Vestibular pela internet: entenda como funciona

estudante fazendo vestibular pela internet

Desconto nota do Enem

Fazer uma série de coisas pelo computador ou celular passou a ser algo positivo por causa da comodidade. Se você deseja concorrer a vagas no ensino superior, já deve saber é possível fazer vestibular pela internet. Isso significa que pode permanecer no conforto de casa ou qualquer outro ambiente de sua escolha.

Estamos falando de um modelo de prova que já existia antes da pandemia, mas ganhou força diante da necessidade de evitar aglomerações de pessoas. Sua aplicação, inclusive, costuma ocorrer em várias situações, seja como vestibular EAD, seja como exame para ingresso em cursos presenciais.

No post, vamos explicar mais sobre essa opção para que você defina se vale a pena aproveitá-la. Então, prossiga com a leitura e tire suas principais dúvidas!

O que é um vestibular online?

O vestibular pela internet nada mais é que uma prova realizada de forma virtual e remota, ou seja, fora das salas de aula e outros espaços convencionais. Você confere toda a sua estrutura a partir de um dispositivo conectado à rede, de modo a preencher as questões e elaborar sua redação.

A digitalização de processos promove diversas vantagens às pessoas, principalmente quando o objetivo é desfrutar de praticidade. Isso explica porque práticas de acesso ao ensino — cadastros, inscrições, envio de documentos etc. — têm sido cada vez mais comuns no ambiente virtual.

Quais são suas principais vantagens?

Após entender como funciona o vestibular online, você verá que se trata de um modelo confiável e adequado a qualquer pessoa que queira aproveitar seus benefícios. Por falar nisso, eles são diversos e fizemos uma lista para mostrar em detalhes:

  • definição do local da prova — talvez uma das vantagens mais importantes, já que permite ao aluno fazer a avaliação no local que preferir (residência, biblioteca ou outro espaço tranquilo);
  • diminuição das distrações — essa é resultado da condição anterior, pois você terá a chance de permanecer em um lugar isolado, livre de ruídos de aparelhos e da interferência de outras pessoas;
  • redução de custos — sem a necessidade de se deslocar para a instituição e de comer fora no dia da prova, você cortará gastos. Em alguns casos, até o valor da inscrição passa a ser menor, porque o vestibular online não demanda impressão de materiais, times de monitores e outros recursos;
  • questões mais interativas — manter toda a prova no ambiente virtual possibilita a inclusão de conteúdos em vídeo, áudio, infográfico e outros materiais que favorecem o processo avaliativo;
  • prevenção de atraso — além de determinar o local da prova, você poderá escolher o dia e o momento mais oportuno para fazê-la, evitando que perca o horário estabelecido.

Como funciona o vestibular pela internet?

Esse tipo de prova pode ser feito em um canal disponibilizado pela instituição de ensino ou a partir do download de um kit contendo todas as questões. O processo vale tanto para cursos EAD quanto para algumas graduações da modalidade presencial ou semipresencial.

Assim, se você já estudou bastante — com o apoio de portais como a Trilha do Enem — e está prestes a buscar a faculdade de seu interesse, verifique se há a possibilidade de prestar o vestibular pela internet. Faça a pesquisa em portais especializados, que possam indicar as instituições que aderiram ao modelo.

Tour pela prova do Enem

Nesses sites, é possível selecionar o curso, a unidade e a modalidade de ensino que você deseja. Após preencher todos os campos e obter acesso à prova, reserve alguns minutos para conferir a qualidade da conexão da rede e para ler atentamente as orientações.

Quais são as instruções para realizar a prova?

As regras e demais detalhes relacionados à avaliação podem variar de uma faculdade para outra. Logo, é sempre importante consultar essas informações antes de começar a prova. Veja como exemplo as instruções indicadas no vestibular pela internet da Unopar:

  • são permitidas 5 tentativas de realização da prova para cada pessoa;
  • os assuntos/temas abordados na avaliação variam a cada tentativa;
  • quando a prova for iniciada, não será possível dar pausa, reiniciar ou retomar o processo;
  • a duração da prova é de 60 minutos e esse tempo é controlado com o auxílio de um cronômetro. Este encerra a aplicação quando o aluno atinge o prazo limite;
  • alternar abas no navegador faz com que a prova seja fechada. Nesse caso, o aluno precisará reiniciar a avaliação;
  • é proibido copiar e colar;
  • o vestibular pode ser feito de qualquer dispositivo conectado à internet, incluindo aparelho celular.

Como é feita a correção da avaliação?

Essa etapa fica sob responsabilidade da banca de tutores da instituição de ensino, que corrigem cada questão com o mesmo cuidado presente na análise das provas tradicionais. Em média, leva de 2 a 4 dias até que o processo ocorra e o aluno fique sabendo se foi ou não aprovado.

A conferência da pontuação com o resultado do vestibular pode ser feita na chamada área do candidato. Caso seja aprovado, o futuro estudante consegue utilizar o mesmo espaço para efetuar sua matrícula e aguardar os próximos passos.

A Unopar é líder em EAD no Brasil e permite que alunos ausentes em vestibulares presenciais também aproveitem o modelo online. Assim, ninguém perde a chance de cursar o ensino superior para começar uma carreira de sucesso na área desejada.

A instituição se destaca por estar presente em todos os estados brasileiros, com mais de 700 polos EAD e diversos laboratórios especializados. Os cursos são reconhecidos pelo MEC e são ministrados com o suporte de instalações e materiais de qualidade.

Isso sem falar nos benefícios exclusivos de estudar na Unopar. Para ajudar na conquista de estágios e empregos, temos uma parceria exclusiva com o Canal Conecta. Para que nossos alunos aprendam além dos conteúdos regulares, oferecemos a Aula Destaque, com profissionais de conceito e experiência.

Agora que você entende o que é e como funciona vestibular pela internet, deve estar pensando em aproveitar o modelo nas suas próximas tentativas de ingresso na faculdade.

Então, não perca tempo e conte com a ajuda de quem mais entende do assunto. Inscreva-se no vestibular online Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados