Profissional interdisciplinar: por que ele é mais valorizado?

Desconto nota do Enem

Seguindo a lógica da definição da palavra nos dicionários, o profissional interdisciplinar é aquele que dialoga tranquilamente com duas ou mais áreas de uma determinada profissão. Eles são, portanto, colaboradores que fogem um pouco do tipo de trabalhador clássico, especialista em apenas um único objeto de estudo.

Há poucas décadas, o mercado de trabalho buscava justamente os especialistas. No entanto, a qualificação hoje em dia vai muito além de saber bem como funciona determinado processo, mas sim de compreendê-lo como um todo. Hoje, o profissional interdisciplinar é o alvo dos empregadores de todo o planeta.

Essa tendência, ainda que tenha começado no exterior, hoje dá as caras pelo Brasil e começa a se tornar cada vez mais importante. Agora, os negócios buscam profissionais que saibam lidar com diversos problemas e que, além disso, tenham conhecimentos e habilidades que vão além do exercício básico das atividades.

Mas afinal, o que são os profissionais interdisciplinares? Qual é a vantagem de se enquadrar nesse tipo de contexto? Como podemos fazer parte desse grupo? Essas e outras questões serão abordadas ao longo deste artigo. Então, acompanhe e tenha uma boa leitura!

O que é um profissional interdisciplinar?

Quando falamos sobre algo que é interdisciplinar, podemos pensar em muitas coisas. Um exemplo bastante comum são as questões interdisciplinares, tão recorrentes em vestibulares e outros tipos de exames e processos seletivos. Elas são perguntas que envolvem duas ou mais matérias, abordando-as em um assunto comum.

Com esse tipo de definição, estamos a um passo de compreender exatamente o que é um profissional interdisciplinar (que também pode ser chamado de multidisciplinar, a depender da qualidade e da quantidade de suas qualificações). Esse é um colaborador multifacetado, que pode atuar em diversas frentes dentro de uma empresa.

Isso, é claro, não é o mesmo que acumular cargos ou obrigações. O que acontece, na verdade, é que esse profissional se torna apto a observar o seu ofício como um todo. Em função disso, ele é capaz de sugerir ideias, soluções e maneiras muito mais eficientes de realizar o trabalho, aprimorando processos e serviços.

Outro conceito que aborda muito bem essa questão é a do profissional T-Shaped, ou “em formato de T”. Esse tipo de funcionário é, atualmente, muito procurado pelas empresas.

Para compreendermos essa lógica, precisamos pensar na letra que dá o nome ao conceito. No T, a linha vertical (em pé) representaria o conhecimento específico de uma determinada área. Utilizando os médicos, novamente, como exemplo, essa parte nos remeteria ao conhecimento geral da Medicina ou até mesmo de uma especialidade, como a Pediatria.

Já a linha horizontal (deitada) representa o conhecimento interdisciplinar desse profissional. Aqui, esse médico teria habilidades variadas que permitiriam, por exemplo, que ele tivesse uma visão empreendedora para abrir a própria clínica, ou o know-how social para investir em alguma espécie de benfeitoria para a comunidade, a aptidão para a pesquisa em áreas importantes, entre outros.

Sendo assim, o profissional T-Shaped é aquele profissional tido como completo, que pode correlacionar adequadamente duas ou mais áreas (que não necessariamente tenham uma ligação tão óbvia) e tirar o melhor proveito dessa mistura de conceitos, informações e atribuições.

Quais são as vantagens de fazer parte desse grupo?

Como vimos no tópico anterior, o profissional interdisciplinar é aquele que consegue lidar com vários aspectos e situações de seu trabalho a partir de competências variadas, do conhecimento e da experiência em áreas distintas — o que faz com que ele seja uma importante adição a qualquer equipe.

Tour pela prova do Enem

Por conta disso, algumas das vantagens de ser um profissional multidisciplinar incluem:

  • melhores oportunidades no mercado de trabalho;
  • consequentemente, remunerações maiores;
  • facilidade na resolução de problemas;
  • mais rapidez na hora de trabalhar;
  • uma visão ampla dos processos no ambiente profissional.

Assim, esse indivíduo não é apenas uma vantagem para a empresa na qual ele presta serviços, mas também para si mesmo. Com esse conhecimento extra, fazer o próprio trabalho se torna algo muito mais simples e prazeroso, além de eficiente!

Quais setores se beneficiam de profissionais interdisciplinares?

Os setores que mais se beneficiam com a interdisciplinaridade são aqueles que exigem uma mão de obra qualificada e especializada. Um médico especializado em duas áreas se torna muito mais competente em seu trabalho, por exemplo. O mesmo vale para um professor, ou para um engenheiro.

Esse tipo de habilidade é fundamental para qualquer profissional, já que todos nós podemos nos beneficiar de uma certa dose de conhecimento extra que possa, no curto ou no longo prazo, enriquecer a nossa prestação de serviços e o dia a dia no trabalho.

Isso é especialmente importante para quem está inserido no contexto das ditas “profissões do futuro” — que lidam com questões como tecnologia, sustentabilidade, meio ambiente e até mesmo o envelhecimento da população, por exemplo.

Como se tornar um profissional desse perfil?

Agora que já você já sabe como funciona a interdisciplinaridade nas áreas de atuação, que tal ver algumas dicas para compreender como pode se tornar um profissional interdisciplinar? Confira a seguir:

Esteja atualizado sobre a demanda do mercado

Estar sempre de olho nas oportunidades e demandas do mercado é, também, algo muito importante para decidir o que você precisa (e quer) fazer e quais são os rumos necessários para a sua carreira. Lembre-se de que o seu investimento é algo que precisa trazer retorno e satisfação!

Integre o seu trabalho a diferentes áreas da empresa

Quer começar essa transição e se tornar um profissional mais qualificado em várias áreas? O primeiro passo é buscar esse conhecimento dentro do seu ambiente de trabalho. Ofereça-se para explorar diferentes óticas do seu emprego, e aproveite para se aventurar em atribuições que, talvez, você nunca tenha pensado antes.

Busque cursos de formação e extensão

Descobriu um novo setor dentro de sua profissão que te agrada? Então, que tal se qualificar nessa nova vertente? Busque workshops, cursos rápidos ou extensões e comece o quanto antes a se aprofundar nessa nova área de interesse!

Considere realizar uma segunda graduação

Quando isso já não for o suficiente e você achar que precisa de mais, considere uma segunda graduação. A obtenção de um novo título tem sido bastante presente entre a mão de obra qualificada no país — portanto, é praticamente uma demanda em algumas áreas. Cursar uma pós-graduação também pode ser uma boa solução em alguns casos.

Desenvolva outros tipos de habilidade

Por fim, adquirir habilidades “extracurriculares” também é muito importante. Cada vez mais o mercado busca profissionais com competências socioemocionais bem-desenvolvidas — como o autoconhecimento, o espírito de liderança, o trabalho em equipe, a empatia e a criatividade, por exemplo. Invista, portanto, em atividades que possam favorecer o progresso de tais características.

Agora que você já sabe o que é um profissional interdisciplinar e conhece a sua relevância para o mercado de trabalho atual, não perca mais tempo! Inicie o quanto antes a sua caminhada rumo à interdisciplinaridade com a ampliação de suas habilidades e competências. Isso, com certeza, renderá bons frutos no futuro de sua carreira!

Para ficar sempre por dentro de nossas novidades e conferir, em primeiríssima mão, outras dicas e conteúdos como este, basta nos seguir em nossas redes sociais. Você pode nos encontrar no Facebook e no Twitter!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados