O que é o tutor EAD e qual é a sua importância?

oqueeotutoreadequaleasuaimportancia

Desconto nota do Enem

O tutor EAD é um agente educacional que tem a responsabilidade de organizar o fluxo de conhecimento de uma plataforma de ensino a distância. Seu papel é de suma importância, uma vez que ele contribui para o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

Nesse sentido, a tutoria também é fundamental para manter os estudantes motivados e engajados com o processo de aprendizagem. Isso faz com que as aulas sejam melhor aproveitadas, proporcionando bons resultados para os alunos da modalidade de educação a distância.

Continue a leitura e saiba mais sobre a função do tutor EAD e quais são as principais vantagens de contar com esse profissional nos estudos. Acompanhe!

Como funciona o relacionamento do tutor com o aluno?

O tutor EAD é um profissional que tem o papel de transmitir os conteúdos de um determinado curso online de maneira mais atrativa para os aluno. Com isso, o auxílio pedagógico colabora significativamente para se obter um bom desempenho educativo, tornando o processo de ensino eficiente.

A tutoria deve estar, a todo momento, presente no cotidiano de um estudante da modalidade a distância. Isso porque, ela funciona para tirar dúvidas, identificar as possíveis dificuldades, além de ser uma forma inovadora de estimular o aprendizado nos diferentes conhecimentos e disciplinas.

O tutor é sempre alguém qualificado, pois para exercer a profissão é preciso estar cursando ou já ter cursado alguma pós-graduação e contar com, no mínimo, um ano de experiência em sala de aula. Ou seja, os tutores geralmente estão familiarizados com uma série de situações que ocorrem no âmbito do ensino, fazendo com que sua atuação seja ainda mais valorizada e reconhecida nas plataformas EAD.

Quais são os benefícios da tutoria EAD?

A tutoria EAD oferece diversos benefícios para o estudante, permitindo que ele tenha uma boa experiência na modalidade a distância. O profissional deve garantir que a turma acompanhe da melhor forma os conteúdos e as aulas, indicando os caminhos ideais para que obtenham uma formação completa.

Tour pela prova do Enem

Com isso, conheça a seguir, 3 benefícios que o tutor EAD possibilita para a absorção do conhecimento dos estudantes.

Eliminar as dúvidas com as matérias

O tutor deve conhecer a fundo todas as disciplinas e materiais que serão utilizados ao longo do curso, uma vez que uma de suas funções é tirar dúvidas e fornecer informações para os alunos. Eles também dão feedbacks com o intuito de apontar novas perspectivas sobre determinados assuntos e conceitos, incentivando positivamente o processo de ensino.

Acompanhar o processo de aprendizagem

Por meio da tutoria, é possível oferecer o acompanhamento completo e medir a evolução da aprendizagem da turma. Assim, o tutor pode aplicar avaliações para averiguar a presença e o nível de aproveitamento dos estudantes como um todo. Nesse contexto, a prática pedagógica em uma plataforma EAD é capaz de oferecer o que há de mais moderno no âmbito do ensino, viabilizando uma melhor formação para os alunos.

Motivar os alunos nos estudos

Por fim, quando a função de tutoria é bem exercida, é possível fazer com que a turma se sinta mais motivada para dar continuidade aos estudos. No entanto, é essencial desenvolver um bom relacionamento para engajar e despertar as capacidades e habilidades dos estudantes, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo educativo.

Antes de optar por uma instituição de ensino que oferece um curso online, é fundamental verificar se a faculdade conta com o serviço de tutoria. Com isso, você terá mais segurança para iniciar os estudos, além de ter a certeza de que contará com todo o apoio necessário para desenvolver a sua aprendizagem — ah, e é bom lembrar que a Unopar oferece todo esse apoio, com máxima qualidade!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Aproveite a visita e descubra se existe diferença do diploma EAD em relação ao presencial!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados