Computação em nuvem: veja tudo sobre a faculdade!

computação em nuvem

O Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, vem criando uma alta demanda por profissionais com habilidades específicas. Porém, as empresas que buscam essa mão de obra qualificada ainda enfrentam um desafio, pois boa parte dos especialistas que disputam as vagas não contam com capacitações na área.

A maioria deles tem formações relacionadas com a Tecnologia da Informação (TI), como Estatística, Computação, Marketing e profissões que exigem uma bagagem de pesquisa e análise de dados. No entanto, a evolução da Computação em Nuvem e as inovações que ainda estão por vir demandam profissionais com qualificações mais específicas.

Para corresponder a essa demanda por especialistas, nasceu a primeira graduação de Computação em Nuvem no Brasil aqui Unopar! Somos pioneiros na oferta desse curso superior no país, e hoje queremos mostrar a você tudo sobre como ele funciona. Acompanhe o post e tire suas dúvidas!

O que é Computação em Nuvem?

Antes de explicar como está organizado o curso de Computação em Nuvem, vamos esclarecer mais sobre esse conceito para que não restem dúvidas sobre ele.

Quando se fala em Computação em Nuvem, fala-se na possibilidade de armazenar dados de diferentes fontes em plataformas que não exigem a instalação de qualquer aplicativo ou arquivo em computadores e dispositivos móveis.

Tudo fica guardado na “nuvem”, o que garante a segurança dos dados e a facilidade de acessá-los a partir de qualquer lugar por meio da internet. O Dropbox é um bom exemplo de plataforma simples de armazenamento de arquivos na internet.

Mas a função de armazenar dados não é o único serviço proporcionado pela Computação em Nuvem. Existem plataformas mais complexas que possibilitam uma série de processos para que os dados coletados sejam usados em decisões importante nas empresas –– e, assim, otimizar as atividades de vários setores internos.

Quer um exemplo? O DataBase as a Service (DBaaS) é um banco de dados na nuvem que pode permitir a modelagem de dados. Esse processo estrutura diversas informações com base na identificação de padrões entre elas. Criam-se “modelos” que facilitam a visualização, análise e interpretação dos cientistas de dados e gestores de uma empresa.

Outro exemplo é o Software as a Service (SaaS). Nesse caso, o provedor oferece uma solução instalada em um ambiente na nuvem. Assim, o cliente só precisa acessar a plataforma do provedor por qualquer dispositivo e usar o serviço.

Qual é o objetivo da graduação na Computação em Nuvem?

Para uma fatia tão específica do mercado de tecnologia, a graduação está voltada para os desafios centrais da atuação. O curso forma profissionais com conhecimentos amplos em sistemas computacionais e bancos de dados para analisar, desenvolver, testar, implantar e monitorar soluções em nuvem que atendem aos requisitos de segurança e de desempenhos necessários para cada empresa.

Ao obter o diploma no curso de Computação em Nuvem, o profissional demonstra ter sólido conhecimento acerca dos conceitos principais do Cloud Computing. Também entram na lista:

  • usar as funcionalidades das plataformas na Nuvem;
  • ter noção dos modelos de criptografia de informações;
  • trabalhar com eficiência a linguagem de programação.

Qual é a grade curricular de Computação em Nuvem?

Quer saber quais são as matérias que esperam os estudantes na graduação? Confira a grade curricular do curso de Computação em Nuvem na Unopar:

  • Educação a Distância;
  • Governança Corporativa;
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem de Dados;
  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Redes de Computadores;
  • Projeto Integrado;
  • Arquitetura de Redes;
  • Linguagem de Programação;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Sistemas Operacionais;
  • Segurança em Engenharia de Software;
  • Sistemas Distribuídos;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Administração de Sistemas Operacionais;
  • Arquitetura de Computação em Nuvem;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Gerenciamento e Projeto de Redes;
  • Arquitetura de Dados;
  • Banco de Dados Não Relacionais;
  • Segurança da Informação e Redes;
  • Tecnologias Web Service;
  • Programação para Redes;
  • Infraestrutura como Código;
  • Modelos de Negócios e Gestão Financeira em Cloud;
  • Plataformas e Migração de Serviços em Nuvem;
  • Segurança para Computação em Nuvem.

O aluno obtém o diploma de Tecnólogo no curso de Computação em Nuvem quando consegue completar a carga horária total de 2.350 horas.

A carga horária total está organizada da seguinte forma:

  • 2.220 horas de atividades acadêmicas curriculares;
  • 50 horas de Estudos Dirigidos;
  • 80 horas de atividades complementares de outras modalidades, como monitorias e participação em fóruns.

Como o curso está organizado?

Na Unopar, o curso de Computação em Nuvem Tecnólogo é oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Isso significa que o desenvolvimento das matérias ao longo dos semestres acontece dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem da faculdade. Os alunos com acesso ao AVA podem aproveitar as seguintes funcionalidades:

  • assistir às aulas;
  • realizar as avaliações virtuais;
  • consultar livros didáticos e outros materiais de estudo;
  • participar de fóruns avaliativos e atividades interdisciplinares.

O objetivo do curso é preparar o profissional com as competências necessárias para compreender, analisar e implantar uma Arquitetura de Dados nas empresas usando as melhores práticas da profissão.

Muita gente ainda tem dúvida, mas o grau de Tecnólogo é ensino superior. Uma das suas vantagens é a curta duração. No total, o curso de Computação em Nuvem tem 5 semestres, com duração de 2 anos e meio. Ele está organizada em ementas bem definidas que norteiam as matérias vistas pelos alunos.

A seguir, veja quais são as ementas de acordo com cada semestre.

1° semestre

O primeiro semestre do curso introduzir os alunos nos principais conceitos relacionados ao Cloud Computing e ao setor de Tecnologia da Informação de maneira geral. São exemplos a Governança Corporativa, a Lógica Computacional, a Modelagem de Dados, os Algoritmos e Programação Estruturada, além das Redes de Computadores.

Para familiarizar aqueles que ainda não conhecem todas as potencialidades do EAD, os alunos também entram em contato com os fundamentos do ensino a distância, o processo de tutoria, o Ambiente Virtual de Aprendizado etc.

2° semestre

Conceitos mais específicos de Computação em Nuvem acompanham os alunos no segundo semestre.

É o momento de conhecer e aplicar as práticas que vão estar presentes ao longo da carreira. Entram aqui as Arquiteturas e os protocolos de redes, a linguagem de programação Python, o Desenvolvimento de Banco de Dados, os Sistemas Operacionais e a Segurança em Engenharia de Software.

3° semestre

No semestre do “meio”, mais conceitos específicos de Computação em Nuvem e TI são vistos na grade curricular. É o caso da Arquitetura dos Sistemas Distribuídos, Administração de Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computação em Nuvem, Arquitetura e Organização de Computadores, Gerenciamento e Projeto de redes.

Nesse momento do curso, os alunos podem entrar em contato com um ponto de vista humanizado da profissão, ao estudar assuntos relacionados à Sociedade brasileira e Cidadania, como pluralidade e diversidade no século XXI, Cidadania e Direitos Humanos.

4° semestre

Se no quarto semestre o aluno pensa que já viu de tudo sobre Cloud, vai se surpreender ao conhecer as possibilidades da Arquitetura de Dados. Ele terá contato com os diferentes tipos de banco (Datalake e Data Warehouse), além dos processos de Data Mining (mineração de dados) e o desenho de modelos de fluxo de dados.

Outros tópicos centrais do quarto semestre: Banco de Dados não Relacionais, Segurança da Informação e Redes, Tecnologia Web Service e Programação para Redes.

5° semestre

Para fechar, os alunos entram em contato com assuntos relacionados com a infraestrutura de código (iaC). São a cultura DevOps e versionamento de códigos e ferramentas infraestrutura como código.

Os outros tópicos centrais do quinto semestre do curso: Modelos de negócio e Gestão financeira em Cloud, Plataformas e Migração de Serviços em Nuvem, e Segurança para Computação em Nuvem.

Vale a pena investir em uma faculdade tecnológica em Computação em Nuvem?

É um fato que profissionais graduados conseguem ocupar vagas de trabalho mais interessantes, com salários acima da média no mercado de trabalho. Mas o que talvez você ainda não conheça são as vantagens que o diploma de Tecnólogo EAD no curso Computação em Nuvem tem a oferecer. Veja, logo abaixo, quais são elas.

Rápida inserção no mercado de trabalho

Um curso superior no grau de Tecnólogo permite que você tenha o que precisa para conquistar uma vaga de trabalho em 2 anos a meio. Esse tempo pode chegar a 4 ou 6 aos em cursos de Bacharelado.

A grade curricular mais enxuta de um curso Tecnólogo é o que dá mais agilidade ao tempo de formação do aluno. O foco, nesse caso, é prepará-lo para o mercado de trabalho com boa qualificação e chances acima da média de conseguir um emprego.

Vantagens do EAD

Aqui na Unopar, o aluno de Computação em Nuvem conta com todas as vantagens do modelo de ensino a distancia. Destacamos a flexibilidade de horários para organizar os estudos de acordo com a rotina pessoal e a economia de custos com transporte e alimentação. Afinal, o desenvolvimento das matérias acontece de forma 100% online no AVA.

Sem falar da mensalidade mais acessível, quando comparada a de um curso presencial. A faculdade que oferece cursos na modalidade EAD economizam uma série de custos com infraestrutura física, como equipamentos para a sala de aula, climatização, segurança, serviços de limpeza e aluguéis.

Teste Vocacional Rápido

Possibilidade de fazer uma pós-graduação

O profissional formado em Computação em Nuvem na Unopar tem a opção de ingressar em especializações em Tecnologia da Informação ou em qualquer outra área. Dar continuidade aos estudos na pós-graduação permite que você dispute cargos com altos salários e melhores benefícios.

Como é o mercado de trabalho para a área de Computação em Nuvem?

A Computação em Nuvem surge para facilitar a gestão das empresas –– e isso está sendo cada vez mais colocado em prática. A demanda por serviços de Cloud não para de crescer. Uma pesquisa recente da Veritas Technologies, organização especialista em segurança de dados, mostra que mais de 70% das empresas desejam migrar para a nuvem no futuro.

Parte do investimento nessa migração e no uso de serviços de Cloud geralmente é destinada para a contratação de profissionais capacitados nas técnicas da área. Afinal, as empresas não querer perder tempo nem dinheiro com erros e atrasos –– por isso, apostam em mão de obra especializada para investir em inovação e tecnologia.

Por essa razão, os serviços realizados pelo profissional de Computação em Nuvem são uma das promessas para o futuro das empresas. Hoje, a busca por especialização torna a área com uma alta empregabilidade.

O que faz um profissional em Computação em Nuvem?

O investimento em Cloud permite que as empresas deixem de lado o investimento pesado em infraestrutura física não só de hardware, mas também da própria edificação para armazenar servidores. Mas, como vimos, essa tendência cada vez mais forte nas empresas traz consigo a necessidade de uma mão de obra especializada.

Os profissionais de Cloud costumam realizar os seguintes serviços:

  • desenvolvem soluções em nuvem que funcionem de acordo com requisitos de segurança e desempenhos exigidos pela empresa;
  • aplicam os modelos de gestão de redes em nuvem;
  • mitigam riscos para a realização do armazenamento de dados confiável;
  • fazem análises de viabilidade da migração de serviços em nuvem;
  • aplicam recursos de computação em nuvem compatíveis com a infraestrutura interna de uma empresa ou de um cliente;
  • trabalham com os componentes da Computação em Nuvem que são necessários para alcançar níveis de serviço acordados;
  • realizam a configuração e operação de ambientes em nuvens;
  • desenvolvem estratégias de migração para nuvem no caso de clientes ou empresas que estejam trocando sistemas;
  • executam projetos em diferentes ambientes de nuvem, como PaaS (Platform as a Service) e SaaS (Software as a Service);
  • conhecem as particularidades de ferramentas de Cloud mais utilizadas no mercado.

O investimento em nuvem pode reduzir os custos de uma empresa quando esse recurso é gerenciado da maneira correta. Uma equipe capaz de colocar em prática as melhores estratégias de Cloud reduz o uso de espaço e processamento desse recurso, o que se torna um diferencial competitivo importante.

Quanto ganha o formado no curso de Computação em Nuvem?

R$ 9.573,00* é a média salarial para o especialista em Cloud no Brasil, segundo uma pesquisa do site Glassdor. Mas o salário da profissão pode chegar a R$ 16 mil*, dependendo do nível de experiência do especialista e do porta da empresa.

O recém-formado na área recebe um salário, em média, de 4 mil* reais. Esse valor também pode aumentar de acordo com o porte da empresa, uma vez que as organizações de renome na área de tecnologia tendem a pagar os maiores salários.

Qual é o perfil do aluno e profissional de Computação em Nuvem?

O gosto por tecnologia e pelas inovações da área é uma das características mais notáveis de quem atua com Computação em Nuvem. Mas essa não é a única competência que favorece o exercício da profissão.

Abaixo, confira algumas habilidades pessoais e profissionais quem podem ser importantes tanto na graduação de Computação em nuvem quanto no futuro do trabalho.

Perfil analítico

Todo profissional de tecnologia precisa ser atendo a detalhes e olhar para o todo, ao mesmo tempo. Isso os ajuda a encontrar soluções viáveis fora da caixa, de modo a otimizar as aplicações em Nuvem. Você deve olhar para o produto em mãos e entender suas necessidades, complexidades de desenvolvimento e assim por diante.

Trabalho em equipe

Mesmo que você tenha um excelente desempenho individualmente com o seu serviço, será necessário trabalhar em equipe o tempo todo. As empresas contratam times inteiros de desenvolvimento porque precisam dessa combinação de expertises. Suas ideias serão complementares a de outros profissionais, o que leva às melhores soluções.

Familiaridade com Exatas

Para desenvolver códigos e criar soluções de Cloud escaláveis, é preciso usar muitos conhecimentos das Exatas, sobretudo os matemáticos. As linguagens de programação e a lógica andam juntas nesse quesito. Não é necessário ser um especialista, mas a familiaridade já ajuda bastante.

Por que estudar Computação em Nuvem na Unopar?

Na Unopar, Computação em Nuvem é um dos cursos superiores de desenvolvimento oferecidos na Academia Tech Unopar. As formações foram pensadas para serem cursos para programadores e outras profissões requisitadas no mercado de tecnologia.

O aluno de Computação em Nuvem tem acesso a todas as vantagens oferecidas nos cursos tradicionais da faculdade, o que só tem a contribuir para sua formação profissional. Veja, a seguir, quais são as vantagens.

Incentivo ao ingresso no mercado de trabalho

O foco na inserção dos alunos no mercado de trabalho é justamente um dos diferenciais da Unopar. Além de oferecer uma grande curricular atenta às demandas atuais do profissional, a faculdade tem o que o aluno precisa para ir em busca do seu primeiro emprego.

Podemos citar como exemplo o acesso exclusivo concedido aos alunos no Canal Conecta, um portal online com as melhores vagas de emprego e estágio do país. Lá, são milhares de empresas que estão em busca de profissionais capacitados para trabalhar.

Para você perceber como essa é uma questão importante na Unopar, também vale a pena conhecer o programa Trilhas de Carreira. Nele, oferecemos treinamentos online, gratuitos e exclusivos sobre os temas mais quentes do mercado de trabalho, sobre as competências relacionadas com empreendedorismo e gestão de negócios.

Corpo docente especializado

O corpo docente da Unopar é formado por um time completo para ministrar e coordenar as matérias do curso. Assim, quando você não puder entrar em contato com os doce diretamente para tirar dúvidas e pedir orientações, pode contar com a ajuda dos tutores disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Diversas formas de ingresso

Se você ainda tem algum receito de não conseguir uma vaga no curso de Computação em Nuvem, chegou a hora de perder o medo! Na Unopar, você poderá escolher a forma de ingresso mais vantajosa para garantir seu lugar: nota do Enem, vestibular presencial, vestibular online ou processo de transferência externa.

Certificações com parceiros

Em parceria com grandes empresas de tecnologia do mercado, a Unopar oferece apenas aos seus alunos uma série de certificações que preparam para as habilidades do futuro:

  • AWS Academy;
  • AWS Educate;
  • Huawei ICT Academy;
  • Cisco Networking Academy.

As certificações são 100% online e ajudam os alunos a se atualizarem com o mercado que está sempre em mudança.

Biblioteca Virtual

Quer se aprofundar nos assuntos? Não encontra uma referência citada pelo professor? Faça uma pesquisa na biblioteca virtual da Unopar. Lá, você encontra milhares de títulos, ferramentas, conteúdo de parceiros, atividades extras para fixar a matéria, webaulas e livros digitais.

Bolsa de estudo e descontos

As bolsas de estudo são incentivos voltados para os alunos que não pode arcar com o valor integral das mensalidades. Elas valem tanto para os cursos presenciais quanto os semipresenciais e 100% online da modalidade EAD.

O desconto varia de acordo com a bolsa solicitada pelo aluno. A seguir, veja quais são as opções:

  • Bolsa Enem: usando a nota do Enem, você substitui o vestibular e ainda pode conquistar uma bolsa de até 100% da mensalidade até o final do curso. Para alcançar essa oportunidade, é preciso atender aos critérios exigidos pela faculdade e usar o seu desempenho no ato da inscrição do vestibular da Unopar;
  • bolsa de incentivo: bolsa concedida aos estudantes que a solicitam no ato da inscrição online e atendem aos critérios de renda exigidos pela faculdade;
  • bolsa por transferência externa: Quem entra nos cursos EAD da Unopar por transferência externa pode conquistar um desconto na mensalidade até o final do curso.

E se você não se encaixa nos critérios das bolsas, não se preocupe! Ainda pode aproveitar as outras opções de desconto, como a isenção na taxa de pré-matrícula, o abatimento na mensalidade de funcionários de empresas conveniadas com a Unopar ou o desconto para servidores públicos e militares.

Pensando no futuro dos alunos, a Unopar ajuda a garantir sua permanência na graduação até você conquistar o diploma.

Estude com a gente!

O curso de Computação em Nuvem é mais que um diferencial para o seu currículo, pois essa graduação vai ampliar suas habilidades em diferentes aspectos. A abordagem voltada para o mercado de trabalho e as dinâmicas desenvolvidas ao longo do curso vão preparar você para as inovações tecnológicas que estão em andamento.

Agora que você conhece tudo sobre a faculdade de Computação em Nuvem, chegou a hora de construir seu futuro profissional. Faça agora sua inscrição online e gratuita no vestibular da Unopar e venha estudar com a gente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.