Biologia ou Veterinária? Qual é a melhor opção?

mulher com gato no colo

Decidir por uma carreira não é uma tarefa fácil. Afinal, por mais que seja possível trocar de curso ou mudar de carreira em algum momento no futuro, nenhum de nós gostaria de perder tempo. Por isso, é muito comum que pessoas tenham dúvidas entre duas ou mais graduações, especialmente quando elas aparentemente são tão correlacionadas.

Um bom exemplo disso é a escolha entre Biologia ou Veterinária, campos de estudo que, muitas vezes, parecem sinônimos para quem ainda não estudou sobre as diferenças entre os dois cursos. Por isso, neste post discutiremos esse assunto.

Com as nossas informações, decidir entre Biologia ou Veterinária se tornará uma tarefa muito mais simples para você. Então, vamos lá!

Quais são as diferenças entre os cursos de Biologia e Veterinária?

Para abrir a nossa conversa aqui, discutiremos a diferença entre Biologia e Veterinária. Essa é uma dúvida bastante comum, mas que é fácil de ser sanada com algumas informações. A grande diferença está no foco: enquanto o Veterinário lida com a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças em animais, o Biólogo está voltado para o funcionamento da vida como um todo.

O profissional de Biologia estuda os seres vivos, no geral, sob um viés teórico e prático, entendendo o seu modo de vida e as interações entre eles e o meio ambiente. Trabalha, também, para buscar o equilíbrio dos ecossistemas e a preservação das espécies. Já o Veterinário atua na manutenção da saúde do animal, assim como um médico faz com os seres humanos.

O que levar em consideração para decidir?

Agora, veremos alguns pontos que não podem ser deixados de lado na hora de escolher uma faculdade de Biologia ou uma faculdade de Veterinária. Confira.

Inclinação pessoal

Você gosta de lidar com questões como patologias e zoonoses? Tem aptidão para cirurgia? Ama e gosta de lidar diretamente com os animais e, claro, com seres humanos? Então, você pode estar mais inclinado para a Veterinária.

Agora, se você tem fascínio por todas as formas de vida e tem vontade de ajudar na preservação do meio ambiente, a Biologia pode ser a área certa para você. Se você gostar de lecionar, pode seguir carreira na Licenciatura, opção para quem quer ser professor no ensino fundamental e no médio.

Valor e duração do curso

Outros pontos para se pensar o valor, a duração de cada curso e as modalidades de ensino ofertadas. O curso de Veterinária é um pouco mais caro e sempre ministrado de forma presencial. A sua duração é de 5 anos.

Já a Biologia pode ser feita a distância, de modo semipresencial (o que reduz o valor da mensalidade), com uma duração média de 4 anos para Licenciatura ou Bacharelado.

Disponibilidade de tempo

O tempo que você tem disponível para se dedicar aos estudos também conta muito. Ainda que ambas sejam graduações desafiadoras, a Medicina Veterinária demanda bastante energia do estudante, que precisará se dedicar a diversos estágios durante a sua formação.

A graduação a distância possibilita o aprendizado da Biologia de uma forma mais tranquila. É um curso com muita teoria, mas, também, exige muita prática — daí a necessidade de encontros periódicos durante o curso. Contudo, é uma boa alternativa para quem tem menos tempo em mãos.

Qual é o perfil do aluno de cada curso?

O perfil do estudante de Medicina Veterinária inclui habilidades como:

  • vontade de aprender;
  • facilidade em lidar com animais e pessoas;
  • raciocínio rápido;
  • inteligência e controle emocional;
  • boa memorização;
  • boa criação de estratégias.

Já o estudante de Biologia, especialmente na Licenciatura, precisa:

  • ser organizado;
  • ter muita disciplina;
  • gostar de ensinar;
  • gostar de aprender;
  • ter paciência;
  • ter uma boa oratória e capacidade de comunicação.

Essas são apenas algumas das características, mas já nos permitem traçar uma boa imagem de como funcionam esses cursos.

Quais são as características do curso de Biologia?

Aqui na Unopar, o curso de Ciências Biológicas é oferecido na modalidade Licenciatura. Ou seja, aqui, você aprenderá sobre a Biologia sobre o viés educacional, tornando-se um professor qualificado e apto para lidar com os desafios dos dias atuais em sala de aula. Além disso, estará capacitado a interagir com a tecnologia de forma interessante para todos os envolvidos.

Essa graduação é feita à distância, de modo semipresencial, ou seja, com aulas remotas ministradas a partir da Sala de Aula Virtual e encontros periódicos no polo de apoio presencial. As disciplinas envolverão, é claro, campos da Biologia e muitas matérias voltadas à formação pedagógica.

Vale lembrar que com o diploma de licenciado você poderá atuar no ensino fundamental e médio, mas poderá seguir carreira em qualquer outra área da Biologia, se assim preferir. Ou seja, você amplia as suas possibilidades de atuação no mercado.

Quais são as características do curso de Veterinária?

Já o curso de Medicina Veterinária na Unopar é feito de forma presencial, ainda que seja possível fazer o vestibular online para o ingresso. Nesse caso, não é possível usufruir de todos os benefícios do ensino a distância, já que essa graduação exige muitas atividades presenciais para o contato com os animais no dia a dia.

A graduação dura 5 anos e o aluno conhecerá disciplinas que ensinam sobre a anatomia e o funcionamento dos animais domésticos e de criação, além de seu comportamento e o modo como interagem com os seres humanos. Aprenderá, também, sobre reprodução, a produção e muitos outros campos essenciais para a saúde deles e dos seres humanos.

Quais são as semelhanças entre as carreiras?

Apesar de todas as diferenças citadas ao longo de nosso texto, as carreiras de Biologia e Medicina Veterinária também nos apresentam algumas semelhanças. A principal delas, é claro, está no conhecimento e no amor pelos animais. O respeito por todas as formas de vida é um denominador comum entre quem se interessa por essas áreas.

A outra semelhança está na grade curricular, que é, em alguns pontos, bastante parecida. Por isso, essa combinação pode ser interessante para quem quer, no futuro, cursar uma segunda graduação e complementar os conhecimentos, já que muitas matérias são aproveitadas. Isso possibilita a conclusão da segunda faculdade em um tempo menor!

Quais são as áreas de atuação para cada um dos profissionais?

Agora, falaremos sobre uma questão essencial: o dia a dia de cada uma desses profissionais. Primeiro, temos o médico-veterinário, que pode atuar em campos como:

  • clínicas e hospitais veterinários, nas mais diversas especializações (assim como na Medicina Humana);
  • produção e reprodução animal;
  • inspeção de produtos de origem animal;
  • saúde pública (controle de zoonoses, pesquisa, entre outros);
  • área acadêmica.

O salário médio de um veterinário dependerá muito de sua área de escolha. Aquele que seguir a área clínica, por exemplo, receberá em torno de R$ 4 mil após a faculdade.

Depois, temos o Biólogo, que pode atuar de duas formas diferentes. O bacharel pode trabalhar tanto na área de pesquisa e acadêmica quanto no trato direto com o meio ambiente, cuidando da fauna, da flora e das demais formas de vida, bem como em sua preservação, identificação, descrição e reprodução.

Já o formado em Licenciatura, além de ter as mesmas oportunidades dos bacharéis, poderá atuar como professor de Ciências no ensino fundamental e de Ciências Biológicas no ensino médio. Portanto, terá as seguintes opções:

  • dar aulas para o ensino fundamental, médio ou superior;
  • participar da elaboração de materiais didáticos;
  • participar da produção de medicamentos e outros produtos;
  • pesquisas variadas;
  • curadoria de museus e exposições;
  • participação em programas de preservação do meio ambiente.

O salário médio de um professor de Biologia gira em torno de R$ 3 mil. O mercado para esse profissional é, no entanto, bastante amplo e muitos fatores podem influenciar esse valor.

Gostou de conhecer mais sobre essas profissões? Então, agora você já tem o que é necessário para escolher entre Biologia ou Veterinária! E, claro, nada o impede de fazer uma das graduações e, depois, complementar o seu currículo com a outra. Inclusive, isso seria uma ótima forma de se tornar mais qualificado e diferenciado no mercado de trabalho.

Tomou a sua decisão por qual profissão seguir? Então, inscreva-se para o vestibular Unopar do curso dos seus sonhos e construa a sua carreira de sucesso conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.