Afinal, por que a faculdade a distância é mais barata? Entenda!

faculdade a distância é mais barata

Desconto nota do Enem

No decorrer da preparação para ingressar no ensino superior, a EAD (educação a distância) costuma chamar a atenção pelo custo reduzido das mensalidades. Contudo, embora o preço da faculdade a distância seja um atrativo, é comum os estudantes ficarem em dúvida antes de optar por essa modalidade de ensino.

De modo geral, isso ocorre porque a maioria das pessoas tem a ideia pré-concebida de que fazer faculdade é caro. Assim, uma opção mais barata acaba por levantar suspeitas quanto à qualidade do ensino ofertado.

Diante disso, preparamos este post para ajudar você a entender os reais motivos pelos quais as mensalidades de um curso EAD custam menos do que as de um presencial. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

O que é o EAD e quais seus benefícios?

Antes de abordarmos as questões que fazem com que o preço da faculdade a distância seja mais em conta, vale a pena pontuar alguns aspectos em relação a essa modalidade de ensino. Afinal, o que é a EAD e por que ela tem ganhado tantos adeptos?

Com os avanços da tecnologia, o setor da educação tem passado por uma verdadeira revolução, e a EAD é resultado disso. Nessa modalidade, é possível estudar sem sair de casa, por meio de dispositivos eletrônicos com conexão à internet, como computadores, tablets e até mesmo smartphones.

Graças a essa característica, a educação a distância proporciona uma série de benefícios que atraem os estudantes. Na lista abaixo, destacamos os principais:

  • flexibilidade de horários, diferentemente do que acontece no ensino presencial;
  • autonomia para organizar a própria rotina de estudos;
  • maior facilidade para conciliar a faculdade com o trabalho e outros compromissos;
  • desenvolvimento da proatividade e da capacidade de organização, habilidades valorizadas no mercado de trabalho;
  • o diploma EAD tem o mesmo reconhecimento do presencial;
  • acesso permanente às videoaulas e a outros materiais de estudo;
  • chats e fóruns de discussão que viabilizam a relação com o professor, permitindo tirar dúvidas sempre que quiser;
  • redução de custos não só devido às mensalidades mais baratas, mas também porque não é preciso gastar com transporte e alimentação fora de casa.

Por que a educação a distância é mais barata?

Agora que você já entendeu por que a EAD é uma opção vantajosa, vamos esclarecer quais fatores possibilitam o baixo preço da faculdade a distância. Confira!

Menor necessidade de espaço físico

Em uma faculdade presencial, a instituição de ensino tem que disponibilizar uma ampla infraestrutura para atender todos os alunos. Isso inclui salas de aula, laboratórios, biblioteca, espaços de convivência e diversos outros ambientes. A necessidade de todo esse espaço físico influencia o valor que a instituição estabelece para as mensalidades.

Na EAD, por outro lado, a infraestrutura necessária é muito menor. Como as aulas e as atividades acontecem via internet, a instituição só precisa manter os polos EAD, que são locais credenciados a prestar apoio presencial — como a aplicação de provas e a realização de algumas atividades práticas — aos estudantes. Assim, a redução dos custos para a instituição reflete também no valor da faculdade a distância.

Tour pela prova do Enem

Capacidade de mais alunos por turma

Quando uma instituição de ensino faz um processo seletivo para cursos presenciais, ela precisa levar em conta a infraestrutura de que dispõe para receber os estudantes. Logo, a quantidade de vagas é definida de acordo com a disponibilidade de salas de aula e de professores, entre outros fatores. Isso faz com que os custos da manutenção do curso recaiam sobre um número limitado de alunos.

Ao contrário da modalidade presencial, a EAD não é afetada por esse tipo de limitação. Como as aulas e as atividades acontecem por meio de um ambiente virtual, e não em um espaço físico, a instituição pode formar turmas com um número muito maior de alunos. Dessa forma, os custos são diluídos entre mais pessoas.

Corpo docente mais enxuto

Algo que influencia bastante a qualidade de um curso e de uma instituição de ensino é o seu corpo docente. Para oferecer uma educação de excelência, é fundamental contar com professores qualificados, com títulos de mestrado e doutorado, além de experiência na sala de aula e também no mercado de trabalho da sua área de formação.

Enquanto os cursos presenciais precisam de muitos professores para atender a todas as turmas, as faculdades EAD conseguem atender uma maior quantidade de alunos com um corpo docente muito mais enxuto. Na prática, é como se um mesmo professor conseguisse dar aula para várias turmas ao mesmo tempo, o que reduz as despesas para a instituição e, consequentemente, o valor da faculdade a distância.

Abrangência nacional

Por motivos óbvios, faculdades presenciais só conseguem atrair o público da região em que está localizada e, em menor escala, pessoas que têm disponibilidade para mudar de cidade e/ou estado para estudar. Esse é mais um fator que limita a sua quantidade de alunos.

Uma instituição que oferece cursos de educação a distância, por sua vez, não precisa lidar com essas restrições geográficas. Assim, é capaz de atrair estudantes de vários locais sem precisar de uma grande infraestrutura — os polos de apoio são suficientes. Nesse contexto, a Unopar conta com mais de 800 polos EAD espalhados por todo o país.

Custo operacional menor

A manutenção de um campus universitário inclui despesas como energia elétrica, água, telefone, internet, limpeza, segurança e funcionários, entre muitas outras. Como é de se esperar, tudo isso influencia o valor das mensalidades.

Em uma faculdade a distância, porém, o custo operacional é consideravelmente menor, já que não são necessárias tantas instalações nem infraestrutura para receber alunos diariamente. Esse é mais um fator que permite que o preço da EAD seja mais barato do que o da presencial.

A partir de todas as informações que trouxemos aqui, é possível concluir que o preço da faculdade a distância é mais barato devido ao formato da modalidade, nada tendo a ver com uma suposta falta de qualidade dos cursos. Assim, saiba que você pode alcançar a formação que sempre quis por meio de uma graduação EAD. Apenas escolha a que mais interessa aos seus projetos e invista no seu futuro.

Então, ficou interessado em fazer faculdade EAD? Entre em contato com a Unopar e conheça os nossos cursos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados