Descubra 4 características que todo aluno EAD deve ter

aluna ead no computador

O ensino a distância é uma realidade no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Educação a Distância, cerca de 9 milhões de estudantes brasileiros já são adeptos dessa modalidade, que une praticidade com uma educação de qualidade. Além disso, as vagas desse tipo de ensino não param de crescer. Mas, afinal: qual é o perfil do aluno EAD?

As modalidades a distância de ensino — que incluem semipresencial e 100% online — são conhecidas por trazer mais flexibilidade ao dia a dia do estudante. Esse é, portanto, um bom método para quem precisa conciliar os estudos com outras questões, como a família ou o trabalho, ou para quem busca equilibrar as finanças com uma mensalidade mais barata.

No entanto, é claro, algumas características podem beneficiar o estudante e fazer com que ele se adapte melhor a esse tipo de ensino. Em nosso bate-papo, discutiremos quais são essas habilidades e como elas podem ser vantajosas ao longo da graduação a distância. Boa leitura!

Quais são as características importantes para um aluno EAD?

Para começarmos a nossa conversa, vamos elencar algumas das características mais importantes para os alunos que desejam aventurar-se em uma graduação na modalidade de ensino a distância. Confira as principais.

1. Disciplina

A disciplina é fundamental para que os estudantes do EAD tenham sucesso em seus cursos, independentemente de qual seja a carreira escolhida. Fazer os próprios horários é algo muito vantajoso, mas que demanda responsabilidade.

Por isso, criar bons cronogramas e segui-los, fugindo da procrastinação, é algo essencial. Esse estudante precisa ser bem disciplinado para não cair nas armadilhas que a flexibilidade pode armar aos mais desavisados.

Nesse ponto, a disciplina dialoga de forma direta com a autonomia. Saber o que deseja e ter controle sobre as próprias atitudes é um passo importante para se dar bem no ensino a distância.

A autonomia é muito importante para ajudar o estudante a guiar-se em meio a essa nova realidade. Aqui, a cobrança e a presença de terceiros são um pouco reduzidas, o que torna imprescindível a responsabilidade do aluno sobre si mesmo para a construção de sua disciplina.

2. Organização

Já que falamos sobre cronogramas — que valem tanto para os estudos quanto para o tempo em geral —, que tal abordarmos a organização como uma das habilidades fundamentais para o aluno EAD?

Ser bem organizado na vida e nos estudos é algo que fará com que o estudante se destaque. Esse tipo de cuidado também é muito importante para o desenvolvimento do autoconhecimento, habilidade fundamental para esse tipo de modalidade de ensino.

3. Motivação

Manter-se motivado nos estudos nem sempre é fácil. Mesmo em modalidades presenciais, é comum que, em determinados períodos de nossas vidas, nos sintamos um pouco para baixo e sem energia para dar continuidade a certas tarefas.

Portanto, a motivação é imprescindível quando falamos sobre o ensino a distância. O aluno, apesar de poder contar sempre com o apoio da equipe da faculdade, precisará conhecer-se bem e identificar possíveis períodos de desmotivação para, assim, combatê-los e permanecer firme nos estudos.

4. Familiaridade com a tecnologia

Por fim, é muito interessante que o aluno EAD tenha uma certa familiaridade com a tecnologia, já que boa parte das atividades da faculdade serão feitas de modo completamente online. Vale a pena ressaltar que não é necessário saber tudo sobre computadores — no entanto, uma certa vontade de aprender é sempre bem-vinda.

Aqui na Unopar, as plataformas utilizadas no EAD são simples e muito intuitivas, como o nosso Portal Digital do Aluno e o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Por isso, o estudante precisa saber o básico sobre a tecnologia para conseguir lidar com essa questão. Aos poucos, tudo ficará mais fácil e cada vez mais automático. Além disso, a instituição de ensino sempre estará disponível para a resolução de dúvidas e de problemas.

Qual é a importância de desenvolver tais características?

O ensino a distância é, apesar de bem simples, um pouco diferente ao que estamos acostumados. Embora ele seja completamente confiável (seu diploma, por exemplo, é tão válido quanto os obtidos na modalidade presencial), são necessários uma participação e um comprometimento muito maiores por parte do estudante.

Por conta disso, habilidades como a disciplina e a organização são essenciais. Afinal, o próprio aluno conduzirá boa parte de seu aprendizado, ainda que tenha o apoio de mestres altamente qualificados para ensinar e tirar as suas dúvidas ao longo do curso.

Sendo assim, é importante preparar-se e adaptar-se a essas diferenças para que os resultados obtidos sejam mais satisfatórios. Felizmente, todas essas características podem ser trabalhadas e desenvolvidas pouco a pouco. Assim, trata-se de uma modalidade mais democrática e acessível para diferentes perfis.

Qual é o papel de uma boa faculdade nesse processo?

A escolha de uma boa faculdade para a condução de seus estudos a distância é um passo indispensável. Uma instituição renomada e de respeito tornará todo o processo muito mais simples para os alunos, fazendo com que eles se adaptem de forma tranquila e eficiente à modalidade.

Faculdades com uma boa infraestrutura, por exemplo, investem em métodos modernos e inovadores para facilitar o ensino. Um deles é a sala de aula virtual, que permite a interação ao vivo entre estudantes e seus professores, de modo completamente online.

Na Unopar, tudo isso é uma realidade! Aqui, contamos não só com os melhores professores, referências em seus ramos de atuação, mas também com uma metodologia inovadora que utiliza a tecnologia de modo inteligente e sempre com o objetivo de tornar a experiência do aluno a mais agradável possível.

Agora que você já sabe quais são as características importantes para um aluno EAD, fica muito mais fácil programar-se para mandar bem em seus estudos! Conhecer essas habilidades é um passo fundamental para saber exatamente o que precisa ser trabalhado ao longo de sua graduação. Assim, você obterá resultados muito mais satisfatórios.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o mundo do ensino a distância? Então, que tal ficar ainda mais bem informado sobre suas particularidades? Confira o nosso artigo sobre o vestibular online e saiba como funciona essa etapa do processo seletivo para as faculdades EAD!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.