Licenciatura e Bacharelado: qual é a diferença e por que ter os dois?

licenciaturaebachareladoqualeadiferencaeporqueterosdois

Escolher uma faculdade é um processo que envolve vários aspectos importantes. Para ter certeza de que está tomando a decisão certa, o ideal é analisar com cuidado não só o curso selecionado, mas também os tipos de graduação disponíveis. Afinal, Licenciatura e Bacharelado são duas formações que têm focos bem diferentes.

Enquanto alguns cursos são ofertados em apenas uma dessas categorias, outros podem ser encontrados em ambas as opções. Por isso, entender o que cada uma delas significa é fundamental para que se chegue a uma escolha consciente, que gere somente satisfação ao longo dos anos de estudo e no decorrer da vida profissional.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a compreender as principais diferenças entre Bacharelado e Licenciatura e, ainda, por que ter as duas formações é ótimo para a carreira. Então, continue a leitura e não perca nenhum detalhe!

O que é Licenciatura?

A Licenciatura é uma formação que prepara o profissional para ensinar. Embora a carreira de professor seja, muitas vezes, vista como algo que depende da vocação do indivíduo, o fato é que os cursos dessa categoria são estruturados para fornecer as ferramentas necessárias ao exercício dessa função. Assim, ser professor é algo que se aprende na faculdade, do mesmo jeito que tantas outras profissões.

Para tanto, toda Licenciatura inclui, além dos conteúdos específicos de cada curso, uma série de disciplinas voltadas para a área da educação, como as que listamos aqui:

  • Didática;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Educação Inclusiva;
  • História da Educação;
  • Libras (Língua Brasileira de Sinais);
  • Políticas Públicas da Educação Básica;
  • Práticas Pedagógicas;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem.

Nessas disciplinas, os estudantes aprendem como se dá o processo de ensino-aprendizagem, conhecendo diversas técnicas de ensino e as metodologias que já tiveram sua eficácia comprovada. Todos esses conhecimentos são colocados em prática por meio dos estágios supervisionados, nos quais os graduandos têm a oportunidade de lecionar em turmas do ensino fundamental e médio, sob a orientação de um professor.

O maior campo de atuação para quem faz uma Licenciatura é, naturalmente, a rede de educação básica, com suas escolas públicas e particulares. No caso da rede pública de ensino, existe, ainda, a possibilidade de prestar concurso público e garantir um cargo mais estável.

Lecionar, no entanto, não é a única ocupação possível para esses profissionais, embora seja a principal. A gestão escolar é mais uma área de atuação disponível, principalmente para quem se forma em Pedagogia, uma graduação que forma professores do ensino infantil e dos anos iniciais do fundamental.

A seguir, confira outros cursos de Licenciatura muito buscados e que você encontra aqui na Unopar:

E o Bacharelado?

A diferença entre as modalidades Licenciatura e Bacharelado está, principalmente, no foco da atuação. Enquanto os cursos de Licenciatura formam professores do ensino infantil, fundamental e médio, as formações do tipo Bacharelado preparam profissionais que podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado de trabalho.

Desse modo, é correto afirmar que o bacharel é um profissional generalista, isto é, que pode exercer várias funções dentro da sua área de formação. Quem faz um curso como o de Administração, por exemplo, fica apto a trabalhar em diversos setores de empresas de vários segmentos. Assim, a área de atuação pode variar de acordo com a preferência de cada profissional.

Ainda falando de quem cursa Administração, algumas possibilidades de atuação são o setor de Recursos Humanos, o de Logística, o de Planejamento Estratégico e o de Gestão Financeira. O empreendedorismo é mais um caminho que costuma atrair muitos profissionais da área, e a graduação também garante um preparo nesse sentido.

Os cursos do tipo Bacharelado são a opção ideal para quem prefere explorar as possibilidades do mercado de trabalho. Por isso, na hora de escolher a graduação, é importante observar qual foi a modalidade escolhida, uma vez que muitos cursos são ofertados em ambas — Licenciatura e Bacharelado.

A graduação em Educação Física é um exemplo disso. Quem se forma na Licenciatura trabalha como professor dessa disciplina nas escolas públicas e privadas. O bacharel, por sua vez, pode trabalhar como instrutor de academia de ginástica, personal trainer e preparador físico de atletas, entre muitas outras possibilidades.

Na lista abaixo, veja outros cursos que são ofertados, aqui na Unopar, na modalidade Bacharelado:

Por que fazer as duas graduações?

Uma vez que a Licenciatura e o Bacharelado têm focos distintos — a área da educação e o mercado de trabalho, respectivamente — obter uma segunda graduação é uma ideia interessante para quem quer expandir os horizontes. Ainda que isso pareça desafiador, a ampla oferta de cursos na modalidade da educação a distância (EAD), tanto na versão 100% online quanto na semipresencial, pode facilitar bastante a rotina de estudos, tornando esse sonho viável.

A seguir, destacamos alguns benefícios que a obtenção de novo título proporciona. Acompanhe!

Abrangência na carreira

Com uma segunda graduação, é possível construir uma carreira que não precisa ficar limitada a apenas um segmento. Para quem gosta de variar as atividades profissionais, esse é o caminho para conciliar duas profissões, sendo elas afins ou não.

Aumentar as oportunidades no mercado

Diante da competitividade do mercado de trabalho, contar com mais de uma formação permite que o profissional tenha mais possibilidades de encontrar uma boa colocação. Essa é uma ótima estratégia para evitar ser afetado por uma crise econômica, por exemplo.

Ampliar o conhecimento

As vantagens de cursar uma segunda graduação vão muito além do impacto que isso causa na carreira. Prosseguir com os estudos faz com que a pessoa amplie os conhecimentos, alcançando um crescimento pessoal que é muito importante e deve sempre ser valorizado.

Diante desses benefícios e de todas as opções de cursos de Licenciatura e Bacharelado disponíveis, é importante construir um plano de carreira para guiar as decisões profissionais. Assim, você vai fazer escolhas mais precisas e investir seu tempo e recursos em um percurso que conduzirá a uma carreira de sucesso.

Então, conseguiu entender a diferença entre Licenciatura e Bacharelado? Agora, que tal continuar se informando? Aproveite para ler também o nosso post “EAD: como funciona e por que está conquistando o mercado?” e tire as suas dúvidas sobre essa modalidade de ensino!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.