Entenda como vai funcionar sua sala de aula virtual no EAD

mulher acessando sala de aula virtual

Desconto nota do Enem

Desde que o governo federal atualizou a legislação que regulamenta modalidade de ensino a distância (EAD) na educação superior, em 2017, a oferta de cursos de graduação e pós-graduação não parou mais de crescer e caiu no gosto dos alunos do Brasil todo.

Para você ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em seu último Censo EAD, hoje são mais de 9 milhões de alunos matriculados em algum tipo de curso a distância (incluindo regulamentados pelo MEC totalmente EAD e semipresenciais, bem como livres corporativos e não corporativos).

Somam-se a isso um novo perfil de estudantes do ensino superior, interessado em cursar uma graduação nessa modalidade e o surgimento de novas tecnologias digitais que levaram a inúmeras melhorias nas plataformas de ensino.

Agora, perguntamos. Você sabe como é a experiência de estudar na modalidade EAD? Se responder a essa questão gerou questionamentos, continue conosco. Se a sua dúvida é “como funciona a minha sala de aula virtual”, prossiga com a leitura!

O que é a minha sala de aula virtual?

Para que você entenda como funciona a sala de aula virtual em um curso EAD, em primeiro lugar é necessário compreender a estrutura do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Esse nome sofisticado nada mais é do que o portal EAD, local por onde o aluno realiza seu curso. Por meio dele, a faculdade está sempre ao seu alcance, ou seja, essa tecnologia é a ferramenta que orientará seu caminho até a conclusão do curso.

Sendo assim, “minha sala de aula virtual” é um ambiente online, no qual são ministrados todos os conteúdos do curso, e professores e alunos interagem uns com os outros. A principal característica de uma sala de aula virtual é que ela ocorre em um ambiente altamente sincronizado, que permite o trabalho individual e em grupo, envolvendo tanto a visualização de material disponibilizado previamente quanto atividades ao vivo com diversos participantes mais o professor.

Como funciona o acesso às aulas?

Uma vez que você tenha realizado a matrícula no curso, está liberado o acesso à sua sala de aula EAD. Para isso, você deverá entrar no portal EAD do aluno, que pode estar vinculado ao site da faculdade ou ter algum endereço específico que a instituição forneça.

Como em todo primeiro acesso, provavelmente você deverá se cadastrar no portal, a fim de criar o seu perfil ― mais ou menos como acontece em uma rede social ― afinal, você passa a existir no curso e todos precisam saber quem você é.

Para que você não se perca no início das suas atividades, é possível que receba algumas orientações prévias sobre o funcionamento da sua sala de aula EAD, os itinerários do curso, os módulos a serem cumpridos, o sistema de avaliação e outras exigências para obtenção do diploma, como estágios, TCC e atividades complementares.

Para ficar mais fácil ainda, algumas faculdades disponibilizam um manual do aluno e/ou um tour virtual pela plataforma, a fim de que você entenda o funcionamento do ambiente, a postagem de tarefas e as ferramentas de comunicação.

Tour pela prova do Enem

Como é o contato com os professores?

Ao longo do seu curso EAD você terá tutores responsáveis por conduzir as aulas e ajudar você no processo de ensino-aprendizagem. Esse contato é contínuo, e os professores-tutores estão inteiramente à sua disposição para tirar quaisquer dúvidas e oferecer as orientações necessárias.

Além disso, por meio da “minha sala de aula virtual” você tem acesso não apenas aos contatos com seu professor, mas aos de toda equipe pedagógica e administrativa. Em relação aos docentes, existem, pelo menos, quatro formas de comunicação. São elas:

  • E-mails ou ferramenta de mensagens: esses são os meios mais formais de comunicação com os professores em EAD, pois você os acessa via portal EAD.
  • Telefone: sim, ele ainda existe. Em caso de uma necessidade maior, você pode entrar em contato com os professores e conversar pessoalmente sobre seu caso.
  • Videoconferência: essa opção serve tanto para encontros individuais agendados quanto aulas coletivas ― o professor marca um horário e os alunos se reúnem para assistir às explicações.
  • WhatsApp ou redes sociais: a faculdade pode sugerir a inclusão dos alunos em um grupo de WhatsApp ou nas redes sociais oficiais para que o processo de interação seja facilitado, incluindo a comunicação com outros estudantes.

Como é a relação com os demais alunos?

Aqui na Unopar sabemos que um dos pontos importantes de uma graduação EAD é a interação com seus colegas de curso. Embora atue a distância, a faculdade proporciona que os alunos estejam conectados o tempo todo, inclusive porque uma das propostas de atividades avaliativas são as interações por meio de fóruns de discussão.

Para tanto, basicamente os mesmos canais de comunicação citados para o contato com os professores também podem ser utilizados pelos alunos. No caso da videoconferência, além das aulas em conjunto, a ferramenta também pode ser utilizada facultativamente para atividades e grupos de estudo.

Há acesso a materiais complementares?

Por meio do portal EAD, você tem acesso a todos os recursos necessários ao seu estudo. Sendo assim, a faculdade disponibiliza inúmeros conteúdos digitais para que você desenvolva seu processo de aprendizagem.

Além disso, bibliotecas virtuais com um alto volume de títulos auxiliam em suas pesquisas e, ainda, você recebe a indicação de materiais complementares para se aprofundar em determinados assuntos. Esses materiais podem incluir bibliografia extra, conteúdos de blogs respeitados e até a sugestão de seguir personalidades da sua área nas redes sociais.

De que forma são tiradas dúvidas ao longo do curso?

Como faríamos em uma aula tradicional, levantando as mãos para perguntar ao professor quando tivermos uma pergunta, na aula virtual EAD, dúvidas podem ser manifestadas o tempo todo.

Para isso, servem os canais de comunicação que citamos acima. Além disso, saiba que é possível perguntar publicamente, nos fóruns de discussão ou nos grupos virtuais, o que é excelente, caso as dúvidas sejam parecidas com as de outros alunos. Porém, se preferir o contato privado, também é possível fazê-lo.

O mais importante é não levar dificuldades ao longo do curso, pois isso pode prejudicar bastante o seu rendimento.

Gostou de saber como funciona a “minha sala de aula virtual” nos cursos superiores EAD? Como pudemos observar, essa é uma modalidade de ensino que veio para ficar, pois o uso da tecnologia representa uma das principais tendências educacionais para os próximos anos e já revela inúmeros benefícios para estudantes de todas as faixas etárias.

Então, antes de ir embora, convidamos você à leitura de mais este artigo sobre o que significa uma sala de aula inovadora e suas vantagens para o aluno!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 50

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados