Entenda como funciona graduação a distância na prática

entendacomofuncionagraduacaoadistancianapratica

Desconto nota do Enem

A correria do dia a dia, muitas vezes, é um empecilho para estudantes conciliarem faculdade com demais responsabilidades, como trabalho e cuidados de casa. Por isso, cursos online são uma boa possibilidade para quem deseja flexibilidade, valores mais em conta e professores qualificados.

Essa modalidade, inclusive, tem crescido no Brasil. Segundo o Censo de Ensino Superior, realizado pelo Inep, as matrículas aumentaram 182,5% nos últimos dez anos.

Mas você sabe como funciona graduação a distância? Aqui na Unopar, de forma geral, as aulas são em um ambiente virtual, no qual se reúnem alunos, professores e tutor. Apesar de ser EAD, é preciso ter responsabilidade e organização, de modo a conseguir se preparar para o mercado de trabalho.

Preparamos um conteúdo com alguns detalhes para você entender melhor como funciona esse tipo de curso. É só seguir na leitura!

Dia a dia de aulas

Uma curiosidade sobre como funciona curso de graduação a distância é com relação ao acompanhamento das aulas. Por um lado, ele não se diferencia muito de um presencial. Assim, quem deseja obter o diploma e adquirir conhecimentos precisa ter rotina, assistir às aulas, estudar, fazer exercícios, tirar dúvidas, entregar trabalhos e realizar provas.

Porém, o fato de estarmos em casa facilita muita coisa. Acompanhar a aula com mais conforto é um dos maiores diferenciais. Quem tem problema de deslocamento não corre o risco de perder o curso. Já quem tem responsabilidades com filhos também pode ter mais tranquilidade.

Rotina e formatos dos conteúdos

Como falamos, é preciso ter organização, também, com a aula de graduação a distância. Há uma rotina a ser seguida, e deixar pendências acumuladas só atrasará a conclusão.

Tour pela prova do Enem

Assim como no modelo tradicional, o professor costuma marcar datas limites para a entrega de exercícios e de trabalhos, ou para avaliações. Na Unopar, além das aulas ministradas online, é comum o envio de apostilas em PDF, que devem ser lidas, para complementar o conhecimento.

Ambiente de aprendizagem

Tudo acontece por meio de uma plataforma, que dispõe de vários recursos. Por meio dela, é possível assistir às aulas e mandar dúvidas ao professor. O estudante, ainda, consegue interagir com os colegas e abrir discussões, o que é interessante para os trabalhos em grupo, a troca de experiência e a formação de laços.

Horários

Geralmente, as aulas são ao vivo e em horários pré-determinados. Ou seja, se você se matriculou em um curso noturno, é nesse horário que elas acontecerão. No entanto, é possível que, em determinados momentos, o professor deixe lições gravadas, o que permite a você assisti-las sempre que desejar.

Ao mesmo tempo, uma vantagem do EAD é a flexibilidade, de modo a permitir ao estudante montar sua própria grade horária, conforme sua capacidade.

Provas e entregas de trabalho

As provas e as entregas de trabalho podem ser tanto via plataforma quanto presencialmente. Essas regras costumam ser definidas no contrato e logo no começo do curso. 

Muitos têm dúvidas, também, sobre como funciona o diploma de graduação a distância. A verdade é que ele tem o mesmo valor da modalidade tradicional, não sendo necessário que você se preocupe com essa parte no currículo.

Agora que você já sabe como funciona graduação a distância, já deve ter percebido os benefícios proporcionados, como economia e maior possibilidade de adaptação, certo? Ao realizar sua matrícula, não deixe de avaliar se a instituição tem reconhecimento e credenciamento no MEC para evitar surpresas desagradáveis depois.

Já que você demonstrou interesse em EAD, que tal conhecer os cursos disponíveis da Unopar e descobrir com o qual você mais se identifica?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados