Como conseguir desconto em faculdade particular com o Enem?

desconto em faculdade particular com o Enem

Desconto nota do Enem

Obter desconto na faculdade particular com o Enem é uma excelente saída para os estudantes, principalmente para os que trabalham e cuidam da família. Afinal, com uma rotina atribulada, fica complicado se preparar para concorrer às disputadíssimas vagas nas instituições públicas.

Mas a boa notícia é que, nas escolas superiores privadas, a disputa pela matrícula é bem menor. Porém, você pode até pensar: não tenho como custear a mensalidade! Será mesmo?

Saiba que no meio acadêmico pago estão disponíveis centenas de opções de descontos, inclusive pelo Enem. A diferença, no entanto, é que a nota no teste não precisa ser tão alta como nos programas do governo.

Quer saber mais? Então, veja neste post como ganhar desconto na faculdade particular com o Enem!

Monte uma estratégia para ter uma boa nota no Enem

Embora sua performance no Enem não precise ser tão elevada como em um projeto do governo, é necessário algum destaque na prova. Em outras palavras, para conseguir um desconto na graduação, você tem que se sair bem no teste.

Por essa razão, prepare-se para prestar o Enem Digital ou o impresso, de acordo com a sua escolha. Assim, você vai aumentar as chances de ganhar uma bolsa em faculdade particular.

Geralmente, se você marcar 450 pontos, poderá entrar em quase todos os processos seletivos privados. Além disso, essa é a margem mínima para muitas iniciativas públicas. Agora, dependendo do curso, essa pontuação pode ser insuficiente. Por isso, faça um esforço para ficar acima desse patamar.

Mas a maior razão para ter um desempenho competitivo são as deduções das faculdades privadas, que deixam as mensalidades bem em conta. Nelas, em boa parte das organizações educadoras, o abatimento é proporcional à marca obtida no Enem.

Entretanto, você pode ficar na dúvida: como se preparar para a prova? Não precisa se desesperar! Logo a seguir, você confere dicas para se dar bem nessa avaliação!

Faça provas anteriores

Ao fazer as provas antigas do Enem, você percebe em quais matérias está com mais dificuldades. Assim, é viável concentrar esforços nos seus pontos fracos. Além disso, é uma ótima forma de trabalhar o tempo que gasta em cada questão, algo fundamental em um processo seletivo.

Elabore uma agenda diária de estudos

Estabeleça um calendário diário para estudar, dividindo seu tempo disponível de modo estratégico. Assim, além de focar as matérias em que você vai mal, aposte naquelas que são mais cobradas no Enem.

Por exemplo: em História, em quase toda edição cai alguma pergunta sobre Segunda Guerra Mundial.

Preste atenção nas atualidades mais debatidas

Geralmente, assuntos atuais e polêmicos costumam ser temas da redação do Enem. Para escrever bem sobre esses tópicos, você precisa se familiarizar com eles.

Dessa forma, veja os noticiários e os principais portais informativos na Internet. Afinal, essa é uma parte com alto peso na nota final. Além disso, para conseguir descontos, você não pode zerar na elaboração desse texto.

Outra dica importante é aprimorar as suas habilidades de escrita com as diversas técnicas de redação.

Verifique as opções do sistema público para desconto nas faculdades privadas

Alguns programas do governo podem ser usados no ensino superior particular. Nesse contexto, o mais famoso deles é o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Tour pela prova do Enem

Esse projeto, um dos maiores do país, permite desconto de 50% na graduação em instituições pagas. Mas não é só isso: em alguns casos, o benefício alcança 100%.

Para se candidatar ao Prouni, o interessado precisa ter participado da edição mais recente da prova do Enem, com pelo menos 450 pontos. Quem zera na redação não pode concorrer ao benefício.

Mais um quesito fundamental é a renda bruta da família, que deve ser de até 3 salários mínimos. Outra exigência é ter feito o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral em escola privada.

Aproveite os estímulos financeiros do setor privado para a nota do Enem

Conquistar desconto na faculdade particular com o Enem é bem simples. Frequentemente, o abatimento nas mensalidades é proporcional aos pontos que você conquistar nas provas.

Porém, se você não tiver um desempenho extraordinário nesse teste, vale a pena tentar os processos seletivos próprios das instituições de ensino privadas. Afinal, elas contam com vestibulares menos concorridos.

Por outro lado, se a sua performance no Enem for alta, talvez você nem precise fazer vestibular. Nessa situação, o estudante se candidata usando somente a nota do exame.

Depois, caso o aluno seja aceito, ele deve consultar as regras da instituição na qual foi aprovado. Geralmente, existem tabelas que relacionam as notas no Enem com o porcentual de desconto no pagamento.

Conheça as opções de bolsa do Enem para estudar na Unopar

A Unopar é uma das maiores do Brasil, com mais de 40 anos de atividades. Além disso, oferecemos unidades em 450 cidades distribuídas por vários estados brasileiros.

Mesmo com uma das mais completas estruturas físicas do país, também somos pioneiros na modalidade EAD. Outro diferencial é uma formação voltada ao mercado de trabalho –– tanto que oferecemos um portal exclusivo para nossos alunos com vagas de emprego e estágio: o Canal Conecta.

Também contamos com uma avaliação positiva do MEC e com o devido reconhecimento da Pasta.

Na Unopar, também recompensamos o esforço dos alunos mais bem-pontuados nesse importe teste. Como? É que, aqui, a sua boa média no Enem vale ouro. Ou melhor, desconto. Isso mesmo! Quanto maior for a sua pontuação, menor será a sua mensalidade.

Assim, cada estudante recebe o benefício na justa medida, que vale até a conclusão do curso. Aliás, você pode passar no vestibular com 100% de bolsa.

Veja como funcionam os descontos na Unopar para o Enem:

  • até 600 pontos — 10% de desconto;
  • de 601 a 750 pontos — 20% de desconto;
  • de 751 a 900 pontos — 80% de desconto;
  • acima de 901 — 100% de desconto.

Agora é com você!

Portanto, alcançar um bom desconto na faculdade particular com o Enem é mais fácil do que entrar para o Prouni. Além disso, com uma média notável nessa prova, dá para chegar até 100% de abatimento, o que equivale a uma bolsa integral!

Mas o melhor de tudo é que, mesmo se você não tiver uma nota tão alta, receberá o abatimento na proporção dos seus pontos. Não é incrível? Ou seja, é hora de agarrar seus sonhos com força. Afinal, um futuro melhor está à sua espera!

Quer dar o primeiro passo em direção à sua nova vida? Então, inscreva-se no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados