Entenda mais sobre a sala de aula virtual e suas vantagens

estudante fazendo prova digital ead

Desconto nota do Enem

Com a transformação digital, a educação também mudou. Hoje em dia, a tecnologia não pode ser excluída do ensino. Não é a toa que a graduação a distância tem ganhado cada vez mais espaço. De acordo com o último Censo da Educação Superior, o número de alunos nessa modalidade teve uma variação positiva de quase 200% entre 2008 e 2018.

Um dos grandes trunfos da educação a distância (EAD) é a sala de aula virtual, que trouxe oportunidades e vantagens muito significativas para o ensino superior brasileiro, como a flexibilidade e o protagonismo do aluno. Quer entender o que é, como funciona e como ter acesso a uma? Então, continue a leitura!

O que é a sala de aula virtual?

A sala de aula virtual é um ambiente semelhante ao das salas de aula convencionais, mas totalmente digital. Nesse espaço, as ferramentas e os recursos são adaptados ao contexto da aprendizagem pela internet, tanto para que os alunos possam aproveitar mais as aulas como para os professores desenvolverem seus conteúdos da melhor forma.

Ela também é chamada de ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e surgiu da necessidade de adaptar o ensino à realidade da internet, como se fosse uma simulação da sala de aula física no ambiente digital.

Hoje, traz inúmeras funcionalidades que permitem a interação entre alunos e professores, a colaboração e o acesso aos conteúdos com igual ou maior eficiência do que nas salas de faculdade convencionais.

Como ela funciona?

Uma vez matriculado aqui na Unopar, o aluno recebe seu login e senha e é orientado sobre como utilizar a nossa sala de aula EAD — o Colaborar. No início de cada semestre letivo, os conteúdos, as atividades e outros recursos do AVA vão sendo liberados para o estudante.

Além disso, é na sala de aula virtual que o aluno pode acessar algumas funcionalidades que facilitam o dia a dia da vida acadêmica, como serviços financeiros — gerar boletos, negociar parcelas etc. —, emitir documentos, acompanhar a grade curricular e muito mais.

Já em relação à rotina de estudos, o AVA funciona como uma sala de aula tradicional, mesmo. O aluno pode:

  • assistir aulas;
  • tirar dúvidas com os professores;
  • conversar com os colegas de turma;
  • consultar materiais complementares;
  • fazer comentários e sugestões;
  • realizar atividades e provas, e por aí vai.

Quais recursos ela oferece?

Entre os principais recursos que uma sala de virtual traz para a formação dos estudantes, estão:

Tour pela prova do Enem
  • videoaulas: são aulas gravadas em vídeo pelos professores com a explicação da matéria, disponíveis para todos os alunos matriculados;
  • videoconferência: são aulas transmitidas ao vivo por meio da internet, que possibilitam a interação em tempo real dos estudantes com a turma e o professor;
  • fóruns: são espaços em que os professores iniciam discussões relevantes para expandir o conhecimento aprendido na matéria, sendo que os alunos podem participar e consultar os comentários sempre que quiserem;
  • chat: é uma ferramenta de bate-papo que permite que o estudante se comunique com seus professores, mediante um agendamento. Assim, ele pode tirar dúvidas e pedir orientações de forma privada e personalizada;
  • exercícios: na sala de aula a distância, também existem exercícios de fixação dos conteúdos aprendidos com as videoaulas e videoconferências, que ajudam na preparação para as atividades avaliativas;
  • calendário de atividades: por mais que a EAD dê maior autonomia para o estudante, ele ainda assim precisa cumprir certos prazos para conseguir ver todos os conteúdos dentro do semestre letivo. Então, a sala de aula virtual traz um calendário com as datas de entrega das atividades;
  • biblioteca digital: como apoio ao estudo, os AVAs disponibilizam inúmeros materiais complementares, na chamada biblioteca digital, incluindo ebooks, artigos científicos, periódicos, teleaulas, entre outros.

Quais são as vantagens dessa tendência?

Quanta coisa, não é? Sim, a sala de aula EAD é um ambiente completamente preparado para que a formação dos estudantes aconteça por meio da internet, com todos os recursos necessários para uma ótima aprendizagem. Veja algumas das principais vantagens dessa tendência!

Possibilidade de revisar o conteúdo

Com todo o material localizado em um espaço digital, o aluno consegue revisar o conteúdo quantas vezes precisar ou quiser. Diferentemente das salas convencionais em que, caso você precise sair por 5 minutos da aula, já poderá ter o entendimento do conteúdo comprometido.

Maior flexibilidade de horário e lugar

Um dos grandes trunfos da modalidade EAD é a flexibilidade. Como as salas de aula virtuais podem ser acessadas com alguns cliques, o estudante pode aproveitar qualquer lugar ou horário da sua rotina para colocar os estudos em dia. Isso é ótimo principalmente para quem tem um cotidiano muito corrido e não pode se deslocar para uma faculdade ou, ainda, para aqueles que preferem estudar em casa.

Além disso, o estudante pode contar com aplicativos para estudar. Leitores de ebooks, gerenciadores de arquivos em nuvem, controladores de produtividade etc. Tudo isso é reflexo dos benefícios da tecnologia na educação.

Aulas mais bem preparadas

Como os professores gravam as aulas em vez de ministrá-las pessoalmente, podem se dedicar muito mais à preparação do conteúdo, ao levantamento de referências complementares, materiais de apoio etc. Assim, a experiência de aula é mais rica e possibilita uma melhor aprendizagem ao aluno.

Menor valor de investimento

Na internet, não é necessário se preocupar com a limitação física de uma sala para receber todos os alunos. Então, a faculdade consegue diminuir os custos envolvidos na preparação das aulas, como aluguel de prédio, custos com energia etc. Isso é refletido na mensalidade do estudante, que acaba sendo mais em conta do que na modalidade presencial.

Interação com pessoas de todo o país

Um dos maiores benefícios da tecnologia é que ela é capaz de aproximar pessoas separadas por distâncias físicas. Na sala de aula a distância, não é diferente: o aluno pode interagir com colegas de todo o Brasil. Esse relacionamento abrangente agrega muito à formação do futuro profissional, que desenvolve uma perspectiva de diversidade e pluralismo.

Reforço de competências importantes

Mesmo com o acesso facilitado a todos os recursos e ferramentas, o aluno precisa aprimorar certas competências para administrar os estudos no AVA. Por exemplo, a disciplina, a habilidade autodidata, a autonomia e a capacidade de gerenciar o próprio tempo. Esse protagonismo do aluno ajuda a desenvolver competências importantes para a vida profissional após a faculdade.

Conseguiu entender como é uma sala de aula virtual? Como vimos, o ambiente de aprendizagem remoto é um reflexo das mudanças tecnológicas e das novas demandas da educação. Com ele, o estudante consegue ter um aproveitamento igual ou até superior ao que teria em uma sala de aula convencional.

Agora, sabia que dá para juntar todas as vantagens desses recursos virtuais com a experiência presencial da sala de aula? Leia nosso texto sobre a modalidade de graduação semipresencial e entenda!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados