Existe Engenharia Civil EAD? Como é o curso?

engenharia civil ead

Muitas pessoas têm vontade de fazer uma graduação para conquistar melhores oportunidades no mercado. Nesse cenário, a falta de tempo e a dificuldade de conciliar atividades podem representar um grande desafio. Porém, isso já não é mais um problema com os cursos a distância, sabia? É possível fazer até mesmo Engenharia Civil EAD para ingressar nessa área tão promissora.

Prova disso é que, ao se formar a distância como engenheiro, você tem remunerações vantajosas — em média de R$ 7.752,86. De fato, é um investimento bastante compensador, tendo em vista que a mensalidade EAD costuma ser mais baixa do que a dos cursos presenciais.

Quer saber mais? Então, continue lendo nosso artigo para conferir os objetivos do curso de Engenharia Civil e como funciona a modalidade de ensino a distância para essa área.

O que é o ensino a distância?

Pode não parecer, mas o ensino a distância não é uma novidade. Há alguns anos, as pessoas faziam cursos por meio de materiais de estudo recebidos pelos Correios e aulas vistas pela televisão, em canais abertos. Mas a verdade é que ele evoluiu bastante, em especial porque, hoje, podemos contar com recursos mais modernos e a internet.

Essas inovações possibilitaram a oferta de cursos de ensino superior a distância. Assim, as faculdades disponibilizam as suas graduações em uma plataforma online, tendo essa atividade regulamentada pelo decreto nº 9.057 do Ministério da Educação.

Alguns cursos a distância são feitos 100% online, ou seja, todo o conteúdo da grade curricular fica disponível na plataforma virtual. Outros são divididos entre as Disciplinas Interativas (DI) e os momentos presenciais para realizar as atividades práticas, na chamada modalidade de ensino semipresencial.

Nos dois formatos, o EAD vem ganhando bastante espaço no mercado. A explicação é que, além dos conteúdos da grade curricular do curso, também permite trabalhar, de uma forma mais aprofundada, algumas competências que contribuem para o desenvolvimento do profissional, como o letramento digital, a organização, disciplina e autonomia.

Além disso, os cursos ministrados a distância chamam atenção porque oferecem diversas vantagens em relação aos presenciais, como:

  • flexibilidade de horários;
  • otimização de tempo;
  • conteúdos mais interativos;
  • amplo suporte ao aluno;
  • valores de curso mais acessíveis.

Tudo isso com a vantagem de receber um diploma que não tem nada de diferente dos cursos presenciais. Em outras palavras, é uma modalidade que oferece as mesmas chances no mercado de trabalho.

Aqui na Unopar, você conta com diversas formas de ingresso no ensino a distância, podendo prestar o vestibular online, usar a nota do Enem, participar do Prouni, FIES, entre outras opções. Além disso, ainda tem acesso a benefícios exclusivos, como o Canal Conecta.

Qual é o objetivo do curso de Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil tem como objetivo preparar o graduando para que ele tenha todos os conhecimentos e habilidades necessários para planejar e coordenar projetos de obras de construção civis, que podem ser privadas ou públicas.

Assim, o profissional formado nessa graduação está capacitado para elaborar projetos criativos, inovadores e modernos para edificações ou espaços urbanos. Tudo isso com objetivo de otimizar essas obras para que elas tenham um bom custo-benefício, sejam sustentáveis e garantam a segurança.

A graduação em Engenharia Civil EAD tem o diferencial de oferecer um projeto pedagógico que permite ao estudante uma formação mais flexível. Assim, parte da carga horária é cumprida em uma plataforma virtual, enquanto a outra, por meio de encontros presenciais e atividades práticas. Desse modo, possibilita um preparo completo para o futuro engenheiro.

A duração da faculdade de Engenharia Civil a distância é de 5 anos, nos quais são trabalhadas disciplinas de Ciências Exatas, como Física, Química e Matemática, além de:

  • estruturas dos materiais;
  • tecnologias da construção;
  • topografia;
  • geotecnia;
  • hidráulica.

Posso estudar Engenharia Civil EAD?

Como vimos, é possível estudar Engenharia Civil EAD. No entanto, é importante lembrar que essa graduação forma profissionais com uma responsabilidade muito grande, o que exige momentos práticos de aprendizado. Por isso, ela não está disponível no formato 100% online, sendo uma graduação semipresencial.

Da mesma forma como outras graduações a distância, na Engenharia Civil EAD, algumas disciplinas são trabalhadas na sala de aula virtual. Nessa plataforma, o estudante poderá assistir aos materiais gravados, responder a questionários, entregar trabalhos, participar de fóruns, entre outras atividades.

A parte prática da carga horária é realizada por meio dos encontros no polo presencial, para que o estudante assista às videoaulas ao vivo, interaja com o tutor presencial e os colegas. Ele também pode realizar atividades e avaliações.

Como é o funcionamento do curso nesse formato?

Para estudar Engenharia Civil a distância, o primeiro passo é ser aprovado no vestibular EAD e fazer a sua matrícula nessa modalidade de ensino. Automaticamente, a faculdade criará o seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, gerando login e senha de acesso.

Disposição do conteúdo

Conforme a grade curricular de cada semestre, serão disponibilizadas as matérias de cada semestre. Também haverá um calendário para que você possa acompanhar o cronograma do curso, visualizando em quais momentos ocorrem os encontros presenciais.

Isso porque, como explicamos, a Engenharia Civil EAD precisa ser um curso semipresencial, em função da necessidade de cumprir uma carga horária prática. Assim, você adquire experiência na área e pode atuar no mercado de trabalho com responsabilidade, ética e competência.

Desse modo, o curso envolve diversos conteúdos em formatos variados para que você:

  • tenha contato com as disciplinas teóricas;
  • aprenda a utilizar ferramentas da área;
  • domine conceitos;
  • conheça novas tecnologias;
  • desenvolva habilidades e competências essenciais para um engenheiro.

Suporte ao aluno

O suporte ao aluno é feito tanto por meio da plataforma quanto no polo de apoio. Assim, o estudante pode enviar mensagens para seus professores ou tutores, tirar dúvidas nos fóruns de discussão ou esclarecê-las presencialmente.

Aqui na Unopar, esse suporte é oferecido 24 horas, todos os dias da semana. Portanto, em qualquer horário que esteja estudando, sempre encontrará um tutor à sua disposição para auxiliar no que for preciso.

Além disso, na Unopar você conta com um corpo docente de professores especialistas em sua área de atuação, que utilizam recursos tecnológicos modernos em um ambiente virtual completo. Assim, conseguem explorar os conteúdos com o máximo de aproveitamento.

Optar pela Engenharia Civil EAD é uma boa opção para encontrar melhores chances de ingressar nessa graduação. Essa modalidade de ensino é ideal para quem entende a importância dos momentos de prática para se formar como um bom engenheiro, mas precisa de flexibilidade para estudar onde e quando puder.

Garanta a sua vaga e dê início a uma carreira de sucesso! Faça sua inscrição para o vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.