EAD: como funciona e por que está conquistando o mercado?

estudante ead

EAD, sigla para Ensino à Distância, é uma modalidade educacional que, como o próprio nome indica, oferece a oportunidade de estudo para os alunos por meio do uso da tecnologia. As aulas e o suporte às dúvidas — e muitas vezes também as avaliações — são completamente ministrados pela internet.

Esse tipo de estratégia é algo extremamente vantajoso para estudantes que buscam uma qualificação em suas áreas, mas não dispõem do tempo necessário para frequentar as aulas presenciais. Por isso, o ensino à distância tem se tornado algo cada vez mais presente na educação e muitas instituições de ensino altamente renomadas têm investido nessa modalidade.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post! Falaremos aqui sobre uma série de informações importantes: como funciona graduação à distância, os seus benefícios e muito mais. Boa leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é faculdade EAD?

Você já parou para pensar que é possível concluir um curso — inclusive os de nível superior — completamente online? Essa é a comodidade oferecida pela faculdade EAD, o tema dessa nossa conversa.

O EAD (ensino à distância) é uma modalidade devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação, que permite que os alunos concluam os seus estudos por meio da internet. Há ainda a modalidade semipresencial, na qual algumas disciplinas são feitas online e outras demandam a ida do estudante à instituição, mas com uma frequência bem menor do que a observada nos cursos tradicionais.

Da mesma forma que no ensino presencial, é possível ingressar por meio do vestibular, Enem, financiamentos estudantis e bolsas de estudos no EAD.

Como funciona esse modelo de ensino?

Entender como funciona a graduação à distância é algo que pode parecer inconcebível para muitas pessoas à primeira vista. No entanto, essa é uma metodologia que dá muito certo e que já é, inclusive, um sucesso em muitos países desenvolvidos.

O ensino à distância é algo que pode ser oferecido tanto em faculdades públicas quanto nas privadas, e funciona de dois modos diferentes: a modalidade semipresencial (com aulas pela internet e diretamente na faculdade) e a 100% online.

estudante de faculdade ead

Quem ministra as aulas do EAD?

As aulas EAD são ministradas por profissionais altamente qualificados e que, muitas vezes, também lecionam em faculdades presenciais. Aqui, elas são gravadas e disponibilizadas aos estudantes ou feitas por meio de lives, nas quais a interação com os alunos é instantânea.

Além disso, há um suporte contínuo ao estudante, que pode ser feito por meio de plataformas específicas, fóruns, videoconferências ou e-mail. O professor ou tutor EAD está, portanto, sempre à disposição do aluno para guiá-lo rumo ao conhecimento. 

Como são feitas as provas e avaliações?

As provas no EAD são feitas de duas formas distintas. A primeira é a avaliação online, que acontece pelo computador e é entregue aos professores para a correção. Apesar de essa ser a forma mais comum, ela não é a única.

Há também as avaliações presenciais, que existem mesmo nos cursos 100% online. Elas, no entanto, acontecem no fechamento do período letivo (na maioria das vezes) e servem para avaliar o desempenho do estudante ao longo do semestre. Essa frequência pode variar de acordo com o curso ou com a instituição de ensino.

Quais são as principais vantagens obtidas pelo aluno?

Agora que você já sabe como essa modalidade funciona e compreende melhor a sua organização, chegou a hora de descobrir quais são, afinal, as vantagens obtidas pelos alunos que optam pela educação à distância. Confira a seguir alguns dos benefícios mais marcantes.

Flexibilidade

Um dos principais benefícios dos cursos online está na flexibilidade oferecida por essa modalidade. Como bem sabemos, a rotina de muitas pessoas pode ser bem corrida, e esse tipo de ensino permite que cada um de nós possa criar o próprio cronograma, sem a necessidade de depender de horários fixos.

Dessa forma, você pode estudar quando e onde bem entender. O período e o local ficam inteiramente ao gosto do aluno, que cria a própria rotina e adéqua os estudos e a sua intensidade àquilo que pode ser encaixado na sua realidade.

estudante de faculdade ead no sofá com mais flexibilidade para estudar

Aprendizado equiparado ao ensino presencial

Engana-se quem acha que a modalidade EAD deixa algo a desejar quando comparada ao ensino tradicional. Ao se matricular e iniciar os seus estudos, o aluno EAD contará com um ensino altamente qualificado e cheio de possibilidades — que se equipara ao presencial.

Por isso, não há razão para acreditar que você será passado para trás com esse tipo de escolha. Com a dose certa de determinação, foco e organização, é possível se preparar tão bem quanto os alunos de qualquer outra instituição de ensino ao final da sua graduação ou pós-graduação.

Diploma com o mesmo valor da modalidade tradicional

Além do ensino ter a mesma qualidade daquela observada em cursos completamente presenciais, o diploma EAD é algo que tem exatamente o mesmo valor do que os demais certificados obtidos em modalidades tradicionais.

Por isso, não se preocupe: o seu currículo não ficará desvalorizado ou terá menos atrativos do que os de colegas que se formaram em instituições presenciais. Muito pelo contrário: ter uma graduação em um curso à distância mostra que você é responsável e tem tudo para mandar muito bem profissionalmente.

Professores altamente qualificados

Além de tudo isso, os professores que ministram as aulas em cursos EAD são altamente qualificados. Na realidade, eles são os mesmos que dão aulas em cursos presenciais, ou seja, não deixam em nada a desejar.

Escolher uma instituição de ensino com um bom corpo docente é algo fundamental. Mais à frente na nossa conversa, vamos abordar algumas dicas importantes para fazer uma boa escolha quando falamos sobre uma instituição de ensino à distância. Aguarde as cenas dos próximos capítulos!

Autoconhecimento

Estudar sozinho é algo que pode nos ajudar a desenvolver o autoconhecimento no longo prazo. Essa habilidade é fundamental não só para os estudos, mas para a vida, contribuindo para a melhoria de nossas relações interpessoais e nos trazendo mais inteligência emocional para os futuros empregos, por exemplo.

Estudar em casa e desenvolver a própria disciplina é algo muito importante. Não é preciso ser um autodidata para obter sucesso nessa empreitada, mas conhecer os seus limites, os pontos fortes e fracos e trabalhá-los para evitar problemas como a procrastinação.

estudante ead unopar

Grande variedade de cursos

A tecnologia na educação é algo que permite avanços que eram, até pouco tempo atrás, completamente inimagináveis. Isso permite que o EAD ofereça uma série de cursos na modalidade online e semipresencial.

Entre eles, podemos citar exemplos como engenharia, administração e até mesmo ciências biológicas, além de várias licenciaturas. Há também as pós-graduações, que são uma ótima oportunidade de desenvolver suas habilidades e se qualificar. Mais à frente, falaremos melhor sobre os cursos disponíveis nessa modalidade.

Veja no vídeo abaixo os Top 10 cursos de graduação EAD que você deveria apostar!

Desenvolvimento de habilidades importantes

Outro ponto muito positivo dos cursos de graduação e pós-graduação online está na possibilidade de desenvolver uma série de competências profissionais fundamentais para o mercado de trabalho do século XXI, que está cada vez mais focado em habilidades pessoais, e não apenas em uma boa qualificação (ainda que isso permaneça essencial).

Um bom exemplo pode ser visto no desenvolvimento de competências como a inteligência emocional, a responsabilidade, o foco, a organização e muitos outros. Por isso, um diploma EAD é também a garantia de que você sabe cuidar de si mesmo e que pode agregar essas qualidades à empresa em que for trabalhar.

Qualidade de vida

Por fim, uma das grandes vantagens dos cursos EAD é a possibilidade de um acréscimo na qualidade de vida. Além de podermos fazer os nossos próprios horários, há outros fatores que devem ser levados em consideração nesse contexto. A seguir, falaremos sobre alguns deles.

O principal é a exclusão do período de deslocamento até o local onde as aulas serão ministradas. Isso é especialmente vantajoso para aqueles que moram em grandes centros, nos quais o transporte pode levar horas e ser muito cansativo. Além disso, a possibilidade de escolher onde estudar (cadeiras confortáveis fazem toda a diferença) também é muito interessante.

Qual é o perfil ideal de estudante para um curso EAD?

Tudo isso parece muito interessante, não é mesmo? De fato, a educação à distância é muito revolucionária e pode ser uma grande vantagem para quem não tem o tempo necessário para se dedicar aos estudos presenciais.

No entanto, é fundamental que o estudante que optar por esse tipo de modalidade tenha em mente que algumas características são importantes para o sucesso nos estudos. Elas não precisam, de modo algum, ser inatas ao aluno, mas devem ser desenvolvidas ao longo do curso. Entre as principais, podemos citar:

  • ser responsável;
  • ter bastante foco;
  • saber se organizar;
  • ter disciplina;
  • ser proativo;
  • saber se motivar.

Tudo isso, é claro, será desenvolvido ao longo do curso por meio do autoconhecimento. No entanto, é importante já ter tais qualidades em mente antes mesmo de iniciar os estudos, para que você saiba exatamente o que deve buscar dentro de si.

Quais são os principais cursos na modalidade EAD?

Está gostando de saber mais sobre o ensino à distância? Então que tal descobrir os principais cursos ofertados nessa modalidade? Você vai se surpreender com a grande variedade de graduações e pós-graduações disponíveis no EAD.

Administração

Gostaria de se tornar um grande administrador de empresas? A graduação em Administração é cada vez mais valorizada no mercado de trabalho e pode ser feita completamente online. Essa é uma ótima alternativa para quem já é da área e busca uma segunda graduação ou para aqueles que estão no começo de sua vida profissional.

Agronomia

A área de Agronomia também está em crescente avanço. Saber lidar com o solo e obter dele todas as suas vantagens sem causar prejuízos ao meio ambiente é algo essencial para qualquer país em desenvolvimento. Por isso, que tal se matricular nessa graduação à distância?

Arquitetura e Urbanismo

Com a ocorrência do fenômeno da desmetropolização das grandes cidades, a demanda por arquitetos realmente qualificados para lidar com esse processo não para de crescer. Assim, também é possível complementar os seus estudos e se qualificar no ensino à distância nesse curso.

Ciências Biológicas

Essa é a área que estuda a vida em seus mais diversos estados. Por meio do estudo de plantas, vírus, bactérias e outros seres vivos, a biologia é uma grande oportunidade para aqueles que querem seguir na área de pesquisa, por exemplo. Esse curso também é oferecido na modalidade EAD.

Enfermagem

O curso de enfermagem é uma das graduações EAD da modalidade semipresencial. Ele conta com disciplinas teóricas, ministradas completamente online, além de práticas que exigem que o aluno vá até a instituição para assistir às aulas. Essa combinação perfeita permite que pessoas ocupadas possam se tornar enfermeiras com muito mais comodidade.

Engenharia

A área de engenharia é uma das mais abrangentes de todas. Felizmente, também é possível cursar graduações como Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil, de Produção e de Computação com a modalidade EAD. Essa é uma ótima oportunidade também para quem já é engenheiro e gostaria de complementar os estudos com uma segunda graduação.

Filosofia e Sociologia

Uma sociedade que não se preocupa com o estudo da sociologia e da filosofia não é, de modo algum, uma nação completa. Essas disciplinas são fundamentais para a compreensão das pessoas e da sua interação com o meio, fazendo com que nos tornemos cidadãos muito mais completos — e também estão disponíveis no modelo EAD.

Gastronomia

Gosta de cozinhar? Tem um verdadeiro apreço pelos ingredientes e seus sabores? Então o tecnólogo em Gastronomia pode ser o ideal para você! Felizmente, também é possível completá-lo na modalidade semipresencial, dividida entre disciplinas práticas e teóricas.

Gestão

O mundo atual precisa de bons gestores. Por isso, é possível também cursar as graduações de Gestão Ambiental, Financeira, Industrial, Hospitalar e de Recursos Humanos por meio de um tecnólogo à distância.

Licenciaturas

Você sonha em se tornar um professor EAD e transmitir todo o seu conhecimento às novas gerações? Na modalidade EAD é possível encontrar cursos como as licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Filosofia, História, Matemática, Química e muito mais.

Letras

O curso de Letras EAD, nos mais diversos idiomas, também é fundamental para a sociedade. É a partir desses profissionais que ampliamos nossos conhecimentos sobre a linguagem e podemos, de certo modo, nos comunicar muito mais e melhor. Essa também é uma graduação que pode ser feita à distância.

Marketing e Marketing Digital

As áreas de Marketing, inclusive o Digital, estão em amplo crescimento. Esses cursos — que também estão disponíveis na modalidade EAD — vão muito além de um conhecimento sobre propagandas: esse profissional precisa dominar a compreensão humana e saber exatamente o que queremos e precisamos.

Nutrição

Em um país com cada vez mais problemas ligados à alimentação inadequada, como a obesidade, nutricionistas qualificados são uma verdadeira necessidade. Por isso, investir nessa graduação é uma ótima maneira de se especializar e, de quebra, contribuir para a saúde da nossa população!

Além de todos esses cursos de graduação, há também muitas pós-graduações disponíveis no ensino à distância. Entre as principais, podemos citar as que se encontram nas áreas de Direito, Educação, Engenharia, Esportes, Negócios, Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e muito mais.

Como escolher uma boa faculdade EAD?

Para fechar a nossa conversa, vamos elencar algumas das maneiras mais eficazes para escolher uma instituição de ensino realmente focada nos seus alunos e que vai oferecer um ensino de altíssima qualidade. Veja algumas dicas logo a seguir.

Observar se o curso é reconhecido pelo MEC

As melhores faculdades EAD, como vimos anteriormente, não perdem em absolutamente nada para os cursos presenciais. Por isso, o primeiro passo na hora de fazer um vestibular EAD e escolher uma instituição é verificar se ela é devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

As faculdades EAD reconhecidas pelo MEC permitem que o aluno saiba que aquela instituição de ensino segue diretrizes e controles de qualidade muito rigorosos. Assim, você terá a completa segurança de que está se matriculando em uma instituição de boa qualidade e que seu diploma será válido após a conclusão do curso.

Variedade de metodologias

Outro ponto muito interessante é optar por instituições que trabalhem com uma grande variedade de metodologias, ou seja, que explorem diversas estratégias para tornar o ensino mais atraente e dinâmico para os seus alunos.

Lembre-se de que esse tipo de ensino é algo muito solitário e que perder o foco é bem simples. Por isso, aulas interessantes e que alternem entre os estímulos oferecidos aos estudantes são um diferencial que ajudará muito nos estudos.

Infraestrutura avançada

Quem disse que, por ser uma faculdade EAD, a instituição não precisa ter uma boa infraestrutura? Na modalidade 100% online, isso deve ser feito por meio da tecnologia, como uma plataforma altamente intuitiva e realmente funcional.

Já na modalidade semipresencial, esse tipo de cuidado diz respeito também às próprias instalações da instituição de ensino, que devem ser funcionais para que os estudantes possam complementar os seus conhecimentos e se qualificar adequadamente.

Bom uso da tecnologia

Já que falamos sobre o bom uso da tecnologia logo acima, chegou o momento de ampliarmos esse conceito. Os cursos EAD são altamente tecnológicos — seja completamente, seja apenas em parte. Por isso, é fundamental que tudo seja feito de modo a contribuir para o aprendizado do estudante.

Além das plataformas — sobre as quais falaremos mais a seguir —, é essencial que a instituição trabalhe com a tecnologia para incluí-la nos estudos, mas sem deixar as informações confusas. É preciso, então, optar por faculdades que utilizem essa modernidade a favor do estudante.

Plataformas interativas e intuitivas

A plataforma de ensino é, nos cursos EAD, algo que vai muito além de um lugar onde as notas serão lançadas, como é visto nas instituições tradicionais. Por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Unopar) a interação entre o aluno e a instituição ocorre quase que completamente por meio desse canal, por isso ele deve ser funcional e fácil de utilizar. Tudo funciona como um aplicativo para estudar sozinho, mas com todo apoio necessário.

Além disso, é importante que as funcionalidades sejam amplas e estejam bem claras, e que o sistema seja estável para evitar problemas.

Suporte completo ao aluno

A plataforma também deve servir como um canal direto de comunicação entre o estudante e a instituição. Quando isso não for possível, é fundamental que esses canais estejam bem claros e sejam fáceis de ser utilizados. O e-mail, por exemplo, é um bom modo de se comunicar, mas as respostas devem ser rápidas.

Esse tipo de cuidado é fundamental para o sucesso dos estudos. Dúvidas surgirão a todo o tempo e devem ser tiradas para que o andamento do conhecimento seja fluido e contínuo como o observado nos cursos presenciais.

Docentes qualificados

Outra coisa que não pode ser deixada de lado na hora de optarmos ou não por uma instituição de ensino é a qualidade do corpo docente. Essas informações deve estar bem visíveis, ou serem fornecidas quando a instituição for questionada.

Verificar a qualificação e os locais onde esses professores trabalharam é algo essencial para que você tenha a segurança de que está ingressando em um curso no qual os docentes têm uma boa didática e dispõem de todo o conhecimento e experiência para ministrar aulas de altíssima qualidade.

Na Unopar, os alunos EAD ainda podem contar com a Aula Destaque, que são aulas exclusivas disponibilizadas 100%online, ministradas por profissionais que são referência na sua área e influentes no mercado de trabalho.

Bom material de apoio

O estudo, apesar de ser muito voltado para a tecnologia, não pode ser feito completamente online — afinal, nada substitui o aprendizado obtido por meio dos bons e velhos livros. Sendo assim, opte por locais que fornecem um bom material de apoio.

estudante com material de apoio ead

Antes de se matricular, confira se a instituição fornece esse tipo de material. Se ele for completamente gratuito, melhor ainda, já que isso demonstra que a instituição está realmente voltada para o ensino e focada no bem-estar e no bom desempenho de seus estudantes.

Como podemos ver, o EAD é uma estratégia cada vez mais relevante para a educação em geral. Ela gera inúmeros benefícios para os estudantes e é uma oportunidade incrível para aqueles que buscam uma qualificação, mas não têm a possibilidade de frequentar um curso presencial.

Para mais informações sobre a modalidade de ensino à distância e muitos outros temas relacionados à educação de nível superior, não deixe de entrar em contato conosco! Nossa equipe está sempre a postos para responder às suas dúvidas e ajudar com o que for necessário. Aguardamos a sua mensagem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    🏌️‍♂️Comecei a trabalhar em casa em http://bit.ly/TrabalhecomSeuCelular 🤳e ganhei mais tempo pra estudar. Esse ano tô de volta.
    Muito feliz 🙌

      Que bom, Adilson! Desejamos boa sorte na volta aos estudos!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.