Como montar um currículo diferenciado e se destacar?

como fazer um currículo diferenciado

Desconto nota do Enem

Quando falamos em oportunidade de emprego, podemos concluir que 2019 renovou a esperança de trabalhadores ao redor do Brasil. Foram mais de 644 mil novas vagas abertas, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) — maior número visto no país desde 2013.

Ainda assim, conquistar as melhores remunerações é uma tarefa que pode ser facilitada com uma dose extra de dedicação do profissional. Buscar uma instituição qualificada para fazer a graduação é essencial, mas é o reforço de um currículo que otimiza as chances do estudante.

Quer saber como fazer um currículo diferenciado e, assim, aproximar-se daquela vaga imperdível em uma das melhores empresas no mercado de trabalho do Paraná ou do restante país? Confira as dicas que preparamos neste post!

Defina seu objetivo de forma estratégica

Para fazer um bom currículo, você deve ter em mente qual é o seu maior objetivo profissional. É ele que vai definir se você está apto para determinada vaga, sabia? Isso porque os recrutadores vão conferir se as suas expectativas poderão ser atendidas pela empresa e se a função oferecida será ideal para as suas competências.

Uma dica importante: jamais coloque que seu objetivo está “a critério do contratante”. Por mais que algumas pessoas pensem que isso as favorece, na verdade, não pega muito bem diante dos recrutadores. Então, pense em qual trajetória você deseja construir dentro da empresa antes de escrever esse tópico do currículo.

Vá direto ao ponto e não seja genérico demais. Além disso, não coloque o nome do cargo que você deseja. Se está cursando Administração, por exemplo, e quer trabalhar com Marketing Digital, não coloque que deseja ser analista. Afinal, o quadro das organizações é, muitas vezes, amplo e pode ser que você perca a oportunidade por não existir essa vaga.

Nesse sentido, considere fazer um currículo diferente para cada nível de cargo que você pretende se candidatar. Assim, é possível ser mais certeiro e estratégico — logo, tendo chances maiores de contratação.

Destaque sua formação acadêmica

Você conquistou uma vaga em uma faculdade de qualidade, com excelente infraestrutura e um corpo docente com os melhores profissionais do mercado? Pois saiba que essa é uma vitória que merece um espaço de respeito em seu currículo. Afinal, é o que dá uma garantia inicial de que você está se formalizando e em busca de experiências na área.

No documento, dedique um lugar de destaque para a formação acadêmica, colocando o nome da instituição de ensino, o curso em andamento e a previsão de conclusão. Caso já tenha feito outra graduação anteriormente, vale a pena inserir as duas, indicando que essa primeira foi finalizada. Mas se, por algum motivo, abandonou ou trancou a faculdade, a informação não vai acrescentar valor ao currículo, combinado?

Descreva sua qualificação profissional

Se você já teve experiências profissionais em algum momento, elas devem aparecer na ordem da mais recente para a antiga. Escreva o nome da organização em que trabalhou, o cargo desempenhado, o período em que ficou por lá e um breve resumo das suas funções. É como se fosse uma retrospectiva da sua carreira estampada ali para que as empresas vejam.

Mas essa é somente uma das formas de demonstrar a sua qualificação. Você pode inserir uma lista das suas habilidades, sem se delongar ou se vangloriar demais. Pense em seus diferenciais competitivos, a exemplo do senso de responsabilidade, capacidade de trabalhar em equipe e assim por diante.

Inclua cursos extracurriculares

A graduação é um período recheado de oportunidades de aprendizado. Além da sua formação acadêmica em andamento, você ainda pode procurar por cursos livres e de extensão em sua área de interesse para complementar os conhecimentos.

Aqui na Unopar, temos opções de cursos online para todos os gostos: desde Educação até Ciências da Saúde. É a oportunidade ideal para estudantes que podem reservar um tempinho extra para adquirir mais contato com a área — e o melhor de tudo: alguns têm cargas horárias curtas, que você cumpre em até um mês!

Tour pela prova do Enem

Além disso, o voluntariado e os cursos de idioma também merecem destaque no currículo, mesmo que somente uma menção. São aprendizados que as melhores empresas apreciam, pois ampliam a visão do profissional e o tornam mais decisivo para a sua atuação.

Fique longe de algumas práticas

Responda rápido: em um currículo diferenciado, você coloca uma foto de identificação ou não? Acertou se disse não. Isso porque as empresas não estão mais tão interessadas em saber como é a sua imagem pessoal. O ponto relevante mesmo são as suas competências técnicas adquiridas ao longo do tempo e as habilidades comportamentais.

Referências de antigos empregos, documentos pessoais (como RG e CPF) e pretensão salarial também devem ficar de fora de seu currículo. Essas são informações que podem ser passadas durante o processo seletivo, caso a empresa solicite. E não se esqueça de revisar seu documento quantas vezes for necessário, pois erros de português ou de digitação não passam uma boa impressão, certo?

Use o LinkedIn ao seu favor

Outra questão relacionada ao currículo é entender que existem diferentes canais, como site da empresa, plataformas de vagas e mídias sociais. Isto é, você deve buscar a melhor maneira de se comunicar com os recrutadores, tendo em vista o meio escolhido para veicular o currículo.

Um dos pontos mais importantes diz respeito ao LinkedIn. Para você se destacar na rede social profissional, não basta copiar e colar o documento utilizado em outros veículos, mas pensar o perfil de acordo com os recursos e características próprias da ferramenta.

A primeira dica, nesse sentido, é pesquisar sobre as empresas em que você deseja trabalhar. Quais são os assuntos divulgados pelos potenciais contratantes? Como são os profissionais já contratados? Que palavras-chave são mais frequentes nos perfis da área? Tudo isso pode ser descoberto na rede.

Considere também o conteúdo compartilhado. Montar um portfólio profissional, escrever textos e divulgar publicações relevantes repercutem na sua apresentação e reputação dentro da mídia social. Logo, esse pode ser um diferencial diante de vários candidatos para uma mesma vaga.

Outra ponto é realizar cursos de curta duração e obter certificações online. O LinkedIn dá bastante destaque para esse tipo de informação, e você pode inserir o link para a documentação referente às competências que pretende comprovar, ganhando credibilidade.

Lembre-se ainda da frequência de atualização do currículo. O LinkedIn conserva algumas dinâmicas de rede social, entre elas, a necessidade de alimentar constantemente a página com publicações e dados para se manter relevante, combinado?

Seja verdadeiro

Sabe o que muitas empresas apreciam mais do que tudo em seus candidatos? A habilidade de serem sinceros desde a criação do currículo até o comportamento em uma entrevista de emprego. E não há como negar: eles sabem muito bem se alguém está mentindo ou não.

Por isso, um currículo diferente, que concede a você bons pontos, é aquele que só apresenta certificações reais. Mesmo que não tenha muita experiência profissional para adicionar, priorize os cursos já feitos e, se achar insuficiente, este é o momento de buscar mais qualificação.

Imagine só se você estiver em uma entrevista de emprego e for questionado a respeito de uma mentirinha que contou no currículo. Como sair dessa? Então, para evitar qualquer tipo de constrangimento, melhor não dar chances ao erro, certo?

Agora que você sabe como montar um currículo diferenciado, já pode começar a colocar a mão na massa. Separe todas as informações interessantes sobre a sua carreira e não deixe de ir em busca de conhecimento — é isso que vai fazê-lo se destacar em meio aos demais profissionais e ter os diferenciais necessários em uma disputa pelas melhores vagas. Se quiser uma ajudinha, aproveite para acessar o canal Conecta e conhecer as oportunidades!

E não deixe de contar para nós o que achou das dicas deste post! Compartilhe também as suas táticas para criar um currículo diferenciado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados