Entenda como funciona um fórum de discussão EAD

estudante em fórum de discussão ead

Desconto nota do Enem

Os cursos de ensino a distância, tanto semipresenciais quanto 100% online, também contam com momentos de interação entre colegas e professores. Uma das formas de interagir é por meio do fórum de discussão EAD, que fica disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Nesse espaço, são abertas discussões sobre diferentes temas relacionados com a graduação que está sendo cursada. Podem participar todos os estudantes matriculados naquele mesmo curso e disciplina, um momento muito importante para troca de conhecimentos.

Além de entender como é a aula a distância, é importante conhecer os diferentes recursos e ferramentas utilizados nessa modalidade para ficar por dentro da dinâmica EAD. Pensando nisso, preparamos este artigo. Continue lendo para saber como esse tipo de fórum funciona na Unopar e por que ele é tão importante.

O que é um fórum EAD?

Ao pesquisar um tema na internet, você já recebeu como resultado da busca um site em que as pessoas têm liberdade para perguntar ou apresentar um problema, e recebem ajuda de outros internautas? Esses são os fóruns online, um recurso também utilizado pelas faculdades a distância.

O fórum de discussão EAD é um espaço disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem para a realização de debates e compartilhamento de opiniões e conhecimento. O professor ou mediador propõe um tema para ser debatido ou insere uma pergunta que precisa ser respondida pelos estudantes.

Funciona basicamente da mesma forma como os demais fóruns online. Porém, a discussão acontece em torno da proposta. Ela pode ser apresentada em formato de texto, vídeo ou mesmo uma situação-problema, sobre a qual os estudantes precisam refletir e colocar a sua opinião, resposta ou interpretação.

Assim, o fórum de discussão EAD é um espaço muito dinâmico e que permite trabalhar diversos assuntos. Os graduandos mantêm contato com professor ou mediador por ali, bem como com os seus colegas. Trocam experiências, informações e compartilham conhecimento.

Por que o fórum EAD é importante?

Nas graduações das modalidades de ensino EAD, há um distanciamento físico natural entre colegas e professores. No 100% online, não existe um contato direto com eles, já que as aulas não acontecem presencialmente. Por isso, é preciso buscar recursos para promover a interação no curso a distância, que também é importante para a formação dos graduandos.

O fórum de discussão é um canal que aproxima o corpo docente e os alunos. Como explicamos, por meio dele, são abertos diálogos e debates acerca de temas relacionados com o curso ou que trazem uma temática mais atual, mas também voltada para a área.

Para o estudante, é muito importante que a graduação tenha esses momentos diversificados, que tragam dinâmica para o curso. Por meio deles, são trabalhadas outras habilidades e competências, que contribuirão para a sua formação profissional.

O convite para analisar, refletir e opinar sobre determinados temas é muito importante para despertar o senso crítico. Isso traz mais informações, que complementam o aprendizado, e ainda incentivam o compartilhamento de ideias, mantendo um debate saudável e construtivo.

Além de tudo isso, o fórum de discussão EAD é um momento que conta na evolução do estudante. Na Unopar, são conferidos pontos de engajamento no ambiente virtual para o aluno que interage desses canais. De acordo com a sua participação e a frequência, ele apresenta um melhor desempenho ao longo do curso.

Em quais situações o aluno vai usá-lo mais?

Um detalhe importante a respeito do fórum de discussão a distância é que ele não é um espaço para se comunicar com o professor online. Não é por esse canal que o estudante vai tratar de assuntos particulares e referentes à sua própria formação.

Isso pode ser feito por meio do campo de atendimento, ao enviar um e-mail ou entrar em contato com a tutoria. Afinal, o fórum de discussão EAD é um espaço mais público, em que as discussões devem ser mantidas em torno do tema que foi proposto.

Sendo assim, o aluno não vai utilizar esse espaço para saber mais a respeito de uma disciplina, de notas de prova, entrega de trabalho ou sobre estágio obrigatório, por exemplo. O espaço não é voltado para interação no dia a dia, mas de acordo com a proposta apresentada.

Haverá um fórum para cada disciplina aberta no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Geralmente, ele se mantém aberto enquanto ela está sendo cursada. Então, durante esse período, é interessante acessá-lo, conferir o tema e deixar a resposta.

O estudante também pode estender um debate com um determinado colega. É possível responder cada comentário feito, complementar as informações ou deixar a opinião. É preciso apenas ter cuidado quando o pensamento é contrário, para que a interação aconteça de uma forma respeitosa.

Como funciona um fórum EAD?

Pelas informações que deixamos, ficou fácil entender como funciona um fórum de discussão EAD, certo? Primeiramente, o professor ou o mediador cria um tópico para fazer uma pergunta, propor uma reflexão ou estimular propostas de ideia para uma situação-problema. Isso é feito para cada disciplina do semestre.

Os estudantes matriculados naquela disciplina podem acessar o fórum pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem, o espaço do aluno. O link aparece junto aos demais conteúdos da matéria. Acessando, eles são direcionados para a página do fórum, devem conferir o material compartilhado e criar um tópico respondendo a atividade.

Tour pela prova do Enem

No AVA da Unopar, ao acessar as disciplinas na plataforma, você tem acesso:

  • às aulas e teleaulas correspondentes a cada disciplina;
  • ao Fórum de discussão;
  • às Avaliações Virtuais;
  • às atividades de aprendizagem;
  • às atividades diagnósticas;
  • ao conteúdo web;
  • às referências digitais;
  • às pautas de leitura;
  • às informações das provas presenciais da disciplina.

Confira no vídeo abaixo como funciona o acesso aos conteúdos disciplinares no AVA:

O professor ou mediador EAD acompanha as respostas deixadas pelos estudantes. Em alguns casos, trazem questionamentos sobre aquilo que foi escrito por eles, dá orientações e estimula a interação dos colegas.

Todos conseguem visualizar as respostas deixadas pelos demais e, como dito, têm a oportunidade de interagir com um determinado colega. Quanto maior a interação, mais vantajoso para o grupo, porque há uma troca de experiências e conhecimentos.

Para que a discussão seja mantida com foco na proposta, os professores e mediadores estão constantemente orientando ou mesmo intervindo, se necessário. Os alunos podem deixar dúvidas também, que os responsáveis respondem ou sugerem fontes para buscar mais detalhes.

Como participar de um fórum EAD?

A resposta é bem simples: ingressando em um curso que faça uso desse tipo de atividade. Graduações de Tecnólogo, Bacharelado ou Licenciatura nas modalidades semipresencial, 100% online e até mesmo presencial (no caso da Unopar, em algumas disciplinas) fazem uso dessa tecnologia.

No entanto, isso não é tudo. É importante também fazer um bom uso dessa ferramenta a fim de tirar todo o seu potencial dela. Confira as boas práticas da participação de um fórum EAD!

Interaja

A primeira boa prática é interagir bastante com os colegas. O ensino a distância não deve ser uma desculpa para se isolar, mas sim uma oportunidade de utilizar a tecnologia para se aproximar da galera da classe. Por isso, converse bastante e forme laços de amizade — eles serão essenciais para a sua rede de contato no futuro.

Pergunte

Outra dica é sempre perguntar. Não deixe nenhuma dúvida para trás! O aprendizado é construído pouco a pouco e, por isso, é importante que passemos das etapas com todos os questionamentos sanados. Seus colegas e a equipe Unopar estão disponíveis para ajudar quando for necessário!

Anote

Por fim, faça anotações. Se você já tem o seu caderno ou resumo feito, adicione post-its com as novas informações adquiridas no fórum. Assim, você não as esquece e tem conteúdos sempre atualizados para fazer a sua revisão e estudar com mais segurança e eficiência.

Como o fórum EAD pode ajudar você a encontrar mais proximidade com a matéria?

Agora, veremos algumas das vantagens do uso dos fóruns EAD para o aprendizado, independentemente da área de ensino que você escolher! Vamos lá?

Proximidade com outros alunos

Uma das principais vantagens de estudar em um fórum EAD é a possibilidade de interagir diariamente com os seus colegas de classe, se aproximando deles e gerando oportunidades para o seu futuro. Sem contar as amizades, que são para a vida toda! Assim, você consegue formar grupos de estudos e muito mais.

Possibilidade de aprender com a dúvida dos colegas

As dúvidas, em um fórum EAD, ficam expostas para todos os alunos. Assim, você pode aprender com questionamentos que nem sabia que tinha! E o melhor: por ser um ambiente virtual, as pessoas não têm vergonha de perguntar. Assim, a aula fica muito mais produtiva sem esse acanhamento comumente observado no presencial.

Suporte contínuo

Com o EAD, você não está sozinho. Ainda que uma das principais vantagens desse tipo de ensino seja o desenvolvimento de competências como a autonomia, com o fórum a distância, tem acesso a suporte contínuo para que todas as suas dúvidas e questionamentos sejam devidamente sanados em tempo recorde.

Ajuda de tutores e monitores que são feras nos assuntos

Outro benefício do fórum EAD da Unopar é a presença de uma equipe que realmente entende do que está falando. Os professores, tutores e monitores são gabaritados e têm experiência o bastante para ajudá-lo a se tornar um profissional antenado e competitivo para o mercado de trabalho.

Acesso 24 horas

Outra vantagem do fórum é a possibilidade de você acessá-lo 24 horas por dia. Surgiu uma dúvida? Não perca tempo, corra para a página e veja se ela já foi respondida por alguém ou então, pergunte! Assim, em horário comercial, você terá a sua dúvida sanada e poderá dar continuidade aos seus estudos no momento em que achar mais produtivo.

Agora é com você!

Viu só como o fórum de discussão EAD é um recurso importante para a formação do estudante? Ele vai além da grade curricular, se aprofundando nos conteúdos trabalhados durante o curso. Assim, tem uma formação mais completa e ainda trabalha habilidades e competências que contribuirão para sua vida profissional.

Venha aproveitar todos esses momentos para trilhar uma carreira de sucesso! Faça sua inscrição em um dos cursos de graduação da Unopar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 129

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados