Como gerar diferencial competitivo e conquistar as melhores vagas?

comogerardiferencialcompetitivoeconquistarasmelhoresvagas

Hoje em dia, buscar fatores que possam servir como diferencial competitivo profissional deve ser uma prioridade. Afinal, se você quer conquistar os melhores resultados, é preciso sempre identificar as formas de se destacar no mercado.

Nesse sentido, certas qualidades têm maior peso e podem representar uma vantagem em processos seletivos e promoções. Esses são os diferenciais competitivos, as condições que favorecem a realização dos objetivos profissionais.

Quer saber como desenvolver um diferencial e ocupar as melhores vagas? Continue a leitura e conheça algumas boas práticas de gestão de carreira!

Conte com uma segunda graduação

A obtenção de um novo título é uma caminho interessante para quem deseja uma diferenciação profissional. Ser mais completo e interdisciplinar, pensar fora da caixa e atender às exigências de cargos interdisciplinares são vantagens da segunda graduação.

Ademais, o processo para obter o diploma será muito mais fácil. Além da simplificação do ingresso, é comum usar as matérias já cursadas como créditos no novo curso, reduzindo o tempo necessário para se graduar.

Conheça seus os pontos fortes e fracos

O autoconhecimento é outro elemento decisivo para construir sólidas vantagens competitivas. Trata-se de saber explorar os pontos fortes e melhorar os pontos fracos, para gradativamente se tornar um profissional mais interessante.

Uma boa prática é realizar um teste comportamental, com o objetivo de avaliar suas características predominantes e entender forças e fraquezas. Para os alunos da Unopar, a avaliação pode ser feita online no Canal Conecta, que é voltado para conteúdos de empregabilidade.

Entenda a demanda do mercado que quer ingressar

Outro ponto que pode construir um diferencial é ficar a atento às principais páginas noticiais e às fontes de informação da sua área. Isso dará uma compreensão mais adequada de quais são as expectativas do mercado e como se qualificar.

Entre as publicações para ficar atento, você pode ler os relatórios de consultorias de RH, como Robert Half, Michael Page, Hays e ManpowerGroup. Os guias trazem textos introdutórios com as expectativas dos empregadores, demonstrando o que é um candidato diferenciado.

Trace metas profissionais

Para alcançar os objetivos profissionais, é importante pensar as etapas até a posição ou estágio desejado. A partir das metas, você terá mais facilidade para entender os requisitos em cada momento, especialmente o tipo de qualificação necessária.

Invista em uma capacitação inovadora

Além de conhecer os requisitos específicos da sua área, é importante desenvolver as competências profissionais mais requisitadas em geral. A Era da Informação exige pessoas bastante adaptáveis, flexíveis, proativas e com capacidade de aprender.

Hoje, o principal meio para desenvolver essas habilidades são as graduações inovadoras: semipresencial e a 100% EAD. Na Unopar, por meio do ambiente virtual, os comportamentos relacionados à disciplina, iniciativa e flexibilidade tornam-se parte do dia a dia, porque são exigidos e praticados nas atividades.

Seja proativo e vá atrás das oportunidades

Enquanto as mudanças estão cada vez mais rápidas e constantes, muitos trabalhadores permanecem inertes. Logo, perdem competitividade e não conseguem realizar a diferenciação profissional, sendo pouco atrativos para as empresas.

Então, adote um posicionamento proativo, mensurando a performance profissional e mantendo o foco nas metas estabelecidas. O autogerenciamento de carreira será determinante na construção de forças competitivas.

Por fim, para não esquecer de nenhuma dica e ver o que faz sentido para sua carreira, faça uma checklist sobre como conquistar o diferencial competitivo:

  • conte com uma segunda graduação;
  • conheça seus os pontos fortes e fracos;
  • entenda a demanda do mercado que quer ingressar;
  • trace metas profissionais;
  • invista em uma capacitação inovadora;
  • seja proativo e vá atrás das oportunidades.

Com essas práticas, você dará passos largos para ficar passos à frente da concorrência e conquistar uma boa colocação no mercado.

Afinal, você estará em dia com as principais exigências e terá uma atitude proativa em relação ao crescimento profissional. Mas não se esqueça! É necessário saber descrever tudo isso em seu currículo para chamar a atenção. Confira as dicas do Canal Conecta abaixo para formular esse documento.

Se quiser se aprofundar nas exigências de mercado, confira nosso texto sobre flexibilidade no trabalho e complemente a sua leitura!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.