Tudo sobre o curso de Psicologia

estudantes de psicologia em terapia em grupo

A Psicologia se coloca, na atualidade, como uma das profissões protagonistas na construção da sociedade. Com salários entre R$ 2.761,60* e R$ 5.841,61*, os profissionais formados são amplamente reconhecidos e valorizados. Seus conhecimentos contribuem decisivamente para a construção de um mundo melhor.

Sendo cada vez mais essencial, a profissão tem inserções importantes nas práticas e nos processos contemporâneos. Em constante diálogo com outros campos, como a Gestão Pública e as Ciências Sociais, vai promovendo transformações e tecendo novos ramos, a exemplo da Psicologia Social e da Psicologia Jurídica.

Um psicólogo bem-formado pode atuar em diferentes lugares, sendo indispensável para o funcionamento de dinâmicas variadas. O diploma pode trazer inúmeras oportunidades, abrindo as portas para setores prestigiados do mercado.

Os concursos voltados para a área são muito atrativos, podendo resultar em carreiras invejáveis. O salário de um psicólogo que trabalha em tribunais, por exemplo, é bastante elevado. Em seleções recentes da ABIN, do Senado, do BNDES e de prefeituras ou estados, o cargo também tem sido enaltecido.

Atuar como psicólogo significa, acima de tudo, o rumo certeiro para a realização profissional. Unindo uma profissão digna e bem-remunerada com as grandes possibilidades de intervenção no mundo, nada vai impedir você de alcançar o emprego dos seus sonhos.

Se você deseja iniciar uma trajetória na área, aqui na Unopar nós oferecemos a combinação perfeita de praticidade e qualidade no ensino. Você tem a chance de assimilar os melhores conteúdos, continuamente atualizados e, ainda, recebe tratamento flexível para adaptar seus horários. Além disso, os alunos da Unopar contam com a grande vantagem de terem desconto no cursinho da LFG, preparatório para concursos públicos.

Os valores das mensalidades são acessíveis, havendo espaço, também, para condições especiais de pagamento. De fato, tendo-se em mente quanto custa a faculdade de Psicologia, a relação de custo-benefício na Unopar é quase irresistível.

Com uma estrutura impecável, a faculdade privilegia a elaboração do conhecimento com dinamismo e seriedade. Siga o fio do texto e descubra tudo sobre o curso de Psicologia da Unopar!

Como é a graduação

A ciência que trata dos processos mentais e dos estados psíquicos humanos é conhecida como Psicologia. Por ser uma ciência, está sempre embasada em evidências empíricas, fundamentos incontornáveis para as formulações teóricas e para as abordagens metodológicas usadas no dia a dia.

Por abordar matérias essencialmente de Ciências Humanas, com ênfase no comportamento de indivíduos ou grupos, a área é bastante ampla. É comum encontrarmos “interseções psicológicas” em quase todas as esferas da vida, desde a educação até as organizações políticas, passando pelos esportes, pela saúde e pelo trabalho.

A Psicologia fornece, enquanto ciência, práticas terapêuticas preciosas para fortalecer a dinâmica de uma sociedade. Se entendermos a organização comunitária como um grande corpo pensante, os psicólogos podem ser vistos como médicos de regiões localizadas, que tentam garantir o bom funcionamento de todo o sistema.

Por que vale a pena ser um Psicólogo

Entre o individual e o geral, há distâncias importantes. Mas não se deve diminuir a importância de compreender os processos mentais humanos, a fim de aperfeiçoá-los em escalas coletivas. Em um mundo cada vez mais intrincado, feito de muitos enredos, são grandes as chances de nos desorientarmos.

Nesse sentido, a Psicologia é um dos mais nobres ofícios humanos, cujo exercício melhora as formas de existência e o cuidado com o mundo. Lidando com as emoções, os sentimentos e as condutas das pessoas, os psicólogos são necessários para o enfrentamento de questões concretas e, com frequência, desafiadoras.

Basta pensar, para começo de conversa, na importância da Psicologia em uma situação de pandemia. Com tantas pessoas confinadas, surgem dificuldades de ordem material e relacional, afetando as vias psíquicas. Pessoas fragilizadas, às vezes deprimidas, podem ser resgatadas com o atendimento online adequado.

Mas isso não resume os obstáculos e as necessidades contemporâneas. Para lidar com impactos ambientais, é preciso refletir sobre o modo de agir, cultivando a responsabilidade. Para lidar com catástrofes naturais, é preciso entender os traumas que se escondem nos recônditos da psique humana.

Para lidar com as fragilidades cotidianas, como aquelas que afetam populações marginalizadas, é necessário acompanhamento especializado. Só com o abrandamento de violências simbólicas ou materiais, o tecido da sociedade pode ser restaurado, permitindo que a vida prossiga com a devida paz.

Psicólogos são indispensáveis para o cumprimento dessa meta, auxiliando as pessoas a lidarem com seus problemas e a organizarem suas vidas de maneira digna. Um bom profissional reforça a autonomia de cada indivíduo, restaurando a autoestima e fortalecendo as potências subjetivas.

É interessante pensar que, até certo tempo atrás, a Psicologia ainda era considerada um luxo destinado a pessoas ricas. Na atualidade, porém, essa visão mudou. A importância dos cuidados da mente se disseminou profundamente, ampliando, também, as formas de atuação na trajetória de um psicólogo.

Diante de um cenário cada vez mais complexo, a área se faz fundamental como eixo de mediação ou norteamento para o mundo humano. Hoje, a presença dos psicólogos é tida como incontornável.

Além de obterem remuneração superior à média salarial do Brasil, eles devem assumir grandes tarefas, porque fazer Psicologia é, também, uma questão de responsabilidade. O desafio é intenso mas, quando encarado com seriedade, traz consigo inúmeras oportunidades de realização pessoal.

Quais os objetivos do curso de Psicologia na Unopar

Esse quadro de mudanças coloca, também, uma urgência para se compreender as particularidades da psique humana. Entre os objetivos da graduação em Psicologia está uma capacitação ampla dos profissionais, com o intuito de torná-los aptos a atuarem com competência e comprometimento.

Quem vem estudar na Unopar recebe uma densa bagagem teórica que, combinada a treinamentos específicos, torna o aluno apto a abordar pessoas em diversos ambientes com meios psicológicos. A prioridade será sempre uma atuação responsável, que preze a saúde mental e o bem-estar dos indivíduos.

O Bacharelado em Psicologia tem duração de 5 anos, durante os quais você deve realizar uma série de atividades e matérias. O conhecimento é sedimentado aos poucos e sempre intercalado com chances de experiência prática e passagens edificantes pelo mercado.

O curso é devidamente planejado para que os profissionais formados saibam encarar com inteligência os desafios dos nossos tempos. Com formação igualmente ética e técnica, eles estarão preparados para encontrar caminhos singulares na área, fazendo a diferença nos lugares por onde passarem.

As habilidades trabalhadas permitem uma depuração da mente através de seus processos individuais, sem perder de vista as condições do entorno. Desse modo, busca-se sempre conectar cada pessoa ao seu contexto, como forma de aprimorar as dinâmicas de inserção no mundo.

Nossa prioridade é a formação de pessoas com consciência e conhecimento, dispostas a realizar contribuições cruciais na sociedade. Com aulas e atividades únicas, elas estarão preparadas para transitar em diferentes ambientes, melhorando o presente e projetando o futuro humano.

Ademais, na Unopar nós estabelecemos uma redução da distância entre o estudo e a prática da profissão. Você será introduzido, desde cedo, à complexidade de situações reais, devidamente conectadas aos conteúdos ministrados. Estágios e experiências afins também são incentivados.

Tudo somado, a Psicologia cruza os territórios do mundo e da mente, fazendo-se presente em diversos locais. A partir de aprendizados fundamentais, os profissionais serão capazes de encontrar posições de destaque em termos da satisfação pessoal e do mercado de trabalho.

Como é a rotina do curso

Não custa repetir: a grade curricular do curso de Psicologia Unopar oferece toda a estrutura necessária para uma formação exemplar. Você pode encontrar seu próprio ritmo, trabalhando os conhecimentos com apoio integral e flexibilidade.

A faculdade conta com instalações modernas, ideais para atender as necessidades práticas e teóricas das aulas. Espaços bem-equipados, como salas multimídias, laboratórios e bibliotecas, trazem vantagens incontáveis para o dia a dia dos graduandos.

No primeiro semestre, ocorrem as matérias do curso de Psicologia inaugurais, como a de Análise Experimental do Comportamento, a de Desenvolvimento Humano I e a de Psicologia, Ciência e Profissão. Elas lançam as bases para o bom entendimento do campo e da sua inserção no mundo e no mercado.

No segundo semestre, a História da Psicologia oferece conhecimentos acerca das principais correntes teóricas. Em Bases Biológicas do Comportamento e Processos Psicológicos Básicos, os conhecimentos prévios são estendidos. A Formação Integral em Saúde sedimenta uma visão ampla da terapia mental em meio a processos tangenciais.

No terceiro semestre, a matéria de Desenvolvimento Humano retorna no seu módulo II. Começam as matérias de Matrizes do Pensamento em Psicologia – Psicanálise e Medidas e Avaliação em Psicologia I. Algumas habilidades especializadas começam a ser trabalhadas.

No quarto semestre, chegam mais dois módulos das Matrizes do Pensamento em Psicologia, um do Behaviorismo e outro da Existencial Humanista. São introduzidas a Psicologia Social e a Psicopatologia I, enquanto a matéria de Medidas e Avaliação em Psicologia chega no módulo II.

No quinto semestre, fecha-se o ciclo das Matrizes do Pensamento em Psicologia, com a Cognitiva Comportamental. A parte de Medidas e Avaliação em Psicologia chega ao módulo III, enquanto são introduzidas as matérias de Psicologia e Políticas Públicas e de Diagnóstico e Intervenção em Psicologia.

Todo esse arcabouço de conhecimentos vai permitindo que você adquira uma compreensão aprofundada da mente humana. Contudo, para alcançar uma formação plena e diferenciada, ainda há um longo percurso pela frente.

No sexto semestre, novos horizontes se abrem com as matérias de Psicologia Escolar e Educacional, de Psicologia Organizacional e do Trabalho I e de Psicofarmacologia, Psicologia e Comunidade.

No sétimo semestre, as matérias de Psicopatologia e de Psicologia Organizacional e do Trabalho chegam ao módulo II. Entra a matéria de Orientação Profissional.

Com essa ampliação de horizontes, você começa a se sentir preparado para frentes diversificadas de atuação. Acrescenta-se densidade ao que vem sendo elaborado até aqui, a grade curricular do curso já está bastante sólida.

No oitavo semestre, chegam as matérias de Psicologia Hospitalar, de Terapia Familiar Sistêmica e de Homem, Cultura e Sociedade. No nono semestre, as de Psicologia e Educação Especial e Responsabilidade Social e Ambiental. O percurso começa a se fechar, com a matéria de Trabalho de Conclusão de Curso I.

Por fim, no décimo semestre, você vai estudar os Temas Emergentes em Psicologia, com o intuito de apontar trilhas e perspectivas para o futuro. O Trabalho de Conclusão de Curso II representa a etapa final da faculdade.

Como mencionamos, a duração do curso de Psicologia é de 5 anos. Durante o trajeto, dinâmicas complementares e matérias optativas ajudam você a trilhar seu próprio caminho. Você será motivado a buscar estágios especializados, propiciando uma relação mais direta com a prática da área.

Todas as atividades compõem um traçado completo, no qual o profissional adquire robustez e conhecimento para ingressar no mercado de trabalho. O Canal Conecta, ferramenta exclusiva para busca de oportunidades, pode ser muito útil para você encontrar possibilidades valiosas de experiência profissional.

Em quais modalidades é possível cursar Psicologia

O curso em Psicologia na Unopar pode ser feito na modalidade de ensino presencial.

Nossa estrutura, que conta com professores altamente qualificados, visa oferecer a você as melhores experiências e práticas contemporâneas. Os conteúdos são constantemente atualizados, acompanhando as mudanças no mundo do trabalho.

As aulas presenciais ocorrem em unidades de ensino completas, nas quais você tira pleno proveito do contato com docentes, do convívio com especialistas e da troca de experiências com a turma.

Isso reforça, em primeiro lugar, o seu preparo para uma participação concreta no mercado de trabalho. As disciplinas estimulam seus processos de aprendizado e ajudam a inserir a teoria na rotina profissional.

Não ministramos o curso de Psicologia a distância, por essa área exigir contínuos contatos humanos. Porém, o processo de admissão é facilitado, bastando realizar o vestibular online ou consultar outras formas de ingresso para Psicologia.

O preço do curso de Psicologia também é muito acessível. Com esses fatores combinados, todos têm a chance de ingressar em uma faculdade altamente qualificada.

Psicologia é para você?

No campo da Psicologia, existem inúmeros aspectos que potencializam a formação profissional, propiciando maior desenvolvimento pessoal. Muitos deles se relacionam ao trato com outras pessoas, demandando habilidades específicas. Você verá, a seguir, para que tipo de pessoa o curso se destina inicialmente.

Quais as características essenciais para um futuro psicólogo

As principais características de um futuro psicólogo estão ligadas ao interesse sincero pelos fenômenos que compõem os modos humanos de proceder. O profissional, em situação de formação, deve ter curiosidade e vontade irrestritas para absorver aprendizados práticos ou teóricos.

Muitos atributos podem contribuir para a constituição de um bom psicólogo. Leia alguns deles e descubra se você tem o perfil:

  • sensibilidade aguçada: ser capaz de captar, de maneira justa, as emoções e os sentimentos do outro, lidando com eles da maneira devida;
  • privilegiar a atitude da escuta: é ela que permite ao psicólogo conhecer com propriedade uma pessoa. No geral, ouvir é mais importante do que falar;
  • fala bem-articulada: ainda assim, o estabelecimento de uma boa comunicação com o paciente é indispensável. Além da recomendação de escuta, deve-se saber falar na hora certa e de maneira adequada;
  • postura ética: o psicólogo deve manter sigilo profissional, sem levar para fora do consultório os assuntos tratados dentro dele. Além disso, deve estar isento de preconceitos que poderiam atrapalhar sua capacidade de discernimento e prejudicar sua atuação;
  • conhecer o limite do outro: não transpor de maneira brusca as fronteiras que circundam o paciente. Muitas vezes, por estar em uma situação vulnerável, ele pode se sentir invadido se não houver o tato devido;
  • interesse teórico: para encontrar soluções ou caminhos nas mais diversas situações, deve-se ler constantemente sobre as principais abordagens teóricas, buscando atualizações recentes também;
  • inteligência emocional: acima de tudo, o psicólogo deve saber separar a esfera pessoal da profissional. Esse aspecto ajuda a alcançar a necessária postura de escuta;
  • fazer um bom curso: sem formação acadêmica de excelência, dificilmente um profissional poderá organizar seu conhecimento com o aprumo suficiente para orientar outras pessoas;
  • valorizar o sujeito: deve-se promover sempre a emancipação do paciente, sem reiterar qualquer vínculo de dependência ou de aprisionamento.

Todos esses pontos serão devidamente endereçados pelas propostas práticas e teóricas da graduação. Devido ao seu caráter aberto e personalizado, o curso pode ajudar, até mesmo, a despertar e a modelar aptidões adormecidas.

Por que é importante ter ética desde o início do curso

A ética é um aspecto inalienável para todos os profissionais da área, para além da credibilidade pessoal e dos benefícios pessoais que ela traz. O que está em jogo, mais amplamente, é a segurança e o bem-estar dos próprios pacientes, dado que eles estão expostos às ações e palavras do psicólogo.

Nesse sentido, é necessário assumir uma postura ética impecável desde o início do curso. Parte da grade conta com estágios e outras atividades práticas que envolvem contato constante com pacientes. Se o aluno não aprender, desde cedo, como agir da maneira correta, poderá prejudicar si mesmo e outros indivíduos.

O mercado atual da Psicologia

Um psicólogo que recebe formação completa, trilhando devidamente seu percurso educacional, encontra várias zonas de atuação possíveis no mercado. Em todas elas, sua presença traz ganhos significativos, promovendo a liberdade e a saúde mental em geral.

Para entender melhor os impactos do cenário atual na formação do futuro psicólogo, saiba que tivemos uma live especial de Psicologia. Com a participação dos acadêmicos Wilson Luconi, Vanilda Rodrigues e Pedro Ferraz, ela abordou oportunidades e desafios da carreira. Você pode conferir a gravação completa no vídeo abaixo:

Existem, em todo caso, nuances específicas para as funções a serem exercidas. No trajeto do psicólogo, espaços diferentes são atravessados dia após dia, como escolas, hospitais e corporações privadas. Você confere, no restante do texto, algumas áreas de atuação da Psicologia.

Onde o psicólogo pode atuar

Na esfera da saúde, o profissional atua, além de hospitais, em clínicas, consultórios ou centros de atenção psicossocial. É plausível que ele integre políticas mais amplas de saúde pública ou privada, aliando seus conhecimentos a outras áreas para fortalecer a prosperidade coletiva.

No âmbito da educação, suas ações servem de complemento às disciplinas tradicionais, buscando fortalecer certos processos cognitivos. O conhecimento da Psicologia pode ser de grande valia dentro da escola, auxiliando no acompanhamento das crianças ou no equilíbrio emocional dos alunos mais velhos.

No tocante às corporações privadas, cabe aos colaboradores com formação em Psicologia ou RH coordenar dinâmicas empresariais como treinamentos, contratações e avaliações de desempenho. Com sua ajuda, o ambiente de uma empresa se torna mais transparente e harmônico, aumentando a disposição geral dos funcionários.

Presentemente, tem sido comum ainda que profissionais da Psicologia exerçam atendimentos a distância, devidamente regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia. Essa prática, que antes era vista com desconfiança, tem permitido uma ampliação substancial do acesso aos serviços de saúde mental.

Ao utilizar programas como o Skype ou o Zoom.us, o psicólogo consegue levar uma escuta empática e competente para locais desprovidos de especialistas. É o caso de cidades demasiado pequenas ou de locais afastados dos grandes centros urbanos. Ele consegue, ainda, ampliar seus mecanismos para gerar renda extra em casa.

Ainda, cabe observar que, para além dos contextos particularizados, a Psicologia traz ganhos em circunstâncias cotidianas de caráter geral. Aplicado a situações práticas, seu know-how pode potencializar dinâmicas da educação, da medicina, da tecnologia, da organização empresarial, ente outras. De fato, as possibilidades são quase inesgotáveis.

Quais as principais especialidades

Na Unopar, cada profissional recebe instrução de excelência, tornando-se preparado para seguir diferentes rumos especializados. Como dissemos, a diversidade de escolhas é grande, refletindo as múltiplas subdivisões da Psicologia. Vejamos, abaixo, informações basilares sobre a atuação do psicólogo em algumas delas:

  • Psicologia Clínica — lida com distúrbios psíquicos dos pacientes, buscando tratá-los;
  • Educação Infantil — acompanha processos pedagógicos de crianças;
  • Comportamento do Consumidor — levante e analisa perfis de consumo;
  • Psicologia Forense — auxilia em contextos regulamentados juridicamente;
  • Recursos Humanos — administra as relações da empresa com seus funcionários;
  • Treinamento Empresarial — desenvolve atributos específicos no contexto empresarial;
  • Coaching — potencializa o desenvolvimento de certos predicados ou objetivos profissionais;
  • Pesquisa científica — observa cientificamente situações da Psicologia;
  • Área acadêmica — realiza estudos aprofundados sobre determinados conhecimentos, como mestrado e doutorado. Pode virar professor.

Com tantas opções, não é de se estranhar que os profissionais da área sejam muito requisitados. A área representa, sem dúvida, uma das profissões com maiores garantias de permanência no futuro, estando consolidada em variadas esferas.

Ao realizar o curso de Psicologia, o profissional tem liberdade para seguir um caminho singular. Ele pode realizar as escolhas que o satisfaçam, confiante do sucesso e da segurança que vai alcançar.

Já tomou a sua decisão e quer cursar Psicologia? Então, faça a sua inscrição no vestibular da Unopar e vamos, juntos, planejar com qualidade o seu futuro profissional!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.