Como saber qual a melhor faculdade em Londrina?

Ingressar no ensino superior é um passo fundamental para quem deseja trilhar uma carreira de sucesso. Isso porque, com as exigências cada vez mais apertadas do mercado, o profissional precisa provar que está devidamente preparado para lidar com as demandas das empresas. Contudo, tão importante quanto escolher o curso que atende os seus objetivos é prezar por uma boa instituição. Então, você já sabe qual é a melhor faculdade Londrina?

Lembre-se de que, por mais que o diploma de curso superior abra portas para oportunidades de trabalho melhores, — além de satisfação profissional, salários maiores e possibilidades de crescimento —, quem entra em uma faculdade está fazendo um investimento. Por isso, é importante optar por uma instituição de ensino de credibilidade, que realmente tenha o foco no aluno e conte com um corpo docente especializado.

Em Londrina, existem diversas faculdades que ofertam cursos nas mais variadas modalidades, — presencial, EAD e semipresencial —, como a Unopar. Aqui, além de mostrarmos quais aspectos analisar antes de prestar vestibular, falaremos mais sobre os diferenciais da Unopar para que você invista em uma graduação de qualidade e que realmente potencialize suas chances de empregabilidade. Vamos lá?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

As características essenciais em uma boa faculdade

Quando falamos sobre melhor faculdade, estão em jogo diversos aspectos. Alguns, ao prestar vestibular em Londrina, pensam apenas no nome da instituição, outros, só na infraestrutura e daí por diante. Contudo, essa não é a forma mais recomendada de tomar uma decisão que carrega tanto peso. É preciso analisar vários fatores em conjunto para ter a certeza de que o investimento no curso superior será satisfatório em todos os sentidos.

Aqui, não estamos nos referindo apenas às faculdades presenciais, mas também àquelas que ofertam cursos a 100% a distância, na modalidade EAD, ou semipresenciais — com encontros nos polos de apoio e estudo online. Cabe a cada um escolher o tipo de graduação que mais se encaixa em sua disponibilidade e objetivos, mas reunimos a seguir alguns fatores em comum que as melhores instituições, como a Unopar, carregam. Veja!

Flexibilidade

É inegável que a sociedade moderna anda sempre na “correria”. Muitas pessoas precisam se desdobrar ao máximo para que consigam cumprir com todos os seus afazeres — casa, trabalho, estudos, família, vida social etc. Por isso, ao escolher a melhor faculdade em Londrina, é importante pensar em flexibilidade.

A Unopar se preocupa com a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem e com o sucesso dos alunos, por isso entende que, hoje, é necessário oferecer mais praticidade para que os estudantes consigam realizar suas atividades de acordo com o tempo que têm. É claro que existem aquelas pessoas que contam com mais facilidade para conciliar os horários do trabalho com os da faculdade, mas essa não é a realidade de todos.

Justamente por isso, modalidades de ensino como EAD e semipresencial, sobre as quais falaremos mais adiante, vêm ganhando bastante força no universo acadêmico. Se você deseja ingressar em uma graduação presencial, que também é vantajosa em uma série de sentidos, a flexibilidade não deixa de ser um critério a ser considerado. É importante saber, por exemplo, se a faculdade está a par dos métodos de ensino modernos, integrados à tecnologia, tornando todo o processo mais participativo e, por que não, flexível para o aluno.

Agora, se realmente ir à faculdade todos dos dias da semana, ou na maioria deles, não é uma opção viável, é indispensável pensar na flexibilidade como critério de escolha. Se a instituição não oferece a graduação desejada em outras modalidades, reconsidere a decisão. Lembre-se de que, de uma maneira ou outra, um curso superior exige dedicação, então, começar algo que você não será capaz de cumprir só trará resultados negativos, inclusive, para o orçamento.

Corpo docente qualificado

Bom, você já deu uma olhada nos cursos em Londrina e escolheu aquele que mais se alinha aos seus objetivos de carreira. Ótimo! Essa é uma decisão importante, pois, guiará seus próximos passos no mercado e na vida. Como uma mesma graduação é ofertada por várias faculdades, é preciso observar alguns fatores diferenciais, como a especialização dos professores.

O corpo docente de uma boa faculdade deve ser composto por profissionais capacitados e especializados, e esse é o caso da Unopar. De acordo com as exigências do Ministério da Educação (MEC), para uma faculdade, — uma vez que há diferenças entre faculdades, universidades e centros universitários —, o mínimo requerido é que os professores tenham pós-graduação lato sensu. No entanto, sabemos que a bagagem e a experiência no mercado também contam muito.

Opções de modalidade de ensino

Como já falamos, existem, hoje, outras modalidades de ensino além da presencial — que exige a presença do aluno na faculdade quase ou todos os dias da semana. Os cursos a distância não são nenhuma novidade, na verdade. Nos meados dos anos 80, eram comuns as formações por correspondência, nas quais os alunos recebiam o material físico pelo correio e enviavam as atividades da mesma forma. Com o advento da tecnologia, é claro que essas caíram em desuso, dando espaço ao EAD.

Abaixo, falaremos um pouco mais sobre as diferentes modalidades de ensino que uma boa faculdade deve ofertar.

Presencial

Modalidade mais tradicional de ensino. Funciona da mesma forma em que as escolas: o aluno precisa ir até a instituição para assistir as aulas, fazer as atividades, participar dos projetos etc. Dentre os benefícios de se estudar presencialmente estão as possibilidades de networking, de criar laços mais estreitos com professores e colegas e de aproveitar a infraestrutura da faculdade.

No entanto, os horários de cada curso já são pré-definidos pela faculdade, e o aluno deve segui-los sobre risco de reprovar nas disciplinas por faltas. Como a rotina de grande parte das pessoas é, de fato, muito corrida, parece até mesmo impossível conciliar uma graduação presencial com os outros afazeres.

Fazendo uma boa gestão de tempo e montando um cronograma de estudos, fica mais fácil manter o equilíbrio entre trabalho, vida social e estudos. Mas, se você já analisou e percebeu que a opção presencial realmente não é viável de acordo com a rotina que leva, não se preocupe. Uma boa faculdade também oferece o mesmo curso em outras modalidades, como veremos adiante.

Semipresencial

Ao optar por uma graduação semipresencial, seguir o cronograma de estudos torna-se uma realidade bastante viável. Nessas faculdades, os cursos têm estrutura semelhante aos ofertados em EAD, sobre a qual falaremos logo abaixo. O que muda é que existem também encontros presenciais em sala de aula algumas vezes na semana, permitindo, assim, que o aluno una as vantagens de ambas as modalidades.

Nos dias estabelecidos, o aluno deve ir até o polo presencial, onde acontece a aprendizagem por videoconferência. Estudantes e professores podem interagir em tempo real durante as videoaulas, tirando dúvidas, debatendo os conteúdos etc. Contudo, grande parte da carga horária é cumprida online, na plataforma de ensino — na qual ficam centralizados todos os materiais didáticos, aulas gravadas, atividades e até mesmo provas.

Isso garante flexibilidade para que o aluno estude de acordo com o tempo que tem disponível. Trata-se de uma opção muito interessante para aqueles que já trabalham e precisam conciliar essa obrigação com a graduação, mas também não abrem mão de ter um contato presencial no processo de ensino-aprendizagem. Isso porque as salas de dessa modalidade contam com a presença de um tutor, preparado para atender aos estudantes.

EAD

Na modalidade EAD, os únicos encontros presenciais são aqueles destinados às provas, geralmente, no meio e no fim de cada semestre. Como também há avaliações online, são pouquíssimas as vezes em que o estudante precisa ir até o polo de apoio da faculdade. Todo o curso é conduzido na plataforma de ensino, na qual ficam as videoaulas, apostilas, exercícios, apresentações de slide etc.

O aluno que opta pelo EAD tem grandes vantagens em suas mãos, como flexibilidade, possibilidade de montar os seus próprios horários, liberdade para estudar quando e de onde quiser — basta contar com um computador com acesso à internet. Mas, todos esses benefícios devem ser encarados com responsabilidade, pois, também há prazos que devem ser cumpridos para as entregas de exercícios e realização de provas.

Além disso, os professores e tutores têm acesso a dados que mostram o engajamento do aluno com a graduação, ou seja, se ele entrou na plataforma, se assistiu às videoaulas, por quanto tempo permaneceu etc. Para deixar tudo mais atrativo, os ambientes online têm recursos que facilitam a comunicação entre os colegas de curso e os acadêmicos, como:

  • fóruns propícios ao debate, resolução de dúvidas e troca de experiências;
  • chat com os professores.

Por isso, para saber qual a melhor instituição de ensino a distância, veja no site da faculdade aspectos como materiais e bibliografia do curso, presença de biblioteca digital e se a plataforma oferece as funcionalidades que citamos acima.

Credibilidade no mercado

A melhor faculdade Londrina certamente é aquela que tem boa credibilidade no mercado. Mas, como avaliar esse fator? Uma boa ideia é entrar no site da instituição e pesquisar na internet para colher depoimentos de ex-alunos que passaram por ela. Eles ocupam posições de destaque? Saíram da graduação empregados? Tudo isso é muito válido aqui.

As respostas para essas perguntas servirão como ferramenta para ajudá-lo a compreender a imagem e, consequentemente, a credibilidade a faculdade no universo profissional. Muitas vezes, apenas um nome reconhecido não é garantia de empregabilidade, como alguns podem pensar.

O site da Unopar tem uma parte dedicada justamente a esses depoimentos de estudantes, tanto dos matriculados na instituição de ensino quanto daqueles que se já formaram, contando um pouco sobre a sua trajetória. Assim, dá para ter uma noção mais clara do que o espera ao tomar sua decisão. Interessante, não é mesmo?

O que realmente enriquece um currículo é a experiência do aluno durante a graduação escolhida. Sendo assim, optar por instituições que oferecem diferenciais referentes à preparação para o mercado de trabalho, como abordaremos, a seguir, é o ideal.

Boa avaliação do MEC

Com o objetivo de manter a qualidade do ensino no país, o MEC faz uso de diferentes instrumentos para avaliar os cursos oferecidos pelas faculdades — independentemente da modalidade. Se você vai prestar ENEM Londrina ou está se preparando para o vestibular, uma boa ideia para escolher a melhor instituição é observar se ela tem uma boa avaliação perante o Ministério da Educação. Por isso, entenda seus critérios de avaliação!

Conceito Preliminar do Curso (CPC)

Esse indicador, que varia de 1 a 5 (sendo 5 a melhor nota), tem como intuito avaliar os seguintes quesitos:

  • qualificação e especialização do corpo docente;
  • número de profissionais trabalhando (tanto em tempo integral quanto parcial)
  • desempenho dos alunos
  • infraestrutura do curso;
  • recursos pedagógicos (como metodologias inovadoras etc).

Conceito do Curso (CC)

Para esse critério, o MEC realiza uma avaliação presencial na faculdade e seus polos de apoio presencial. Os pontos observados são praticamente os mesmos já citados, com notas que também vão de 1 a 5.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

Por fim, a prova do Enade é realizada anualmente para avaliar o conhecimento dos estudantes de graduação. Isso serve para analisar se a metodologia de ensino da faculdade realmente foca na aprendizagem do aluno. O conceito também vai de 1 a 5.

Como faço para consultar a nota do meu curso no MEC?

Escolheu um curso e quer saber se a faculdade de interesse tem uma boa nota para essa graduação? Confira o site do MEC!

Foco na preparação para o mercado

A competitividade é uma das palavras mais utilizadas para descrever o mercado de trabalho atual. A cada ano, se formam mais e mais profissionais capacitados que, com seus diplomas em mãos, buscam por boas oportunidades. Justamente por isso é importante escolher uma faculdade em Londrina que foque realmente no sucesso do aluno.

A Unopar, por exemplo, tem um diferencial interessantíssimo nesse sentido — o Canal Coneta. Trata-se de um site gratuito com vagas de empregos, exclusivo para os alunos da faculdade. As oportunidades são variadas, com ofertas para as melhores empresas para se trabalhar em Londrina e em todo o país. Essa aproximação com o mercado é a chance que o graduando tem de já garantir sua empregabilidade após ou até mesmo durante a formação.

Ainda sobre o Canal Coneta, temos dados que comprovam a eficácia da plataforma:

  • mais de 4,5 mil empresas parceiras, entre elas, FIAT, Ambev, Google, Itaú, Volkswagen, Carrefour, GE etc;
  • cerca de 50 mil vagas já publicadas desde o início do projeto;
  • a cada 3 alunos entrevistados, 1 é contratado;
  • estudantes contratados tiveram média de 69% de aumento de renda.

Foque em diferenciais como esses na hora de prestar vestibular Londrina. Essa objetivação na preparação para o mercado também pode ser observada em aspectos como metodologias de ensino voltadas ao desenvolvimento de habilidades apreciadas pelos empregadores — a exemplo da proatividade, trabalho em grupo, criatividade, iniciativa, facilidade para fazer gestão de tempo, tomar decisões e resolver problemas, entre outras.

Relação custo-benefício

Sabemos que conciliar a faculdade que melhor atende você e o seu orçamento disponível nem sempre é uma missão fácil. É preciso pensar no investimento como um todo — ou seja, todos os gastos referentes à graduação e que vão além da mensalidade, por exemplo, transporte (no caso de cursos presenciais ou semipresenciais), gastos extras com materiais necessários para uso em sala de aula, entre outros.

Uma ideia é verificar as opções de bolsas de estudo Londrina. Pode ser que a faculdade de seu interesse ofereça descontos para o curso escolhido, condições de pagamento diferenciadas, opções de financiamento etc. É também recomendado fazer uma análise do seu orçamento e compará-lo ao custo de vida para estudantes em Londrina.

O mercado de trabalho em Londrina 

Uma vez definida a profissão que pretende exercer e os investimentos em tempo e dinheiro demandados pela formação, é preciso pensar na situação do mercado de trabalho no Paraná — onde está localizada a cidade de Londrina. Esse será um fator muito relevante para todas as decisões que você já tomou acima.

É claro que o ideal é escolher uma graduação que o permita viver bem de acordo com o custo de vida em Londrina, mas, as premissas de bons salários não devem ser os únicos fatores a serem analisados para determinar em qual área ingressar.

Ter em mãos informações que dão uma noção de como anda o cenário econômico e profissional da cidade e do estado também é fundamental. A Michael Page, holding em recrutamento especializado com atuação mundial, apontou em pesquisa uma análise do mercado de trabalho paranaense. Algumas profissões andam bastante em alta, como:

  • Gerente Comercial, que pode se formar em Administração;
  • Gerente de Desenvolvimento Organizacional, que pode se formar em Gestão de Recursos Humanos;
  • Especialista de Melhoria Contínua, que pode se formar em Engenharia da Produção ou Gestão da Produção Industrial;
  • Gerente de Desenvolvimento de TI, que pode se formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação;
  • Especialista SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), que pode se formar em Gestão Ambiental.

Uma boa dica é conversar com alguém da área que você escolheu, conhecer o dia a dia da profissão e verificar se é realmente isso o que deseja para a carreira. Muitas vezes, focamos apenas nas matérias da grade curricular, entre outros quesitos, mas em determinado momento será necessário começar a estagiar e dar os seus primeiros passos no segmento.

Caso não tenha parado para analisar a situação do mercado, esse período pode acabar sendo frustrante. Sendo assim, busque ao máximo alinhar gostos, expectativas, objetivos de carreira e média salarial. As vagas de emprego Londrina são promissoras, basta, assim, escolher uma faculdade que realmente o prepare para atender as demandas das empresas.

Outra dica é optar por uma faculdade que tenha programas como o Canal Conecta, da Unopar, que reforça a empregabilidade e, desde a graduação, já coloca o aluno em contato com empresas com filiais em Londrina, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Droga Mais, C&A, entre outras.

O impacto de estudar na melhor faculdade de Londrina 

Bom, já temos uma noção de como escolher a melhor faculdade em Londrina, mas é importante falar, também, sobre os impactos de estudar em uma instituição de ensino de qualidade. Pense, primeiramente, nas possibilidades e oportunidades que serão conquistadas ao longo da graduação.

Ao prestar vestibular para uma faculdade como a Unopar, independentemente da modalidade de ensino, o aluno tem a certeza de que estará em boas mãos. Unindo teoria e prática por meio de metodologias interativas e engajantes, o estudante tem tudo o que precisa para concluir seus estudos com eficiência e até mesmo já sair empregado da instituição, já que ela é parceira de várias empresas, como vimos logo acima.

Qual é a melhor faculdade de Londrina?

Enfim, chegamos na parte mais interessante do conteúdo. Depois de entender o que é preciso avaliar para saber qual é a melhor faculdade em Londrina, nada mais justo do que, agora, descobrir a resposta e fazer uma escolha acertada. Preenchendo todos os requisitos citados ao longo deste texto, a resposta é, sem dúvidas, a Unopar.

Com ensino de excelência, conceito 4 no MEC e metodologias inovadoras, que de fato preparam o aluno para ter sucesso profissional, a instituição tem credibilidade no mercado, oferece um peso considerável ao currículo e foca na empregabilidade de seus estudantes. Afinal, quem entra em um curso de graduação está em busca de transformação, concorda? Por isso, a carreira dos sonhos definitivamente está mais próxima do que você imagina quando se escolhe a Unopar.

Além de tudo aquilo que já falamos, o aluno da Unopar aprende com um material didático interativo e moderno, preparado por especialistas — sem falar no Canal Conecta, aquele portal de empregos exclusivo para alunos que comentamos, lembra? Caso escolha o ensino a distância (EAD), vale ressaltar que a faculdade é pioneira em Londrina e no Brasil, com com 100% dos professores mestres ou doutores e aulas práticas 3x na semana.

E então, gostou de saber qual é a melhor faculdade Londrina? Agora, você já tem o embasamento que precisa para fazer a escolha certa e alavancar de vez a sua vida profissional.

Na Unopar, sempre há uma graduação que mais se alinha aos seus objetivos e ao tempo que tem disponível, portanto, não se preocupe. EAD, presencial ou semipresencial: há a garantia de uma formação de qualidade, que o colocará em posição de destaque dentre os concorrentes e potencializará as chances de conquistar as oportunidades mais vantajosas!

Sendo assim, aproveite que está aqui para entrar agora mesmo em contato conosco. Nosso time está preparado para tirar as suas dúvidas, apresentar nossos diferenciais, mostrar a faculdade e conversar sobre as suas necessidades. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content