Quais são as 12 principais características de um profissional de sucesso?

características de um profissional de sucesso

As maiores características de um profissional de sucesso são um conjunto de habilidades indispensáveis para atuar no novo mercado de trabalho — altamente tecnológico, colaborativo, desafiador e dinâmico. Desde boa comunicação até Inteligência Emocional, uma carreira promissora vai muito além de ter conhecimento técnico.

Os aspectos principais do sucesso profissional que listaremos a partir de agora são as ferramentas mais poderosas para que você conquiste o emprego dos sonhos e se destaque em meio ao cenário competitivo atual. Pronto para essa jornada? Vamos começar!

1. Boa comunicação interpessoal

Por mais que as facilidades tecnológicas agilizem os processos comunicativos, ainda é primordial saber se comunicar adequadamente por meio de um contato pessoal efetivo e de interações mais próximas.

Isso é o que chamamos de processos humanizados, ou seja, o relacionamento profissional e, até mesmo, um atendimento personalizado fazem parte de uma postura comunicativa saudável, positiva e estratégica.

2. Habilidade para dizer “não”

Não é todo mundo que consegue desenvolver essa característica profissional ao longo do tempo. Afinal, temos a ideia errada de que, para conquistar nosso espaço no mercado, devemos estar sempre prontos para dizer “sim”. E você, também pensa assim?

No entanto, é importante saber discernir situações, momentos e verdadeiras oportunidades. Com essa visão, você seleciona o que é mais benéfico para mudar sua carreira e evitar sobrecargas de funções e informações, que prejudicam a qualidade e a produtividade do seu trabalho.

3. Automotivação

Um profissional de sucesso é aquele que está sempre motivado e que sabe exatamente o que quer. Quando temos esse norte, afinal, conseguimos traçar as melhores rotas a fim de chegarmos ao objetivo final, certo?

Então, não espere que o outro imponha suas metas; encontre-as antes disso e, junto à disciplina, motive-se diariamente a ser melhor que ontem e a estar um passo mais perto do que você deseja para a sua vida, seja ela pessoal ou profissional.

4. Dedicação aos estudos

Quem não se dedica a adquirir novos conhecimentos e a se qualificar em sua área está fadado ao fracasso. Isso porque o mercado está cada vez mais exigente em relação às especialidades das pessoas.

As empresas querem experts no assunto, que estão sempre inquietos para descobrirem as melhores estratégias e para conquistarem os resultados mais satisfatórios. O profissional que se dedica a um curso de gestão de Recursos Humanos, por exemplo, ou de Empreendedorismo, destaca-se e fica à frente dos concorrentes que não tiveram essa mesma iniciativa.

5. Visão estratégica

Independentemente da área de atuação, o profissional precisa se manter sintonizado no que está acontecendo ao seu redor. Isso envolve questões sociais, mudanças econômicas, novidades do seu segmento, entre outras informações.

Ao se munir delas para moldar sua visão, em vez de ficar de braços cruzados, esse novo profissional não espera orientações superiores — ele mesmo corre atrás de novas estratégias e as apresenta, baseando-se, inclusive, no que a concorrência vem fazendo.

6. Interdisciplinaridade

Não existe mais um profissional que tenha conhecimento delimitado. A interdisciplinaridade é uma característica forte do sucesso de equipes em diferentes nichos de mercado. A ideia é unir o que há de melhor em cada área para, assim, conquistar melhores resultados.

7. Pensamento crítico

Hoje, as empresas precisam de colaboradores e gestores com um nível apurado de raciocínio lógico e pensamento crítico. Afinal, é por meio do questionamento que podemos enxergar problemas e encontrar as melhores saídas e soluções. Concorda?

Essa habilidade pode ser desenvolvida graças a especificações já citadas, como o hábito dos estudos e a constante busca por informações e novos conhecimentos. Todos esses elementos garantem um profissional pronto para pensar e agir da melhor maneira.

8. Proatividade

Lembra do exemplo sobre não cruzar os braços e esperar ordens de superiores? Essa é mais uma característica do profissional de sucesso. Ele sabe exatamente quando se levantar por si só e tomar as devidas iniciativas em prol da equipe e da empresa.

A pessoa que é proativa se mostra sempre pronta para buscar soluções, seja para um grande projeto, seja para melhorar um simples detalhe de produtividade do dia a dia. São pequenas atitudes que se transformam em grandes feitos, visando o sucesso da própria carreira e da organização como um todo.

9. Capacidade de liderar e tomar decisões

Quando um profissional é proativo, geralmente ele também se destaca por ter uma forte capacidade de liderança. Não é preciso, contudo, estar no topo das hierarquias corporativas para isso — você pode ser um bom líder e inspirar a equipe exatamente na sua função de trabalho, seja ela qual for.

Esse senso de liderança também proporciona mais facilidade para tomadas de decisões que definem os rumos dos processos. Essas características — proatividade e liderança — são a fonte para a convicção e a determinação de decidir pelo melhor em relação aos rumos do negócio.

10. Inteligência Emocional

Outro fator imprescindível é o desenvolvimento do que chamamos de Inteligência Emocional. Essa habilidade de se autoconhecer e de saber como agir diante de inúmeras situações coloca o profissional em uma posição de destaque em qualquer área de atuação.

Acontece que as emoções humanas, quando não trabalhadas, podem atrapalhar e muito diversos processos dentro das empresas. Saber separar problemas pessoais da rotina profissional, por exemplo, é essencial. Não tenha dúvidas, quando aprendemos a administrar primeiramente o comportamento, teremos uma carreira de grande sucesso.

11. Criatividade

O ser humano perde sua capacidade criativa com o decorrer do tempo — uma criança consegue ter essa característica muito mais aflorada que um adulto, sabia? Entretanto, ao desenvolver essa habilidade, você tem mais bagagem para tomar decisões e contribuir com ideias que visam beneficiar a equipe ou a empresa de modo geral.

A pessoa que colabora com novas ideias, com informações interessantes e que está sempre em movimento, com a curiosidade aguçada, obtém um diferencial competitivo enorme e, querendo ou não, torna-se um destaque no mercado.

12. Habilidade com inovações tecnológicas

A Indústria 4.0 requer profissionais que estejam preparados para lidar com a revolução tecnológica e todas as suas inovações. Então, se você deseja construir uma carreira de sucesso, não pode deixar de se inteirar sobre as tendências que surgem frequentemente.

Internet das Coisas (IoT), blockchain, Inteligência Artificial (IA), Big Data, Business Intelligence, Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) e várias outras ferramentas e soluções digitais são hoje fundamentais e permeiam o mercado e a vida das pessoas como um todo. Qual desses conceitos você já domina?

Aqui na Unopar, a gente sempre enfatiza que, para não ficar para trás, além de buscar desenvolver todas essas características de um profissional de sucesso, você precisa ter a capacidade de se reinventar e não ficar preso às crenças limitantes. A visão de que não é capaz, de que está desatualizado e de que nunca vai conseguir chegar aonde deseja precisa ser eliminada o quanto antes!

E aí, ficou animado para construir seu futuro profissional a partir destas características? Aproveite que já está aqui e aprenda a montar um currículo diferenciado para se destacar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

saiba sobre os cursos unopar

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.