Quais são as vantagens de cursar uma segunda graduação?

Há alguns anos, apenas uma graduação era o suficiente para atuar como um diferencial competitivo, mas hoje as coisas já não funcionam bem assim. Atualmente o mercado precisa de profissionais interdisciplinares, ou seja, capazes de atuar em mais de uma área dentro de uma mesma profissão. Por isso, precisamos saber quais são as vantagens da segunda graduação.

De certo modo, o mercado de trabalho pode ser visto como um organismo vivo. O seu funcionamento é completamente dinâmico e, assim, ele é fortemente influenciado pelas estruturas sociais vigentes naquele momento. Por conta disso, fazer a obtenção de um novo título hoje em dia é uma tendência para que os profissionais conquistem as melhores colocações no mercado.

Quer saber mais sobre esse assunto e conferir as vantagens da segunda graduação? Ao longo deste post vamos discutir os principais aspectos dessa nova tendência e mostrar os benefícios desse tipo de investimento. Boa leitura!

Por que a segunda graduação é um diferencial competitivo?

Como mencionado anteriormente, o mercado de trabalho é algo muito dinâmico. Por conta disso, suas demandas mudam constantemente, fazendo com que os candidatos às vagas rapidamente busquem maneiras de se adequar a elas — esse foi o caso do boom das graduações, que aconteceu nas últimas décadas.

Com a saturação de muitos postos de trabalho, o maior acesso à educação e a construção de muitas faculdades, o ensino superior passou a ser uma exigência de grande parte das profissões. Por conta disso, muitos trabalhadores correram atrás de seus estudos e, assim, se formaram nos seus primeiros cursos.

No entanto, hoje o mercado está repleto de pessoas altamente qualificadas e graduadas em instituições de ensino de renome. Sendo assim, aqueles que têm mais de uma graduação se destacam por conta de sua interdisciplinaridade e graças à abrangência de conhecimento de determinada área.

Quais são as vantagens da segunda graduação?

Agora que já vimos as razões pelas quais é importante investir em uma segunda graduação, chegou o momento de conferirmos as principais vantagens de fazer esse investimento. 

As principais vantagens da segunda graduação são:

  • conhecimento em áreas correlatas;
  • mais versatilidade na função;
  • visão mais estratégica sobre o mercado;
  • mais oportunidades de emprego;
  • desenvolvimento de habilidades multidisciplinares;
  • mais maturidade e autoconhecimento.

A seguir, saiba mais sobre cada um desses benefícios.

Conhecimento em áreas correlatas

A ampliação dos conhecimentos em áreas correlatas é uma das grandes vantagens para quem cursa uma segunda graduação. Isso, inclusive, facilita a formação de “pontes” no pensamento, que transformam o exercício diário da função em algo bem mais simples. Assim, podemos nos tornar profissionais muito mais completos, que observam um mesmo problema sob óticas diversas.

Mais versatilidade na função

Como mencionado anteriormente, a ampliação da gama de conhecimentos é algo que favorece muito a versatilidade. Um profissional que conhece “os dois lados da moeda” é aquele que consegue criar soluções diferentes para as situações do dia a dia profissional, se tornando uma importante adição para a equipe por ser capaz de visualizar as coisas de uma maneira única.

Visão mais estratégica sobre o mercado

Conhecer bem o mercado em que se está inserido é algo fundamental para qualquer profissional, ainda mais em um período tão marcado pelo empreendedorismo. Mesmo que empreender não seja o seu objetivo, prestar atenção nas tendências, nas novidades e nas inovações é essencial para que você consiga captar melhor o timing para tomar decisões importantes para a sua carreira.

Mais oportunidades de emprego

Ainda falando sobre o timing e as oportunidades, é preciso mencionar o benefício que isso gera para a conquista de novas oportunidades de emprego. Além de tornar as promoções e a escalada dentro de uma empresa muito mais fáceis, uma segunda graduação é responsável pelo aumento de convites para outras colocações, que tenham relação com o seu novo perfil interdisciplinar.

Desenvolvimento de habilidades multidisciplinares

As habilidades multidisciplinares são altamente solicitadas por empregadores nos dias atuais (incluindo o conceito de profissional T-Shaped, muito valorizado pelas empresas). Elas envolvem, por exemplo, aspectos como o raciocínio lógico e a criatividade. Sendo assim, a abrangência de uma segunda graduação é algo que pode contribuir bastante para o desenvolvimento, direto ou indireto, de tais competências — que também funcionam como um importante diferencial competitivo.

Possibilidade de dar uma guinada na carreira

Outra vantagem interessante do investimento em mais conhecimento é a possibilidade de mudar de área e dar uma guinada em sua carreira. Ao conhecer novos ramos, sejam eles correlatos com a sua função atual ou não, fica muito mais fácil identificar possíveis áreas de interesse e, quem sabe, fazer uma mudança benéfica para a sua vida profissional.

Mais maturidade e autoconhecimento

Outras habilidades que são muito desenvolvidas com uma segunda graduação são a maturidade e o autoconhecimento. A experiência em uma área e o tempo de atuação nesse contexto fazem com que possamos parar e refletir sobre nossas escolhas, nossos pontos fortes e fracos e, assim, mudar aquilo que precisa ser mudado para que possamos continuar crescendo enquanto profissionais.

Como cursar uma segunda graduação?

Está pensando em dar esse novo passo na sua carreira mas não sabe por onde começar? Tem medo de que esse seja um processo prejudicial para o momento em que você está vivendo profissionalmente? Não se preocupe! A seguir, vamos conversar melhor sobre isso.

Há várias formas de cursar uma nova graduação. Uma delas é a tradicional, ou seja, prestando o vestibular para a faculdade pretendida. No entanto, esse não é o único caminho para atingir esse objetivo.

Hoje em dia, muitas instituições oferecem facilidades a quem já tem um título de graduação, como bonificações no vestibular — ou mesmo a isenção dessa prova para o ingresso. Além disso, a possibilidade de eliminar matérias que fazem parte das duas grades é algo que reduz o tempo necessário para conquistar o segundo diploma.

Há também a possibilidade de fazer um curso EAD, ou seja, nas modalidades semipresencial ou totalmente à distância (100% online). Essas são ótimas oportunidades para quem está trabalhando e não dispõe do tempo necessário para se dedicar integralmente a um curso presencial.

As vantagens da segunda graduação são diversas para o profissional que faz esse investimento. Além de adquirir muito mais conhecimento e dar o melhor de si em seu trabalho, esse indivíduo passa a estar mais apto a conquistar as melhores vagas disponíveis no mercado. O que você está esperando para dar esse passo?

Para ficar sempre por dentro das nossas novidades e conferir em primeira mão outras informações importantes como as mencionadas neste artigo, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Twitter. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.