O que é e como funciona um polo de faculdade EAD?

estudante ead

Desconto nota do Enem

O ensino a distância vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Já existem cerca de 2 milhões de alunos matriculados na modalidade EAD. O que muitos não sabem é que, apesar de o curso ser feito de forma online, também é possível ter acesso à infraestrutura necessária, além do contato com professores qualificado e com colegas do curso.

Isso porque, para estar entre as faculdades EAD reconhecidas pelo MEC, a instituição de ensino precisa oferecer, obrigatoriamente, todo esse suporte (decreto n.º 9057/17). Isso é feito pelo polo EAD. No local, ela disponibiliza acesso a laboratórios, salas de estudo e até eventos.

Saiba mais sobre a importância e como funciona o polo EAD de qualidade para os seus estudos!

O que é o polo EAD?

É o local físico em que os alunos de cursos a distância encontram suporte de ensino e administrativo para os seus estudos. O estudante tem acesso a laboratórios, bibliotecas e salas de transmissão de aulas, por exemplo. Além disso, também é lá que ele pode participar de eventos ou aulas especiais.

De acordo com o MEC, o local é uma “unidade descentralizada da instituição de educação superior, no País ou no exterior, para o desenvolvimento de atividades presenciais relativas aos cursos ofertados na modalidade a distância”. Ou seja, deve oferecer todo o suporte que tornem o aprendizado do aluno mais efetivo, tanto referente ao ensino quanto à parte administrativa.

A Unopar prioriza a qualidade dos seus cursos e da experiência do estudante. Por isso, o polo EAD está sempre preparado para atender às necessidades de cada curso oferecido no local. São laboratórios, bibliotecas, salas de aula especiais e possibilidade de contato com professores, tutores e outros estudantes.

Qual é a importância do polo EAD para os alunos?

Durante o estudo em casa, é possível trocar ideias com o seu tutor EAD pelo AVA e participar de fóruns de discussão EAD. Mas e quando ainda restam dúvidas? É hora de procurar pelo polo EAD. O principal objetivo do local físico é ser um ponto de apoio. Precisa ser um complemento ao ensino feito de forma online, pelo espaço do aluno.

Por isso, um polo EAD de qualidade é primordial para a formação do estudante. Além disso, também contribui para outros fatores do aprendizado:

  • acesso a laboratórios: é no polo EAD que o aluno vai até esses locais para poder ver na prática o que aprendeu na teoria;
  • utilização de softwares específicos: seja de Engenharia, Design ou outro curso, é importante que o profissional em formação aprenda a mexer nesses programas. Entretanto, nem sempre ele tem o computador adequado e, por isso, é oferecido no polo;
  • leitura complementar: com as bibliotecas preparadas, o estudante encontra os livros pedidos em aula e consegue ter um espaço para estudo caso deseje;
  • resolução de burocracias: o espaço físico da secretaria é o melhor local para resolver questões de documentação, sanar dúvidas de contratos ou financiamentos e muito mais. Isso porque o contato pessoal evita problemas de comunicação e agiliza os processos.

Todos esses fatores contribuem para que a experiência do estudante seja a melhor possível durante todos os anos da faculdade. Por isso, a Unopar garante um atendimento qualificado no polo EAD, assim como uma infraestrutura preparada para os cursos oferecidos em cada uma das unidades.

Tour pela prova do Enem

O polo EAD também contribui para outro fator: o contato pessoal. Mesmo que reduzido pelo ensino a distância, conhecer os outros alunos e professores pode ajudar na integração do estudante, na sua participação em sala e para seu networking.

Além disso, as aulas especiais ou conferências fazem com que os estudantes participem de dinâmicas em grupo e estejam sempre atualizados quanto às novidades do seu curso.

O que não pode faltar para que esse espaço seja de qualidade?

O polo EAD deve ser encarado como um complemento do ensino online em casa, certo? Assim como o conteúdo das aulas e o conhecimento dos professores, o local de estudo presencial também precisa ser de qualidade e oferecer a melhor experiência possível ao aluno.

Cada polo de uma faculdade apresenta uma infraestrutura diferente dependendo dos cursos oferecidos no local e da quantidade de pessoas que utilizam o espaço. Também é comum que graduações com diversas categorias de laboratórios específicos estejam em um mesmo polo, para que o espaço seja melhor aproveitado.

As estruturas mais comuns presentes em polo EAD são:

  • laboratórios específicos;
  • laboratórios de informática;
  • softwares utilizados pelo estudante;
  • biblioteca;
  • salas de estudo;
  • salas de transmissão de aulas;
  • área administrativa e financeira;
  • suporte de professores e tutores.

Com esses elementos presentes, o estudante consegue ter um desenvolvimento global do seu aprendizado, já que pode combinar o conteúdo teórico com a parte prática. É indicado que ele procure sempre por faculdades que tenham polos de qualidade, que ofereceram infraestrutura adequada para o curso oferecido e auxiliem com questões burocráticas.

Também é interessante notar se são organizados eventos presenciais ou online sobre o curso escolhido, ou formas de interação com as outras pessoas. Afinal, não é porque uma grande parte do curso é feita a distância que o estudante deve ficar isolado e sem se relacionar com as pessoas da sua área.

Deu para notar que, apesar de o aluno não frequentar diariamente o polo EAD, o local é importante para sua formação, por isso precisa ser de qualidade, não é? Dessa maneira, na hora de escolher qual faculdade fazer, preste atenção na infraestrutura, no que é oferecido e na organização da parte administrativa. Tudo isso torna a experiência no ensino superior muito mais proveitosa e eficaz.

A Unopar prioriza sempre a qualidade e isso se aplica também aos seus polos EAD, que apresentam ótima infraestrutura e organização para que o estudante consiga aproveitar ao máximo seu curso. Assim, você tem excelência de aprendizagem em qualquer modalidade de ensino.

Percebeu como o polo EAD é parte fundamental do ensino superior a distância? Então, venha para uma instituição de qualidade. Inscreva-se no vestibular da Unopar e tire o sonho da faculdade do papel!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados