Como é o trabalho do professor EAD e como será sua relação com ele?

comoeotrabalhodoprofessoreadecomoserasuarelacaocomele

Você analisou as modalidades de ensino disponíveis e chegou à conclusão que, para ingressar no nível superior e conquistar o sonhado diploma, o curso a distância é o ideal. Afinal, a flexibilidade e a praticidade das formações online chegaram mesmo para facilitar a vida do estudante — que, muitas vezes, precisa conciliar o trabalho com os estudos. No entanto, é comum que algumas dúvidas sobre a aprendizagem virtual ainda surjam.

Por exemplo, qual é a diferença entre um professor EAD e um presencial? Não estar fisicamente em sala de aula comprometerá a absorção dos conteúdos de forma eficaz? Como se dá a relação entre aluno e mestre? Se esses questionamentos já passaram por sua mente, não se preocupe. Preparamos um post completo para solucioná-los. Vamos conferir?

Qual a diferença entre um professor EAD e um presencial?

O professor EAD tem o mesmo papel que um presencial? Como funciona a rotina de ambos? Antes de irmos direto ao ponto, é importante contextualizar as diferentes modalidades de ensino para garantir um melhor entendimento do tema. Veja!

O EAD como tendência

A modalidade presencial é, até então, a forma de ensino mais tradicional. Todos que já passaram pela escola estão habituados a ela, pois, a lógica não muda na faculdade. Nesse caso, alunos e professores precisam se deslocar fisicamente até a faculdade para ministrar e assistir às aulas, respectivamente.

No entanto, o boom do ensino a distância não pode ser ignorado. Na verdade, em 2018, o número de vagas ofertadas na modalidade EAD no Brasil superou as da modalidade presencial pela primeira vez na história. É o que aponta o último Censo da Educação Superior.

Isso quer dizer que as faculdades, observando as necessidades do aluno atual, passaram a ofertar mais cursos EAD e, consequentemente, contratar professores especializados na modalidade para garantir a eficácia do curso e um bom conceito no Ministério da Educação (MEC).

Como é o trabalho do professor EAD e como ele se diferencia do presencial?

Na teoria, o professor que atua online tem o mesmo trabalho que um educador presencial. Cabe a ambos, por exemplo, propor as atividades e projetos referentes à sua disciplina, planejar e estruturar os conteúdos do curso, acompanhar resultados, gerar engajamento, estar disponível para tirar dúvidas etc. Entretanto, na prática, sabemos que existem várias diferenças entre o papel dos dois. Mas, afinal, o que faz um professor EAD?

Começaremos pelo fato de que o professor EAD precisa gravar as suas aulas para disponibilizá-las na plataforma virtual de ensino, no qual estarão também centralizados todos os materiais da formação. Para isso, ele precisa adaptar o conhecimento técnico que tem em mãos aos ambientes digitais, ou seja, necessita dominar as novas ferramentas e descobrir de que maneiras elas podem ser mais bem utilizadas para potencializar o aprendizado.

Outros diferenciais do professor EAD são:

  • criatividade para engajar e motivar os estudantes EAD por meio de aulas inovadoras e materiais dinâmicos;
  • familiaridade com as ferramentas de uma plataforma virtual de ensino, utilizando suas funcionalidades para verificar o andamento de cada aluno, propor debates nos fóruns, montar projetos que podem ser feitos online etc;
  • facilidade para criar conteúdos audiovisuais atrativos;
  • capacidade de inovar, visto que o contato com os alunos acontece de forma online. Sendo assim, ele deve promover a interação por meio de metodologias diferentes, como gamificação, entre outras.

Qual o papel do professor EAD na aprendizagem?

No assunto em questão, existe uma máxima inquestionável: independentemente do ensino ocorrer a distância ou presencialmente, a absorção do conteúdo e a aprendizagem só acontecerão de forma eficaz quando professores e alunos têm uma interação. O educador orienta o aluno na construção do conhecimento, visando a fixação das informações.

Quando falamos sobre EAD ou semipresencial, algumas pessoas não familiarizadas com as modalidades podem questionar o papel do professor, colocando-o como dispensável para a conclusão do curso: afinal, na teoria, todo o material já estará pronto, basta que o aluno o acesse e usufrua para concluir os módulos e se formar. No entanto, na educação a distância, o educador é justamente o elo entre o aluno e a tecnologia, guiando-o nos processos.

Cabe ao professor EAD exercer as funções básicas esperadas de qualquer educador, como manter contato com os alunos, tirar suas dúvidas a tempo — até se certificar que houve o entendimento — fornecer feedbacks etc. A diferença é que ele também tem o papel de garantir que o aluno saiba utilizar da tecnologia disponível para aprender.

Como é a relação professor-aluno?

Em uma sala de aula presencial, a interação entre professor e aluno ocorre ao vivo, afinal, ambos estão juntos fisicamente no mesmo local. Mas, se a sua preocupação quanto ao EAD é em relação ao suporte do professor, pode ficar tranquilo. As plataformas de ensino virtual são munidas de funcionalidades que promovem essa interação também em tempo real.

Além do e-mail, há o recurso de chat ao vivo. O aluno, então, tem um canal eficiente para tirar dúvidas, comentar as aulas e até mesmo fazer críticas construtivas com relação ao material disponível. Acredite: esse feedback faz toda a diferença para o educador EAD. Vale mencionar, também, os fóruns de debate, nos quais toda a classe, com a mediação e participação do professor, pode trocar ideias e compartilhar experiências das disciplinas.

Para certificar ainda mais a relação aluno-professor na modalidade EAD, as faculdades que se preocupam em ofertar formações online de excelência contam com a presença de um participante de grande relevância no processo de educação: o tutor EAD. Quer entender como ele se diferencia do professor? É sobre isso que falaremos logo abaixo!

Qual é a diferença entre o professor e o tutor EAD?

Quem é o tutor EAD? Você já ouviu falar dele? Trata-se do profissional da educação responsável por garantir o engajamento dos alunos dos cursos online com os materiais e videoaulas disponibilizados pelo professor EAD. Além disso, ele atua como mediador pedagógico, auxiliando os alunos em suas diversas dúvidas.

Tanto nos cursos completamente online quanto nos semipresenciais — em que há uma sala de aula inovadora, com aulas transmitidas via videoconferência em dias específicos da semana — a presença dos tutores é indispensável. E qual é a diferença entre um tutor e um professor?

Na verdade, os tutores são também professores. Afinal de contas, para atuar como um, é preciso: contar com uma formação de nível superior;

  • ter, no mínimo, experiência de um ano de magistério no ensino básico ou superior;
  • ter um diploma de pós-graduado ou ter uma formação desse nível em andamento.

Assim como os professores precisam preparar e organizar suas aulas, os tutores são agentes intermediares entre conteúdo e aluno. Ou seja, mais um suporte que o aluno EAD conta para poder concluir a formação com qualidade, não ter dúvidas e dominar o ambiente online com maestria — uma vantagem bem apreciada pelo mercado, aliás!

Vale lembrar que nem todas as instituições de ensino superior estão atentas à importância do professor tutor na EAD. Por isso, ao optar por uma faculdade, verifique se ela oferece esse diferencial. Aqui na Unopar, temos formações a distância, semipresenciais e presencias com a presença desse profissional e de educadores especializados, focando sempre no sucesso do aluno durante sua trajetória acadêmica e em seus primeiros passos no mercado!

Que tal aproveitar que está aqui e conhecer mais sobre a tecnologia como ferramenta revolucionária na educação? Acesse nosso próximo post e entenda sobre o tema!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content