Por que os cursos online se tornaram uma tendência?

porqueoscursosonlinesetornaramumatendencia

Não é segredo que o mundo está cada vez mais conectado. A internet faz parte da vida de milhares de pessoas — e não estamos falando do uso da rede apenas para o lazer. As profissões do futuro e os cursos online estão aqui justamente para provar isso. Dados do Censo da Educação Superior publicados em 2017 mostraram que de todas as matrículas feitas no Brasil para graduações, pós, MBAs, tecnólogos e outros, 18% eram para formações EAD.

Essa tendência dos cursos online com certificado definitivamente não é à toa. Em meio a rotinas bastante atribuladas, os jovens e adultos que sonham em crescer no mercado e obter satisfação profissional enxergaram no EAD uma maneira de se formar com flexibilidade, adquirindo um diploma com o mesmo peso de um presencial. Interessante, não? Quem sabe estudar a distância não é o que faltava para você trilhar uma carreira de sucesso? Veja mais!

Por que os cursos online são uma tendência atual?

Os cursos online facilitaram o acesso ao ensino superior. Na realidade, o estudo a distância não é bem uma novidade. Nos meados das décadas de 80 e 90, eram bastante comuns as formações por correspondência — sim, feitas via correio! —, embora não recebessem a devida valorização perante o mercado de trabalho como o EAD recebe hoje.

Os empregadores, inclusive, já estão preparados para observar certas habilidades comuns e muito bem-vistas em candidatos que se formaram a distância, tão grande é a aceitação dos cursos online. Respondendo à pergunta do tópico, foi inevitável que eles se tornassem tendência, uma vez que oferecem vantagens muito interessantes aos estudantes. Falaremos sobre elas a seguir!

Quais as vantagens de investir no ensino a distância?

Curso de graduação online: devo investir ou não? Se você quer ingressar ou até mesmo reingressar no ensino superior após já ter concluído uma formação, provavelmente já deve ter se questionado sobre a modalidade EAD e por que ela pode ser a solução perfeita para conciliar estudos, trabalho e vida pessoal.

Que tal tirar de vez essas dúvidas? Abaixo, separamos as vantagens dos cursos online.

Flexibilidade

Trabalho, afazeres domésticos, família, vida social: todos esses aspectos requerem uma fatia de nosso tempo que, na maioria dos casos, já é escasso. A flexibilidade dos cursos online entram aqui com uma vantagem incomparável, já que o estudante pode concluir a graduação de casa — basta contar com um computador conectado à internet.

Todos os materiais didáticos, como videoaulas, apresentações de slide, apostilas etc., ficam centralizados em um único ambiente online: a plataforma de ensino. É por meio dela que o conteúdo do curso é acessado. Sendo assim, o aluno tem a oportunidade de montar os seus próprios horários, criando um cronograma alinhado à sua disponibilidade.

Para quem já trabalha, os cursos online são a oportunidade perfeita de conciliar estudos e carreira. No entanto, a opção é atrativa até mesmo para aqueles que ainda não ingressaram no mercado, pois, desenvolve no aluno habilidades e competências muito bem-aceitas pelos empregadores atualmente. Sobre isso, falaremos mais adiante!

Redução de custos

Como não precisará se deslocar até a faculdade todos os dias, quem opta por cursos online acaba fazendo um investimento que não pesa no orçamento ao final do mês. Pense bem: todos os gastos com transporte serão eliminados, já que os encontros presenciais, nessa modalidade, se restringem apenas às avaliações feitas nos polos de ensino.

Outros custos extras, como alimentação fora de casa, impressão de materiais etc também são cortados, ou seja, mais um bônus para o seu bolso! Sem falar que a mensalidade dos cursos nessa modalidade costuma ser muito mais baixa do que as de uma formação presencial, já que a faculdade online não terá gastos altos com infraestrutura para ofertar a graduação.

Vivência digital e desenvolvimento de habilidades

Com a Indústria 4.0, que promoveu a adoção da tecnologia como ferramenta para otimizar e automatizar processos, a inovação faz parte do fluxo de trabalho da maioria das organizações. O aluno dos cursos online é preparado para lidar com essas transformações, pois, concluirá a formação em um ambiente digital com recursos como:

  • fóruns para debates e compartilhamento de atividades;
  • chat com professores e tutores para tirar dúvidas etc.

O desenvolvimento de habilidades estratégicas buscadas pelos empregadores também é uma consequência de estudar online. Afinal, o aluno precisa de maturidade, organização, foco, disciplina, iniciativa e muita responsabilidade para lidar com a liberdade que lhe é oferecida. Ou seja, cursos a distância formam profissionais interdisciplinares.

Diploma reconhecido

O diploma do curso de graduação online tem o mesmo valor e peso do que o de um oferecido na modalidade presencial, desde que a formação seja devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), é claro. Na verdade, como foi possível perceber ao longo do conteúdo, a aceitação do diploma EAD pelo mercado é ampla.

Sendo assim, temos como vantagens dos cursos online:

  • flexibilidade de horários;
  • bom custo-benefício;
  • vivência digital;
  • desenvolvimento de habilidades;
  • diploma de mesmo peso e valor que um presencial.

Como escolher uma boa faculdade?

Agora que você já conhece as vantagens dos cursos online, precisamos reforçar outro aspecto muito importante e que influenciará igualmente o rumo da sua carreira: a escolha da melhor faculdade. Ao pesquisar por uma instituição de ensino, preze por aquela que apresente credibilidade, conte com um corpo docente especializado e que tenha boa nota segundo os critérios do MEC, o que é o caso da Unopar.

Referência em educação online, a Unopar tem como foco o sucesso do aluno e a preparação para que ele supra com eficiência as demandas do mercado. O melhor de tudo é que a faculdade é parceira de diversas empresas de renome em todo o Brasil — como Google, FIAT, Volkswagen, Ambev, Itaú etc — oferecendo aos estudantes um portal de vagas exclusivo, o canal Conecta. Analisar diferenciais como esse como critério de escolha é crucial.

Seguir a tendência dos cursos online é garantir uma formação de qualidade, aumentar as chances de empregabilidade e, ainda, concluir os estudos de acordo com o tempo que tem disponível. Sendo assim, não hesite em dar esse passo importante. Começar ou voltar a estudar é muito importante para impulsionar sua carreira e obter sucesso!

Sabemos, contudo, que investir em uma graduação requer bastante planejamento. Por isso, em nosso próximo conteúdo, mostraremos como se organizar financeiramente para fazer faculdade. Confira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.