Quais são as 15 principais características de um profissional de sucesso?

características de um profissional de sucesso

Desconto nota do Enem

As maiores características de um profissional de sucesso são um conjunto de habilidades indispensáveis para atuar no novo mercado de trabalho — muito tecnológico, colaborativo, desafiador e dinâmico. Desde boa comunicação até a inteligência emocional, uma carreira promissora vai muito além de ter conhecimento técnico, sabia?

Os aspectos principais do sucesso profissional que listaremos a partir de agora são ferramentas poderosas para que você conquiste o emprego dos sonhos e se destaque em meio ao cenário competitivo atual.

Se interessou pelo assunto? Então, basta continuar a leitura!

Conheça as características de um profissional de sucesso

De certo, um currículo com boas qualificações e recheado de experiências é bastante valorizado pelo mercado de trabalho. Mas, além disso, recrutadores ficam de olho em algumas características importantes que podem ajudar você a se destacar entre os demais e, enfim, se tornar um profissional de sucesso.

Confira quais são a seguir!

Boa comunicação interpessoal

Por mais que as facilidades tecnológicas melhorem os processos comunicativos, ainda é importante saber se comunicar adequadamente por meio de um contato pessoal efetivo e de interações mais próximas.

Isso é o que chamamos de processos humanizados –– ou seja, o relacionamento profissional e, até mesmo, um atendimento personalizado fazem parte de uma postura comunicativa saudável, positiva e estratégica.

Habilidade para dizer “não”

A habilidade de dizer “não” na hora certa é a segunda característica de um profissional de sucesso. Muitas pessoas acreditam que, para conquistar o espaço no mercado, é preciso dizer “sim” sempre, mesmo que algo nos desagrade. Você também já pensou desse jeito?

Mas a verdade é que você pode dizer não. É importante saber discernir situações, momentos e verdadeiras oportunidades para, então, escolher fazer aquilo que causa mudança de carreira. Além disso, saiba que isso evita sobrecargas, que podem prejudicar a qualidade e a produtividade do seu trabalho.

Automotivação

Um profissional de sucesso respira motivação para trabalhar, afinal, sabe exatamente onde pretender chegar. Quando temos esse norte, conseguimos traçar as melhores rotas para conquistar a realização no trabalho, não acha? 

Então, não espere que outras pessoas digam qual caminho seguir ou quais metas estabelecer. Encontre a sua motivação antes disso e, com um tanto de disciplina, busque se aperfeiçoar diariamente. Essa atitude ajudará você a estar um passo mais perto do deseja para a sua vida, pessoal ou profissional.

Dedicação aos estudos

Quem não se dedica a adquirir novos conhecimentos e não pretende investir em qualificação pode encontrar muitas dificuldades durante a jornada profissional. Isso porque o mercado está cada vez mais exigente em relação às especialidades das pessoas.

As empresas querem experts no assunto. Buscam por pessoas sempre inquietas e curiosas, com as melhores estratégias e para conquistar os resultados mais satisfatórios. Saiba que o profissional que se dedica a um curso de gestão de Recursos Humanos, por exemplo, ou de Empreendedorismo, está à frente dos concorrentes que não tiveram essa mesma iniciativa.

Visão estratégica

Visão estratégica é a quinta característica de um profissional de sucesso. Independentemente da área de atuação, é essencial atentar ao que acontece no país e no exterior. Isso envolve as questões sociais, as mudanças econômicas, as novidades do seu segmento, entre outras informações.

Ao se munir delas para moldar sua visão, em vez de ficar de braços cruzados, você poderá correr atrás de novas estratégias e soluções –– baseando-se, inclusive, no que a concorrência vem fazendo. Já pensou nisso? 

Interdisciplinaridade

Saiba que o mercado de trabalho já não dá espaço para profissionais com conhecimentos limitados. Por isso, a interdisciplinaridade é uma característica forte do sucesso de equipes em diferentes nichos de mercado. A ideia é unir o que há de melhor em cada área para, assim, conquistar melhores resultados.

Pensamento crítico

Hoje, as empresas precisam de colaboradores e gestores com um nível apurado de raciocínio lógico e pensamento crítico. Afinal, é por meio do questionamento que podemos identificar problemas e encontrar as melhores saídas e soluções. Concorda?

É por isso que o pensamento crítico é uma característica de um profissional de sucesso. Essa competência pode ser desenvolvida com o hábito dos estudos e a constante busca por informações e novos conhecimentos, como já falamos. Todos esses elementos garantem mais preparação para pensar e agir da melhor maneira, seja no campo profissional ou pessoal.

Proatividade

A proatividade é mais uma característica do profissional de sucesso. Quem tem essa habilidade sabe exatamente quando se levantar por si só e tomar as devidas iniciativas em prol da equipe e da empresa.

Pessoas proativas estão em busca de soluções, seja para um grande projeto, seja para melhorar um simples detalhe de produtividade do dia a dia. Elas focam as pequenas atitudes que se transformam em grandes feitos, sempre visando ao sucesso da própria carreira e da organização como um todo.

Tour pela prova do Enem

Capacidade de liderar e tomar decisões

Quando um profissional é proativo, geralmente também se destaca por ter uma forte capacidade de liderança. Não é preciso, contudo, estar no topo das hierarquias corporativas para isso. Você pode ser um bom líder e inspirar a equipe exatamente na sua função de trabalho, seja ela qual for, viu?

Esse senso de liderança também proporciona mais facilidade para tomadas de decisões que definem os rumos dos processos. Proatividade e liderança são características de um profissional de sucesso que sabe decidir pelo melhor em relação aos rumos do negócio e de sua carreira.

Inteligência emocional

Outro fator imprescindível é o desenvolvimento do que chamamos de inteligência emocional. Essa habilidade de se autoconhecer e de saber como agir diante de inúmeras situações pode colocar você em uma posição de destaque em qualquer área de atuação.

Acontece que as emoções humanas, quando não trabalhadas, podem atrapalhar bastante diversos processos dentro das empresas. Saber separar problemas pessoais da rotina profissional, por exemplo, é essencial. Não tenha dúvidas: quando aprendemos a administrar primeiramente o comportamento, teremos uma carreira de grande sucesso.

Criatividade

O ser humano perde sua capacidade criativa com o decorrer do tempo. Uma criança, por exemplo, consegue ter essa característica muito mais aflorada do que um adulto, sabia? Entretanto, ao desenvolver essa habilidade, você tem mais bagagem para continuar tomando boas decisões e contribuir com ideias para beneficiar a equipe ou a empresa de modo geral.

O profissional que colabora com novas ideias, com informações interessantes e que está sempre em movimento, com a curiosidade aguçada, obtém um diferencial competitivo enorme. Querendo ou não, torna-se um destaque no mercado de trabalho.

Habilidade com inovações tecnológicas

A Indústria 4.0 requer profissionais que estejam preparados para lidar com a revolução tecnológica e todas as suas ferramentas. Por isso, a habilidade de lidar com as inovações tecnológicas é essencial. Então, se você deseja construir uma carreira de sucesso, não pode deixar de se inteirar sobre as tendências que surgem.

Internet das Coisas (IoT), blockchain, Inteligência Artificial (IA), Big Data, Business Intelligence, Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e outras ferramentas ou soluções digitais permeiam o mercado de trabalho e a vida das pessoas como um todo. E então, qual desses conceitos você já domina?

Veja como o EAD da Unopar ajuda no desenvolvimento dessas características

O EAD da Unopar pode ajudar você a lidar com as novas ferramentas tecnológicas, sabia? Isso porque os dois modelos de ensino a distância que oferecemos, o semipresencial e o 100% online, o colocam em contato com inovações tecnológicas que promovem um aprendizado enriquecedor no ambiente digital.

No AVA Unopar, por exemplo, o aluno tem acesso à biblioteca virtual, disciplinas do curso, serviços online e muito mais. Pode, ainda, ingressar em fóruns e grupos de discussão e tirar dúvidas com tutores em tempo real. Bacana, não é mesmo?

Mas não é só nisso que o EAD da Unopar pode ajudar você. Saiba que a educação a distância é capaz de contribuir para o desenvolvimento de muitas outras características de um profissional de sucesso. Confira a seguir!

Autoconhecimento pessoal e profissional

No EAD, você comanda a sua trilha de estudos. Tem a liberdade para escolher os melhores momentos para se dedicar ao seu curso, como quiser e de onde estiver. E essa autonomia pode ajudar na conquista do autoconhecimento profissional e pessoal.

Aos poucos, será mais fácil identificar seus pontos fortes e fracos. Testando e aprendendo o que funciona para você, saberá o que fazer para trabalhar suas limitações. Saberá, por exemplo, quando dizer não e ainda aproveitar as melhores oportunidades profissionais.

Foco e presença de propósito

Quem tem foco tem um objetivo, um propósito. E, normalmente, precisa de disciplina e muita persistência para conquistar aquilo se propõe a fazer. Precisamos de foco no trabalho para nos tornarmos cada vez mais eficientes e produtivos, concorda? 

Nesse sentido, o EAD pode ajudar, pois durante um curso online você praticará bastante essa habilidade. Será preciso ficar longe de distrações, como redes sociais, sites atrativos e mensagens no WhatsApp, para acompanhar as aulas e conseguir bons resultados nos estudos.

Capacidade de correr riscos calculados 

Você já teve medo de falar algo errado ou dar alguma sugestão equivocada no ambiente de trabalho? Acredite, muitas pessoas têm receio. Às vezes, ainda preferem ficar na zona de conforto porque têm medo de errar. Com isso, perdem a oportunidade de se expressarem, de se desenvolverem, de serem criativas.

Em um fórum de discussão, por exemplo, essa questão pode ser trabalhada. Por lá, você poderá deixar suas dúvidas, participar de debates com colegas e professores, além de compartilhar suas opiniões e vivências. Se a timidez é uma barreira, o EAD pode ajudar você a se soltar e se arriscar.

Chegou a sua vez de alcançar a realização profissional!

Pronto. Você já conhece algumas características de um profissional de sucesso. Agora que entendeu mais sobre o assunto, saiba que visão de que não é capaz e de que nunca vai conseguir chegar aonde deseja precisa ser eliminada o quanto antes.

Aqui na Unopar, a gente sempre enfatiza que, para não ficar para trás, além de buscar desenvolver todas essas características de um profissional de sucesso, você precisa ter a capacidade de se reinventar, de se desprender de crenças limitantes e continuar apostando nos estudos sempre.

E aí, se animou para construir o seu futuro profissional a partir dessas características? Então, aproveite que já está aqui e aprenda a montar um currículo diferenciado para se destacar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 43

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados