Gestão da Produção Industrial: saiba como funciona a graduação

Gestão da Produção Industrial:

Você provavelmente já ouviu falar da área de Gestão da Produção Industrial e das vantagens dessa carreira. Nos últimos anos, o controle especializado das etapas de funcionamento de uma fábrica tem se tornado cada vez mais essencial. É aí que entra esse profissional indispensável no mercado contemporâneo.

Gestão da Produção Industrial é o campo responsável por gerenciar e supervisionar o processo da produção industrial. Presente desde a escolha das matérias-primas até a entrega das mercadorias, sua atuação traz ganhos de qualidade e de eficiência para qualquer empresa. A média salarial do profissional é de R$ 3.339,19*, com teto em torno de R$ 7.740,90*!

Neste post, você fica por dentro de tudo sobre o curso de Gestão da Produção Industrial da Unopar e descobre as possibilidades de trabalhar no setor. Continue a ler e mergulhe nessa carreira promissora!

Qual é o foco da graduação em Gestão da Produção Industrial?

A Gestão de Produção Industrial traz técnicas importantes para melhorar o fluxo de produção das empresas no mercado. O profissional se aprofunda em matérias como otimização dos fluxos materiais, coordenação de equipes e controle da qualidade de processos industriais. O ponto fundamental é aumentar a eficiência operacional das empresas.

Na Unopar, o foco da graduação em Gestão da Produção Industrial é preparar os alunos para inovar os processos industriais. Eles terão a chance de desenvolver suas habilidades de pesquisa e de compreensão dos ambientes de produção.

O estudante aprenderá os caminhos mais avançados para planejar o layout de uma linha de produção. Com ensinamentos de ponta, ele descobrirá como realizar a movimentação dos produtos nas fábricas. De maneira geral, cabe a ele selecionar, supervisionar e tratar as matérias-primas com precisão.

Um aspecto importante é o foco em processos de fabricação que refletem a realidade das indústrias. Na Unopar, o aluno é preparado para atuar com excelência e concretude no mercado da atualidade. Os conhecimentos adquiridos são sempre associados às formas de aplicação prática.

Vale destacar assim que a formação oferecida pela Unopar atende com rigor às expectativas e necessidades das empresas. O futuro profissional fica por dentro de tudo que os sistemas de produção demandam. A partir daí, ele pode atuar em segmentos e especialidades variados para impulsionar a sua carreira de gestor.

Outro ponto valioso no ramo de Gestão da Produção Industrial hoje em dia é a implementação das normas de gestão ambiental, logística ou segurança do trabalho. Afinal, não basta só afinar e acelerar a máquina. O desenvolvimento das atividades de trabalho de maneira consciente é uma das questões-chave do mundo atual.

Na Unopar, além de receber os conhecimentos mais avançados disponíveis no setor, o aluno ainda recebe uma formação pessoal e ética sólida.

Qual é o perfil ideal do estudante de Gestão da Produção Industrial?

O curso tecnológico em Gestão da Produção Industrial da Unopar busca alunos investigativos e atentos a detalhes. Uma característica básica é o interesse por análises de processos e métodos industriais. Quem sabe o que é gestão e tem vontade de aprender mais estará no caminho certo.

Além disso, o profissional do ramo precisa ter habilidades de liderança e ser criativo nas tarefas cotidianas. Grande parte da sua atuação está ligada à busca de soluções inovadoras e eficientes para sistemas integrados de produção.

Antes de fazer o vestibular da Unopar e começar seu caminho em Gestão da Produção Industrial, avalie alguns outros atributos básicos. Como toda profissão, é preciso que o estudante tenha pontos fortes que o ajudem a se destacar no setor e ter sucesso no mercado de trabalho.

Gostar de Exatas é um fator decisivo, pois o profissional desse ramo precisa lidar diariamente com cálculos e planejamentos de produção. É indispensável ter facilidade para trabalhar com números ou uma boa disposição para aprender.

É importante também trabalhar em equipe, especialmente por ocupar uma função de coordenação. Uma boa habilidade comunicativa e uma índole colaborativa ajudam esses tipos de profissões a funcionarem da maneira mais eficaz.

Por último, vale mencionar que a curiosidade é uma característica muito desejável para quem pretende seguir essa carreira. Além de ajudá-lo a estar sempre atualizado, ela favorece a busca de perguntas e respostas inovadoras na sua rotina de trabalho.

Caso você tenha interesse pela área, lembre-se de que é possível aprimorar todas essas características ao longo do período de formação. O curso da Unopar é aberto para todos os estudantes que desejem caprichar no desenvolvimento pessoal e aumentar suas chances de obter sucesso profissional.

Quais são as principais matérias da grade de Gestão de Produção Industrial?

O curso de Gestão da Produção Industrial da Unopar foi planejado para oferecer a melhor qualificação profissional do mercado. A grade curricular é extremamente completa, atendendo desde os assuntos mais gerais até os temas especializados.

Um desafio estimulante da formação em Gestão da Produção Industrial é aliar os conhecimentos técnicos e industriais às habilidades de coordenação. Por esse motivo, a Unopar incorpora em seu currículo uma combinação equilibrada entre essas esferas.

Outra linha de equilíbrio importante é entre a teoria e a prática. A grade curricular envolve excelência de conhecimentos e também formas de aplicá-lo no dia a dia. Além disso, o aluno aprenderá a lidar de maneira adequada com as transformações velozes do setor.

Como você deve saber, as possibilidades tecnológicas do campo industrial são muitas e variadas. Assim, as matérias estudadas buscam auxiliar o futuro profissional a direcionar seus interesses e a aprimorar suas habilidades ao máximo.

Para entender melhor como funciona a faculdade de Gestão da Produção Industrial, abaixo você confere as disciplinas que compõem a grade curricular da Unopar. Leia com atenção e procure saber mais sobre cada uma delas:

  • Avaliação dos Sistemas Industriais;
  • Controle e Automação de Processos Industriais;
  • Controle Estatístico da Qualidade;
  • Educação a Distância;
  • Empreendedorismo;
  • Engenharia de Métodos;
  • Estratégia Empresarial e Negociação;
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;
  • Gerenciamento e Controle de Qualidade;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão da Inovação;
  • Gestão da Manutenção;
  • Gestão da Produção;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Projetos;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Legislação Social e Trabalhista;
  • Matemática Financeira;
  • Metodologia Científica;
  • Modelos de Gestão;
  • Orçamento e Custos Industriais;
  • Organização do Trabalho Industrial;
  • Planejamento Estratégico;
  • Planejamento, Programação e Controle da Produção;
  • Processos de Fabricação;
  • Processos Logísticos;
  • Projeto de Operações Produtivas;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Sistemas de Informação Gerencial;
  • Sistemas Integrados de Manufatura.

Viu só a variedade de informações envolvidas no curso de Gestão da Produção Industrial da Unopar? Enquanto algumas disciplinas são típicas do setor industrial, como Controle e Automação de Processos Industriais, outras estão focadas nas relações e habilidades humanas, a exemplo de Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos.

O importante é perceber que todos os saberes demandados pelo mercado são trabalhados gradualmente com os estudantes. Além disso, eles são utilizados de maneira conjunta para promover perfis profissionais mais competentes e completos. No decorrer de cada semestre, o aluno absorve aquilo que aprendeu e exercita os aprendizados.

Qual é a duração do curso de Gestão da Produção Industrial?

O curso é ofertado em grau de Tecnólogo e tem duração de 3 anos ou 6 semestres. A abordagem projetada combina com grande eficácia as esferas da teoria e da prática. O objetivo é formar profissionais competentes e capazes de lidar com os desafios cotidianos do mercado.

Durante o período da graduação, os alunos da Unopar têm acesso aos melhores materiais disponíveis no mercado. A equipe de professores da faculdade é formada por profissionais de excelência e com experiência diferenciada.

Além disso, os temas e conteúdos das disciplinas refletem sempre uma visão atualizada da realidade de trabalho. Busca-se propiciar ao aluno a experiência mais relevante para se tornar um excelente profissional e alcançar uma posição de destaque.

A estrutura do curso tem recursos multimidiáticos exclusivos que promovem a interação e a troca de ideias ao longo da formação. Com atividades interativas presenciais e estudo a distância, o estudante adquire uma perspectiva sólida para o seu futuro profissional.

A Unopar oferece também o recurso exclusivo da Aula Destaque, que busca intensificar o ensino por meio da partilha de trajetórias. Nela, alguns dos profissionais mais conceituados do mercado que contam suas experiências e fornecem ensinamentos preciosos nos seus campos de trabalho.

Qual é a modalidade da graduação em Gestão de Produção Industrial?

A graduação em Gestão de Produção Industrial é oferecida em duas modalidades básicas: uma 100% online e a outra semipresencial. Nesta última é seguido o formato a distância e com atividades presenciais. Ela é importante para quem precisa flexibilizar a rotina, mas não quer perder alguns elementos do contato humano.

As duas modalidades oferecem muitas facilidades ligadas ao ensino EAD. O tempo gasto com deslocamentos é muito reduzido, e as aulas podem ser assistidas de qualquer lugar. Isso sem falar que o valor das mensalidades é mais econômico, sem perder a excelência da educação.

Vale a pena conferir a organização e a dinâmica de cada modelo para decidir qual deles atende melhor a cada aluno. Independentemente do formato escolhido, a certeza que fica é a de estudar um curso relevante em uma faculdade estruturada com grande consistência.

Quais são as vantagens de estudar Gestão da Produção Industrial EAD?

Existem muitas vantagens de se estudar Gestão de Produção Industrial EAD. A maioria delas está ligada à flexibilidade que isso gera para o estudante e à proximidade maior com a tecnologia. Vejamos mais detalhes!

Aproximação da tecnologia

Não se esqueça de que estamos falando de um curso que tem como foco os processos e os métodos do setor industrial. As fábricas fazem parte de uma grande área de tecnologia que passou por muitas transformações importantes nas últimas décadas.

A era atual apresenta uma verdadeira revolução nos sistemas industriais. Ela é caracterizada pelo uso das tecnologias para melhorar e automatizar certos processos. No mercado atual, quase todas as empresas foram afetadas por inovações desse tipo.

Os empresários de hoje sabem o quanto esse aspecto é importante. Por isso, eles costumam dar preferência para profissionais que também estejam atentos às possibilidades tecnológicas da atualidade. O objetivo é sempre alcançar resultados aprimorados.

O curso de Gestão da Produção Industrial da Unopar foi todo planejado para oferecer esse diferencial ao estudante. No formato EAD, o aluno tem a vantagem de estar mergulhado no contato e na proximidade com a tecnologia.

Fortalecimento da autonomia do estudante

Associado ao fator anterior, vale dizer que na modalidade EAD a formação é feita em ambiente virtual. Todos os conteúdos do curso ficam disponíveis na plataforma, para o aluno acessar e aprender: aulas, apostilas, livros, exercícios, vídeos complementares, projetos e assim por diante.

O aluno não perde as possibilidades de interagir, mas ele com certeza ganha espaço para estabelecer o seu ritmo de aprendizado. Essa autonomia costuma ser muito valorizada nas empresas que privilegiam profissionais ativos e decididos.

Flexibilidade nos horários

A flexibilidade é fundamental para quase todo mundo. Afinal, muitas vezes, é preciso conciliar a jornada de trabalho com o desenvolvimento dos estudos. Nesse sentido, a modalidade EAD traz uma vantagem incomparável.

A graduação é feita totalmente online, com exceção dos encontros de provas semestrais no polo de apoio. Desse jeito, o aluno reduz muito do custo de tempo e dinheiro para se transportar de um lado para o outro.

Além disso, ele monta seus próprios horários e pode acessar a plataforma de ensino de qualquer computador. Procure conhecer também nossos cursos de curta duração, uma ótima opção para quem precisa ingressar com mais velocidade no mercado de trabalho ou buscar aquela promoção tão sonhada.

Relação vantajosa de custo-benefício

Tanto a Gestão da Produção Industrial EAD 100% online quanto a semipresencial oferecem ao estudante uma relação de custo-benefício excelente. É claro que o ensino superior é um investimento importante para a vida profissional e traz muitos ganhos no futuro. Mas fica melhor ainda se a educação for boa e o preço não pesar muito no bolso, concorda?

Como são ministradas as aulas de Gestão de Produção Industrial à distância?

Se você escolher a oferta semipresencial, terá alguns momentos presenciais na semana, como as aulas-atividades e as teleaulas. A frequência é verificada, e você precisa cumprir pelo menos metade da carga horária em cada disciplina para ser aprovado.

Os encontros presenciais são momentos de aprendizagem no formato de aulas ao vivo, transmitidas em tempo real. Neles, você poderá se comunicar com os professores, o tutor e os colegas de turma.

Nos outros dias da semana, ocorrem as aulas a distância e as atividades não presenciais. Todos os acessos são realizados pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma exclusiva para dinamizar seu aprendizado.

As aulas e demais atividades a distância são ministradas assim em formatos variados. Podem ser aulas na web, provas online, materiais digitais, discussão em fórum, produção de textos e sistema de mensagens.

A webaula é elaborada especialmente pelo professor para ampliar e aprofundar os conhecimentos dos estudantes. Ela apresenta grande riqueza pedagógica e utiliza a interatividade dos recursos digitais para favorecer ao máximo o percurso de aprendizado.

Caso você opte pelo curso 100% online, terá acesso às webaulas gravadas no AVA e receberá acompanhamento dos tutores pela Internet. As interações são feitas com muita frequência, seja na sala do tutor, seja no fórum da disciplina. Desse modo, o aluno conta com toda a orientação necessária para desenvolver ao máximo seu perfil profissional.

Qual é o valor médio da graduação em Gestão de Produção Industrial?

Para alcançar as melhores posições no mercado de Gestão da Produção Industrial, é importante escolher uma faculdade de excelência. O desenvolvimento dos conhecimentos da área requer uma estrutura sólida e uma grade curricular bem planejada.

O curso de Gestão de Produção Industrial da Unopar tem valores mensais a partir de R$ 159,90. Esse valor incluir todo o acesso especializado a conteúdos e infraestrutura para você receber a melhor formação. Vale lembrar que o curso está disponível para o Brasil inteiro.

O valor médio da graduação Gestão da Produção Industrial pode variar nas instituições de ensino do país. Não se esqueça da importância de considerar a tradição e a qualidade do ensino na hora da escolha. Dá para dizer com facilidade que a Unopar tem uma das relações de custo-benefício mais vantajosas do país!

Você tem a chance de assimilar conteúdos especiais e adaptar seus horários com flexibilidade. Além do reconhecimento no ensino, os valores das mensalidades são acessíveis e permitem uma ótima relação de custo-benefício.

Por que escolher a Unopar para cursar Gestão da Produção Industrial?

A Unopar é uma instituição com grande tradição de ensino, contando com graduações em contínua renovação e planejadas por docentes de excelência. Com esse nível de qualidade da educação tão alto, sobram motivos para participar. Veja alguns deles!

Muitas possibilidades de atuação

A área de Gestão da Produção Industrial tem crescido muito dentro do mercado nos últimos tempos. Graças a isso, surgiram oportunidades de trabalho em diversos segmentos. Essa variedade pode ajudar você a encontrar o seu caminho com maior facilidade.

O profissional formado pela Unopar estará preparado para aplicar os conhecimentos adquiridos em inúmeras áreas. Ele pode atuar em atividades mercadológicas, de projetos, pessoas e organizações industriais. Confira algumas áreas de atuação possíveis:

  • garantir a qualidade e produtividade dos processos industriais;
  • planejar e administrar a logística industrial;
  • controlar os serviços de manutenção;
  • promover a gestão industrial;
  • identificar oportunidades de negócios na área industrial;
  • coordenar equipes de produção;
  • aplicar normas de segurança no trabalho e de gestão ambiental.

O profissional em Gestão da Produção Industrial formado na Unopar adquire domínio completo dos procedimentos, das práticas e das rotinas de organização industrial. No decorrer do curso, você recebe todos os conhecimentos necessários e ainda é provocado a compreender as transformações tecnológicas.

Excelência no ensino EAD

Se você ainda não sabia, a Unopar EAD é líder no Brasil! Ao escolher estudar com a gente, você pode estar seguro do compromisso com a qualidade de ensino aliada às vantagens do formato 100% online e do semipresencial.

Antes de escolher uma faculdade, deve-se verificar se os equipamentos e os recursos utilizados são benéficos para o ensino satisfatório. A estrutura da Unopar foi cuidadosamente pensada para ativar a melhor dinâmica de aprendizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Diferenciais da Unopar

Junto a todo o suporte necessário para um percurso completo de ensino EAD, o aluno da Unopar recebe o benefício do Canal Conecta, uma rede exclusiva que permite buscar vagas de emprego e estágio. Com o apoio completo da faculdade, você tem tudo para fortalecer o seu currículo e ser bem-sucedido na profissão.

Outro diferencial marcante da Unopar é que os estudos da teoria estão sempre associados com atividades práticas. O foco é aprimorar as competências do currículo que favorecem a inserção e a boa atuação no mercado de trabalho.

A Unopar conta também com bibliotecas virtuais que fornecem aos alunos possibilidades infinitas de aperfeiçoamento e estudo. Além disso, as formas de ingresso são diversificadas e permitem que você comece a sua trajetória em diferentes momentos.

Opções de ingresso e descontos

O aluno da Unopar encontra uma graduação completa a um custo bastante acessível. O processo seletivo é simplificado, por meio do vestibular online. O aluno pode ainda buscar oportunidades de bolsas e descontos.

A instituição possui uma série de formas de ingresso para que o aluno de baixa renda consiga manter o seu curso de graduação. Para receber o benefício, ele precisa se inscrever no vestibular da Unopar e atender aos critérios exigidos.

As iniciativas vão desde bolsas de estudo e abatimentos na mensalidade a premiações. As porcentagens dos benefícios variam e vale lembrar que todos os benefícios estão disponíveis para os cursos EAD.

Agora é com você!

Viu só o que é Gestão da Produção Industrial e as oportunidades atraentes que o curso da Unopar pode trazer? Você aprende a cumprir uma atividade que é importante para várias empresas e ganha acesso a um mercado com muitas vagas de emprego e boas remunerações.

Lembre-se de que é fundamental valorizar o ensino superior e optar por uma graduação de qualidade. Além de uma boa infraestrutura e corpo docente qualificado, a instituição deve oferecer diversos diferenciais.

E aí, está esperando o que pra fazer a sua inscrição no vestibular online da Unopar? Não perca essa chance de ser um profissional de sucesso!

*CAGED, valores sujeitos a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

[E-BOOK] EAD e empregabilidade: entenda a relação entre eles

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.