Desenvolvimento Mobile: veja tudo sobre a faculdade!

desenvolvimento mobile

Desconto nota do Enem

Muitas das atividades diárias já foram incorporadas por aplicativos para celular. Pense nas ferramentas para gerenciar tarefas, pagar contas, registrar batimentos cardíacos, tempo de corrida e tantas outras funções. É nesse mundo moderno e digital que o profissional de Desenvolvimento Mobile encontra um vasto campo de atuação.

O desenvolvedor Mobile atua em empresas que dependem da tecnologia para solucionar problemas e formular novas ferramentas para dispositivos móveis. É uma profissão que nasce da transformação digital, quando as organizações passaram a incorporar a tecnologia para resolver desde questões simples às mais complexas.

Muita gente ainda não sabe, mas existe o curso Tecnólogo de Desenvolvimento Mobile no ensino superior. É uma formação voltada para os desafios e as competências necessárias para a área de tecnologia. Se você quer saber tudo sobre a formação, não vá embora sem ler o que separamos a seguir.

O que é a faculdade de Desenvolvimento Mobile?

O curso de Desenvolvimento Mobile prepara profissionais para atuar na criação de aplicativos para dispositivos móveis. A graduação é oferecida no grau de Tecnólogo e dura, pelo menos, 2 anos (4 semestres). O curso tem uma abordagem teórica e prática, mas é especialmente voltado para os desafios do profissional no mercado de trabalho.

Como o desenvolvedor de softwares para celular depende do conhecimento de várias áreas da tecnologia, o aluno do curso tem contato com diversos assuntos, como programação, modelagem de sistemas, Engenharia de software, interface e usabilidade.

Quais são as principais matérias estudadas na faculdade de Desenvolvimento Mobile?

Por ser um curso Tecnólogo e ter uma curta duração, a grade curricular é pensada para a parte prática da profissão, com o objetivo de agilizar a entrada dos graduandos no mercado de trabalho.

Na Unopar, esse é o foco do conjunto de matérias do curso de Desenvolvimento Mobile. Veja, logo abaixo, quais são as principais disciplinas:

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem Banco de Dados;
  • Análise e Modelagem de Sistemas;
  • Arquiteturas e Organização de Computadores;
  • Desenvolvimento Orientado ao Objeto;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Análise Orientada a Objetos;
  • Linguagem de Programação;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Banco de Dados Aplicado a Mobile;
  • Projeto de Software;
  • Desenvolvimento Mobile;
  • Engenharia de Software;
  • Interface e Usabilidade;
  • Desenvolvimento de Aplicações Android;
  • Desenvolvimento de Aplicações iOS;
  • Projetos de Desenvolvimento de Games;
  • Segurança para Sistemas Mobile;
  • Sistemas Operacionais Mobile.

A grade curricular foi planejada para garantir ao aluno uma visão global acerca do Desenvolvimento Mobile, com tudo que você precisa para se tornar um profissional completo na área de tecnologia.

O que o desenvolvedor aprende na faculdade?

Um curso como o de Desenvolvimento Mobile garante ao aluno uma gama de habilidades técnicas fundamentais à sua futura atuação. Veja, a seguir, dois exemplos do que estamos falando.

Armazenamento de dados

Os sistemas para dispositivos móveis consomem dados de outros aplicativos, assim como também geram uma quantidade ilimitada desses itens. Por isso, um dos assuntos mais importantes estudados na graduação de Desenvolvimento de Mobile é o armazenamento ou banco de informações.

Essa é uma responsabilidade do profissional da área. Os tipos de armazenamento são os: internos e externos. Em linhas gerais, o interno guarda os dados na memória interna do aplicativo, enquanto o externo permite que as informações sejam guardadas em arquivos de fora e compartilhados, como um banco de dados na nuvem.

Lógica de programação

A lógica de programação é outro exemplo de assunto útil para toda a carreira do profissional de desenvolvimento. Isso porque, para chegar ao resultado final do aplicativo, uma série de etapas lógicas precisam ser cumpridas.

Se você tem alguma familiaridade com o assunto, deve saber que programar sistemas digitais exige etapas sequenciais e bem estruturadas. É preciso solucionar problemas menores que encaminham o projeto para a resolução de um problema final, aquele que atende à necessidade do cliente com o aplicativo.

Quando você estuda a lógica de programação, aprende como as sequências lógicas são estruturadas para se chegar a um resultado esperado. É claro, tudo isso na linguagem dos algoritmos.

Qual é a modalidade do curso de Desenvolvimento Mobile?

Na Unopar, o curso de Desenvolvimento Mobile é oferecido na modalidade EAD 100% online. Longe de ser um empecilho, quem está familiarizado com tecnologia vai adotar ter uma graduação rápida, completa e online, concorda?

O EAD se adapta muito bem ao estilo de vida de todos os alunos, que podem conciliar tranquilamente as atividades online do curso com viagens, demandas de trabalho ou outros compromissos.

Diferentemente do que acontece na faculdade semipresencial, em que o aluno precisa comparecer de maneira periódica ao campus da instituição, a faculdade 100% online pode ser feita totalmente pela internet, como o nome sugere.

Na Unopar, o aluno de Desenvolvimento Mobile não precisa comparecer ao campus ou polo da faculdade para ter o diploma do curso –– a não ser para realizar algumas provas durante o curso. Mas tudo combinado com antecedência, viu?

Com isso, é possível economizar com o valor das mensalidades e outros gastos tradicionais envolvidos em cursos de graduação, como alimentação e transporte. A mensalidade de cursos EAD é mais acessível por que não inclui gastos que a faculdade teria com infraestrutura física.

Em suma, a modalidade só traz benefícios para o aluno que entra no curso de Desenvolvimento Mobile!

Qual é o perfil do aluno e profissional de Desenvolvimento Mobile?

Conhecer o perfil do aluno e futuro profissional é um passo importante antes de investir em qualquer graduação. Só depois de conhecer o máximo de informações sobre uma área de trabalho, você não corre o risco de adentrar em uma carreira que exige habilidades e interesses incompatíveis com os seus.

Falando especificamente sobre Desenvolvimento Mobile, a paixão por tecnologia é, sem dúvida, a característica partilhada pelos alunos desse curso. Mas não é a única. Para que você entenda o perfil completo desse graduando, vamos explicá-lo a seguir.

Familiaridade com a área de Exatas

A familiaridade com noções de matemática e raciocínio lógico é indispensável para o futuro desenvolvedor e aluno em formação da área. Isso porque você aprenderá a lidar de maneira aprofundada com linguagens de programação durante todo o curso e em tarefas comuns na rotina de trabalho.

Capacidade analítica

O desenvolvedor trabalha com projetos criados do zero ou atualizações de aplicativos que já existem. Em ambos os casos, o profissional precisa se concentrar em aspectos muito específicos, mas também manter uma visão global do projeto que está sendo produzido.

Não ter problemas em trabalhar em equipe

A facilidade para trabalhar em equipe é uma competência necessária em qualquer ramo, e não seria diferente no Desenvolvimento Mobile. O profissional da área trabalha quase sempre integrado a um time formado por outros especialistas da tecnologia e até de outras áreas, principalmente do marketing.

Basta pensar em todas as decisões que precisam ser tomadas até que um aplicativo Mobile fique pronto. Além da parte de programação, as decisões envolvem questões de design, controle de qualidade, divulgação do produto, lançamento e vendas.

Por isso, as decisões são descentralizadas e tomadas por grupos que ficam em constante diálogo.

Organização

Todo desenvolvedor Mobile trabalha com base em prazos para entregar sua etapa na produção de um aplicativo. Isso exige uma boa capacidade de organização para lidar com imprevistos, planejar o tempo de trabalho e sempre pensar nas fases seguintes. Ser multitarefas é uma das competências de um bom profissional da área.

Boa comunicação

Quem trabalha na criação de aplicativos, mesmo em home office, está inserido em uma cadeia de produção formada por outros profissionais, como vimos. Isso significa que, nessa profissão, existem chefes, colegas de trabalho e pessoas que desempenharão funções sobre as quais você estará responsável.

Para atuar em uma função como essa, uma comunicação clara, responsável e humanizada é sempre bem-vinda. Para que o trabalho saia sempre como o planejado, você precisa lidar com feedbacks e dar retornos sobre o trabalho de outras pessoas.

Como está o mercado de trabalho de Desenvolvimento Mobile?

Um dos principais receios de quem está na graduação é, sem dúvidas, ficar sem emprego após o curso. É uma preocupação justa, afinal, você se prepara durante muito tempo para encontrar melhores oportunidades no mercado, não é? Na área de tecnologia, esse é um problema que os profissionais atentos e bem preparados não precisam enfrentar.

O melhor exemplo disso, hoje em dia, é o mercado de trabalho para quem se forma no curso de Desenvolvimento Mobile. É crescente o número de empresas que busca especialistas em sistemas para dispositivos móveis, e isso vale tanto para profissionais da programação quanto para designers e gerentes de projetos.

O sistema operacional Android, por exemplo, tem sido um grande destaque na oferta de oportunidades para desenvolvedores de aplicativos. Segundo pesquisa divulgada pela consultoria Bain & Company, cerca de R$ 136 bilhões foram movimentados em empresas brasileiras envolvidas com o Android só em 2019.

Os grandes investimentos são uma das características do mercado de tecnologia, assim como a amplitude que uma formação na área pode ter. O profissional formado em Desenvolvimento Mobile é um bom exemplo. Ele tem uma base técnica que pode ser útil para atuar em diferentes cargos do mercado de tecnologia, como Desenvolvedor de Jogos.

O mercado deve movimentar mais de R$ 6 trilhões até o final de 2021, e o Brasil é um dos campões entre as nações que mais usam aplicativos para celular. Isso significa também mais e melhores oportunidades de trabalho para profissionais da área.

Quanto ganha um profissional da área?

A média salarial dos cargos da área de tecnologia costuma ser alta. Para o desenvolvedor mobile no Brasil, a média é de R$ 4. 198, 14*, segundo dados do CAGED. Mas esse valor costuma ter uma variação de acordo com nível de experiência do profissional.

Quanto mais experiente na área, maior tende a ser a remuneração pelo serviço. O salário de um Trainee (profissional recém-formado em treinamento na empresa) é diferente de um Master (com anos de experiência e especialização na área).

Tour pela prova do Enem

Outro fator que impacta o salário do profissional é o porte da empresa. As organizações com maior renome no mercado tendem a pagar mais aos desenvolvedores que atuam nos diferentes cargos hierárquicos.

É isso que demonstra uma pesquisa do site Trabalha mais Brasil, que revela as diferentes faixas-salariais do desenvolvedor mobile durante a carreira. Veja como os salários estão divididos logo a seguir.

Pequena empresa

Em pequenas empresas, veja quais são as faixas-salariais para o profissional de Desenvolvimento Mobile:

  • Trainee: R$ 2.100,18*
  • Júnior: R$ 2.625,22*
  • Pleno: R$ 3.218,52*
  • Sênior: R$ 4.101,90*
  • Master: R$ 5.127,38*

Média empresa

Em empresas de porte médio, estima-se que as remunerações do desenvolvedor Mobile sejam as seguintes:

  • Trainee: R$ 2.730,22*
  • Júnior: R$ 3.412,78*
  • Pleno: R$ 4.265,98*
  • Senior: R$ 5.332,48*
  • Master: R$ 6.665,60*

Grande empresa

Agora veja a média salarial do desenvolvedor Mobile atuando em grandes empresas.

  • Trainee: R$ 3.549,30*
  • Junior: R$ 4.436,62*
  • Pleno: R$ 5.545,77*
  • Sênior: R$ 6.932,21*
  • Master: R$ 8.665,26*

Vale a pena investir na faculdade de Desenvolvimento Mobile?

Obter o conhecimento técnico e teórico é o primeiro passo para encontrar boas oportunidades no mercado de trabalho. Como vimos, o mercado tem sido bem generoso para profissionais de Desenvolvimento Mobile, principalmente para aqueles que investem em especializações.

Portanto, não temos dúvidas de que vale a pena fazer faculdade na área! Para comprovar o que estamos falando, vamos explicar e relembrar algumas vantagens da área. Confira a seguir.

Curso focado na prática

A formação voltada diretamente para os desafios do mercado de trabalho é uma das características do curso superior Tecnólogo. Ao contrário de um Bacharelado, por exemplo, a graduação tecnológica prepara os profissionais para um nicho específico do mercado e permite que eles entreguem trabalhos com alto nível de qualidade técnica.

Por isso, quem escolhe um curso Tecnólogo, como a graduação em Desenvolvimento Mobile, está certo da área que deseja atuar. É uma excelente oportunidade de ingressar rapidamente no mercado de trabalho e ainda aproveitar as vantagens de ter um diploma de ensino superior.

Diversas possibilidades de atuação

O recém-formado em Desenvolvimento Mobile encontra um vasto campo de atuação nas áreas de tecnologia. O especialista pode atuar nos mais diferentes cargos envolvidos direta ou indiretamente na criação de aplicativos, como:

  • arquiteto de soluções Mobile;
  • desenvolvedor Back-end;
  • desenvolvedor Front-end;
  • gerente de projetos de programas;
  • consultor na área de tecnologia da informação;
  • analista de suporte técnico.
  • DevOps.

O curso se destina tanto para quem já atua no mercado de tecnologia quanto para quem não vê a hora de ingressar nesse mercado.

Mercado aquecido

Como já demostramos aqui, o mercado de tecnologia está em constante crescimento nos próximos anos.

As contratações estão em pleno vapor, e as empresas correm atrás de profissionais qualificados na área. Só em 2020, o mercado de tecnologia passou por um aumento de 310% no número de vagas, segundo levantamento da empresa de recrutamento GeekHunter.

Por que estudar Desenvolvimento Mobile na Unopar?

Na Unopar, essa graduação faz parte do conjunto de cursos de desenvolvimento para as carreiras mais procuradas de tecnologia, ao lado de DevOps, Dev Back-end, Dev Web e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A graduação foi pensada para quem deseja trabalhar com o planejamento e a criação de aplicativos no contexto de transformação digital. Veja, logo a seguir, outras vantagens de fazer o curso na Unopar.

Diferentes formas de ingresso

O estudante que deseja estudar na Unopar pode escolher a forma de ingresso que achar mais conveniente. Confira quais são as principais possibilidades de estudar na faculdade:

  • nota do Enem;
  • vestibular online;
  • vestibular tradicional;
  • transferência externa.

Escolhendo o vestibular pela internet, o estudante faz todo o processo online, inclusive a matrícula! Já no vestibular tradicional, você agenda a melhor data, dentro do calendário de inscrições da Unopar, para comparecer à unidade e realizar a prova. O processo de agendamento é realizado durante a inscrição.

Já quem deseja estudar na Unopar por meio da nota do Enem deve atender a dois critérios. Primeiro, o estudante deve ter participado de alguma edição do exame nos últimos 3 anos. Segundo, é preciso ter alcançado pelo menos 200 pontos na média geral e na redação.

Por fim, também é possível se transferir de outra faculdade para a Unopar e garantir uma vaga no curso que sempre quis. Legal, não é?

Bolsas de estudo e descontos

A Unopar oferece uma série de bolsas de estudo e descontos para alunos que não podem arcar com o valor integral das mensalidades. Para conseguir um desses benefícios, veja se você atende aos critérios exigidos e, em seguida, faça sua inscrição online no vestibular.

Os alunos que querem estudar em nossa faculdade por transferência externa também podem ganhar uma bolsa, desde que atendam aos critérios e apresentem os documentos exigidos a uma das nossas unidades.

Mas se você não se encaixa nos critérios de bolsas, não tem problema! Os descontos na Unopar vão ajudar você com as mensalidades:

  • desconto para funcionários públicos e militares;
  • desconto pontualidade;
  • desconto na pré-matrícula (isenção na taxa de inscrição).

Veja em qual opção de bolsa ou desconto você se encaixa e faça já sua inscrição online no vestibular da Unopar!

Incentivo à entrada no mercado de trabalho

A grade curricular da graduação da Unopar prepara os alunos para as principais demandas do mercado. Nossos calouros e veteranos também têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal online com vagas de emprego e estágio espalhadas pelo país.

Para quem deseja aprimorar suas habilidades durante a graduação, oferecemos uma série de certificados no programa Trilha de Carreira. São cursos online e gratuitos que envolvem diferentes áreas, como gestão de pessoas, tecnologia, investimentos e empreendedorismo.

Gostou dos projetos? Na Unopar, você sai da graduação já trabalhando ou com ótimas perspectivas de emprego!

Bem-avaliada no MEC

Um dos critérios mais importantes para escolher uma faculdade é saber se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Se você pensa em estudar na Unopar, pode ficar tranquilo!

Além dos cursos reconhecidos, a Unopar tem uma média de nota do MEC acima de 3! Os nossos cursos nos campus e polos EAD cumprem todos os critérios de qualidade exigidos pelo Ministério.

Mensalidades acessíveis

A mensalidade acessível é um dos motivos que fazem dos cursos a distâncias opções tão populares de capacitação profissional.

A infraestrutura digital exigida no EAD sai mais em conta para a instituição de ensino, e essa diferença se reflete no valor da mensalidade. Na Unopar, as opções de bolsas de estudo e descontos tornam os cursos a distância opções ainda mais atrativas!

Vale ressaltar que curso a distância não é sinônimo de baixa qualidade no ensino, ok? Esse é um mito da internet que já não existe mais: basta ver a quantidade de graduações e pós-graduações oferecidas na modalidade EAD.

Então, invista nos seus estudos, aproveite a segurança e as outras vantagens do nosso curso de Desenvolvimento Mobile, oferecido a distância.

Biblioteca virtual

Pratica e totalmente acessível, a biblioteca virtual da Unopar é aberta para os alunos das modalidades de ensino EAD e presencial. A estrutura da biblioteca é composta por e-books e obras digitalizadas, arquivos de multimídia e documentos importantes, como as normas de ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Na biblioteca virtual, você pode realizar vários serviços, como consulta ao acervo online, renovação, empréstimo, devolução e reserva de livros. Por meio da plataforma, também é possível tirar dúvidas, como o funcionamento da biblioteca, uso do catálogo e como usar normas de trabalhos acadêmicos.

Aprendizado com profissionais da área

Para você começar a construir uma carreira de sucesso, nada melhor que conhecer a trajetória de profissionais experientes no mercado de trabalho, concorda? É esse tipo de contato que a Unopar oferece no programa Aula Destaque: encontros 100% online, gratuitos e exclusivos com profissionais conceituados no mercado.

Já se inscreveu no vestibular? Chegou a hora!

Se você gostou de saber mais sobre o curso e o mercado para Desenvolvimento Mobile, vá em busca do que precisa para ser um profissional requisitado. Como vimos, a importância que os dispositivos móveis têm na vida das pessoas abre um espaço enorme para novas aplicações. No Brasil, a quantidade de oportunidades nesse mercado só tem a crescer!

Quer garantir sua vaga na faculdade de Desenvolvimento Mobile? Não perca mais tempo e faça agora sua inscrição online no vestibular da Unopar. Venha estudar com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados