Confira quais são as 5 características das melhores faculdades EAD

A educação a distância (EAD) é uma boa opção de formação disponível para quem pretende estudar com mais liberdade e flexibilidade. Mas para garantir que você terá um estudo de qualidade e todas as condições necessárias ao aprendizado, é preciso escolher a melhor faculdade EAD.

Baseando-se em informações que apontem a qualidade do curso oferecido e das ferramentas utilizadas, o aluno precisa verificar se a plataforma do curso é interativa e funcional, se há tutores disponíveis para tirar suas dúvidas e se a instituição é devidamente credenciada ao MEC, por exemplo.

Como sabemos que esses pontos fazem toda a diferença para um aprendizado efetivo, elencamos, a seguir, as características das melhores faculdades EAD, para ajudá-lo na sua decisão. Confira!

Tempo de mercado e reputação

O fato de uma instituição trabalhar com o modelo há bastante tempo indica que os processos estão funcionando e que os cursos estão sendo um sucesso no meio acadêmico. Afinal, para se manter em um meio competitivo, é preciso oferecer muito mais do que o básico.

Os anos de experiência são importantes para o aperfeiçoamento dos processos, para verificar métodos e estratégias que funcionam e o que deve ser substituído — a Unopar está há mais de 45 anos no mercado e é uma das faculdades pioneiras no oferecimento de ensino EAD. No caso de uma faculdade muito nova, é provável que ela não tenha passado por esse período de adaptação e você encontre maiores problemas ao longo do caminho.

Além disso, também é interessante conhecer a reputação da instituição. Algumas informações podem ser obtidas pelo site da faculdade, onde você provavelmente encontrará o histórico de ensino, os cursos oferecidos e até mesmo depoimentos de ex-alunos. Outra ideia é procurar conversar com esses ex-alunos e atuais estudantes para entender melhor sobre o método, o cotidiano das aulas e a forma como eles conciliam estudos e vida pessoal.

Avaliação do MEC

A avaliação do Ministério da Educação (MEC) é um parâmetro extremamente relevante para analisar as melhores faculdades EAD. Isso porque, para que o seu diploma EAD tenha a devida validade, a instituição precisa ser credenciada ao MEC. Caso contrário, você pode ter problemas na hora de encontrar um emprego, por exemplo — e isso é tudo o que você não quer, certo? Tendo em vista a necessidade dessa regularização, aqui na Unopar, estamos em conformidade com o MEC e oferecemos somente cursos com notas acima de 3.

Além de garantir que o curso está funcionando de forma regular, esse órgão avalia cada um dos cursos superiores e atribui notas que vão de 1 a 5. Os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios, enquanto as notas a partir de 3 são um indicador de qualidade.

O MEC faz uma avaliação fundamentada em três eixos principais: a instituição, os cursos e o desempenho dos estudantes. Dessa maneira, eles conseguem abranger pontos fundamentais, detectando o que tem sido feito em relação à estrutura, ao corpo docente e ao aprendizado.

A nota final dessa análise pode ser verificada no site de cada instituição ou pelo site do MEC. Assim, você conhece as pontuações atribuídas a cada um dos índices que são analisados e faz sua escolha com base em informações concretas.

Tecnologia utilizada

Em um curso EAD, a parte tecnológica é fundamental, afinal, as aulas, os conteúdos, e até mesmo algumas provas, são disponibilizados online. Por isso, a plataforma usada para facilitar a interação de alunos e professores deve ser eficiente, intuitiva e de fácil acesso. Assim, o estudante encontra tudo o que precisa para ter um bom desempenho.

Quando a tecnologia não é segura, nem estável, o aprendizado fica comprometido. Portanto, procure saber sobre o sistema usado pelas melhores faculdades EAD, veja como as aulas são disponibilizadas e se existem reclamações por parte dos alunos. Isso pode ser verificado ao conversar com quem já faz algum curso na mesma instituição.

Aqui, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Unopar) atende todos esses requisitos e sempre está em constante atualização de funcionalidades que auxiliam o estudante nos mais variados processos da graduação.

Polos presenciais

Ainda que o curso seja a distância, ele também precisa de um polo presencial — e essa é uma das características a serem analisadas pelo estudante. Isso porque algumas atividades devem ser realizadas na faculdade, como provas, pesquisas e outros eventos, e requerem uma boa infraestrutura, além de materiais de qualidade.

Desse modo, a existência de bibliotecas, salas de informática com acesso à internet, auditórios para palestras e eventos presenciais deve ser confirmada, uma vez que esses ambientes ajudam a maximizar o aprendizado. A partir daí, os alunos têm o conforto necessário para frequentá-los e cumprir todas as etapas que não podem ser realizadas de casa, além de essa ser uma oportunidade de troca de experiências entre os estudantes e professores.

Biblioteca - Polo Unopar Ponta Grossa/PR
Biblioteca – Polo Unopar Ponta Grossa/PR
 Sala de Informática - Polo Unopar Ponta Grossa/PR
Sala de Informática – Polo Unopar Ponta Grossa/PR

Essa preocupação é ainda maior quando o estudante opta por um curso que requer uma carga horária prática em laboratório. Por isso, se a sua graduação contempla esse tipo de aprendizado, verifique as condições oferecidas e a estrutura dos ambientes, pois eles serão imprescindíveis para formar um profissional de qualidade e preparado para atuar na área. Deste modo, visitar as dependências do polo presencial da instituição é algo a se considerar.

Corpo docente

A capacitação do corpo docente é um fato essencial para avaliar as condições de um curso de EAD, uma vez que uma faculdade comprometida com o sucesso do aluno conta com professores experientes e especializados, que dominam a área e as técnicas de ensino. Na Unopar EAD, todo o time é composto por mentores pós-graduados e focados na experiência do estudante.

Portanto, procure conhecer os professores do curso que você pretende realizar e a formação deles, valorizando sempre aqueles que buscam aprender cada vez mais para se atualizar em relação ao mercado. Essas informações também devem estar acessíveis no site da faculdade. Avaliando essas questões, você garante que seu futuro estará nas mãos de pessoas comprometidas, que o prepararão para o sucesso.

Além dos professores, é necessário verificar se os tutores, ou seja, aqueles que ficarão disponíveis para tirar suas dúvidas e auxiliá-lo com os conteúdos, têm formação na área em que atuam. Eles são elementos que fazem a diferença em um curso a distância, pois afetam diretamente os alunos.

Essas são as principais características das melhores faculdades EAD e, avaliando bem cada uma delas antes de escolher, você consegue se certificar de que está tomando a decisão mais acertada para impulsionar sua carreira. Por isso, não deixe de dedicar um tempo a essa análise, combinado?

mitos EAD

Se você quer aprender ainda mais sobre esse assunto, veja como a EAD funciona e por que esse modelo de educação está impulsionando o mercado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content