Estágio remunerado: como funciona e como conseguir?

estagiários

Desconto nota do Enem

O estágio é o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho. Essa experiência é enriquecedora em muitos sentidos — possibilita a prática das teorias estudadas, contribui para o amadurecimento pessoal e profissional, ajuda no networking, entre tantas outras vantagens que podemos listar.

Neste post, vamos conhecer o estágio remunerado. Entenda as principais características, algumas diferenças para outras modalidades, como conquistar vagas com a ajuda da Unopar e muito mais!

Como funciona o estágio remunerado?

O estágio remunerado é uma modalidade de trabalho voltada exclusivamente para estudantes. Para ser estagiário, é necessário estar matriculado em um curso do ensino superior, educação profissional, educação especial, ensino médio ou nos últimos anos do ensino fundamental.

Todas as regras referentes ao estágio remunerado são determinadas na Lei nº 11.788. O texto deixa claro que o estagiário não tem vínculo empregatício com a empresa, por isso, não podem ser feitos descontos na sua remuneração — trabalhistas, previdenciários ou sociais.

A seguir, você confere as principais regras do estágio remunerado!

Limite de horas

A jornada de trabalho do estagiário é menor que a do funcionário da empresa. A lei estabelece o limite de 4 horas diárias (20 horas semanais) para estudantes do ensino fundamental e educação especial e de 6 horas diárias (30 horas semanais) para a turma do ensino superior, educação profissional e ensino médio.

No entanto, é comum encontrar vagas com jornada de 20 horas semanais para estudantes do ensino superior. A lei estipula o máximo, mas a empresa não é obrigada a exigir todas essas horas do estagiário.

Remuneração

É obrigatório que a empresa ofereça uma bolsa ao estagiário, assim como vale-transporte. O valor desse benefício deve ser negociado antes da assinatura do contrato e costuma ser próximo ao salário mínimo no Brasil –– que hoje é R$ 1.045*.

Outras vantagens, como vale-alimentação e plano se saúde, também podem ser oferecidos, mas isso fica a critério da empresa.

Férias

Apesar de não ter vínculo empregatício, o estagiário tem direito a férias como qualquer funcionário — o benefício é de 30 dias para cada 12 meses. Preferencialmente, devem coincidir com o recesso da faculdade ou escola.

Duração

O estágio remunerado tem duração máxima de 2 anos. Geralmente, os contratos são de um ano com possibilidade de renovação para mais um. Mas após o segundo ano de trabalho, a experiência não poderá ser renovada. Se a empresa quiser continuar com a atuação do estudante, o caminho é efetivá-lo.

Qual é a diferença em relação ao estágio obrigatório?

Estágio remunerado e estágio obrigatório não são a mesma coisa. O primeiro é uma tarefa extra, a ser desempenhada fora do horário das aulas e por opção do estudante. Em algumas instituições, as horas são contabilizadas como atividades extracurriculares.

o estágio obrigatório faz parte da grade curricular do curso. O estudante atua em uma empresa vinculada à faculdade e é supervisionado por um professor. Todas as atividades devem ser registradas e, ao final do período, ele entrega um relatório para a sua aprovação. Esse tipo funciona como uma disciplina prática.

Por que vale a pena fazer estágio?

As vantagens do estágio remunerado para o aluno são muitas! Nós preparamos uma lista com as principais. Confira!

Ganhar experiência no mercado de trabalho

Independentemente da área de atuação, você vai encontrar concorrência no mercado de trabalho quando chegar a hora de buscar um emprego. Muitas vezes, os seus concorrentes serão pessoas mais experientes, que já passaram por outras empresas.

Tour pela prova do Enem

Ter feito estágio pode ser um grande diferencial competitivo! Afinal, mesmo sendo recém-formado, você já terá experiência na área.

Colocar em prática o que aprendeu na faculdade

As grades curriculares dos cursos costumam ter disciplinas práticas, mas nem sempre elas são suficientes para que o aluno consiga visualizar e praticar tudo o que aprendeu.

Além disso, em alguns casos, as situações trazidas nas matérias práticas são hipotéticas. Fazendo um estágio remunerado, você tem a possibilidade de aplicar os aprendizados em casos reais, vivenciando o dia a dia como um profissional.

Criar networking

Fazer networking desde o início de carreira vai ajudar você a se posicionar no mercado, tornar-se conhecido e ser indicado para trabalhos. O estágio é uma ótima maneira de começar a reunir esses contatos, já que, em uma empresa, vai conhecer pessoas novas que atuam na sua área ou desempenham trabalhos complementares.

Conhecer o mercado de trabalho

Cada mercado de trabalho tem as suas particularidades, e esse tipo de aprendizado não faz parte da grade curricular dos cursos. No estágio, você vai descobrir quais áreas de atuação estão em alta, quais têm maior demanda e pagam melhor. Também vai entender as habilidades que precisa desenvolver para se destacar.

Ser remunerado pelo seu trabalho

Ganhar o seu próprio dinheiro é gratificante. Com ele, você tem mais liberdade e pode, inclusive, investir em novos cursos para se aperfeiçoar na sua profissão!

Como conquistar uma boa vaga de estágio?

Agora que você já sabe que vale a pena fazer estágio, deve estar se perguntando quais são os passos para garantir uma vaga. O primeiro deles é estar atento às oportunidades. Elas podem ser divulgadas no quadro de avisos da faculdade, em sites especializados e pelos professores.

Confira outras dicas!

Tenha um currículo atrativo

Um currículo diferenciado pode chamar atenção dos recrutadores. Aposte em um layout simples, coloque as suas informações pessoais e conte sobre a sua experiência profissional. Caso não tenha, não se preocupe. Você pode substituí-las por cursos e habilidades. Só não vale mentir!

Cadastre-se em sites de vagas

Os sites especializados na divulgação de vagas costumam ter também oportunidades de estágio. Todos os alunos aqui da Unopar têm acesso exclusivo ao Canal Conecta, uma plataforma de conexão entre empresas e estudantes que estão em busca de estágio. Os resultados têm sido ótimos!

Faça networking

Você não precisa ter um estágio remunerado para fazer networking. É possível começar a trabalhar a sua rede de contatos na própria faculdade e aproveitá-la para conseguir uma indicação. Converse com colegas e professores e deixe evidente a sua intenção de estagiar!

Invista na sua formação

Estudar em uma boa faculdade faz toda a diferença. Ter um nome de peso no currículo é uma forma de se destacar entre os concorrentes. Além disso, a boa formação vai ajudar você a ter um bom desempenho, o que é muito importante para o seu aprendizado e para as relações de trabalho que farão parte da sua rotina daqui para a frente.

Quando você estuda na Unopar, além dos benefícios exclusivos e do destaque de se formar conosco, dá para encontrar:

  • professores altamente qualificados e uma infraestrutura completa;
  • formas de ingresso facilitadas nas diferentes modalidades de ensino;
  • aprendizado fora de sala, como os da Aula Destaque;
  • avaliação continuada e apoio personalizado durante sua jornada universitária.

Fazer um estágio remunerado é bom para o currículo, ajuda a desenvolver alguns tipos de habilidades, a conhecer o mercado e permite que o estudante coloque em prática tudo o que aprende na faculdade. Para aproveitar bem a oportunidade e manter uma rotina saudável, é importante saber equilibrar o estudo, o trabalho e a vida pessoal.

Se você quer saber como encontrar esse equilíbrio, confira o nosso conteúdo sobre como conciliar o estágio com o trabalho!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 183

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados