Ensino a distância: 6 motivos para investir nessa modalidade

Desconto nota do Enem

O ensino a distância é uma alternativa cada vez mais procurada pelos jovens e adultos brasileiros — e isso definitivamente não é por menos. As características dessa modalidade são atrativas, permitindo maior equilíbrio entre vida profissional, acadêmica e pessoal.

O aluno estuda de onde e quando quiser, bastando contar com um computador conectado à internet. Já as aulas e todo o material do curso ficam centralizados em um ambiente virtual. Assim, é possível concluir a formação, — como graduação, pós-graduação, tecnólogo, MBA etc —, com praticidade e conquistando um diploma de mesmo peso do que um presencial.

Quer mais motivos para estudar online? Neste conteúdo, falaremos mais sobre o tema e trouxemos 6 razões pelas quais a educação a distância (EAD) é a opção ideal para você!

A tendência do ensino a distância no Brasil

1.320.025: esse é o número de alunos brasileiros matriculados em cursos de graduação e pós-graduação no ensino a distância, segundo o último Censo EAD. A tendência, de acordo com especialistas, é que essa estatística só cresça e, nos próximos anos, a quantidade de estudantes EAD se equipare ou até mesmo supere a daqueles que buscam pela modalidade presencial.

Vários são os motivos por trás da alta do ensino a distância. Mais flexível, a modalidade permite que aluno estude de acordo com o tempo que tem disponível, muitas vezes, já dividido entre jornadas de trabalho, família e demais afazeres. Essa possibilidade de montar seus próprios horários é bastante atraente e, para alguns jovens e adultos, a única opção de concluir o nível superior e buscar por melhores oportunidades no mercado.

Para complementar o panorama do EAD no Brasil, a oferta de cursos na modalidade cresceu consideravelmente nos últimos anos, o que pode ser também observado no último Censo EAD. Para as instituições de ensino superior (IES), essa é uma oportunidade de ganhar visibilidade no mercado da educação e, consequentemente, captar mais alunos.

No entanto, as faculdades que realmente se preocupam em oferecer formações de qualidade e que, ao mesmo tempo, se encaixem nas necessidades dos estudantes, — o que é o caso da Unopar —, enxergam no ensino a distância uma forma de preparar melhor os estudantes para atender às demandas das empresas. Como? Explicaremos mais adiante.

6 motivos para investir no ensino a distância

Logo no início deste artigo, falamos sobre como o ensino a distância é prático, flexível e adaptável, dando liberdade ao aluno para conduzir os seus estudos e conciliá-los com suas demais atividades. No caso de quem trabalha e pretende estudar ao mesmo tempo, por exemplo, trata-se da alternativa mais interessante para cursar uma graduação ou pós.

Independentemente se esse for ou não o seu caso, há sempre um motivo que torna o ensino a distância o ideal para você. Abaixo, separamos 7 dos principais. Acompanhe com a gente!

1. Flexibilidade

Esse é um aspecto que sempre está no topo das listas de motivos para ingressar no ensino a distância. Afinal, é a flexibilidade que torna a modalidade mais acessível para os estudantes que, antes, se viam impedidos de entrar no nível superior por causa de horários que não batiam com os oferecidos pelas faculdades.

O EAD garante flexibilidade para que o aluno faça seu próprio cronograma e conduza seus estudos com liberdade. Se ele precisa de tempo para se dedicar a mais tarefas, pode acessar a plataforma, assistir às aulas e fazer as atividades propostas justamente quando está liberado.

2. Custo-benefício

Os cursos no ensino a distância têm mensalidades mais baixas do que aqueles ofertados presencialmente. Isso porque, com o EAD, a faculdade não tem tantos gastos para manter toda uma infraestrutura física para a formação, deixando seu preço mais em conta.

O custo-benefício do investimento também é observado nos gastos extras eliminados. Por exemplo, não será necessário arcar com transporte, — já que os estudos são feitos online —, alimentação fora de casa, entre outros.

Tour pela prova do Enem

3. Habilidades desenvolvidas

Sabia que os recrutadores de hoje já estão treinados para observar características específicas nos candidatos formados no ensino a distância? Isso mesmo. Estudar online é prático e oferece mais liberdade, mas para lidar com todas essas vantagens é preciso ser responsável e ter foco, além de bastante disciplina.

Sem falar que ao estudar a distância o aluno acaba, de forma ou outra, desenvolvendo algumas habilidades muito bem-vistas pelo mercado, como iniciativa, proatividade, facilidade para gerir o tempo e resolver problemas, entre outras.

4. Diploma reconhecido

Se você tem dúvidas sobre a validade de um diploma de ensino a distância, aproveite para tirá-las agora. Os cursos EAD ofertados com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) oferecem diplomas com o mesmo peso e credibilidade do que um presencial.

Em outras palavras, o aluno se forma com todas as vantagens que citamos até aqui e recebe um diploma amplamente valorizado pelo mercado de trabalho. Interessante, concorda?

5. Mesmo nível de aprendizado do presencial

Engana-se quem pensa que um curso online é mais fácil do que um presencial. Pelo contrário: lembra que comentamos o quão responsável o aluno deve ser para lidar com todas as vantagens que terá em mãos? Pois é, mesmo que não tenha que se deslocar todos os dias até a faculdade, o estudante ainda precisa assistir às aulas e fazer as atividades.

É válido destacar que os professores e tutores de cursos EAD têm acesso a dados da experiência do aluno na plataforma online, ou seja, se ele assistiu às videoaulas, se participa de discussões no fórum, se abriu o material de estudo etc. Não cumprir com os exercícios propostos também coloca o aluno em risco de reprovar na disciplina.

6. Faculdades de alto nível

Com cada vez mais cursos a distância sendo ofertados no Brasil, o MEC precisa fiscalizar e assegurar a qualidade de cada um de acordo com seus critérios. Isso faz com que as faculdades tenham como prioridade reunir esforços para ofertar formações de alto nível.

Quem sai ganhando com tudo isso, claro, é o aluno. Assim, ele pode ingressar em uma boa faculdade, que ofereça o curso de seu interesse com qualidade e diferenciais. Aqui na Unopar, proporcionamos isso e muito mais aos nossos alunos.

Por que escolher a Unopar

Corpo docente especializado, metodologias de ensino inovadoras, credibilidade no mercado e reconhecimento do MEC. Esses, por si só, já são fatores que mostram porque escolher a Unopar é uma decisão acertada.

Mas lembra que no início do texto comentamos como as faculdades que se preocupam com o sucesso dos alunos vêem no ensino a distância uma maneira de preparar os estudantes para entrar no mercado? A Unopar conta com um diferencial estratégico nesse sentido, o programa Canal Conecta.

Trata-se de uma plataforma de vagas exclusiva para os alunos da Unopar, com parceria com mais de 4,5 mil empresas em todo o Brasil. Grandes nomes como Google, GE, Itaú, Ambev FIAT e Volkswagen estão na lista de parceiras. Assim, as chances de garantir uma boa oportunidade ainda durante a formação são grandes.

Com as informações que trouxemos, ficou claro como o ensino a distância é uma ótima alternativa para estudar com qualidade e ingressar no mercado com mais facilidade, não é? Isso tudo é potencializado quando se escolhe uma faculdade focada no sucesso e na empregabilidade do aluno, desenvolvendo nele habilidades visadas pelos recrutadores e colocando-o em conexão com empresas por meio de programas como o Canal Conecta, da Unopar.

Viu só como há motivos de sobra para ingressar no ensino à distância? Que tal utilizar a sua nota do Enem? Assim, é possível ingressar na Unopar sem a necessidade do vestibular tradicional. Basta escolher o seu curso e marcar a caixa “Quero utilizar meu ENEM para a inscrição”.

Aproveite que está aqui e entre em contato com o time da Unopar. Vamos encontrar juntos o curso mais alinhado às suas expectativas e necessidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados