Fazer uma segunda graduação vale a pena? Saiba tudo sobre o assunto!

fazerumasegundagraduacaovaleapenasaibatudosobreoassunto

A obtenção de um novo título é uma excelente alternativa para enriquecer o currículo e impulsionar os resultados para a sua vida profissional. Sendo assim, fazer uma segunda graduação vale a pena justamente porque o você tem a possibilidade de investir em sua capacitação e adquirir mais reconhecimento no mercado de trabalho.

Quem já cursou uma faculdade sabe bem como é importante dar continuidade aos estudos para conseguir aprofundar cada vez mais os conhecimentos de sua área de atuação. Entretanto, é preciso escolher por uma instituição de ensino pensando, sobretudo, em suas necessidades e objetivos profissionais.

Para isso, continue a leitura e veja como fazer uma segunda graduação vale a pena e, ainda, quais são as principais vantagens dessa decisão. Confira!

Fazer uma segunda graduação vale a pena?

Fazer uma segunda graduação é uma boa estratégia para ter uma melhor qualificação profissional e obter destaque diante da concorrência. Isso porque, um segundo curso superior pode representar um enorme diferencial em seu currículo, uma vez que as habilidades e os conhecimentos desenvolvidos colaboram significativamente para a ampliação de suas capacidades e para a consequente adaptação às mais variadas demandas do mercado.

Dessa maneira, mesmo que a primeira graduação não seja da mesma área da segunda alternativa, é totalmente possível que diferentes campos do conhecimento possam complementar e favorecer a sua formação. Até porque a busca pelo profissional interdisciplinar é uma tendência e faz com que a pessoa fique apta para operar com diversos conhecimentos, impactando positivamente a qualidade das funções de sua profissão.

Assim, acompanhar as transformações do mercado e suas constantes atualizações é essencial para conseguir dominar adequadamente as novas ferramentas técnicas e, também, os recursos digitais atualmente disponíveis. Dessa forma, a dupla graduação oferece maiores possibilidades de inserção ou, até mesmo, recolocação no mercado, demonstrando que o profissional busca uma visão mais ampla para a sua carreira.

É preciso ficar atento, pois as empresas estão cada vez mais exigentes em relação ao perfil de seus colaboradores, requerendo pessoas multifuncionais, ou seja, que tenham a habilidade de lidar com vários tipos de situações e formular soluções para problemas que envolvam diferentes áreas.

Conheça as vantagens de cursar uma segunda graduação

A decisão de cursar uma segunda graduação pode ter uma série de motivos. Muitas vezes, isso pode estar relacionado à insatisfação pelo primeiro curso, mas de forma geral uma nova entrada no meio acadêmico pode significar, justamente, o desejo de aperfeiçoar as suas habilidades profissionais.

Isso incide diretamente sobre a sua imagem no mercado de trabalho, fazendo com que as lideranças tenham certeza de que você se esforçou para conseguir traçar um bom caminho. O acréscimo de uma segunda graduação, assim, representa que você está melhor qualificado para exercer outros tipos de funções fora de sua primeira área de atuação.

De qualquer modo, voltar para a faculdade requer que a pessoa trace objetivos claros e alinhados com seus desejos, evitando, assim, decepções futuras em relação ao segundo curso. Por isso, continue acompanhando e saiba quais são as principais vantagens dessa escolha.

Maturidade para realizar o curso

Com o passar do tempo e por conta das experiências, fazer uma segunda graduação traz mais maturidade para realizar o curso. Então, ao desenvolver e aprimorar as suas competências é possível fazer escolhas acadêmicas mais relevantes, aproveitar melhor a formação e, consequentemente, ter a chance de aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira mais eficiente nas atividades relacionadas ao trabalho.

Ampliar o segmento de atuação

Outro ponto ainda é que a nova qualificação faz com que a pessoa expanda as possibilidades de atuação profissional. Isso é fundamental para obter uma melhor recolocação no mercado e, também, adquirir relevância diante da concorrência. Caso você queira se aprofundar em sua área, uma ótima opção é fazer uma pós-graduação para atender os objetivos de sua carreira.

Atuar de forma interdisciplinar

Alguém que tem mais de uma graduação em áreas diferentes uma da outra atua de forma interdisciplinar. Com isso, o indivíduo é capaz de trabalhar contando com distintos conhecimentos, habilidades e técnicas ao exercer suas atividades. E acredite: a escolha traz um impacto positivo para o seu aperfeiçoamento e, também, para o seu currículo, o que pode ser uma oportunidade para adquirir relevância ao realizar um processo seletivo para uma vaga de emprego, por exemplo.

Ter um currículo de destaque

Quando o recrutador se depara com um currículo que contém duas graduações, geralmente o candidato acaba por receber mais credibilidade, além de aumentar as chances de conseguir um determinado cargo. Isso demonstra que a pessoa se preocupa com a sua formação e, também, que busca inovar as suas competências. Com isso, é possível contar com maiores possibilidades de ofertas de trabalho, uma vez que ter dois diplomas significa que é possível atuar em mais de uma área profissional.

Facilidade para ingressar

Uma grande vantagem é que o estudante tem mais facilidade para ingressar no curso e, também, para se beneficiar da possibilidade de ter um melhor aproveitamento nas disciplinas. Muitas instituições de ensino utilizam a grade curricular do primeiro curso para abater as matérias cujos conteúdos e abordagens sejam coincidentes. O mesmo ocorre no processo seletivo para portadores de diploma, fazendo com que muitos candidatos sejam dispensados de fazer um vestibular ou uma prova para entrar na segunda graduação.

Oportunidade para mudar de carreira

Por fim, grande parte das pessoas que voltam para a faculdade estão atrás de novas oportunidades e também com o objetivo de voltar a estudar. Isso pode ocorrer devido a uma série de fatores e, mesmo que o seu intuito seja realmente mudar de área, cursar o ensino superior sempre será uma ótima alternativa. Apenas tenha em mente de que o conhecimento adquirido anteriormente é tão válido e útil quanto a nova experiência.

Agora que você já sabe porque fazer uma segunda graduação vale a pena, entenda que é fundamental considerar a qualidade do curso e da instituição de ensino onde você deseja estudar, antes mesmo de efetivar a sua matrícula. Assim, você terá mais segurança para fazer uma boa escolha e tomar uma decisão que, certamente, mudará para melhor a sua vida profissional!

A Unopar oferece diversas opções de cursos nas mais diversas áreas e conta com professores altamente qualificados para conduzi-lo a um ensino de qualidade. Ficou interessado? Então, continue com a gente e conheça as 5 características das melhores faculdades EAD!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.