5 opções de faculdades da área de tecnologia

Já reparou como a área de tecnologia está sempre em alta? Para corresponder à procura, há várias opções de cursos, inclusive com graduação a distância. Aliás, quem escolhe seguir uma carreira tecnológica tem uma série de possibilidades para explorar. Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas são as opções mais conhecidas.

Aliado à oferta de cursos e oportunidades, o Relatório Setorial de TIC 2019 da Brasscom traz um dado que pode animar os futuros profissionais. Até 2024, o setor deve criar 420 mil novas vagas, principalmente para as áreas de software e serviços.

Isso sem contar a demanda que já existe hoje, mas sem mão de obra qualificada para supri-la, não é? Então, é a oportunidade para quem quer se dedicar à tecnologia. Neste post, vamos mostrar 5 dos principais cursos que podem guiar você por um mercado de trabalho promissor.

Prepare-se para encontrar a profissão dos seus sonhos! Vamos lá?

O mercado de tecnologia no Brasil

Não é segredo para ninguém que esse setor é um dos que mais cresce no país, mesmo em momentos de instabilidade econômica. Dados da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, comprovam a alta.

De acordo com a RNP, o setor de Tecnologia da Informação (TI) responde por um número superior a 1,3 milhão de empregos. É um dos campos de atuação mais amplos do mercado inclusive. No entanto, a área sofre com a falta de profissionais capacitados para assumir as vagas disponíveis.

Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) com a consultoria IDC (International Data Corporation) chama a atenção para a área. O estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços coloca o Brasil como o 9º maior mercado mundial. Os salários pagos são um atrativo a mais: um programador Front-end pode ganha a média de R$ 3.997,63, enquanto o diretor de tecnologia (CTO) recebe R$ 20.980,93.

5 áreas de tecnologia para explorar

Com tantas opções de cursos, é comum os futuros alunos terem dúvidas e até mesmo não saberem diferenciar um do outro. Antes de escolher sua profissão, é importante pesquisar todas as faculdades nas áreas de TI para seguir a carreira que mais tem a ver com você.

Quem escolhe a área da tecnologia pode encontrar trabalhos na área de TI tanto no setor público como no privado nos mais diversos segmentos. Indústria, comércio, saúde, economia, comunicação, entretenimento, transporte, telecomunicações e muito mais. Por isso, vamos mostrar os principais cursos da Unopar para você encontrar a profissão dos seus sonhos.

1. Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação é um dos mais tradicionais e respeitados. Ele une áreas da Engenharia e tem o foco em montagem e configuração de hardware, robótica e peças de computadores. A grade curricular da graduação é ampla e inclui automação industrial, linguagens de programação, entre outros temas.

Aqui na Unopar, os alunos podem optar pela modalidade de ensino a distância (EAD). Dessa forma, eles ganham flexibilidade para organizar os estudos, além de lidarem com questões de segurança da informação. O Bacharelado tem duração de 5 anos, que são um ótimo investimento quando se pensa no salário do engenheiro da computação. As áreas de atuação englobam:

  • automação industrial e robótica;
  • telecomunicações;
  • tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas etc.;
  • desenvolvimento de software e hardware.

2. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Também entre as opções mais procuradas quando falamos em TI, o curso de Desenvolvimento e Análise de Sistemas tem como principal foco o desenvolvimento de softwares. Isso significa que linguagens de programação, banco de dados e sistemas integram o currículo. É uma área interessante para quem quer trabalhar com gestão ou abrir sua própria empresa.

Com 3 anos de duração, o curso da Unopar segue o formato de Tecnólogo e oferece uma formação mais rápida. Além disso, os alunos podem seguir entre 4 opções de carreira: DevOps, Mobile, Back-end e Web.

3. Engenharia de Produção

Saindo dos tradicionais, vamos mostrar oportunidades que nem todos conhecem. Uma delas é o curso de Engenharia de Produção. Como trabalhar em TI? Esse Bacharelado com duração de 5 anos, também disponível em EAD, permite que os futuros profissionais atuem na atualização de processos e maquinários de uma indústria.

Além de desenvolverem habilidades para implementar sistemas integrados, os alunos estudam a perspectiva gerencial no controle de processos, materiais e pessoas. Por unir o raciocínio lógico a competências de gestão, os engenheiros de produção são requisitados em diversos segmentos do mercado, a exemplo de:

  • indústrias variadas;
  • empreiteiras e infraestrutura;
  • agronegócio, setor de energia e mercado financeiro;
  • comércio e prestação de serviços.

4. Ciências Aeronáuticas

Outra possibilidade ainda pouco explorada e repleta de oportunidades é o curso de Ciências Aeronáuticas. Com duração de 3 anos, sua grade curricular envolve as áreas das Ciências Exatas e Humanas. Além do reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), também tem a chancela da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O Bacharelado da Unopar é indicado para quem quer se tornar piloto de aeronaves ou atuar em cargos gerenciais (gestão aeronáutica) de empresas de aviação. Os profissionais podem trabalhar com perícia e segurança de voo, atendimento aeroviário, despacho operacional e gerência do aeroporto.

 5. Marketing Digital

Para fechar a nossa lista, queremos incluir o curso de Marketing Digital. Por mais que esse Tecnólogo da Unopar não seja uma formação tradicional de TI, tem tudo a ver com tecnologia. Afinal, os profissionais entram em contato direto com ferramentas de automação para planejar ações, enviar campanhas e zelar pelo relacionamento com clientes.

O curso de Marketing Digital da Unopar tem 2 anos de duração e é focado no desenvolvimento de um perfil inovador que se adapta rapidamente às mudanças digitais. A grade inclui temas com alta empregabilidade como Analytics, Social Media, marketing de conteúdo, SEO, entre outros.

Viu só como tem oportunidades boas por aí? Para se tornar um profissional de sucesso em uma área de tecnologia, reflita sobre cada um dos cursos e descubra qual mais combina com o seu perfil. Nada melhor do que se dedicar a uma profissão capaz de realizar os seus sonhos. Fazer algo de que gosta e traz satisfação é essencial para ter uma carreira promissora. Nós mostramos o caminho e agora deixamos o resto com você, combinado?

E então, animou? Vamos compartilhar dicas para encontrar o emprego dos sonhos no próximo conteúdo. Confira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content