual na formação do futuro engenheiro, saiba que tivemos uma live especial de Engenharia. Com a participação dos acadêmicos Marcela Navarro Pianucci, Moab Garcia Pereira e Pedro Ferraz, ela abordou oportunidades e desafios da carreira. Você pode conferir a gravação completa no vídeo abaixo:

Confira as tendências do mercado, inclusive, contempladas nas matérias do curso de Engenharia Civil da Unopar.

Sustentabilidade

A longevidade de obras e sua eficiência energética são assuntos cada vez mais em pauta na engenharia civil e exaltados pelas melhores empresas do setor. O aumento de 560% no uso de painéis solares no Brasil em período de 2 anos evidencia a importância dos profissionais procurarem fontes alternativas de geração de energia.

É uma forma efetiva de promover a sustentabilidade, diminuindo os impactos ao meio ambiente. Claraboias admitindo a iluminação natural, jardins verticais que regulam a temperatura interna, telhados verdes, tijolos ecológicos e a instalação de cisternas a fim de captar e armazenar a água da chuva, também são tendências no mercado.

Uso de drones e máquinas automatizadas

Ficou mais fácil coletar dados para projetos, realizar inspeções de segurança, organizar o canteiro de obras e promover a publicidade de empreendimentos imobiliários com os drones.

Ainda, existem máquinas capazes de subir paredes encaixando blocos cerâmicos com margem de erro muito baixa, sinônimo de maior produtividade e redução nos acidentes laborais envolvendo o trabalho humano. A Inteligência Artificial automatiza processos, melhorando a atuação do engenheiro civil e otimizando seus resultados.

Outras tecnologias

Impressoras 3D, gerenciamento inteligente de resíduos e softwares de gestão de projetos evidenciam as mudanças no mercado de trabalho que requerem atualização constante do profissional e domínio técnico para operar sistemas altamente tecnológicos.

A automatização nos canteiros de obras admite melhor gerenciamento da equipe e fomenta o processamento de dados. Na era digital, em que informação é sinônimo de poder, fica mais fácil controlar orçamentos, adotar práticas favoráveis ao meio ambiente, reduzir a emissão de poluentes e diminuir desperdícios com ciência e inovação.

Muito bem, agora você já sabe tudo sobre o curso de Engenharia Civil da Unopar! Então, faça a sua inscrição para o vestibular e dê o primeiro passo rumo a uma carreira profissional promissora. Não perca mais tempo! 

* Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content