Medicina Veterinária: tudo que você precisa saber sobre a graduação na área

Medicina Veterinária

Se tem algo que as crianças amam são os animais, de estimação ou não. Por causa disso, o sonho de se tornar um médico veterinário passa pela mente de muitas delas. Porém, conforme vão crescendo, essa ideia pode se perder no meio de tantas oportunidades no mercado.

Mas e se nós disséssemos que não há razão para que você desista desse sonho? Fazer uma faculdade de Medicina Veterinária e dedicar sua vida profissional ao cuidado com os animais — e, claro, aos seres humanos — é algo perfeitamente possível!

Para saber mais sobre como funciona essa faculdade e quais são as possibilidades de atuação para os formados, continue com a gente. Vamos explicar também como a Unopar pode ajudar na sua formação rumo ao sucesso profissional. Confira!

Como é o curso de Medicina Veterinária?

Se você é do time que sempre sonhou com a Medicina Veterinária, mas não faz ideia das principais características dele, chegou o momento de solucionar suas dúvidas. Ou, se você tem dúvidas se escolhe entre Ciências Biológicas ou Veterinária, preste atenção nos detalhes a seguir e decida a sua futura carreira!

Duração do curso

A graduação de Medicina Veterinária tem a duração média de 5 anos (10 semestres), independentemente de ser oferecida em meio período ou na modalidade integral. Esse tempo é suficiente para você entrar

Modalidade de ensino

O curso de Medicina Veterinária é oferecido presencialmente. Ainda que o ensino a distância seja válido e muito valorizado pelo mercado de trabalho, essa não é uma modalidade válida para todas as carreiras.

O estudante de Medicina Veterinária precisa ter contato direto com as aulas e participar de atividades práticas ao longo de todo o curso, algo que, por enquanto, só é possibilitado pelo ensino 100% presencial.

Vale ressaltar que o ensino a distância no semipresencial já é uma realidade outros cursos na área da saúde, como a Fisioterapia. Por isso, fique de olho!

Metodologia de ensino

Ao escolher uma faculdade para cursar Medicina Veterinária, é essencial que o estudante analise a metodologia de ensino. Na Unopar, a composição da grade prioriza o aprendizado prático e teórico dos conteúdos.

Sendo assim, o aluno tem contato com o dia a dia da profissão desde o começo, mesclando o conhecimento da teoria — vista em sala de aula — com aquilo que fará parte de seu cotidiano profissional.

O objetivo de nossa instituição é prepará-lo para o mercado de trabalho altamente competitivo e que absorve apenas profissionais repletos de diferenciais e com alta capacitação.

Disciplinas comumente estudadas

Na Unopar, a matriz curricular é dividida em dois ciclos: o básico e o profissionalizante. No primeiro, há a oferta de disciplinas fundamentais para que o estudante comece a entender como ser veterinário e a construir o conhecimento necessário para o decorrer do curso. No segundo, são ministrados conteúdos mais específicos e aprofundados.

Todos esses conceitos se complementam e fazem com que o aluno saia da faculdade preparado para lidar com os desafios e tendências do mercado. Confira, a seguir, algumas das disciplinas que você verá ao longo da gradução em Veterinária:

  • Anatomia;
  • Fisiologia;
  • Histologia;
  • Comportamento;
  • Nutrição;
  • Microbiologia;
  • Patologia;
  • Medicina Veterinária Preventiva;
  • Bioética;
  • Manejo de Animais Silvestres;
  • Técnica Cirúrgica.

Valores das mensalidades

Os valores da mensalidade de Medicina Veterinária dependerão muito de alguns fatores, como a instituição e o período (noturno, vespertino, matutino ou integral) em que o curso será feito.

Na Unopar, os valores se encontram em R$ 1.769.* Mas saiba que é possível conquistar bolsas e descontos para que o sonho de ter o diploma em mão caiba em seu orçamento.

Gastos com o curso

Durante o curso de Medicina Veterinária, o aluno precisa adquirir alguns materiais para a prática das disciplinas. É o caso, por exemplo, de jalecos, estetoscópio e kits para as aulas de Anatomia e cirurgia.

O gasto com livros também pode ser bastante alto, mas esse é um fator que dá para se driblar quando a instituição dispõe de uma biblioteca equipada e que forneça todos os recursos para que seus alunos possam estudar. Esse é, claro, o caso da Unopar!

Quais são as possíveis áreas de atuação do profissional nessa carreira?

A Veterinária vai muito além dos cuidados clínicos de cães e gatos. Há uma grande variedade de áreas de atuação, para diferentes gostos e personalidades. Veja as principais!

Clínica médica de pequenos e grandes animais

A clínica médica é uma das áreas mais famosas da Veterinária. Aqui, temos o exemplo clássico do que é ser um veterinário: aquele que performa atendimentos, realiza exames, faz diagnósticos e elabora planos de tratamento para os seus pacientes.

Esse veterinário pode atuar em diversas áreas, como a clínica de pequenos (que engloba cães e gatos), de grandes (cavalos e vacas, por exemplo) e silvestres (cobras, coelhos, tartarugas, aves, entre outros).

Cirurgia em pequenos e grandes animais

Ao mesmo tempo em que há o veterinário clínico, podemos citar também os cirurgiões. Esse profissional trabalha com o pessoal da clínica, realizando procedimentos em centros de operação para tratar diferentes patologias dos animais.

Novamente, o cirurgião pode atuar em áreas distintas, se especializando no campo de pequenos, grandes ou silvestres.

Especializações em diversas áreas da clínica e da cirurgia

Assim como na Medicina, o profissional da Veterinária pode se especializar em diferentes áreas de interesse, direcionando a sua atuação para um campo específico.

Alguns dos exemplos são: Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Medicina Felina, Pediatria e Neonatologia, Endocrinologia, Ortopedia, Fisioterapia e muito mais!

Produção animal e agronegócio

O agronegócio representa uma das maiores fontes de dinheiro para a economia de nosso país. E se engana quem acha que os profissionais que atuam nessa área são apenas agrônomos: os veterinários também têm uma importância fundamental para esse processo.

Eles são os profissionais responsáveis por garantir o bem-estar dos animais criados para produção e abate. Além disso, podem atuar no melhoramento genético das espécies, fazendo com que elas se tornem cada vez mais produtivas.

Veterinária Legal

O veterinário também pode ter um “quê” de detetive. Essa profissão ainda não é muito difundida, mas é bem interessante e foge bastante do convencional.

Aqui, o veterinário atua na resolução de crimes que envolvem animais, realizando a perícia e emitindo laudos. Com o avanço das leis de proteção ao meio ambiente, é provável que essa área ainda cresça muito por aqui!

Conservação de espécies

O veterinário também é uma peça-chave para garantir que animais deixem de correr risco de extinção e não sofram com as investidas do homem contra a natureza.

Esse profissional pode atuar, por exemplo, no atendimento de animais em santuários e zoológicos, garantindo que sua saúde esteja em dia. Essa é uma grande parceria entre o veterinário e o biólogo.

Veterinária esportiva

A veterinária esportiva é uma área bastante específica dessa carreira. Aqui, o profissional é encarregado de lidar com a saúde de pets que atuam em algum tipo de esporte. O exemplo mais comum são os cavalos.

A Fisioterapia Veterinária é uma boa especialização para os que querem atuar nesse campo. No entanto, cada vez mais cursos específicos surgem para preencher essa demanda de profissional no mercado.

Inspeção e vigilância sanitária

Inspeção é o nome dado à área da Veterinária que lida com questões de vistoria de produtos de origem animal. Todo produto, como as carnes que chegam à mesa do consumidor, passa antes pelo olhar minucioso de um médico veterinário.

A vigilância sanitária, por sua vez, analisa estabelecimentos que tenham alguma relação com animais ou produtos de origem animal. Esse profissional também é importante para a saúde dos seres humanos.

Saúde pública

Aproveitando o assunto, você sabia que os médicos veterinários também podem atuar diretamente com a saúde dos seres humanos? É isso mesmo! Na área da saúde pública, esse profissional vê uma faceta completamente nova de suas atribuições.

O principal foco aqui são as zoonoses, doenças que podem ser transmitidas dos pets para nós. Um bom exemplo é a raiva, mas há inúmeras outras. O veterinário atua na prevenção do desenvolvimento dessas enfermidades entre os humanos.

Pesquisa e desenvolvimento

Por fim, outra área de atuação possível é a de pesquisa e desenvolvimento. Aqui, o veterinário veste as suas roupas de cientista e atua na busca por melhorias nos tratamentos voltados aos animais.

Uma área que tem tudo a ver com esse assunto é a Farmácia Veterinária, na qual o médico veterinário busca alternativas para os medicamentos e atua ativamente na pesquisa por novas fórmulas que beneficiem os pets.

Qual é o perfil do médico veterinário?

O médico veterinário precisa gostar de animais e ter uma verdadeira paixão pela sua profissão. No entanto, isso não é tudo! Confira, a seguir, outras características e competências que devem fazer parte do dia a dia desse profissional.

Gosto pelos estudos

Para um médico veterinário, o estudo nunca acaba. Com novidades e inovações que não param de surgir, é preciso estar sempre atualizado e em dia com publicações divulgadas.

Comprometimento

A Medicina Veterinária representa um comprometimento para toda a vida. Além dos estudos, a dedicação com os pacientes, animais ou tutores, é uma constante ao longo da jornada profissional nessa carreira.

Disponibilidade

Estar disponível também é algo muito importante. Vale ter em mente que algumas coisas serão sacrificadas por essa carreira, como os horários bem estipulados na rotina. Tudo isso é negociável conforme o veterinário for adquirindo mais experiências profissionais.

Controle emocional

Lidar com o dia a dia da veterinária não é nada fácil. O descaso com os animais e o sofrimento é algo que pode pesa no emocional. Por isso, ter um bom controle das emoções e saber separar o pessoal do profissional é importante para o sucesso nessa carreira.

Empatia

A empatia não pode ser deixada de lado. Saber lidar com a emoção não é o mesmo que escondê-las! Um bom médico veterinário é aquele que se importa com seus pacientes e coloca o bem-estar deles em primeiro lugar.

Boas habilidades de comunicação

A comunicação também é uma habilidade imprescindível para esse profissional, que lida não apenas com os animais, mas também com seus tutores.

Bom raciocínio lógico

Para muitos veterinários, o caminho até um diagnóstico é como montar um quebra-cabeças. Sendo assim, o raciocínio lógico também não pode ser deixado de fora do dia a dia desse profissional.

Proatividade

Médicos veterinários realmente comprometidos com suas carreiras trabalham, desde o começo da faculdade, a proatividade. Ter atitude e saber o que quer são características que podem salvar a vida de um paciente.

Quais são as atividades desenvolvidas por esse profissional?

Com base nas possíveis áreas de atuação do veterinário e nas habilidades que fazem de alguém um bom profissional dessa área, podemos deduzir sobre algumas das atividades desenvolvidas por esse indivíduo, certo?

Em primeiro lugar, há a atribuição clínica e cirúrgica. Nesse caso, o médico veterinário atua no diagnóstico, tratamento e na prevenção de eventuais problemas de saúde que afetam animais de quase todas as espécies.

Também há áreas “menos convencionais” da Veterinária que têm ganhado força nos últimos anos. O profissional pode, por exemplo, atuar na produção animal (tanto no melhoramento genético das espécies quanto na garantia do bem-estar desses seres ao longo da cadeia de produção) e na inspeção da qualidade de produtos de origem animal, como carnes, leite e ovos.

Outra área interessante é a vigilância sanitária e as zoonoses. Aqui, o profissional atua na fiscalização de estabelecimentos que têm relação com os animais e pode trabalhar na prevenção de problemas que atingem os seres humanos.

Qual é a remuneração média do profissional de Medicina Veterinária?

E agora, quer saber quanto ganha um veterinário? O salário médio para um recém-formado em Medicina Veterinária — uma espécie de clínico geral dos animais — é de R$ 3.876,57* para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais.

Esse valor pode mudar muito com especializações e conforme o profissional for adquirindo experiência em sua área. Você consegue remunerações de até R$ 8.922,11* com o desenvolvimento de suas competências técnicas e comportamentais. O salário médio também varia nas diferentes regiões do país:

  • São Paulo: R$ 4.763,89*;
  • Santa Catarina: R$ 4.011,93*;
  • Paraná: R$ 3.856,73*;
  • Ceará: R$ 4.439,61*;
  • Goiás: R$ 3.991,94*;
  • Distrito Federal: R$ 4.579,18*.

Já para os que optarem por outros campos, a remuneração também tende a ser consideravelmente maior. Veja alguns exemplos:

  • fabricação de medicamentos para uso animal: R$ 8.560,24*;
  • apoio administrativo: R$ 6.109,33*;
  • serviços prestados para empresas: R$ 7.549,77*;
  • abate de aves: R$ 4.569,25*;
  • ensino superior: R$ 4.484,90*.

Vale reforçar: a melhor maneira de se desenvolver na carreira em Veterinária é buscar qualificação constantemente. O primeiro passo é o ensino superior, mas não pare por aí. Leia sobre a área, desde estudos antigos a notícias recentes, para entender a evolução dos tratamentos e atendimento. Além disso, saiba como levar a inovação para sua atuação.

Por que cursar Medicina Veterinária na Unopar?

Com tudo isso, é provável que você esteja se perguntando: como escolher uma boa faculdade de Medicina Veterinária para dar continuidade aos meus estudos? Bom, isso é fácil: a Unopar é uma ótima representante dessa classe!

Com diferenciais exclusivos, além do comprometimento com a educação e com o preparo do estudante para o mercado de trabalho, o curso de Medicina Veterinária da Unopar se destaca como a opção ideal para que você se torne um médico veterinário de sucesso. Saiba mais sobre ela a seguir!

Várias formas de ingresso

O primeiro benefício de cursar Medicina Veterinária na Unopar é a possibilidade de ingressar por vias bem diferentes. Assim, é possível conquistar sua vaga de um jeito mais fácil, contando com o ensino de excelência na sua formação.

Algumas das alternativas com as quais trabalhamos são:

  • vestibular tradicional;
  • vestibular online;
  • transferência externa;
  • uso da nota do Enem.

Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe! Estamos à disposição para bater um papo com você sobre esse e outros assuntos.

Descontos e bolsas variados

Entre os principais benefícios que você encontra para estudar na Unopar, podemos listas bolsas, descontos e financiamentos, muitos deles condicionados ao seu desempenho no Enem:

  • FIES e Prouni;
  • Bolsa Enem;
  • Bolsa Incentivo;
  • Descontos para funcionários públicos;
  • Descontos para militares;
  • Desconto pontualidade.

Parcerias e exclusividades

Agora, veremos algumas das parcerias e exclusividades que colaboram para que a Unopar seja única naquilo que se propõe: educar. Confira a seguir!

Canal Conecta

Parte essencial da formação de um médico veterinário é ter acesso aos melhores estágios remunerados em sua área. Essa prática é importante não só para vivenciar a carreira em seu dia a dia, mas também para ter contato com diversos campos de atuação dos veterinários.

O Canal Conecta é um portal exclusivo que permite que o aluno Unopar tenha acesso às melhores vagas de acordo com as suas necessidades e o seu perfil, facilitando a vida do estudante que não tem tempo a perder! Mas não somente isso! Há oportunidades de emprego também para sair da faculdade já com o seu espaço no mercado.

Isso sem falar nas dicas sobre carreira e entrevista de emprego, para que nossos alunos saiam na frente em busca das vagas.

Trilhas de Carreira

Traçar o caminho a ser seguido em uma carreira pode ser complicado. Por isso, contar com toda ajuda é algo fundamental. O suporte da Unopar para seus estudantes vai muito além das tutorias e do atendimento personalizado por parte da equipe. Ele também está presente nos diferenciais oferecidos no ensino.

As Trilhas de Carreira são um programa composto por cursos complementares, devidamente certificados e 100% online, em áreas de interesse do futuro profissional. Eles são essenciais para deixar o currículo mais atraente e para complementar a qualificação dos alunos que passam pela nossa instituição!

Aula Destaque

Já que estamos falando sobre cursos oferecidos online, que tal abordarmos outro diferencial exclusivo da Unopar? A Aula Destaque é um projeto que conecta o aluno com profissionais-referência na área da saúde, em encontros exclusivos e feitos sob medida para quem quer se destacar no mercado!

Outra vantagem é ter acesso às aulas quando você quiser. Sendo assim, um pouco do conceito do ensino a distância é aplicado aqui, trazendo inúmeros benefícios para os estudantes!

Disciplinas Interativas

As Disciplinas Interativas (DIs) são matérias de campos diversos ministradas também pela internet! Um dos principais benefícios é fornecer um novo viés para que o aluno possa aprender, desenvolvendo habilidades (como a autonomia e a familiarização com a tecnologia) que muitas vezes não são abordadas no dia a dia das aulas presenciais. O nosso objetivo é trazer um ensino completo para você!

Corpo docente qualificado

Os professores vinculados à Unopar são outro destaque dessa instituição. Por aqui, as aulas são coordenadas apenas pelos melhores em suas áreas de atuação. Com isso, quem ganha é o aluno, que pode ter contato direto com a expertise dos profissionais!

Buscar um corpo docente qualificado é, inclusive, parte fundamental do processo de escolha de uma faculdade. Além de aprender com as experiências que tiveram no mercado de trabalho, esse quesito ainda facilita o seu networking. No futuro, quem sabe, os professores podem indicar alunos a vagas de emprego e outras oportunidades de crescimento na área.

Clínicas-escola

Por fim, um dos maiores benefícios de estudar na Unopar, para um futuro médico veterinário, é a infraestrutura do curso em questão. A Clínica Escola de Medicina Veterinária é um dos melhores exemplos disso.

Com uma clínica própria da faculdade, o estudante entra em contato com diversos casos clínicos, pode estagiar de maneira facilitada e viver, em primeira pessoa, o dia a dia que enfrentará no futuro de sua carreira. Assim, todos saem ganhando, incluindo os tutores e os seus animais de estimação!

Invista na sua qualificação!

Gostou de saber mais sobre o curso de Medicina Veterinária? Agora, é com você: não perca tempo e pare de adiar os seus sonhos! Essa é uma carreira bastante valorizada no mercado de trabalho. Por isso, não deixe o seu futuro para depois e seja parte da próxima geração de médicos veterinários!

Lembrando que não basta se formar em Medicina Veterinária — a escolha de uma boa faculdade faz toda a diferença em seu currículo. Venha fazer parte da Unopar e se gradue em uma instituição renomada. Inscreva-se para o vestibular agora mesmo!

*Sujeito à alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content